Ir para conteúdo

Valparaíso e Viña del Mar


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

 

Pretendo ir à Santiago em Julho (pleno inverno!),e gostaria muito de ir à Valparaíso e Viña,pois quando fui da outra vez ao Chile (era verão!),eu não fui e me arrependi.Pretendo ir somente para conhecer as cidades meio que superficialmente e o oceano Pacífico.Então,ir no inverno,vale a pena?

 

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 235
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Valparaíso e Viña del Mar sao cidades completamente diferentes. É preciso um olhar sem preconceitos para entender Valpo muito mais que à Viña, que é uma cidade de quem tem grana. Fiz a comparaçao de "prima rica e prima pobre" entre as duas.

Mas Valparaìso me encantou muitìssimo. É um lugar de pessoas simples, humildes, com uma noite que eu particularmente gostei mais do que a de Viña. Tem um clima boêmio em Valpo, sem ostentaçao e divertidissima.

Existem vários bares com música ao vivo. Em grande parte música latino-americana de boa qualidade, mas também dá pra encontrar rock sem dificuldades.

Um lugar que recomendo pra quem está em dùvida de que ritmo quer ouvir, é o "La piedra feliz". Eles tem uns três ou quatro ambientes, que tocam estilos musicais distintos. Fui duas vezes semana passada. Na quinta tinha salsa com um professor dando passos básicos logo na entrada, e mais ao fundo, em outro ambiente, tinha um show em homenagem a Janis Joplin, que acabou nao rolando, porque a menina que ia cantar nao conseguiu chegar de Santiago. Mas igualmente foi ótimo porque os músicos tocaram Led Zeplin, Deep Purple, Hendryx, etc...eram muito bons mesmo!

No sábado, no mesmo lugar, ouvimos uma grupo aqui de Valpo tocar cuecas chilenas, músicas lindas latino-americanas mais tradicionais e até mpb. A cantora era fantástica, o grupo muito bom...enfim, perfeito. No outro ambiente, tinha um grupo tocando salsa e cumbia. Ainda tinha uma pista com mùsica dos anos 80, e lá em cima um telao com clipes, que era mais como restaurante. Servem comida boa tambèm! Nós comemos um crepe de camarao delicioso!

 

Nas laderinhas estao a maioria dos bares onde a galera que nao tem muita grana vai, mas de boa qualidade. Agora eu nao lembro os nomes das ruas, mas é bem no centrinho, nao tem muito erro.

Peçam pra ir ao bar "Pajarito", que fica numa das avenidas principais. O lugar é bem bacana e simpático. Tem uns origamis de passarinhos pendurados no teto, a bebida nao é tao cara, e tem o que comer. Fomos duas vezes também, para fazer um "esquenta", pois é um dos bares que abrem mais cedo.

 

No Cerro Concepcion, podem encontrar uma das vistas mais bonitas de Valpo, embora qualquer cerro da cidade tenha uma vista privilegiada. Mas especificamente neste cerro, tem um restaurante bem interessante, mas com valores nao tao interessantes assim. rss Mas ali em voltam econtram-se inùmeros outros restaurantes, e uns ideais pra fazer o desayuno. Sem contar os inúmeros hotéis e hostels. Eu nao posso recomendar uma hospedagem porque fiquei na casa dos pais de "mi pareja", mas tem muuuuita opçao, e imagino que pra todos os bolsos.

Nesse mesmo cerro, podem subir pelo ascensor Concepcion e descer pelo El Peral. O ultimo custou CLP100, mais ou menos R$0.40

 

O centro da cidade é um pouco bagunçado, e quem é um pouco mais "fresco" rsss, nao gosta. Cachorros por todos os lados, sem contar os milhoes de gatos, inclusive dentro dos bares e lugares mais sofisticados. rssss Gente, é muito particular a cidade. Dentro do La Piedra Feliz, que é um lugar bem mais sofisticado, tinha um gato bem tranquilo num sofá em meio a música alta do andar de cima. É normal isso por aqui. Outro dia estávamos passando por uma rua, e tinha um gato por dentro da vitrine de uma loja. Eu cheguei bem perto achando que era de brinquedo e levei um baita susto quando o gato se mexeu. rsss

Ah, em vista do grande número de animais, se encontrarem alguma pulga nas pernas, nao estranhem muito. Eu perguntei a Marcelo se isso é em toda cidade, e ele me disse que sim. Em alguns bairros mais, em outros menos.

