Ir para conteúdo

Rumo Austral - de Curitiba a Carretera Austral de Ranger


Posts Recomendados

  • Membros
21 horas atrás, hlirajunior disse:

Eae Xexelo blza? Reli seu relato faz pouco tempo, talvez me aventure pela Carretera Austral, vc acha que é essencial ir até Vila O'Higgins? Digo isso, pq se eu for, pretendo entrar no Chile via Chile Chico e seria em torno de 2 dias pra ir até lá, um pra ir e outro pra voltar. Ou é melhor aproveitar esses dois dias para fazer o trecho até Puyuhuapi com mais calma?

O trecho de balsas entre Chaitén e Puerto Montt parece ser bem demorado, to vendo se vale a pena voltar para Argentina por Futaleufú e depois ingressar no Chile novamente pelo Paso Cardenal Samoré. Como nunca andei muito em ripio fico meio sem noção de quanto tempo deixar para cada trecho e como dividi-los da melhor maneira. Pensei assim:

Chile Chico - Caleta Tortel - 303km
Caleta Tortel - Villa O'Higgins - 150km
Villa O'Higgins - Cochrane - 231km
Cochrane - Villa Cerro Castillo - 240km
Villa Cerro Castillo - Puyuhuapi - 330km
Puyuhuapi - Hornopiren - 325km

 

Antes de entrar na carretera austral estava analisando se compensa ir até Comodor Rivadavia pela Ruta 3 e depois seguir para lá, ao invés de ir por Bariloche e ruta 40.

Olá Herbert.

Então, Vila O'Higgins é mais pela mística do lugar, o fim da Carretera Austral. Tem cachoeiras, algumas caminhadas e mais lagos. Mas não é um lugar que eu considero imperdível.

O caminho até Caleta Tortel e a própria eu acho muito mais interessante e bonita.

Sobre as balsas: entre Chaiten e Puerto Mont vc deve ter visto, temdois caminhos diferentes. Um vai direto a Puerto Mont e outro, que é menos demorado que vai de Caleta Gonzalo (parque Pumalin) a Hornopirem. Esse dura umas 6 horas e vc pega 2 balsas. Eu recomendo o segundo. É mais rápido e muito bonito.

Sua ideia de ir de Comodoro é boa, vai ter mais retas e vai render melhor a viagem. 

O roteiro eu comento mais tarde a noite.

Um abraço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 04/09/2018 em 18:21, hlirajunior disse:

Chile Chico - Caleta Tortel - 303km
Caleta Tortel - Villa O'Higgins - 150km
Villa O'Higgins - Cochrane - 231km
Cochrane - Villa Cerro Castillo - 240km
Villa Cerro Castillo - Puyuhuapi - 330km
Puyuhuapi - Hornopiren - 325km

Ola Herbert,

Eu não faria de Chile Chico a Tortel em uma tacada. O trecho de Chile Chico até chegar na Carretera é lindíssimo. Tem que parar muitas vezes para se tirar centenas de fotos, principalmente se tiver sorte de dar sol. Do entroncamento com a Carretera até Cochrane também tem um trecho de rara beleza acompanhando o rio Baker com sua cor azul-turquesa. Eu dormiria em Cochrane, no dia seguinte iria a Tortel e no outro voltaria direto a Puerto Tranquilo (capilas de marmol). Como o sól se põe tarde por lá vc poderia até dormir em Cerro Castillo mesmo.

De Cerro Castillo a Puyuhuapi dá para fazer em um dia com tranquilidade pois 70 % ou mais da estrada é asfaltada.

De Puyuhuapi a Hornopirem acho que não dá para fazer em um dia por causa das barcas. Melhor é dormir em Chaiten e no dia seguinte pegar a balsa para Hornopirem.

 

Falou amigo, qualquer coisa é só perguntar. Um abraço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 04/09/2018 em 18:21, hlirajunior disse:

Como nunca andei muito em ripio fico meio sem noção de quanto tempo deixar para cada trecho e como dividi-los da melhor maneira. Pensei assim:

Cara, não tem nada de mais, é apenas estrada sem pavimento.

O que vai ditar o ritmo é o estado da estrada e teu desapego ao carro :-D. Quando passei lá tinha muita costeletas, assim +- 

Carretera Austral y Cerro La Torre - Valle Los Leones (Patagonia - Chile)

 No fim cheguei a conclusão que andar rápido era a melhor opção.

Se puderes, vá com pneus novos, na patagônia chilena eles usam a rocha picada (aqui no sul chamam de brita) para cobrir as estradas. Alguns desses pedaços são verdadeiras navalhas.

Vai de up?

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
5 horas atrás, geovanih disse:

Cara, não tem nada de mais, é apenas estrada sem pavimento.

O que vai ditar o ritmo é o estado da estrada e teu desapego ao carro :-D. Quando passei lá tinha muita costeletas, assim +- 

 

 No fim cheguei a conclusão que andar rápido era a melhor opção.

Se puderes, vá com pneus novos, na patagônia chilena eles usam a rocha picada (aqui no sul chamam de brita) para cobrir as estradas. Alguns desses pedaços são verdadeiras navalhas.

Vai de up?

 

Opa, se tudo ocorrer como programado, vou de up. Se a estrada estiver assim cheia de costeletas vai ser sofrido rsrs, no asfalto o carro já é bem duro, imagina passando por costeletas e pedras. Outra coisa que quero evitar são as 3 balsas, então ou pego o ferry direto para Puerto Montt saindo de Chaitén ou vou para a ilha de Chiloé caso tenha tempo, senão retorno para a Argentina.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
19 horas atrás, hlirajunior disse:

Opa, se tudo ocorrer como programado, vou de up. Se a estrada estiver assim cheia de costeletas vai ser sofrido rsrs, no asfalto o carro já é bem duro, imagina passando por costeletas e pedras. Outra coisa que quero evitar são as 3 balsas, então ou pego o ferry direto para Puerto Montt saindo de Chaitén ou vou para a ilha de Chiloé caso tenha tempo, senão retorno para a Argentina.

Conselho de que já foi: passe com as 3 balsas que é mais rápido que a direta a Puerto Mont. Nas 3 balsas, do momento que vc embarca até vc sair da 3a balsa, deve dar no máximo 8 h. Na de Chaiten a Puerto Mont se não me engano são 12 h. Outra coisa, não sei como estão os horários hj, mas quando eu fui a 5 anos os travessias de Chaiten eram feitas a noite. Nas 3 balsas saindo de Caleta Gonzalo, se vc pegar a primeira, você terá um visual magnífico dos fiordes durante o dia.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 7 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...