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Ilha do Mel


thiagozuza

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  • Membros

Celio,

 

Transporte comercial regular não há entre Morretes e Pontal do Sul. Só táxi ou van, economicamente inviável.

Nesse seu caso melhor ir de ônibus de Morretes a Paranaguá e de lá embarcar para a Ilha do Mel. Mais demorado o barco (viagem mais longa) mas logisticamente o melhor e menos cansativo, já que o passeio de barco é bonito (pelo menos com tempo bom).

 

Abs!

 

Então, mas é dificil conciliar o horario do ônibus, o ultimo sai 10:40 e o trem chega depois das 11:00, é pagar caro por um transfers ou abrir mão do passeio de trem. É que estou planejando esta viagem sozinho, dai fica caro. Entrei em contato com o pessoal da Calango Expediçoes, e se eu for sozinho vou ter que pagar o transfers de 2 pessoas.

 

Transfer Morretes - Pontal do Sul, Pontal do Sul - Morretes = R$ 175,00 por pessoa (minimo 2 pessoas)

Transfer Morretes - Pontal do Sul, Pontal do Sul - Curitiba = R$ 240,00 por pessoa (minimo 2 pessoas)

 

No pacote deles é a mesma coisa, sai caro ir sozinho.

01 pessoa = R$ 1.150,00

02 e 03 pessoa = R$ 670,00 pax

04 e 08 pessoa = R$ 570,00

09 e 15 pessoa R$ 460,00

 

Incluso no pacote:

Passeio de trem Curitiba/Morretes (classe turística),

Almoço em Morretes a beira rio (Barreado e Frutos do Mar),

City tour em Morretes,

transfer Morretes / Terminal de embarque / Cwb (via Br 277 ou Estrada da Graciosa),

travessia de barco Pontal do Sul/Ilha do Mel ida e volta,

01 pernoite de hospedagem na Ilha do Mel c/ café da manhã

 

Vo ver se convenço alguem a fazer esa viagem, senão acho que o mais viavel sera ir de onibus direto para Paranagua e fazer o passeio de trem em outra ocasião.

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  • Membros de Honra

Oi gente boa, desculpe mas é desnecessário citar a resposta imediatamente superior, não é proibido mas que poluem o tópico com certeza. ::hein:::hein:

quanto a ônibus acho que tem algum erro de uma olhada neste link http://www.guiaparanagua.com/horarios-graciosa.shtml tem diversos horários e preços R$ 18,00. Vc vai a Paranaguá e de lá eu iria a Pontal do Sul, penso que tem mais opções de horários para ir para a Ilha salvo que vc encontre um barco saindo de Paranaguá como o gvogetta mencionounou . E se comparar bem mesmo as vezes pode ser até mais confortável retornar a Curitiba e ir de lá direto para Pontal é uma última opção.

 

 

E.T. informações da Graciosa já tinha sido feita acima pelo Otávio de uma olhada ( faltou pesquisar). ::otemo::

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  • Membros

Mauro, eu me informei direto no site da Viação Graciosa http://www.viacaograciosa.com.br/. Os horarios disponiveis para Paranagua são 9:25 e 10:40. E diferente de Pontal do Sul em Paranagua as embarcaçoes para Ilha do Mel não são a cada 00:30 (barcos da Abaline), são 2 embarcaçoes diarias. http://www.abaline.com.br/

 

A tarifa de Morretes para Paranagua é R$ 8,48, e de Curitiba para Paranagua R$ 23,37 segundo o site de compra online da viação Graciosa.

 

Obs: não consegui acessar o site Guia Paranagua, talvez seja meu firewall.

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  • Membros de Honra

Horários de viagens rodoviárias pela Viação Graciosa

 

Paranaguá x Antonina Paranaguá x Curitiba

Paranaguá x Garuva Paranaguá x Guaraqueçaba

Paranaguá x Guaratuba Paranaguá x Ipanema

Paranaguá x Joinville Paranaguá x Matinhos

Paranaguá x Morretes Paranaguá x Ponta Grossa

Paranaguá x Pontal do Sul Paranaguá x Porto p/ Ilha do Mel

Paranaguá x Praia de Leste

Paranaguá x Shangrilá

 

 

