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Frida_ssa

Salvador

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Olá debizinha,

 

Realmente a cidade do Salvador vem sofrendo um processo gradativo de degradação, o glamour da década de 90 hoje dá espaço para o abandono. Sua última gestão, que perdUrou por 8 anos foi desastrosa, a primeira capital do Brasil foi muito maltratada, não só por gestores mas por múltiplos fatores, inclusive seus moradores que atiram lixo em qq lugar e a qq hora, contribuindo para essa aparência "suja" q a cidade tem. Esperamos que com uma nova gestão,a partir deste ano de 2013 e com investimentos do governo federal para a Copa de Futebol, a cidade volte aos poucos a ser majestosa, bonita, limpa, imponente, que transpire o cheiro da felicidade por suas ladeiras, que exale o cheiro do dendê na batida dos tambores do ilê (até rimou! rsrs) porque aqui em Salvador só quem entra nessa energia (não precisa ser necessariamente soteropolitano) entende que esta cidade é linda mesmo no seu caos! Se esta percepção não for entendida pelo visitante, realmente é melhor ir para Praia do Forte ou Morro de São Paulo. Salvador é mãe, Salvador é mãe do Brasil! ::love::

 

 

 

Quanto às RUÍNAS do que foi no passado o Castelo Garcia Dávila, um pequeno esclarecimento histórico:

 

"

O castelo é um dos mais belos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional.

 

Considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil, o Castelo Garcia D'Ávila é um dos mais significativos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional. O castelo, representado hoje por suas majestosas ruínas, apresenta características medievais, sendo a única construção do gênero em toda a América.

 

A parte mais antiga da edificação, datada do século XVI, é a capela de São Pedro dos Rates, santo adorado na cidade natal da família Ávila - mesmo berço de Tomé de Sousa. Atualmente chamada de Capela de Todos os Santos, foi ela quem deu origem à sede, concluída somente em 1624, com a terceira e mais poderosa geração da dinastia. O Morgado da Torre, como era chamado o império particular da família, foi considerado o maior latifúndio do mundo, com um total de 800 mil km², correspondendo a um décimo do território nacional.

 

Em 1835, com o fim do regime dos morgados, o castelo foi abandonado e, em meados do século XIX, já se apresentava em ruínas. Reconhecendo o valor histórico da construção, a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1938, tombou suas ruínas, que mais tarde viriam a ser um grande atrativo para quem se interessa por turismo histórico.

 

Recentemente criada, a Fundação Garcia D´Ávila, desde então, é a responsável pela preservação de todo o conjunto e também por algumas restaurações que já ocorreram, como a da capela. Uma área de aproximadamente 20 hectares, batizada de Parque Garcia D´Ávila, também foi criada com o intuito de revitalizar o espaço, dando ao visitante todos os aparatos para conhecer detalhadamente a saga desta impressionante família. Como chegar: Seguir pela Linha Verde e entrar à direita, 2 km após a entrada de Praia do Forte. Depois seguir por mais 4 km até o Parque."

 

:arrow:http://www.bahia.com.br/roteiros/castelo-garcia-davila

 

É perfeitamente normal a decepção, talvez fosse esperado um imponente castelo mas em verdade, são ruínas do que um dia foi um castelo.

 

Espero que vc possa voltar um dia e conhecer Salvador. ::otemo::

 

Abraços!

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Oi Frida,

 

Peço desculpas se de alguma maneira meu relato tenha parecido rude. Realmente essa não era a intenção... Eu sou do Rio de Janeiro, que também já foi capital do Brasil, e sei que a minha cidade também deixa a desejar em alguns aspectos...Principalmente por cauda da corja de políticos que governa o nosso país. Mas conhecer qualquer cidade, independente de sua aparência, suja ou limpa, zoneada ou organizada, sempre nos acrescenta algo de novo! E eu adorei muitas coisas por aí! De verdade! Hoje me lembro muito saudosa desta viagem!!

 

Te agradeço pelo esclarecimento histórico, agora ja vejo as ruínas do castelo com outros olhos.

 

Fica com Deus e muita paz...

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Preciso de uma ajuda:

Irei a Morro de São Paulo na Páscoa e no retorno ficarei por uma noite em Salvador. Pegando o catamarã em Morro de São Paulo, às 15h, acredito que chegarei em Salvador às 17h. Tendo o intervalo de tempo das 17h de domingo até o meu voo na segunda às 12h30min em Salvador, gostaria de uma ajuda para organizar o tempo para visitar alguns lugares. Algumas questões:

1. Daria para visitar o pelourinho, o elevador lacerda, o mercado e o farol da barra?

2. Para visitar tais locais seria melhor se hospedar na barra ou perto do pelourinho, considerando o pouco tempo?

3. Que horas terei que pegar o táxi para o aeroporto? (horário do voo: 12h30min)

 

Obrigado

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Preciso de uma ajuda:

Irei a Morro de São Paulo na Páscoa e no retorno ficarei por uma noite em Salvador. Pegando o catamarã em Morro de São Paulo, às 15h, acredito que chegarei em Salvador às 17h. Tendo o intervalo de tempo das 17h de domingo até o meu voo na segunda às 12h30min em Salvador, gostaria de uma ajuda para organizar o tempo para visitar alguns lugares. Algumas questões:

1. Daria para visitar o pelourinho, o elevador lacerda, o mercado e o farol da barra?2. Para visitar tais locais seria melhor se hospedar na barra ou perto do pelourinho, considerando o pouco tempo?