 

Fomos comer no Mercado Central, e gostei bastante. È o mercado onde vendem peixes, frutas e verduras. Por fora é bem bagunçado, como tinha alertado antes. Nao se deixem intimidar por isto. Entrem, e comam num dos restaurantes no andar de cima. Comemos dosi pratos delicosos, que esqueci o nome. Mas lembro que um era um prato de barro super quente, que vem vários mariscos (aqui eles chamam de mariscos os frutos de mar em geral). È um caldo, com mariscos (como chamamos no Brasil), uma coisa parecida com vieiras, camarao, os tais Choritos rsss...etc. E outro era um prato com filè de peixe frito, e salada.

Tinha gato andando entre minhas pernas lá tambèm. rss

Putz...uma coisa que gostei um montao foi a salsa de Aji. Uma pimenta que tem em praticamente todos os restaurantes/bares chilenos que se preze. E olha que atè pouco tempo atrás eu nao gostava muito de pimenta. Mas esse eu comi demasiadamente por aqui.

 

Um passeio legal, é ir ao porto e pegar um dos barcos que fazem um pequeno tour, em meio aos enorrrrrmes navios da baia, com um guia que vai explicando a história de Valpo. Bem interessante. Nesse dia até conseguimos chegar bem perto de uns leoes marinhos que estavam descansando em cima de um negócio de ferro no meio do mar, que nao sei exatamente o que era. Talvez uma bóia.

No porto foi onde peguei um mapinha da cidade, que nao é dificil de se achar. Sabendo onde estao as Avenidas Errazuriz (onde fica o La piedra), Av. Brasil, Av Pedro Montt e Av. Collon, orienta-se tranquilamente.

 

Os bancos e câmbios estáo na Av. Esmeralda/ Prat, se nao me engano. É uma rua essencialmente financeira, onde fica inclusive a bolsa de valores. Nao tem erro.

 

Uma coisa importante a saber, é que aqui o transporte mais utilizado/barato/útil, é uma espécie de táxi compartilhado. Que também tem em Santiago em grande parte do paìs. Sao os colectivos. Dependendo do lugar que se vai, a tarifa é de CLP300 -400 durante o dia, e a noite o valor dobra. Mas mesmo assim fica muito barato se deslocar dessa maneira. Muito mais que o táxi, que nao cheguei a pegar, porque Marcelo me alertou que sao demasiadamente caros, e nao é em qualquer lugar que se pega. Já os colectivos, a toda hora passa na rua. Só tem que ficar ligado, é claro, pra onde estao indo. Tem letreiro em cima do carro. Gostaria que no Brasil fosse assim tbem, pois achei muito melhor que os ônibus.

 

As pessoas de Valpo falam um espanhol um pouco diferente, e tbem mais ràpido. Mas se entende igualmente o espanhol correcto. È sò pedir pra falar com um pouco mais de calma,

Outro dia fui comer sozinha num restaurante, e como nao tinha ninguém no balcao, chamei pela mocinha que estava lá atrás fazendo alguma coisa.

Ela gritou "Al tiro", e continuou fazendo o que fazia. Nao entendi na hora o que ela quis dizer, e achei que estava com má vontade. Fui embora comer em outro lugar. Depois comecei a lembrar das expressoes que Marcelo já tinha me ensinado, e lembrei que "al tiro" entre outras coisas, pode significar "Já estou indo". rssss :lol: Fiquei com remorso de ter interpretado mal a moça.

 

Bom, quando lembrar de mais alguma coisa eu posto. Mais sobre Valpo do que Viña, porque estou por aqui, gosto daqui...alèm de razoes particulares tbem, claro. ::love:: rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Olá!