Horários de viagens rodoviárias pela Viação Nossa Sra. da Penha

Paranaguá x Itajaí Paranaguá x Pelotas

Paranaguá x Florianópolis Paranaguá x Rio Grande

Paranaguá x Porto Alegre Paranaguá x São Paulo

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Viação Graciosa - Intermunicipal

 

 

 

Paranaguá x Antonina

 

 

Antonina x Paranaguá

 

 

06:40 (seg a sáb) - 07:30 - 08:30 - 09:30 (seg a sáb) 10:15 (dom e feriados) - 10:30 11:30 12:30 - 13:00 - 14:15 (seg a sáb) 15:15 - 16:00 (sáb) - 16:10 (seg a sex) - 16:45 - 17:15 - 18:00 (seg a sáb) 18:15 (seg a sáb) 18:30 19:30 21:00 - 23:15

 

 

05:00 - 05:55 (seg a sáb) - 06:30 - 07:00 - 07:45 (seg a sáb) - 08:05 - 09:00 - 10:00 (seg a sáb) - 10:30 - 12:00 (seg a sáb) - 12:05 (seg a sáb) - 12:15 (dom e feriados) - 13:00 (seg a sáb) 13:30 - 14:30 - 15:30 - 16:30 - 17:30 18:30 - 21:00

 

Tempo médio da viagem 01:20h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

 

 

Paranaguá x Curitiba

 

 

 

 

Curitiba x Paranaguá

 

 

 

05:15 - 06:00 - 07:30 - 08:00 (seg) - 08:30 - 09:30 - 10:15 - 11:30 - 13:00 - 13:45 - 15:00 (via Graciosa) - 15:15 - 16:00 - 17:15 - 18:45 - 21:15 - 23:00

 

 

 

05:15 - 06:15 - 07:15 - 07:45 - 07:50 - 09:15 - 11:30 - 12:30 - 14:00 - 15:00 - 16:10 17:15 - 18:15 - 19:00 - 19:45 - 20:40 - 23:15

 

Tempo médio da viagem 01:30h

Valor da passagem - Paranaguá x Curitiba = R$ 18,20 e Curitiba x Paranaguá = R$ 20,52- atualizado em 10/06/11

 

 

 

 

Paranaguá x Garuva

 

Garuva x Paranaguá

 

 

 

06:00 - 15:45

 

07:45 - 18:45

 

Tempo médio da viagem 02:40h

Valor da passagem - R$ 14,78 - atualizado em 10/06/2011

 

 

 

 

Paranaguá x Guaraqueçaba

 

Guaraqueçaba x Paranaguá

 

 

 

 

17:00

 

06:30

 

Tempo médio da viagem 05:05h

Valor da passagem - R$ 29,06 - atualizado em 10/06/2011

 

 

 

Paranaguá x Guaratuba

 

 

Guaratuba x Paranaguá

 

 

06:30 - 08:00 - 09:00 - 11:00 12:15 14:00 - 15:00 - 16:30 - 17:00 (seg a sáb) - 17:15 (sáb, dom e feriados) 17:30 (seg a sex) - 18:30 - 19:00 (seg a sex) - 20:00 - 23:00

 

 

05:45 - 06:30 - 07:45 (seg a sex) 08:00 (sáb) - 08:45 - 09:00 - 11:10 - 12:15 - 12:30 - 13:50 - 15:20 - 16:15 - 17:15 - 19:00 (seg a sex) - 20:00

 

Tempo médio da viagem 02:00h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

 

Paranaguá x Ipanema

 

Ipanema x Paranaguá

 

 

06:00 - 07:30 - 08:45 (sáb, dom e feriados) - 10:00 (seg a sex) - 10:30 (sáb, dom e feriados) - 12:00 - 13:15 14:30 - 15:30 - 16:30 (seg a sex) 16:30 - 17:15 - 17:45 - 18:15 (seg a sáb) - 19:30 - 21:30 - 23:20

 

05:50 - 06:35 (seg a sex) 07:05 07:55 (seg a sáb) - 09:05 - 10:05 (seg a sáb) - 10:35 (dom e feriados) - 11:05 (seg a sáb) 12:35 13:35 (seg a sex) - 13:35 (sáb, dom e feriados) 15:05 - 16:35 - 17:35 - 18:50 (sáb, dom e feriados) - 19:20 (seg a sex) - 19:35 (dom e feriados) - 20:05 (sáb, dom e feriados) - 22:05