3. Que horas terei que pegar o táxi para o aeroporto? (horário do voo: 12h30min)

 

Obrigado

 

1. Daria para visitar o pelourinho, o elevador lacerda, o mercado e o farol da barra?

 

sim, dá pra visitar bem rapidinhos estes locais: na chegada do catamarã vc vai dar de cara com o mercado modelo e elevador lacerda, sobe ele e já estará no pelourinho. Do pelourinho vc pega um ônibus (na praça da Sé) chamado Aeroporto e salta no farol da barra é bem pertinho.

2. Para visitar tais locais seria melhor se hospedar na barra ou perto do pelourinho, considerando o pouco tempo?

 

o catamarã que vem de morro de são paulo atraca no porto nautico que basta subir o elevador lacerda e estar no pelourinho, pela logistica seria melhor ficar logo por lá, já q é muito pouco tempo, deixa as bagagens e sai pra visitar os pontos turisticos q são bem pertinho. só o farol da barra q precisa pegar transporte e ainda assim é bem perto.

 

Que horas terei que pegar o táxi para o aeroporto?

 

de táxi basta sair uma hora antes do horario do check in se for de buzu saia por volta de 9 horas da manhã (esta cidade está um caos de engarrafamento)

 

espero ter ajudado! ::otemo::

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Grande FRIDA! A Guru de Salvador KKKKK!

 

Todo lugar que eu olho tem algo bacana que escreveu dessa cidade que, para mim ainda, é apenas um cartão postal!

Mas isso vai mudar! Dia 14 de Abril chego por aí e irei embora dia 19. Então já li seu post sobre o passeio urbano cuultral que fez, alias muito bom aquele post, e li muitas outras coisas, mas ainda estou meio perdido no que seria melhor eu fazer, se faço de onibus ou a pé ou de carro ou ou ou ou se se se se se .... devido ao tempo precioso! Pretendo ficar hospedado no hostel Galeria 13 no Pelourinho, como estou de férias e guardei um dinheiro para isso, posso gastar um pouco a mais, mas não queria exagerar muito. Queria fazer a parte Turistão de primeira viagem, já que sou isso mesmo... e também conhecer outros pontos mais escondidos. Gosto muito dos passeios Culturais, museus e tudo mais, além de amar os Naturais. O que me sugere???

 

 

Abs!!!

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Grande FRIDA! A Guru de Salvador KKKKK!

 

Todo lugar que eu olho tem algo bacana que escreveu dessa cidade que, para mim ainda, é apenas um cartão postal!

Mas isso vai mudar! Dia 14 de Abril chego por aí e irei embora dia 19. Então já li seu post sobre o passeio urbano cuultral que fez, alias muito bom aquele post, e li muitas outras coisas, mas ainda estou meio perdido no que seria melhor eu fazer, se faço de onibus ou a pé ou de carro ou ou ou ou se se se se se .... devido ao tempo precioso! Pretendo ficar hospedado no hostel Galeria 13 no Pelourinho, como estou de férias e guardei um dinheiro para isso, posso gastar um pouco a mais, mas não queria exagerar muito. Queria fazer a parte Turistão de primeira viagem, já que sou isso mesmo... e também conhecer outros pontos mais escondidos. Gosto muito dos passeios Culturais, museus e tudo mais, além de amar os Naturais. O que me sugere???

 

 

Abs!!!

 

 

Grande Diogão!!! O turista de Salvador!!!! seu nome é lindo meu Rei! (hehehhe é meu sobrenome..rs)

 

Então... ao todo serão 6 dias e 5 noites, correto? dá pra fazer muita coisa por aqui e ainda dar uns passeios pela Ilha de Itaparica e litoral norte.... O ideal é fazer a parte de turistão a pé e de buzu. a volta das baladas/noitadas de táxi. carro mesmo só se vc quiser "panhar" o litoral norte: arembepe, praia do forte etc, pois de carro é melhor, mais confortável e cômodo! o buzu pra estas bandas é barril! rs

 

quando tiver mais perto vai dar para saber sobre os eventos culturais da cidade, os shows, peças teatrias etc.

 

PS: esta terra é bem melhor do que no cartão postal!!! podes crer!!

 

qq dúvida é só perguntar!

 

abraços!!!

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Olá! Sou novo aqui no site, e gostaria de saber se Maio é um mês bom pra visitar Salvador e Morro de São Paulo ou Boipeba. Estamos pretendendo ir começo de maio, será que chove muito, como que é? ::tchann:: . Obrigado

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Olá! Sou nova aqui também....além de ter pego muitas dicas por aqui ainda estou com muitas dúvidas!!!!

 

Chego em Salvador 13 de julho, ficarei "sozinha". Apesar de me hospedar na casa do meu primo, tmos ritmos diferentes. Eu conheço Salvador, mas tem anooooos que não vou então parece que vou a primeira vez. No dia 14 me disseram que tem Salvador Fest, quero ir, apesar de que irei sozinha, quero saber algumas coisinhas hehehe:

 

De Boca do Rio ao local do Salvador Fest é longe??? Como chego???

 

Farol da Barra, Elevador lacerda, Mercado Modelo, pelourinho dá pra fazer tudo em apenas um dia???

