Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá debizinha,

 

Realmente a cidade do Salvador vem sofrendo um processo gradativo de degradação, o glamour da década de 90 hoje dá espaço para o abandono. Sua última gestão, que perdUrou por 8 anos foi desastrosa, a primeira capital do Brasil foi muito maltratada, não só por gestores mas por múltiplos fatores, inclusive seus moradores que atiram lixo em qq lugar e a qq hora, contribuindo para essa aparência "suja" q a cidade tem. Esperamos que com uma nova gestão,a partir deste ano de 2013 e com investimentos do governo federal para a Copa de Futebol, a cidade volte aos poucos a ser majestosa, bonita, limpa, imponente, que transpire o cheiro da felicidade por suas ladeiras, que exale o cheiro do dendê na batida dos tambores do ilê (até rimou! rsrs) porque aqui em Salvador só quem entra nessa energia (não precisa ser necessariamente soteropolitano) entende que esta cidade é linda mesmo no seu caos! Se esta percepção não for entendida pelo visitante, realmente é melhor ir para Praia do Forte ou Morro de São Paulo. Salvador é mãe, Salvador é mãe do Brasil! ::love::

 

 

 

Quanto às RUÍNAS do que foi no passado o Castelo Garcia Dávila, um pequeno esclarecimento histórico:

 

"

O castelo é um dos mais belos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional.

 

Considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil, o Castelo Garcia D'Ávila é um dos mais significativos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional. O castelo, representado hoje por suas majestosas ruínas, apresenta características medievais, sendo a única construção do gênero em toda a América.

 

A parte mais antiga da edificação, datada do século XVI, é a capela de São Pedro dos Rates, santo adorado na cidade natal da família Ávila - mesmo berço de Tomé de Sousa. Atualmente chamada de Capela de Todos os Santos, foi ela quem deu origem à sede, concluída somente em 1624, com a terceira e mais poderosa geração da dinastia. O Morgado da Torre, como era chamado o império particular da família, foi considerado o maior latifúndio do mundo, com um total de 800 mil km², correspondendo a um décimo do território nacional.

 

Em 1835, com o fim do regime dos morgados, o castelo foi abandonado e, em meados do século XIX, já se apresentava em ruínas. Reconhecendo o valor histórico da construção, a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1938, tombou suas ruínas, que mais tarde viriam a ser um grande atrativo para quem se interessa por turismo histórico.

 

Recentemente criada, a Fundação Garcia D´Ávila, desde então, é a responsável pela preservação de todo o conjunto e também por algumas restaurações que já ocorreram, como a da capela. Uma área de aproximadamente 20 hectares, batizada de Parque Garcia D´Ávila, também foi criada com o intuito de revitalizar o espaço, dando ao visitante todos os aparatos para conhecer detalhadamente a saga desta impressionante família. Como chegar: Seguir pela Linha Verde e entrar à direita, 2 km após a entrada de Praia do Forte. Depois seguir por mais 4 km até o Parque."

 

:arrow:http://www.bahia.com.br/roteiros/castelo-garcia-davila

 

É perfeitamente normal a decepção, talvez fosse esperado um imponente castelo mas em verdade, são ruínas do que um dia foi um castelo.

 

Espero que vc possa voltar um dia e conhecer Salvador. ::otemo::

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Frida,

 

Peço desculpas se de alguma maneira meu relato tenha parecido rude. Realmente essa não era a intenção... Eu sou do Rio de Janeiro, que também já foi capital do Brasil, e sei que a minha cidade também deixa a desejar em alguns aspectos...Principalmente por cauda da corja de políticos que governa o nosso país. Mas conhecer qualquer cidade, independente de sua aparência, suja ou limpa, zoneada ou organizada, sempre nos acrescenta algo de novo! E eu adorei muitas coisas por aí! De verdade! Hoje me lembro muito saudosa desta viagem!!

 

Te agradeço pelo esclarecimento histórico, agora ja vejo as ruínas do castelo com outros olhos.