 

Tempo médio da viagem 00:50h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

 

Paranaguá x Joinville

 

 

 

 

 

Joinville x Paranaguá

 

 

06:00 - 15:45

 

07:00 - 18:00

 

Tempo médio da viagem 03:20h

Valor da passagem - R$ 18,85 - atualizado em 10/06/2011

 

 

 

 

 

Paranaguá x Matinhos

 

 

 

Matinhos x Paranaguá

 

 

06:30 - 08:00 - 09:00 - 10:15 (seg a sáb) - 11:00 - 12:15 - 14:00 - 15:00 16:15 (seg a sáb) - 16:30 - 17:00 (seg a sáb) - 17:15 (sáb, dom e feriados) - 17:30 (seg a sex) - 18:30 - 19:00 (seg a sex) - 20:00 - 23:00

 

 

06:35 - 07:15 - 07:16 (seg a sáb) - 08:30 (seg a sex) - 08:45 (sáb)- 09:30 - 09:50 - 11:45 (seg a sáb)- 11:55 - 13:05 - 13:15 - 14:35 - 16:05 17:05 - 18:00 - 19:45 - 20:45

 

Tempo médio da viagem: 00:50h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

 

Paranaguá x Morretes

 

 

 

Morretes x Paranaguá

 

 

06:40 (seg a sáb) - 07:30 - 08:30 - 09:30 (seg a sáb) - 10:15 (dom e feriados) - 10:30 - 11:15 (seg a sex) - 11:30 - 12:30 - 13:00 - 14:15 (seg a sáb) - 15:15 - 16:00 (sáb) - 16:10 (seg a sex) - 16:45 - 17:00 (seg a sex) - 17:15 - 18:00 (seg a sáb) - 18:15 (seg a sáb) - 18:30 - 19:30 - 21:00 - 23:15

 

 

05:25 - 06:20 (seg a sáb) - 06:40 (seg a sex) 06:55 - 07:25 - 08:10 (seg a sáb) 08:30 - 09:25 - 10:25 (seg a sáb) 10:55 - 12:25 (seg a sáb) - 12:30 (seg a sáb) - 12:40 (dom e feriados) - 13:20 (seg a sex) - 13:25 (seg a sáb) - 13:55 - 14:55 (seg a sáb) 15:55 - 16:55 - 17:55 - 18:01 (dom e feriados) - 18:55 - 21:25

 

Tempo médio da viagem: 00:50h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

 

 

 

 

Paranaguá x Ponta Grossa

 

 

 

 

 

Ponta Grossa x Paranaguá

 

 

07:30 - 13:00

 

14:00 - 18:30

 

Tempo médio da viagem: 03:40h

Valor da passagem - R$ 40,33 - atualizado em 10/06/2011

 

 

 

 

Paranaguá x Pontal do Sul

 

 

 

 

 

Pontal do Sul x Paranaguá

 

 

06:00 - 07:30 - 08:45 (sáb, dom e feriados) - 10:00 (seg a sex) - 10:30 (sáb, dom e feriados) - 12:00 - 13:15 - 14:30 - 15:30 - 16:30 17:15 (seg a sex) - 17:45 - 18:15 (seg a sáb) 18:20 - 19:30 - 21:30 - 23:20

 

05:30 - 06:15 (seg a sex) - 06:45 07:35 (seg a sáb) - 08:45 - 09:45 (seg a sáb) - 10:15 (dom e feriados) 10:45 (seg a sáb) 12:15 - 13:15 - 14:45 - 16:15 - 16:45 - 17:15 - 18:30 (sáb, dom e feriados) 19:00 (seg a sex) 19:15 (dom e feriados) - 19:45 (sáb, dom e feriados) - 21:45

 

 

Tempo médio da viagem: 01:20h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

Paranaguá x Porto p/ Ilha do Mel Porto p/ Ilha do Mel x Paranaguá

 

06:00 - 07:30 - 08:45 (sáb, dom e feriados) - 10:00 (seg a sex) - 10:30 (sáb, dom e feriados) - 12:00 - 13:15 - 14:30 - 15:30 - 16:30 17:15 (seg a sex) - 17:45 - 18:15 (seg a sáb) - 18:20 - 19:30 - 21:30 - 23:20