 

Quais as praias que posso visitar ( dia 18 estarei indo pra Morro de SP, então ficarei 13 a 17 em SSA). Gostaria muito de ir a praia do forte e Projeto tamar , é longe?

 

Existem passeios de escuna em SSA? Alguém tem média de preços???

 

Gosto muito de sair a noite, (apesar de que estarei sozinha não sei se farei isso), mas como é a noite em Salvador? O que posso fazer?

 

Em Julho chove???

 

Aguardo, obrigada desde já!

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Grande FRIDA! A Guru de Salvador KKKKK!

 

Todo lugar que eu olho tem algo bacana que escreveu dessa cidade que, para mim ainda, é apenas um cartão postal!

Mas isso vai mudar! Dia 14 de Abril chego por aí e irei embora dia 19. Então já li seu post sobre o passeio urbano cuultral que fez, alias muito bom aquele post, e li muitas outras coisas, mas ainda estou meio perdido no que seria melhor eu fazer, se faço de onibus ou a pé ou de carro ou ou ou ou se se se se se .... devido ao tempo precioso! Pretendo ficar hospedado no hostel Galeria 13 no Pelourinho, como estou de férias e guardei um dinheiro para isso, posso gastar um pouco a mais, mas não queria exagerar muito. Queria fazer a parte Turistão de primeira viagem, já que sou isso mesmo... e também conhecer outros pontos mais escondidos. Gosto muito dos passeios Culturais, museus e tudo mais, além de amar os Naturais. O que me sugere???

 

 

Abs!!!

 

 

Grande Diogão!!! O turista de Salvador!!!! seu nome é lindo meu Rei! (hehehhe é meu sobrenome..rs)

 

Então... ao todo serão 6 dias e 5 noites, correto? dá pra fazer muita coisa por aqui e ainda dar uns passeios pela Ilha de Itaparica e litoral norte.... O ideal é fazer a parte de turistão a pé e de buzu. a volta das baladas/noitadas de táxi. carro mesmo só se vc quiser "panhar" o litoral norte: arembepe, praia do forte etc, pois de carro é melhor, mais confortável e cômodo! o buzu pra estas bandas é barril! rs

 

quando tiver mais perto vai dar para saber sobre os eventos culturais da cidade, os shows, peças teatrias etc.

 

PS: esta terra é bem melhor do que no cartão postal!!! podes crer!!

 

qq dúvida é só perguntar!

 

abraços!!!

 

 

Diogo É O que HÁ! KKK

Então na verdade eu chegarei umas duas e meia no domingo dia 14 e no dia 19 sairei de manhã então eu ficarei 5 noites mas 4 dias e MEIO.

 

Eu cheguei a pensar no seguinte (E Preciso de ajuda para a parte na cidade e cultural mesmo) pq o resto turistão (passeio das ilhas e forte) vou fechar com alguma agência aí mesmo, acho...:

 

Domingo - Aquela volta no pelourinho, mercado e elevador. E outras coisas lá por perto!

(aceito uma dica noturna)

Segunda - Praia do forte

Terça - Passeio das Ilhas (Frades e Itaparica) Noite lá mesmo no Pelourinho! (Dica sua)

Quarta e Quinta - O que fazer?

 

Pensei em ir pra Morro de São Paulo, mas não sei se daria tempo, no fim das contas, de fazer os passeios lá caso eu chegue na ilha 9 da manhã...

 

E não sei se estou deixando muitos passeios melhores de lado...

 

E que horas é melhor ir no farol da barra? Lá tenho algo mais para fazer? E na igreja do bonfim? Tem coisas em volta?

 

 

Dúvidas: será besteira fechar com agências? Acha que devo gastar um dia para a Praia do Forte? Eu sei que não é propriamente em sua querida Salvador! Mas faz parte do pacote turistão neh!!!

 

HELP!

 

Abs,

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Blz Diogo?

 

Sou da terra e vou te dar algumas dicas também. Como vc só vai estar aqui 5 dias líquidos, vc tem de eleger os lugares previamente para que tudo dê certo.

 

Vamos lá:

 

SE FOR DIRIGIAR, CUIDADO COM O TRÂNSITO. Salvador tem um trânsito complicado e a galera joga duro na direção. Cautela sempre, principalmente nos horários de pico.

 

ROTA 1: TENTE NÃO FAZER NO DOMINGO: [ACORDE CEDO PARA CUMPRIR A META - rsrsrsrs]:

Pelourinho: Estacione próximo ao Terreiro de Jesus [se for dirigir] e desbrave os becos a pé. Nunca tive problemas no Pelourinho com segurança. Sempre que recebo amigos aqui, os levo para conhecer um dos lugares mais belos da Bahia, no quesito história. IMPERDÍVEL: entre na Igreja de São Francisco [AOS DOMIGOS NAO TEM FICADO ABERTA]. Vc vai entender o porquê. É impactante. A Catedral também é bela [fica no Terreiro de Jesus]. Esgotados os becos, siga em direção ao Elevador Lacerda para registrar uma das fotos clássicas de Salvador: a vista para a Baía de Todos os Santos. IMPERDÍVEL. O melhor horário para bater a foto é pela manhã. À tarde, o sol fica de frente e a foto fica bem ruim. Para se refrescar, experimente o sorvete de tapioca da Sorveteria Cubana que fica dentro do prédio do Elevador Lacerda [lado da saída da parte alta]. é uma delícia!!

