Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ilha do Mel

Postado
  • Membros

A cidade base pra quem vem de fora do Paraná conhecer a Ilha do Mel é Curitiba. Chegando por onibus ou avião até Curitiba, pode-se ir até o litoral para pegar o barco e desfrutar as maravilhas da Ilha.

Existem 2 cidades em que se pode pegar o barco e seguir para a ilha:

Pontal do Sul - 130 Km de Curitiba:

Pode-se pegar um ônibus na Rodoferroviária e pegar o barco em pontal do sul que sai de hora em hora. De Pontal até a ilha são 30 minutos de barco.

Paranaguá - 90 km de Curitiba

Pode pegar o onibus na rodoferroviária ou ir de trem, descendo a serra da graciosa que o passeio é belissimo. São 2 horas de barco de paranaguá.

Outra opção, pra quem quer ir de trem e pegar um trajeto menor de barco é ir de trem até morretes e de lá pegar um onibus até Pontal do Sul.

20100109225941.jpg

20100109230052.jpg

No trapiche em Pontal do Sul, no momento de pegar o barco, já começa a dúvida... Onde ficar?? encantadas ou brasília??? Encantadas tem os melhores forrós. Brasilia fica em uma posição privilegiada, se tem acesso a varias trilhas e várias praias... Já fiquei acampado em ambas e preferi Brasilia pela facilidade de ir para outros lugares:

20100109230520.JPG

Em brasilia, eu recomendaria pra quem gosta de acampar o Camping Farol das Conchas. Para casais que desejam maior conforto, recomendaria a Pousadinha - http://www.pousadinha.com.br/

Inclusive a comida da pousadinha é muito boa!!!!

Considerando a estadia em Brasilia, podemos conhecer diversas praias e atrativos da ilha, através das trilhas:

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres - Caminhada de 6 Km.

Da fortaleza pode-se subir a um mirante, que fica em cima da fortaleza, que tem tipo uma continuação da fortaleza com uns corredores e uns canhões escondidos:

20100109231810.jpg

20100109231858.jpg

farol das conchas - 1Km + 1 Km de subida

20100109232134.jpg

20100109232212.jpg

De brasilia, pode-se ir para encantadas de barco ou por trilha. A trilha tem aproximadamente 6 Km e passa por algumas praias:

Praia de Fora

20100109232451.jpg

Praia Grande... Depois tem que atravessar umas pedras...

20100109232820.jpg

Praia do Miguel

20100109232918.jpg

Chegando na Praia de Encantadas, que é o outro ponto habitado da ilha, além de Brasilia.

Em encantadas, pode-se pegar a passarela:

20100109233147.jpg

e conhecer a gruta de encantadas.

20100109233227.jpg

As trilhas são bem fáceis e bem sinalizadas:

20100109234416.jpg

Existem restaurantes, bares e pousadas de todos os gostos e preços.

As melhores praias são as Praias do FAROL, DE FORA, GRANDE e ENCANTADAS.

enfim... A ilha do mel é um lugar mágico, que vale a visita!!!

• Respostas 243
  • Visualizações 166.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Olá galera, algumas dicas e informações sobre a Ilha do Mel que postei em meu blog que quero dividir com vocês...   segue:   Amigos, hoje vou iniciar uma nova fase aqui no Loco Mundo, tenho notad

• segue a segunda parte...   Continuando meus relatos sobre a maravilhosa Ilha do Mel, hoje vou postar um pouquinho sobre as características da Ilha, lembrando que o primeiro post foi basicamente com

• Vai de Graciosa (Ctba- Ponta IdM) até o terminal de embarque e pega um barco para encantadas. http://www.ilhadomelpreserve.com.br/ilhadomeltabelas.htm

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá pessoal, gostaria de um auxilio de vocês.

Primeiramente, na pagina da Viação Graciosa, para eu comprar a passagem para ir de Curitiba a Pontal do Paraná pra depois ir de barco à ilha, aparecem duas opções de cidades pra comprar: Pontal do Sul e Pontal (Ilha do Mel), afinal qual dessas duas é a correta?

Segundo, chegando em Pontal na rodoviária, é longe o trajeto até o lugar de onde saem os barcos? E de quanto a quanto tempo saem os barcos? Sei que levam 30 minutos pra chegar à ilha...

E por último, queria saber se alguém conhece e já se hospedou na pousada que eu escolhi, a Paraíso Ilha do Mel http://www.paraisoilhadomel.com.br/

Vi que ela fica a 500 metros do trapiche, é uma distancia muito longa? A quem conhece a pousada, o serviço é legal?

Grato

Postado
  • Membros

Eu acho que a Pontal do Sul vai até a rodoviária da cidade, e Pontal-Ilha do Mel até o local de embarque. Ligue na Graciosa e se informe.