 

Fica com Deus e muita paz...

Link para o comentário
  • Membros

Preciso de uma ajuda:

Irei a Morro de São Paulo na Páscoa e no retorno ficarei por uma noite em Salvador. Pegando o catamarã em Morro de São Paulo, às 15h, acredito que chegarei em Salvador às 17h. Tendo o intervalo de tempo das 17h de domingo até o meu voo na segunda às 12h30min em Salvador, gostaria de uma ajuda para organizar o tempo para visitar alguns lugares. Algumas questões:

1. Daria para visitar o pelourinho, o elevador lacerda, o mercado e o farol da barra?

2. Para visitar tais locais seria melhor se hospedar na barra ou perto do pelourinho, considerando o pouco tempo?

3. Que horas terei que pegar o táxi para o aeroporto? (horário do voo: 12h30min)

 

Obrigado

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Preciso de uma ajuda:

Irei a Morro de São Paulo na Páscoa e no retorno ficarei por uma noite em Salvador. Pegando o catamarã em Morro de São Paulo, às 15h, acredito que chegarei em Salvador às 17h. Tendo o intervalo de tempo das 17h de domingo até o meu voo na segunda às 12h30min em Salvador, gostaria de uma ajuda para organizar o tempo para visitar alguns lugares. Algumas questões:

1. Daria para visitar o pelourinho, o elevador lacerda, o mercado e o farol da barra?2. Para visitar tais locais seria melhor se hospedar na barra ou perto do pelourinho, considerando o pouco tempo?

3. Que horas terei que pegar o táxi para o aeroporto? (horário do voo: 12h30min)

 

Obrigado

 

1. Daria para visitar o pelourinho, o elevador lacerda, o mercado e o farol da barra?

 

sim, dá pra visitar bem rapidinhos estes locais: na chegada do catamarã vc vai dar de cara com o mercado modelo e elevador lacerda, sobe ele e já estará no pelourinho. Do pelourinho vc pega um ônibus (na praça da Sé) chamado Aeroporto e salta no farol da barra é bem pertinho.

2. Para visitar tais locais seria melhor se hospedar na barra ou perto do pelourinho, considerando o pouco tempo?

 

o catamarã que vem de morro de são paulo atraca no porto nautico que basta subir o elevador lacerda e estar no pelourinho, pela logistica seria melhor ficar logo por lá, já q é muito pouco tempo, deixa as bagagens e sai pra visitar os pontos turisticos q são bem pertinho. só o farol da barra q precisa pegar transporte e ainda assim é bem perto.

 

Que horas terei que pegar o táxi para o aeroporto?

 

de táxi basta sair uma hora antes do horario do check in se for de buzu saia por volta de 9 horas da manhã (esta cidade está um caos de engarrafamento)

 

espero ter ajudado! ::otemo::

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Grande FRIDA! A Guru de Salvador KKKKK!

 

Todo lugar que eu olho tem algo bacana que escreveu dessa cidade que, para mim ainda, é apenas um cartão postal!

Mas isso vai mudar! Dia 14 de Abril chego por aí e irei embora dia 19. Então já li seu post sobre o passeio urbano cuultral que fez, alias muito bom aquele post, e li muitas outras coisas, mas ainda estou meio perdido no que seria melhor eu fazer, se faço de onibus ou a pé ou de carro ou ou ou ou se se se se se .... devido ao tempo precioso! Pretendo ficar hospedado no hostel Galeria 13 no Pelourinho, como estou de férias e guardei um dinheiro para isso, posso gastar um pouco a mais, mas não queria exagerar muito. Queria fazer a parte Turistão de primeira viagem, já que sou isso mesmo... e também conhecer outros pontos mais escondidos. Gosto muito dos passeios Culturais, museus e tudo mais, além de amar os Naturais. O que me sugere???

 

 

Abs!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Grande FRIDA! A Guru de Salvador KKKKK!

 

Todo lugar que eu olho tem algo bacana que escreveu dessa cidade que, para mim ainda, é apenas um cartão postal!