Desça o elevador e vá ao Mercado Modelo para conhecer uma variedade bem interessante de artesanatos. Vale a pena.

 

Fim da tarde, vá para a Praia do Porto da Barra - melhores dias: segunda a sábado [para mim é a praia urbana mais interessante de Salvador] e contemple um belíssimo por do sol. Se não for para praia, não deixe de assistir a este espetáculo na parte traseira do Farol da Barra, que é bem disputado. É realmente deslumbrante!! A visita ao Farol também vale a pena se vc subir na torre. A vista é 10!!!! Na Barra, na Praia do Porto da Barra, fica o Instituto Mauá, no qual são vendidos belos artesanatos, cujos preços, em média, são inferiores aos praticados no Mercado Modelo.

 

ROTA 2 [QUALQUER DIA DA SEMANA]:

Eu sugiro acordar cedo e seguir para a Praia do Forte. Se vc conseguir pegar a maré baixa lá, aí sim vc vai curtir ainda mais a praia, na minha opinião [CONSULT A TÁBUA DE MARÉS]. Depois do almoço pegue a estrada sentido Salvador, mas aconselho parar na Praia de Jacuípe. Para mim, é uma das mais bonitas da região. O rio encontra o mar e faz a festa da galera.

 

ROTA 3 [MELHORES DIAS: [sÁBADOS E DOMINGOS]:

 

1. Parque Municipal das Dunas. Fica próximo à Praia do Flamengo. Para visitá-lo vc deve agendar com antecedência. É um tipo alternativo de roteiro na cidade. Foge do convencional. Veja o meu relato no link: parque-das-dunas-de-salvador-com-fotos-t59135.html [ se for fazer, vc usará o dia quase todo, já que fica a +-25 km da Barra]. Só com um detalhe: como vc já está bem próximo da Praia do Flamengo, vale a pena, ao terminar a trilha, relaxar na praia [barraca do Loro: http://www.barracadoloro.com.br/]. Os melhores dias: sábados e domingos

 

ROTA 4 [TERÇA A SEXTA]

Praça 2 de Julho [fica em frente ao Teatro Castro Alves]. Lá fica o belo monumento em homenagem ao 2 de Julho {Independência da Bahia]. Em seguida, desça a pé a Av Sete e entre no Mosteiro de São Bento. Depois, siga em direção à Rua Castro Alves par encontrar o Museu de Arte Sacra, que é um dos mais completos do Brasil. Não funciona nos fins de semana, pois pertence à UFBA.

Para o fim da tarde [a partir das 16h] vá para o Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM [solar do Unhão]. Veja as obras ao ar livre e as que estiverem itinerantes e depois aguarde o espetáculo do por do sol, que é fantástico.

 

ROTA 5 [QUALQUER DIA]: Passeio de Escuna pela Bahia de Todos os Santos. Escolha a que passe na Ilha dos Frades também, que na minha opinião, é a mais bonita. É pequena e calma. Este passeio geralmente leva o dia todo.

 

À noite: comer Acarajé ou Abará. Tem de experimentar. No Rio Vermelho há duas baianas famosas: Dinha e Cira. É só escolher. Vá comer por volta das 19h. Neste horário o point está bombando.

 

IMPORTANTE: O Pelourinho merece duas visitas. Uma durante o dia e outra à noite, onde tudo se transforma. Tente assistir no Pelourinho à apresentação do Balé Folclórico da Bahia, no Teatro Miguel Santana, à noite. Danças de Orixás, Capoeira, Maculelê etc são mostrados no show. IMPERDÍVEL. Para conseguir ingresso vc tem de chegar 40 min antes do início. Confirme o horário. Se eu não estou enganado, começa às 20h. Ligue antes. Não deixe de procurar a programação do que vai rolar à noite no Pelourinho. Se curte bebidas exóticas, vá ao Bar do Carlinhos, no Pelourinho, e experimente o CRAVINHO, O JATOBÁ....... Se curte moela, ele serve uma fantástica e bem barata...

 

 

Então é isso.. Aproveite bastante.

 

Um abraço.

 

Marcos

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      No começo do ano passado nós estivemos de carro no sertão da Bahia com um objetivo bem específico: deixar meu pai (suas cinzas) de volta na sua terra. Foi uma viagem maravilhosa, conciliadora (para o meu coração), conheci uma gente fantástica e minha primeira promessa de ano novo foi: Bahia, sertão, eu volto logo! O relato da viagem de 2019 está AQUI pra quem quiser espiar, pois tb fizemos o circuito histórico de MG e foi MUITO legal! (mas gastamos muito dinheiro tb, kk)
      Mas continuando. Voltei da Bahia (e MG) em janeiro de 2019 já focada em voltar pro sertão. Mas tb focada em várias outras viagens, kkk, pq eu sou maníaca overplanning ansiosa e etc. Teríamos disponível o mês de janeiro de 2020... e depois de pensar e pensar no tempo que teríamos pra esta viagem, considerando a altíssima temporada e os preços salgados, a falta de grana e todas estas coisas, resolvemos ficar só no litoral sul: Porto Seguro e arredores, que já é caro o suficiente! Salvador ia ficar pra próxima! E desta vez, minha mãe, que não tem nadinha de mochileira andarilha nem gosta muito de praia, rs, iria conosco! Ela queria conhecer a família do agreste e ver onde ficou o papis!
      Emitimos passagens com milhas chegando em Porto Seguro em 04/01/2020 e compramos o trecho de volta bem baratinho desde Vitória da Conquista, já no interior, dia 15/01/2020, pra evitar uma longa viagem de volta até Porto Seguro só pra pegar um avião! E tb pq era bem mais barato, mesmo considerando a taxa de retorno do carro alugado.
       