 

05:15 - 06:00 (seg a sex) - 06:30 07:20 (seg a sáb) - 08:30 - 09:30 (seg a sáb) - 10:00 (dom e feriados) - 10:30 (seg a sáb) 12:00 - 13:00 - 14:30 - 16:00 - 16:30 - 17:00 - 18:15 (sáb, dom e feriados) - 19:00 (dom e feriados) 19:30 (sáb, dom e feriados) - 21:30

 

 

Tempo médio da viagem: 01:30h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

 

Paranaguá x Praia de Leste

 

 

 

Praia de Leste x Paranaguá

 

 

06:00 - 06:30 - 07:30 - 08:45 (sáb, dom e feriados) - 09:00 - 10:00 (seg a sex) - 10:15 (seg a sáb) - 10:30 (sáb, dom e feriados) - 12:00 - 12:15 13:15 - 14:00 - 14:30 - 15:00 15:30 16:15 (seg a sáb) - 16:30 - 17:00 (seg a sáb) - 17:15 - 17:45 - 18:15 (seg a sáb) - 19:00 (seg a sex) 19:30 - 20:00 - 21:30 - 23:00 23:20

 

 

06:05 - 06:50 (seg a sex) - 07:20 07:50 - 07:55 (seg a sáb) - 08:10 (seg a sáb) - 08:10 - 09:10 (seg a sex) - 09:20 - 09:25 (sáb) - 10:10 10:20 (seg a sáb) - 10:50 (dom e feriados) - 11:20 (seg a sáb) - 12:20 (seg a sáb) - 12:35 - 12:50 - 13:50 13:55 - 15:15 - 15:20 - 16:45 - 16:50 17:50 - 18:40 - 19:05 (sáb, dom e feriados) - 19:35 (seg a sex) - 19:50 (dom e feriados) - 20:20 (sáb, dom e feriados) - 20:25 (seg a sex) - 21:25 - 22:20

 

 

Tempo médio da viagem: 00:40h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

 

 

Paranaguá x Shangrilá

 

Shangrilá x Paranaguá

 

 

06:00 - 07:30 - 08:45 (sáb, dom e feriados) - 10:00 (seg a sex) - 10:30 (sáb, dom e feriados) - 12:00 - 13:15 14:30 - 15:30 - 16:30 17:15 (seg a sex) - 17:45 - 18:15 (seg a sáb) - 19:30 - 21:30 - 23:20

 

05:40 - 06:25 (seg a sex) - 06:55 07:45 (seg a sex) - 07:45 (sáb) 08:55 - 09:55 (seg a sáb) - 10:25 (dom e feriados) - 10:55 (seg a sáb) - 12:25 - 13:25 - 14:55 - 16:25 - 17:25 18:40 (sáb, dom e feriados) - 19:10 (seg a sex) - 19:25 (dom e feriados) - 19:55 (sáb, dom e feriados) - 21:55

 

Tempo médio da viagem: 00:55h

Valor da passagem - R$ 3,90 - atualizado em 07/06/2011

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  • Membros

Oh, Valeu! ::otemo:: estranho não ter esta relação de horarios disponiveis no site da Viação Graciosa, vai ver isto ocorre po não disponibilizam compra online nesses itinerarios. A atualização das informaçoes que vc me passou data de 2011, mas não deve ter mudaddo muita coisa.

 

contudo estou me convencendo air direto para ilha e deixar o passeio de trem e o tour em Morretes para outra data, mesmo com a disponibilidade de onibus vou acabar chegando na ilha no fim da tarde.

 

Abraços!

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  • Membros de Honra

Célio,

 

 

Se pretender vir no feriado de novembro, com 3 dias acho possível conciliar as duas coisas.

Faz o passeio de trem no primeiro dia, desde que consiga estar em Curitiba cedinho para a partida do trem.