Mas isso vai mudar! Dia 14 de Abril chego por aí e irei embora dia 19. Então já li seu post sobre o passeio urbano cuultral que fez, alias muito bom aquele post, e li muitas outras coisas, mas ainda estou meio perdido no que seria melhor eu fazer, se faço de onibus ou a pé ou de carro ou ou ou ou se se se se se .... devido ao tempo precioso! Pretendo ficar hospedado no hostel Galeria 13 no Pelourinho, como estou de férias e guardei um dinheiro para isso, posso gastar um pouco a mais, mas não queria exagerar muito. Queria fazer a parte Turistão de primeira viagem, já que sou isso mesmo... e também conhecer outros pontos mais escondidos. Gosto muito dos passeios Culturais, museus e tudo mais, além de amar os Naturais. O que me sugere???

 

 

Abs!!!

 

 

Grande Diogão!!! O turista de Salvador!!!! seu nome é lindo meu Rei! (hehehhe é meu sobrenome..rs)

 

Então... ao todo serão 6 dias e 5 noites, correto? dá pra fazer muita coisa por aqui e ainda dar uns passeios pela Ilha de Itaparica e litoral norte.... O ideal é fazer a parte de turistão a pé e de buzu. a volta das baladas/noitadas de táxi. carro mesmo só se vc quiser "panhar" o litoral norte: arembepe, praia do forte etc, pois de carro é melhor, mais confortável e cômodo! o buzu pra estas bandas é barril! rs

 

quando tiver mais perto vai dar para saber sobre os eventos culturais da cidade, os shows, peças teatrias etc.

 

PS: esta terra é bem melhor do que no cartão postal!!! podes crer!!

 

qq dúvida é só perguntar!

 

abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá! Sou nova aqui também....além de ter pego muitas dicas por aqui ainda estou com muitas dúvidas!!!!

 

Chego em Salvador 13 de julho, ficarei "sozinha". Apesar de me hospedar na casa do meu primo, tmos ritmos diferentes. Eu conheço Salvador, mas tem anooooos que não vou então parece que vou a primeira vez. No dia 14 me disseram que tem Salvador Fest, quero ir, apesar de que irei sozinha, quero saber algumas coisinhas hehehe:

 

De Boca do Rio ao local do Salvador Fest é longe??? Como chego???

 

Farol da Barra, Elevador lacerda, Mercado Modelo, pelourinho dá pra fazer tudo em apenas um dia???

 

Quais as praias que posso visitar ( dia 18 estarei indo pra Morro de SP, então ficarei 13 a 17 em SSA). Gostaria muito de ir a praia do forte e Projeto tamar , é longe?

 

Existem passeios de escuna em SSA? Alguém tem média de preços???

 

Gosto muito de sair a noite, (apesar de que estarei sozinha não sei se farei isso), mas como é a noite em Salvador? O que posso fazer?

 

Em Julho chove???

 

Aguardo, obrigada desde já!

Link para o comentário
  • Membros
Grande FRIDA! A Guru de Salvador KKKKK!

 

Todo lugar que eu olho tem algo bacana que escreveu dessa cidade que, para mim ainda, é apenas um cartão postal!

Mas isso vai mudar! Dia 14 de Abril chego por aí e irei embora dia 19. Então já li seu post sobre o passeio urbano cuultral que fez, alias muito bom aquele post, e li muitas outras coisas, mas ainda estou meio perdido no que seria melhor eu fazer, se faço de onibus ou a pé ou de carro ou ou ou ou se se se se se .... devido ao tempo precioso! Pretendo ficar hospedado no hostel Galeria 13 no Pelourinho, como estou de férias e guardei um dinheiro para isso, posso gastar um pouco a mais, mas não queria exagerar muito. Queria fazer a parte Turistão de primeira viagem, já que sou isso mesmo... e também conhecer outros pontos mais escondidos. Gosto muito dos passeios Culturais, museus e tudo mais, além de amar os Naturais. O que me sugere???

 

 

Abs!!!