      ROTEIRO
      4.jan: Londrina – Porto Seguro (centro histórico)
      5.jan: Santa Cruz de Cabrália (praias Mutá e Coroa Vermelha)
      6.jan: Porto Seguro (praia de Taperapuã)
      7.jan: Arraial D’Ajuda – Praia da Pitinga
      8.jan: Praia do Espelho (Trancoso) e Caraíva
      9.jan: Trancoso – Praia dos Nativos
      10.jan: Praia do Espelho (Trancoso)
      11.jan: ida Riacho de Santana (~675km)
      12.jan: Riacho de Santana/Caitité/Igaporã
      13.jan: Riacho de Santana
      14.jan: Riacho de Santana
      15.jan: ida VDC e retorno para casa (~315km)
       
      Obs.: Este era o roteiro programado, mas a GOL fez o favor de melar a ida mudando os horários várias vezes e atrasando o vôo em algumas horas e DESTRUIU a volta com conexões longuíssimas, nos fez voltar uma dia antes, perdemos uma diária do carro e ainda arcamos com hospedagem em VDC, e transportes e alimentação em SP. Está judicalizado! Uma palhaçada sem fim!
      Aliás, temos tido muitos problemas com a GOL ultimamente, ano passado já tivemos um processo (ganho) contra eles... tá difícil... zuado demais!
      Mas continuando...
       
      HOSPEDAGENS
      Oh dúvida cruel! Aqueeeele dilema entre ficar em Porto Seguro ou em Arraial D’Ajuda (onde estão as praias mais bonitas). Até Trancoso cheguei cotar, mas affe! Minha principal preocupação era a balsa de travessia entre as duas, Porto Seguro e Arraial! Dizem que as filas são gigantescas na alta temporada, e o preço para a travessia de carro tb não era dos mais camaradas.
      Eu tinha achado opções legais de hospedagem dos dois lados, ambas meio caras... mas aí pensei: Se eu ficasse em Porto Seguro teria que atravessar 4 vezes em direção a Arraial, seriam 8 travessias. Se eu ficasse em Arraial teria que atravessar 3 vezes em direção a Porto Seguro, seriam 6 travessias.
      E SE, eu ficasse as duas primeiras noites em Porto Seguro e as cinco seguintes em Arraial d’Ajuda atravessaria SOMENTE duas vezes! E ainda no contra-fluxo! Hein? Hein? Eu não gosto muito de ficar trocando de casa não, mas a economia de tempo e dinheiro falou mais alto.
      Pegamos 2 airbnbs que recomendo, um SENSACIONAL, em Porto Seguro, e um normal em Arraial. Vou deixar mais informações nos relatos por dia, mas seguem os links:
       
      Porto Seguro: MARAVILHOSA!!!!!! Pagamos 420,00 em 2 diárias para 4 pessoas (55 reais pr noite por pessoa)
      https://www.airbnb.com.br/rooms/31595990?source_impression_id=p3_1580817851_CAUCev%2Bzmp2U93i8
       
      Arraial: TRANQUILA! Pagamos 800,00 em 5 diárias para 4 pessoas (40 reais por noite por pessoa)
      https://www.airbnb.com.br/rooms/24569640?source_impression_id=p3_1580817866_NfG0ku3oZ505faIT
       
      Foram preços bem bacanas considerando a altíssima temporada! Se vc curtiu e ainda não tem cadastro no AirBnB, faz com meu link que eu e vc ganhamos descontos de viagem!
      https://www.airbnb.com.br/c/jcarneiro3?currency=BRL
       
      ALUGUEL DO CARRO
      O carro foi alugado com bastante antecedência (pq mais próximo sobe muito o preço e fica sem opção): pegamos um Sandero 1.4 novíssimo pela Localiza, por meio do site rentcars, por 1.400,00 – 11 diárias, com taxa de deslocamento, pois pegamos em Porto Seguro e devolvemos em Vitória da Conquista.
      Achei que pagamos um preço bom e valeu muito a pena, pois fizemos viagens longas e durante os dias de estadia no litoral todo dia a gente ia pra um lugar LONGE e diferente. Na real achei fundamental se quiser ir em Trancoso, Caraíva, Espelho, estando em Arraial... a não ser se estiver sozinho, aí os passeios de van podem compensar, mas nem vi os preços.
       
      VACINAS
      Apensar de ninguém obrigar, vale muito ter vacina contra febre amarela. Em Arraial eu fui picada por TODAAAAS AS PERNILONGAAAAS DO ESTADOOOO DA BAHIAAAA, hahahahauah! Faz parte!
       
      E partiu! CONTINUA por cidade.
       