Fica com 2 dias para curtir a Ilha do Mel. Em feriados os horários de barcos partindo de Paranaguá são mais frequentes, se informe a respeito. Outra, a baldeação de Morretes a Paranaguá e de Paranaguá a Pontal do Sul - de ônibus - é menos cansativa do que voltar a Curitiba e economicamente falando, bem mais interessante do que van ou taxi. Pode sair de Morretes depois do almoço, com tempo de fazer um citytour sossegado e chegar na Ilha do Mel com o último barco da tarde, com a vantagem de já estar na Ilha no início do segundo dia. Dois dias são suficientes (1 dia e meio, na verdade), com um pouco de planejamento, para conhecer bem os principais pontos da ilha.

Só´não espere onseguir pacotes com apenas duas diárias nas pousadas da ilha em feriados. Geralmente o pessoal comercializa pacotes fechados para o feriado todo. Vai queimar parte da primeira estadia... ::xiu::

 

Abraço!

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  • Membros

Célio,

 

Eu e meu namorado tb iremos para a Ilha em outubro. Ficaremos de 18 à 21/10. Qnd vc irá?

 

Chegaremos em Curitiba dia 17, passaremos a noite por lá e pela manhã pegaremos o trem até Morretes. De lá iremos até Paranaguá e pegaremos um barco até a Ilha.

 

A ideia inicial é ficarmos em Brasília.

 

abç

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  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal,

 

Sei que há muita informação aqui.. mas ainda me resta uma dúvida.

Estou pensando em passar o réveillon 2013/2014 na ilha, gostaria de saber como é a virada. Alguém sabe informar? há agitação nessa época do ano por lá? Barzinho, forró, shows, essas coisas...

Devo ficar em Encantadas, por tudo que já li por aqui.

Obrigada !!

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  • Membros

Bom dia!!!

 

Estamos nos aventurando a conhecer a Ilha do Mel na virada do ano.

Um casal mais 2 filhotas.

Custo beneficio achei interessante a Pousada Alternativa que fica na praia de Encantadas.

Gostaria de saber se alguém conhece, e o que tem a dizer a respeito. Afinal viagem com filhos a tocada é diferente.

 

Grata :D

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  • Silnei changed the title to Ilha do Mel

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      Foi só bater 5 h, levantei avivar a fogueira, e ... quase esqueço o fogo, fico de queixo caído. Além do vento que cortava a relva, um vale imensurável, com a minha barraca de frente. Fiquei mais tarde sabendo que se chama Vale das Mortes, não sei a origem do nome.

      Não demorou muito até todos acordarem. A foto daquele momento saiu com caras e dentes, e muitos cabelos rebelados.

      Recompensados pelo caminho do dia anterior, mais que recompensados, após apagar a fogueira, 8:00 começamos o caminho de volta. Tiramos uma foto do Morro dos Ventos, visto da estrada, nem parece o que é, só olhando para o Vale das Mortes dá de entender por que tem esse nome místico. Mais 5 h de caminhada, tênis do Anderson rasgado e amarrado com o cordão para não perder a sola, uma parada no Rio Muquilão para relaxar a musculatura e dar descanso para as mochilas. Estávamos nós novamente em Águas de Jurema, com mais uma história, não mais uma, mas a história da jornada ao Morro dos Ventos.



    • Por Ligia Karina Filgueira
      O Caniôn do Guartelá fica localizado no Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi-PR.
        A visita foi uma saída de campo do curso de Turismo-Unicentro de Prudentópolis.
       Saímos de Prude umas 7:30 e chegamos no parque às 09:30. Ao chegar no Parque, recebemos as instruções do pessoal que trabalha no Parque, e nos aconselhou a fazer a trilha com a menor quantidade de peso possível. O parque tem duas trilhas, uma de 5km até o cânion, panelões e outra maior, que tem acesso a parte com pinturas rupestres, que só pode ser falta contratando um guia local. Nós fizemos a de 5km, o que já valeu muito a pena!
        Aconselho a se longar bem antes rss! Iniciando o percurso com um calçamento bem ingrime(ja desci imaginando a volta kk) podemos observar  a vegetação presente e a formação rochosa do local.
       A trilha possui algumas partes coberta com mata e chão de terra e outras feitas de arvores para não causar tanto impacto ao solo.
      O primeiro ponto de parada, são os Panelões do Sumidouro, que são verdadeiras piscinas naturais relaxantes! (aconselho muuito a se banhar).
      Em seguida fomos em direção ao mirante do tão desejo Cânion do Guartelá! Ele possui uma vista incrível! O legal é que dá pra ficar em baixo do mirante, deitar na pedra, beber uma água e agradecer muito!! E o ultimo local que visitamos, foi uma "laje" de formação rochosa, que dava para ver de longe a Cachoeira da Ponte de Pedra, que não é liberado acesso e banho.
       Valeu muito a pena esse campo.
      Se você, como eu, ficou assustado na descida,calma.... eles possuem uma Kombi Resgate rs que está sempre de prontidão, para atender aqueles que não conseguirem subir o calçamento.