Da rodoviária até o trapiche deve dar uns 2km, se muito. o horário das barcas tem no site abaixo:

http://www.ilhadomelpreserve.com.br/ilhadomeltabelas.htm

Não conheço a pousada, e sobre a distância, 500 metros é.... meio quilometro... se é longe ou perto depende de você. Mas na IM tudo é perto...

Postado
  • Membros

Gustavopuc

Para mergulho na ilha tem uma escola de mergulho e operadora LANCHAFURACAO perto do embarque em Pontal fone 41 3455 2093 ou celular TIM 9969 1969.

Postado
  • Membros

Pra quem quer ir de trem de curitiba/morretes, onde pega o onibus até Pontal do Sul ??? e qual o valor ???

Obgada;;;

Postado
  • Membros

Você quer pegar um ônibus de Morretes para Pontal? Não tem, vai ter que ir até Paranaguá e depois Pontal, ou de Paranaguá de barco direto para a Ilha.

Consulta aqui:

:arrow:http://www.viacaograciosa.com.br

Os ônibus partem da rodoviária, que fica próxima ao desembarque do trem.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, agradeço a ajuda de todos aqui, viajei para a Ilha do Mel no começo do mês e irei relatar.

A Ilha é maravilhosa!

Indico o Restaurante Toca da Ilha em Encantadas e Mar e Sol em Brasilia, onde a comida é excelente e deliciosa.

O bar da pousada Alternativa é o único lugar aberto bem mais tarde, mas serve só se voce quiser beber, pois comprei uma pizza e a mesmo veio praticamente ainda congelada, hehehe.

As pessoas na ilha são prestativas e amigáveis, indico também a loja de roupas e acessórios em Encantadas, onde se vende Camisas feitas com garrafa PET.

Sobre a minha pousada, não tive muita sorte, mas tá valendo. Me hospedei na Paraíso Ilha do Mel, apesar do lugar ser limpo e tudo correto, ela é muito restritiva e cheia de "não-me-toques" dos donos, que acham que lhe estão fazendo um favor alugando o quarto (estou pagando). Não recomendo pra quem quiser ter mais liberdade e não ter que escutar dramas e exageros e cara de bunda do Sr. João por uma toalha na cama ou estar conversando com alguém em frente a porta. Quem paga, quer ser bem tratado.

O caminho das pedras para a praia do Miguel é tenebroso e exige um bom preparo físico!

O que assusta mais na ilha são os preços: uma loção pós-sol por 30,00 que aqui em minha cidade custa 9,00. Mas é de se entender.

O que mais cansa na viagem é a logística: avião, ônibus, outro ônibus, barco... Nem sei em quantos meios de transporte eu entrei.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Quero agradecer a todos que colaboraram com dicas relacionadas a Ilha do Mel, foi muito bom ter conhecido esta Ilha maravilhosa. O Albergue da Juventude de lá é muito bom e o atendimento é 100% quanto a ser caro sinceramente achei tudo muito normal e nada fora da realidade para baixa estação, tb adorei o passeio de Trem pela Serra do Mar, só não gostei do Barreado ::lol4::::lol4::

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, bom dia!

Estive na Ilha recentemente, com minha namorada, desembarcamos em Encantadas, almoçamos por lá e começamos um passeio pelas praias, o objetivo era chegar em Brasila. Porém, quando chegamos na praia do Miguel, não conseguimos transpor o costão de pedras, devido a maré, ouvi relatos de que haveria um caminho alternativo, pela mata, para se chegar à Praia Grande, mas não encontrei a trilha, nem ao menos placas indicando. Minha dúvida é se este caminho realmente existe, e por onde seria, se tem algum ponto de referência, já que não tem placas indicando.

Muito obrigado!

Postado
  • Membros

Olá Edolinski!

O caminho existe, mas é afastado do costão, por isso você não o encontrou. A trilha vem bem "por dentro" da ilha, saindo da vila.

E existe um "segredinho" na passagem pelos costões entre a Praia do Miguel e a Praia Grande que permite a passagem mesmo com a maré alta. Pena que não tenho fotos dele aqui... Mas é uma grande pedra que parece formar uma muralha, de longe parece intransponível, mas quando se chega aos seus pés, revela uma passagem, como uma espécie de um "quebra-corpo" onde se passa tranquilamente para o outro lado, e longe da água.

Abraço!

Postado
  • Membros

Olá Getulio!

Muito obrigado pela resposta, assim que puder vou dar um "pulinho" na Ilha, minha namorada adorou o lugar, com certeza iremos conferir o "segredinho", e aviso se eu conseguir!

Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.