    • Por Juliana Champi
      Olás amigos mochileiros! Esse meu texto tá diferente! Tá dividido em 2 mesmo! Pela Bahia, uma história, pelas Minas Gerais, um relato. E digo isso pq não fomos pra Bahia conhecer seu belo litoral, não visitamos nenhum “lugar turístico”... fomos pro sertão! E se vc quiser saber logo abaixo vou contar pq! Já em MG percorremos um pedaço do circuito histórico, cachoeiras lindas e terminamos com uma relaxadinha em Poços de Caldas. MARA!!
      No total foram 4520km rodados por 4 estados: Paraná (de onde saímos), São Paulo (que só atravessamos), Minas Gerais e Bahia! Fomos de Nissan Versa relativamente novo (5.000km rodados) e só abastecemos com álcool, que manteve média de consumo a 10km/L.
      A equipe foi meu marido Gui, o motorista principal, eu, a navegadora e co-pilota, tb responsável pela comida e bebida a bordo, e nosso filho João (10 anos), que dormiu praticamente o tempo todo!
      Foi nossa primeira viagem em carro grande e a maior em extensão que já fizemos. Antes desta a maior tinha sido para as serras gaúcha e catarinense de UNO. Foi quando pegamos gosto pela estrada em si e não paramos mais. Eu era bem feliz com o UNO, mas viajar com carro mais espaçoso é imensamente mais confortável, sem contar que o porta-malas tb não fica cheio nunca, rs!
      A vantagem de viajar de carro neste tipo de viagem é ir conhecendo tudo pelo caminho, e tb pq passagens áreas estão meio salgadas ultimamente não??
      Para hospedagens, ao contrário da regra geral, peguei só um AirBnB desta vez, em São João Del Rei, e nos demais locais hotéis pelo Booking, com cancelamento gratuito até perto da viagem, com exceção de Poços de Calda que pegamos um melhorzinho sem direito a cancelamento, mas pago na hora. Vou descrever cada hospedagem no relato por cidades, mas já adianto que todas as opções foram ótimas e eu sigo apaixonada pelo AirBnB! Se vc quiser experimentar faça o cadastro com o link abaixo que eu e vc ganhamos desconto na próxima viagem!
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      Mas vamos começar! Segue o relato dia a dia dividido entre os dois estados!
       
      BAHIA – UMA HISTÓRIA
      (pq nem só de conhecer lugares vive o viajante)
       
      29 de dezembro de 2018 (sáb) – trecho 1: Londrina/PR > Pirapora/MG (1100km)
      Saímos de Londrina com 1h de atraso em relação ao horário planejado, mas tudo bem. As 7h da manhã estávamos rumo ao nosso primeiro destino (apenas pra dormir): Pirapora em MG.
      As estradas do Paraná têm os pedágios mais caros do Brasil, e penso que do mundo. E as estradas não correspondem ao que custam, uma vergonha! Não que sejam ruins, mas estão muito aquém do que se paga. Como estamos próximos a fronteira do PR com SP, depois de pagar um pedágio de 13,80 para andar em pista simples, cruzamos o Paranapanema (rio que marca a divisa dos estados) com apenas 1h20 de viagem!
      Em São Paulo seguimos por boas estradas, mas tb com MUITOS pedágios! Até chegarmos em MG foram 8 pedágios somando aproximadamente 66 reais!
      No carro, muito ecletismo musical, acabava Pixies e tocava Leonardo, acabava David Bowie e tocava pagode, e assim íamos!
      Não paramos pra almoçar pq estávamos cheios de lanches e porcarias no carro, mas íamos parando a cada 2-3 horas pra esticar as pernas! João tinha virado a noite jogando vídeo game então dormiu a viagem toda, rs!
      Passamos sobre o Rio Tietê numa ponte que achei legalzinha, e às 14hs cruzamos a divisa de SP com MG (divisa feita pelo Rio Grande), aí que beleza: acabaram os pedágios, mas tb acabou a estrada, kk! Pegamos trechos até que bons (sempre pista simples) na BR-146 e na BR-365, mas os últimos 100km chegando em Pirapora foram MUITOOO ruins, buraqueira, pista simples, caminhões, nenhuma sinalização... péssimo. Fotos 1 a 3
       
      1: Ponte sobre o Rio Tietê!

      2: Divisa de Estados!
       
       

      3.mp4 3: Chegamos em Minas, adeus estradas!
       
      No total foram 1100km, 194 músicas, álcool variando de 2,59 (SP) a 3,31 (MG), e consumo de 10km/L, chegamos em Pirapora umas 20h! Foram 13h de estrada! Foto 4
       
      4: o caminho do primeiro dia!
       
      O hotel que pegamos em Pirapora (Cariris) era bem simples e bem próximo à “orla” do Rio São Francisco. Fizemos check-in, tomamos banho e saímos pra dar uma volta e comer! Ia ter uma mega balada na cidade, tava tudo bem lotado e policiado! Demos só uma voltinha, comemos bem num restaurante bonitinho (Casa Benjamin) e fomos dormir! A música da balada tinha começado e não agradava em nada, rs!
       
      30 de dezembro de 2018 (dom) – trecho 2: Pirapora/MG > Caetité/BA (570km)
      Acordamos cedinho, tomamos café no hotel e saímos dar uma voltinha pra ver o Rio São Francisco com luz, rs! A “orla” estava imunda graças aos bons costumes dos seres humanos na balada da noite anterior, mas já tinha bastante gente limpando! O Velho Chico tava bem sequinho... mas por ali tinha uma ponte férrea de 1922 desativada que era bem legal. Fotos 5 e 6
       
      5: Velho Chico!
       