 

 

Grande Diogão!!! O turista de Salvador!!!! seu nome é lindo meu Rei! (hehehhe é meu sobrenome..rs)

 

Então... ao todo serão 6 dias e 5 noites, correto? dá pra fazer muita coisa por aqui e ainda dar uns passeios pela Ilha de Itaparica e litoral norte.... O ideal é fazer a parte de turistão a pé e de buzu. a volta das baladas/noitadas de táxi. carro mesmo só se vc quiser "panhar" o litoral norte: arembepe, praia do forte etc, pois de carro é melhor, mais confortável e cômodo! o buzu pra estas bandas é barril! rs

 

quando tiver mais perto vai dar para saber sobre os eventos culturais da cidade, os shows, peças teatrias etc.

 

PS: esta terra é bem melhor do que no cartão postal!!! podes crer!!

 

qq dúvida é só perguntar!

 

abraços!!!

 

 

Diogo É O que HÁ! KKK

Então na verdade eu chegarei umas duas e meia no domingo dia 14 e no dia 19 sairei de manhã então eu ficarei 5 noites mas 4 dias e MEIO.

 

Eu cheguei a pensar no seguinte (E Preciso de ajuda para a parte na cidade e cultural mesmo) pq o resto turistão (passeio das ilhas e forte) vou fechar com alguma agência aí mesmo, acho...:

 

Domingo - Aquela volta no pelourinho, mercado e elevador. E outras coisas lá por perto!

(aceito uma dica noturna)

Segunda - Praia do forte

Terça - Passeio das Ilhas (Frades e Itaparica) Noite lá mesmo no Pelourinho! (Dica sua)

Quarta e Quinta - O que fazer?

 

Pensei em ir pra Morro de São Paulo, mas não sei se daria tempo, no fim das contas, de fazer os passeios lá caso eu chegue na ilha 9 da manhã...

 

E não sei se estou deixando muitos passeios melhores de lado...

 

E que horas é melhor ir no farol da barra? Lá tenho algo mais para fazer? E na igreja do bonfim? Tem coisas em volta?

 

 

Dúvidas: será besteira fechar com agências? Acha que devo gastar um dia para a Praia do Forte? Eu sei que não é propriamente em sua querida Salvador! Mas faz parte do pacote turistão neh!!!

 

HELP!

 

Abs,

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Blz Diogo?

 

Sou da terra e vou te dar algumas dicas também. Como vc só vai estar aqui 5 dias líquidos, vc tem de eleger os lugares previamente para que tudo dê certo.

 

Vamos lá:

 

SE FOR DIRIGIAR, CUIDADO COM O TRÂNSITO. Salvador tem um trânsito complicado e a galera joga duro na direção. Cautela sempre, principalmente nos horários de pico.

 

ROTA 1: TENTE NÃO FAZER NO DOMINGO: [ACORDE CEDO PARA CUMPRIR A META - rsrsrsrs]:

Pelourinho: Estacione próximo ao Terreiro de Jesus [se for dirigir] e desbrave os becos a pé. Nunca tive problemas no Pelourinho com segurança. Sempre que recebo amigos aqui, os levo para conhecer um dos lugares mais belos da Bahia, no quesito história. IMPERDÍVEL: entre na Igreja de São Francisco [AOS DOMIGOS NAO TEM FICADO ABERTA]. Vc vai entender o porquê. É impactante. A Catedral também é bela [fica no Terreiro de Jesus]. Esgotados os becos, siga em direção ao Elevador Lacerda para registrar uma das fotos clássicas de Salvador: a vista para a Baía de Todos os Santos. IMPERDÍVEL. O melhor horário para bater a foto é pela manhã. À tarde, o sol fica de frente e a foto fica bem ruim. Para se refrescar, experimente o sorvete de tapioca da Sorveteria Cubana que fica dentro do prédio do Elevador Lacerda [lado da saída da parte alta]. é uma delícia!!

Desça o elevador e vá ao Mercado Modelo para conhecer uma variedade bem interessante de artesanatos. Vale a pena.