        Este é o meu primeiro relato neste site, espero que tenham gostado e VISITEM!
      0800 a entrada! Verificar no site sobre os dias de funcionamento.
      Possui estacionamento gratuito!


    • Por Jonas Silva ForadaTribo
      Nos últimos dias de 2019 tive o prazer de fazer um dos trechos da Travessia Entre Ilhas, que é mais conhecido como Lagamar. O trecho entre Cananéia/SP e Paranaguá/PR. Na verdade Lagamar é o nome do estuário menos degradado e mais produtivo do mundo situado na região que compreende os estuários do Rio Ribeira, Iguapê e o Estuário de Paranaguá. É uma região de manguesal que abriga uma grande diversidade da flora e principalmente fauna terrestre e marinha. O Lagamar está num trecho de preservação da Mata Atlântica que, explica e chama ainda mais atenção pela sua riqueza.
      Apesar da preparação em grupo acabei fazendo o percurso no estilo "solo". Quando chegamos em Cananéia do grupo que já era reduzido, uma das pessoas não compareceu, e  a outra preferiu ficar na cidadezinha. Como aquecimento, depois de passar boas horas na espera em Registro/SP, aguardando um ônibus para a Ilha, chegamos em Cananéia. Logo tratamos de fazer um tour pela pacata cidade histórica que se orgulha de brigar (ser) considerada a primeira "cidade" brasileira. Fato é que em  1531 Martin Afonso de Souza aportou na Ilha de Cananéia, segundo documentos históricos. Visitamos o museu municipal que também guarda uma preciosidade: o maior tubarão branco em exposição, embalsamado, do mundo. A fêmea, capturada em águas brasileiras da região têm 5,5 m de comprimento e nada menos que 3,5 toneladas.
      Como aquecimento da jornada eminente, subimos (na verdade subi) o Morro São João Batista para conferir a vista do Mar Pequeno e tem uma pequena ideia da dimensão do projeto. Nessa ascensão que acabei ficando sozinho, minha parceria desistiu, melhor que foi ali e não em meio à praia deserta.

      No geral Cananéia é uma daquelas cidades que faz voltarmos no tempo e fazer uma reflexão sobre nós homens, nossa sociedade e nosso progresso. As ruas foram projetadas para o Séc. XVI ou XVII e hoje precisam conviver com carros do séc. XXI, isso não é um problema, quando a população e o fluxo não é muito grande. As marinas e mercados de peixe estão por todo lugar, a pesca é a principal atividade da cidade. Pra quem gosta de curtir um final de tarde num barzinho, vai encontrar na Ilha algumas opções bem aconchegantes, e diversificadas. A sensação de segurança também traz um certo conforto.
      PRIMEIRO DIA DE TRAVESSIA (NA VERDADE PREPARAÇÃO)
      Neste dia acordei às 06:00 na esperança de chegar à Praia do Cambriú antes das 09:00. Na realidade como estava sozinho, mesmo tendo esperado até às 09:30 no pier não consegui nenhuma voadeira rumo ao Cambriú. Para garantir fui para o Marujá, depois faria o trecho de 12 km até o Cambriú caminhando.

      O trajeto até a Comunidade Marujá já foi emocionante, cruzamos com golfinhos, guarás vermelhos e nossa voadeira deu uma pane ficando uns 40 min à deriva no meio do canal.

      Do Marujá até o Cambriú a viagem foi angustiante: cruzar a Praia da Lage se revelou o principal teste emocional da viagem. São cerca de 6 km apenas, mas o fato de conseguirmos enxergar a outra ponta torna essa praia deserta um "inferno".