 

Pretendo ir à Santiago em Julho (pleno inverno!),e gostaria muito de ir à Valparaíso e Viña,pois quando fui da outra vez ao Chile (era verão!),eu não fui e me arrependi.Pretendo ir somente para conhecer as cidades meio que superficialmente e o oceano Pacífico.Então,ir no inverno,vale a pena?

 

Obrigado :D

 

Olha Larissa,

Aconteceu a mesma coisa comigo. Fui a Valpo e Viña em pleno inverno, porque eu queria muito conhecer. Valparaíso vale muito a pena em qualquer época do ano. Não deixe de ir na casa do Pablo Neruda, um dos melhores passeios que fiz no Chile ::otemo:: ! A cidade é bonita, com muitas montanhas, suas casinhas coloridas e ascensores. Vale a pena subir pelo menos o Ascensor Artillería, lá de cima tem uma vista de toda baía e do porto. É bonito ::cool:::'>

Agora Viña del Mar é uma cidade balneário, no inverno é sem graça. Como as duas cidades são grudadas, dá para ir de metrô (se não prestar atenção, nem percebe que saiu de Valpo e chegou em Viña). Recomendo fazer esse passeio em um dia: vai para Valparaíso, aproveita por lá e na volta passa por Viña. Eu fiz isso e fiz questão de colocar minha mão no Pacífico (conheço o Pacífico, literalmente, com a palma da mão), era julho, estava super frio e eu nunca entraria na água tão gelada. Mas tinha um casal japonês de divertindo no mar frio, hehehe ::lol4:: Vai do gosto de cada um.

Boa viagem e aproveita!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Para o pessoal que já foi. Gostaria de saber se ir no inverno atrapalharia muito minha viagem ai pro Chile. Quero aproveitar o máximo possível..

Jorge,

É como eu disse acima. Valparaíso vale a pena em qualquer época do ano. Já Vina del Mar é mesmo uma cidade balneário, no inverno (especialmente para nós, brasileiros, que temos praias lindas o ano todo) acho que não compensa. Mas as duas cidades são grudadas, passa em Valpo e dá uma esticada até Vina, para ver qual é que é.

Boa viagem, aproveita mesmo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal,

 

vou à Santiago no iníciozinho de Março/2011, mas será rápido..

Será que eu consigo conhecer Valparaíso e Viña del Mar no mesmo dia? Vale a pena pegar o trem que liga uma a outra? ou é melhor pegar ônibus mesmo?

 

O que vale a pena conhecer nesses dois lugares assim tão rápido?

 

Abraços,

Giovana

 

Giovana,

Oi. Certamente vc consegue ver as duas cidades num dia só. Em Valpo recomendo não deixar de ir na Casa do Pablo Neruda e subir o Ascensor Artillería.

Vina eu não sei direito, porque qdo eu fui era inverno. Agora no verão certamente existem mais opções. De metrô é bem rapinho de uma cidade para outra, mas vc não vê a orla. De ônibus é mais lento, mas mais bonito.

Aproveita :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Olá!

 

Pretendo ir à Santiago em Julho (pleno inverno!),e gostaria muito de ir à Valparaíso e Viña,pois quando fui da outra vez ao Chile (era verão!),eu não fui e me arrependi.Pretendo ir somente para conhecer as cidades meio que superficialmente e o oceano Pacífico.Então,ir no inverno,vale a pena?

 

Obrigado :D

 

 

Larissa,

 

Vale bastante a pena conhecer essa região. Eu particularmente acho um pouco feia a cidade de Valparaiso.. aquele monte de casinhas no morro, mas tem gente que gosta. Por ser cidade portuaria a cidade é um pouco suja. Em Valpraiso você pode fazer um passeio de barco, procure pelas maiores e não deixe de visitar o Museu de Pablo Neruda.

 

Ja no caminho de Vina de Mar o melhor mesmo são as paisagens pela estrada beira bar sentido Renaca e Concon com varios mirantes beira mar... os restaurantes são otimos... o acesso de onibus é um pouco ruim, mas de carro alugado é super tranquilo... vale a pena...

 

abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...