      6: Ponte férrea de 1922!
       
      Saímos de Pirapora às 8h45 e a estrada seguiu razoável, com o cerrado e plantações de eucalipto nos acompanhando, além de gente vendendo pequi, umbu e seriguela! Compramos tudo, inclusive pequi! As frutas comemos no caminho!
      A medida que nos aproximamos de Montes Claros em MG o tráfego de caminhões aumentou bastante, e depois desta a estrada vai ficando ruim (trepida muito) e não tem mais nada...
      É engraçado pq aqui no Paraná as cidades são perto umas das outras, mas MG é um estado imenso e dirigíamos por 100km sem ver nada! Nem posto, rs! Chegando na fronteira com a Bahia a estrada fica horrorosa, cheia de quebra-mola... padrão minas!
      Às 15h15 cruzamos a fronteira com a Bahia e a estrada ficou linda, simples, mas bonita e boa. Fotos 7 e 8
       
      7 e 8: divisa de estados e estradas bonitas!
       
      Não me lembro exatamente que horas chegamos em Caetité! Mas era de tarde, tava bastante sol! Foram cerca de 600km, 120 músicas e nenhum pedágio. Fizemos check-in no fofíssimo hotel Vila Nova do Príncipe, que era um casario do século XIX restaurado por um arquiteto suíço. O hotel ficava na praça da catedral, ou seja, no umbigo do centro de Caetité. Fotos 9 a 12
       
      9: entrada de Caetité!
       

      10, 11 e 12: Hotel em Caetité!
      Deixamos as malas e saímos pra ver a cidadinha com cerca de 50 mil habitantes e mais de 200 anos! Era bem bonitinha ali no centro e muito bem preservada historicamente. Uns 10 minutos depois de termos saído deu uma pancada de chuva e nos molhamos muito, rs! Voltamos pro hotel, tomamos banho e saímos de carro! Vimos mais casarões históricos, e com o fim da chuva voltamos pro hotel e saímos novamente a pé! Já era noite e preferimos comer ali por perto, no ótimo “Frank’s Burger”, com a melhor batata frita do mundo e chopp geladíssimo! Fotos 13 a 15
       
      13: amo mesmo!

      14: Caetité tem casa rosada tb!

      15: Igreja matriz da cidade!
      Com a pansa muito cheia demos mais uma voltinha voltamos pro hotel, onde a preço de ouro tomamos um vinho sensacional! Estava animada e feliz por finalmente ter chegado no sertão! Fotos 16 e 17
       
      16 e 17: Igrejinha a noite e vinho foda no hotel!
       