      Parece não ter mais fim, some-se o fato de ser o início da travessia, então eu queria olhar o relógio a todo instante para saber do meu desempenho, ilusão, nada mudaria. Levei mais que 1h e 30min  de caminhada, tive de fazer algumas paradas e lutar constantemente com os pensamentos negativos. Alguns urubus sobrevoavam meu esqueleto trambaleante fazendo troça.

      Com muita luta cheguei no outro lado e depois na Praia do Fole, alcançando o Cambriú já depois das 15:00. Assustado, e preocupado devido à experiencia na Laje, resolvi dormir por ali mesmo. No finalzinho da tarde, conversando com moradores descobri que o seu Toninho (barqueiro) fez duas travessias de barco vindo de Cananeia naquele mesmo dia. No final eu tinha chegado também.

      SEGUNDO DIA - MAR IMPLACÁVEL ESPERA INFINDÁVEL
      Madruguei. Às 06:15 já me punha a caminhar, na esperança de ver o sol nascendo na Praia do Fole, de frente para a Ilha do Cambriú, nada mais que expectativa. O Astro só apareceu já alto umas 06:50 devido a quantidade de nuvens. Transpor a pequena Praia de Fole Pequeno é simples, a Praia do Fole também foi fácil, ou a ansiedade de chegar na aterradora Praia da Laje novamente fez com que as duas ficassem mais fáceis.

      De peito aberto me pus a caminhar e em menos de 1h cruzei aquela vastidão de areia liza. É curioso como ela parecia ainda maior, apesar de psicologicamente ter sido bem mais fácil. A faixa de areia estava com mais de 50 m de largura, a maré tinha recuado bastante.

      No trecho de pedras entre a Laje e o Marujá, fiz uma pausa para comer e beber água na bica que tem por ali.

      Logo que começa o costão um visual deslumbrante, a Praia do Marujá sumindo no horizonte como um traço reto entre a água azul e a mata verde. Depois de sair no Marujá e caminhar uns 2 km encontrei as primeiras pessoas desse trecho. Era um pequeno grupo, aproximadamente 15 pessoas tomando banho de mar. Pelos demais 14 km daquele dia não vi mais ninguém, apesar de ter encontrado até uma placa indicando um restaurante.


      Caminhei, caminhei, até tentei parar para descansar, mas além de não me sentir cansado, o sol de rachar e a falta de qualquer sombra desencorajam a pausa. Incrível que nesse dia, apesar de a praia ser bem mais extensa, quando me dei conta estava na antiga Vila da Baleia e já eram 12:00.
      A Vila, agora destruída, mostra o quão implacável as águas podem ser. Hoje nenhuma residência permanece no local. O mar cortou um braço de uns 500m por ali, e continua avançando. As pessoas saíram deixando tudo para trás. Inclusive muito lixo (roupas, plástico, fios, canos, etc.) que provavelmente vai acabar no Atlântico, que diga-se de passagem já tem muito lixo. Uma vergonha. Ainda mais sabendo que se trata de uma comunidade que vive do Mar.
      A parte boa é que no canal que se forma atrás da antiga Vila as águas além de limpas são muito calmas. Não resisti, tirei a roupa e dei alguns mergulhos. Arrumei minhas coisas como um travesseiro e tirei um bom cochilo, imaginando a pernada de volta até a nova Vila da Baleia ou Marujá pra conseguir um barco que me deixasse em Ararapira.

      Acordei com o ruído de um barco parando ali pertinho, fui logo perguntar sobre chegar do outro lado. O barqueiro, Pedro, se ofereceu me deixar na agora Vila da Baleia, aceitei. Na Vila consegui um transporte para o final da tarde. Precisei ficar 4h esperando, sentado ao pé de uma árvore, sendo paparicado por uma cachorra que apareceu ali.
      Cheguei em Ararapira quase noite. Lá fui informado que se tivesse parado na Pontal do Sul/SP poderia também chegar no Superagui caminhando: o antigo canal não existe mais, está todo assoreado pela areia e fica exposto, exceto em maré cheia.
      TERCEIRO DIA - A PÉ OU DE CAVALO
      Comecei cedo, e como não podia ser diferente larguei a tralha na ponta do Superagui e fui até o meio do antigo canal, marcar a divisa dos estados.