 

Fim da tarde, vá para a Praia do Porto da Barra - melhores dias: segunda a sábado [para mim é a praia urbana mais interessante de Salvador] e contemple um belíssimo por do sol. Se não for para praia, não deixe de assistir a este espetáculo na parte traseira do Farol da Barra, que é bem disputado. É realmente deslumbrante!! A visita ao Farol também vale a pena se vc subir na torre. A vista é 10!!!! Na Barra, na Praia do Porto da Barra, fica o Instituto Mauá, no qual são vendidos belos artesanatos, cujos preços, em média, são inferiores aos praticados no Mercado Modelo.

 

ROTA 2 [QUALQUER DIA DA SEMANA]:

Eu sugiro acordar cedo e seguir para a Praia do Forte. Se vc conseguir pegar a maré baixa lá, aí sim vc vai curtir ainda mais a praia, na minha opinião [CONSULT A TÁBUA DE MARÉS]. Depois do almoço pegue a estrada sentido Salvador, mas aconselho parar na Praia de Jacuípe. Para mim, é uma das mais bonitas da região. O rio encontra o mar e faz a festa da galera.

 

ROTA 3 [MELHORES DIAS: [sÁBADOS E DOMINGOS]:

 

1. Parque Municipal das Dunas. Fica próximo à Praia do Flamengo. Para visitá-lo vc deve agendar com antecedência. É um tipo alternativo de roteiro na cidade. Foge do convencional. Veja o meu relato no link: parque-das-dunas-de-salvador-com-fotos-t59135.html [ se for fazer, vc usará o dia quase todo, já que fica a +-25 km da Barra]. Só com um detalhe: como vc já está bem próximo da Praia do Flamengo, vale a pena, ao terminar a trilha, relaxar na praia [barraca do Loro: http://www.barracadoloro.com.br/]. Os melhores dias: sábados e domingos

 

ROTA 4 [TERÇA A SEXTA]

Praça 2 de Julho [fica em frente ao Teatro Castro Alves]. Lá fica o belo monumento em homenagem ao 2 de Julho {Independência da Bahia]. Em seguida, desça a pé a Av Sete e entre no Mosteiro de São Bento. Depois, siga em direção à Rua Castro Alves par encontrar o Museu de Arte Sacra, que é um dos mais completos do Brasil. Não funciona nos fins de semana, pois pertence à UFBA.

Para o fim da tarde [a partir das 16h] vá para o Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM [solar do Unhão]. Veja as obras ao ar livre e as que estiverem itinerantes e depois aguarde o espetáculo do por do sol, que é fantástico.

 

ROTA 5 [QUALQUER DIA]: Passeio de Escuna pela Bahia de Todos os Santos. Escolha a que passe na Ilha dos Frades também, que na minha opinião, é a mais bonita. É pequena e calma. Este passeio geralmente leva o dia todo.

 

À noite: comer Acarajé ou Abará. Tem de experimentar. No Rio Vermelho há duas baianas famosas: Dinha e Cira. É só escolher. Vá comer por volta das 19h. Neste horário o point está bombando.

 

IMPORTANTE: O Pelourinho merece duas visitas. Uma durante o dia e outra à noite, onde tudo se transforma. Tente assistir no Pelourinho à apresentação do Balé Folclórico da Bahia, no Teatro Miguel Santana, à noite. Danças de Orixás, Capoeira, Maculelê etc são mostrados no show. IMPERDÍVEL. Para conseguir ingresso vc tem de chegar 40 min antes do início. Confirme o horário. Se eu não estou enganado, começa às 20h. Ligue antes. Não deixe de procurar a programação do que vai rolar à noite no Pelourinho. Se curte bebidas exóticas, vá ao Bar do Carlinhos, no Pelourinho, e experimente o CRAVINHO, O JATOBÁ....... Se curte moela, ele serve uma fantástica e bem barata...

 

 

Então é isso.. Aproveite bastante.

 

Um abraço.

 

Marcos

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...