      Caminhando no Paraná, logo avistei o improvável; no meio do nada um cavalo branco observando o Oceano, cheguei pensar que fosse loucura da solidão na minha cabeça. No entanto, pude confirmar era um cavalo mesmo. Resisti a tentação de cavalgar até a Vila de Superagui.

      Caminhei, passei por alguns riachos, boias, quando encontrei gente, fui saber que já estava chegando na Vila. Eram 11:00 e meus planos de wild camping ficariam para outra oportunidade. Pleno, cheguei na Vila de Superagui. No entanto, um erro crasso me deixou preocupado, e não era o cansaço dos 20km e tanto. Em um dos riacho eu optei por não tirar a bota, resultado foi que era mais fundo que o planejado e entrou água nela, caminhei o resto do trecho, uns 10km, com o pé encharcado. Rendeu muita dor na sola do pé e o medo de aparecerem bolhas me obrigando a desistir no último trecho.

      Achei um camping, muito da hora, e fiz uma coisa improvável que tive vontade lá pelas 09:00 da manhã, comprei uma coca-cola. Pensa num refrigerante gostoso. O marido da dona do camping, ao conversarmos se dispôs a me deixar na Ilha das Peças no outro dia.
      Fiquei algumas horas sentado no píer da Vila esperando o pôr do Sol, durante esse tempo vários grupos de botos desfilaram a poucos metros de mim.

      QUARTO DIA - UMA TRAPAÇA, MUITA ESPERA
      Desarmei acampamento antes de o Sol nascer, mas tive de esperar o barqueiro, kkkk. À 06:40 me deixava na Ilha das Peças, e não quis me cobrar nada ainda. Nesse dia foi muito tranquilo, aquela sensação de tempo e espaço relativa, devido nas Peças eu saber que seriam apenas 16km para completar a trilha tornou tudo psicologicamente muito leve. A areia firme, a companhia da Ilha do Mel a poucos metros tudo preparado para um final incrível.

      Depois do antigo farol, hoje caído, avistei a Vila das Peças. Inocente, mesmo percebendo um trecho que aparentava "mangue" resolvi cruzar por ali mesmo, próximo do mar, para não contornar pela margem da várzea. Foi o trecho mais cansativo, e olha que desisti logo do meio e fui para a margem da mata. A cada pisada o pé afundava alguns centímetros na areia fina, acabando com minha panturrilha (lembrei dos tempos de treino na areia para disputar campeonatos de futebol).

      Chegando na Vila, 10:00, fui procurar alguém que me deixasse em Paranaguá. Não fui bem tratado pelos barqueiros, foram meio rudes - mochileiro acho que eles pensam que nós mendigamos carona. Fiquei chateado, mas paciência. Para piorar um do puto ainda me trapaceou, me disse que eu teria que esperar a escuna regular as 16h, mas se quisesse, por 70 reais me levaria às 15h, já que ele ia buscar mais gente em Paranaguá.

      Achei um camping, armei a barraca para terminar de secar e dormi um sono. Eram 14:30 quando desmontei tudo e fui encontrar o indivíduo. O pilantra apareceu umas 15:20, eu com cara de bobo, fui no barco. A única coisa que o @#$& me disse é que ia para Supergui e não podia me levar (sacanagem, devido ao nosso combinado nem fui atrás de outros barcos).


      Resumindo fiquei torrando no píer até às 16:30 quando a escuna me levou para Paranaguá. Foi um travessia incrível, que e ensinou muito. O fato de eu estar sozinho proporcionou perspectivas únicas. Saí de lá mais experiente, e agora que venha o Cassino.





    • Por Fernando L
      O bondinho de Telêmaco Borba é um raríssimo exemplo de meio de transporte que foi criado por uma empresa privada para o transporte de seus funcionários e que continua em atividade no Brasil. Mas o mais importante é a oportunidade de qualquer pessoa fazer este passeio, já que é aberto ao público por um valor simbólico e ainda permite conhecer um pouco da estrutura gigante da empresa caminhando por sua área até a portaria da mesma. É um belo passeio de mais de 1.300 metros atravessando o Rio Tibagi, descortinando a cidade e a fábrica. Mas atente para os horários fixados junto ao terminal, pois em dias úteis a última saída da manhã é as 11 mas a volta somente às 12:40.





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