      31 de dezembro de 2018 (seg) – o grande dia: Igaporã e Riacho de Santana
      Eu sinceramente queria conhecer este “fim de mundo” chamado sertão baiano, mas não trazendo as cinzas do meu pai. Queria tê-lo trazido vivo. Ele manifestou vontade voltar já no fim, e eu disse pra ele sarar que eu o traria! Acabei trazendo as cinzas pq ele não sarou! Meu pai estava num pote azul! Ele lutou contra duas doenças crônicas no final da vida e faleceu em 16 de março de 2018, aos 67 anos, após um transplante de fígado mal sucedido realizado em Curitiba em 3 de março do mesmo ano. Apesar do estado adoentado dele há pelo menos 3 anos, o transplante significava uma nova vida, e não perdê-lo. A morte dele não passou pela minha cabeça em nenhum instante até poucos dias (poucos mesmo, menos de uma semana) antes de acontecer. Eu sinceramente ainda não entendo pq e como tudo isso aconteceu tão rápido. Eu não estava preparada, se é que alguém está!
      Mas segue a história deste dia fantástico!
      Meu pai nasceu em Igaporã (1950) e viveu parte da vida na zona rural de Riacho de Santana e outra parte em Caetité. É por isso que viemos! 💗
      Eu não tinha muitas informações, apesar de seus 3 irmãos já terem voltado desde quando foram... pq era tudo meio perdido... memórias de muitos anos atrás... e eu estava um tanto receosa! Quando botamos meu pai e seu pote azul no carro só sabia que ia levá-lo de volta pro seu sertão, mas não fazia ideia do que ia fazer, onde ia deixa-lo, como... mas isto o meu marido definiu bem: não foi o acaso, foram intercessões.
      Acordamos cedo em Caetité, tomamos nosso café no hotel e eu estava decidida: antes de visitar Igaporã em si (a ideia era deixar meu pai em sua cidade natal), ia a Riacho de Santana pra ver se achava uma prima-irmã do meu pai que ainda morava por lá... meus tios disseram que a tal da Lourdes era gente muito fina! Eu tinha mandado whatsapp pra ela na noite anterior mas não obtive resposta... arrisquei ir mesmo assim.
      Entre Caetité e Riacho de Santana são cerca de 70km percorridos em 1h, pois a estrada obviamente é simples, não tem acostamento e em muitos trechos beira precipícios ou corta formações rochosas estreitas! A mesma estrada que leva à Riacho corta Igaporã ao meio, que eu achei bem esquisita ali na rodovia! Feia é a palavra! Mas seguimos viagem e chegamos em Riacho perto das 10h da manhã!
      Cidadezinha ajeitada, muita gente na rua... pracinhas fofas, igrejinha, e aquelas coisas de cidadinhas pequenas! Onde eu começaria a procurar pela “Lourdes dos correios”? Bah, nos correios...
      Depois de um mini rolê na cidade a escaldantes 30 e muitos quase 40 graus, chegamos nos correios, que estava fechado, óbvio! Um sujeito ligeiramente alcoolizado por perto, vendo nossa cara de “oncotô” olhando frustrados pros correios fechados nos perguntou se precisávamos mandar alguma carta, rs! Dissemos que não, que na verdade estávamos procurando uma pessoa que morava na cidade e que tinha, no passado, trabalhado ali, e que era conhecida como a “Lourdes dos correios”! Ele e mais uns dois por perto se apressaram em nos explicar onde ela morava, que era ali perto, e mais um BILHÃO de informações que não faziam sentido nem eram necessárias... ele estava meio gorozado lembram? Hahahauaha... educadamente fomos nos afastando e despedindo do senhorzinho que tinha nos ajudado e uns 10 minutos depois estávamos a caminho da casa da Lourdes! Mais umas 2 perguntadas e chegamos na porta da casa dela! Que coisa estranha... ia bater lá e dizer “oi, vc não me conhece mas sou sua prima”. Estava com frio na barriga!
      Tinha um senhor de cabeça branca perto da porta que em teoria era a casa da Lourdes, mas ao perguntar ele disse que não era não. Uns 3 segundos de “comassim” depois ele entra na casa e diz “filha, os meninos chegaram”. Surge de lá de dentro uma senhorinha que era a cara da minha avó paterna e eu sem sombra de dúvidas estava na casa certa!
      Não há palavras pra descrever a simpatia, fofura, amor, sensibilidade e todos os demais adjetivos queridos do mundo pra esta família! Lourdes e seu marido “Fone” (ele tem um nome diferentão, se tratam por filha e filho, uns cute cute) que ali moravam, e suas duas filhas, Dione e Cynthya (nos explicaram pq de tanto y e h, haha) e suas 3 netas, Gabi (20) e as gêmeas Allice e Alline (16)!
      E como eles sabiam que a gente tava indo se a Lourdes nem tinha visualizado minha mensagem? Pq uma tia minha, de Curitiba, tinha conseguido falar com ela e portanto a família toda estava nos esperando!
      Contamos para eles pq tínhamos vindo: deixar as cinzas do meu pai num pequizeiro que ele tanto amava! Este “insight” tinha me ocorrido quando passamos por Montes Claros, norte de MG, e na estrada tinha um montão de pequizeiros... e gente vendendo pequi. A família do meu pai (além dele, pai, mãe e 3 irmãos) veio inteira pro Paraná na década de 70 e todos se estabeleceram em Curitiba, com exceção do meu pai, que ficou no interior do estado. Esses baianos quase se matavam por causa de pequi (os que sobraram ainda se matam), que não tem aqui no Paraná... só chega quando alguém vem lá de cima trazendo! Então um pequizeiro com certeza seria a sua melhor morada final, e pra mim, botânica, ele ficar numa árvore tb tem mil significados! A família da Lourdes nos deu dicas de onde tinha na estrada alguns pés!
      Conversa vai conversa vem... Teve lágrimas nos olhos... a Lourdes tb contou que sua mãe havia falecido há seis meses, e esta, Dona Rosinha, era irmã da minha avó! Tb teve muita história! Ela me contou que era bem amiga do meu pai, brincavam juntos... e tb contou da doidera que eu já sabia: minha avó e duas irmãs (entre elas a mãe da Lourdes) se casaram com meu avô e dois irmãos... eram 3 irmãs casadas com 3 irmãos! Casamento arranjado... os Batista e os Carneiro! Tb me contou do gênio e peculiaridades de cada um dos sobrenomes! Foi muita conversa e muita comida! MUITA mesmo! Quanta saudade eu tinha da comida da minha avó! Xiringa, Chimango, bolo frito, bolo de colher, beiju com manteiga de garrafa... meodeos! Fotos 18 a 20
       
      18 e 19: beiju com manteiga de garrafa, bolo de colher!

      20: comendo pequi num restaurante de Caetité!
      E quando Lourdes e família ficaram sabendo que a gente estava sem malas no carro e que estávamos hospedados em Caetité foi como se tivessem tomado um remédio amargo! Torceram a cara e exigiram, hahahahauahaauha, que a gente fosse lá buscar as coisas e voltasse pra Riacho passar o resto dos dias com eles! Mas já era dia 31 de dezembro e dia 2 de janeiro seguiríamos para MG, então ponderamos que iríamos sim a Caetité buscar roupas pra passar dia 31 e 1 com eles, mas que no fim do dia 1 voltaríamos pro hotel arrumar malas e seguir viagem dia seguinte! A gente mal sabia que tinha essa família quando começamos a viagem e agora íamos passar o ano novo com eles!
      Voltamos pra Caetité! Passamos lentamente por Igaporã, que de fato era bem feinha! Foto 21 Fomos reparando na estrada e avistamos alguns pés de pequi! Em Caetité fui atrás de comprar requeijão de comer com café (pra quem não sabe não tem nada a ver com o do mercado, é duro, corta e põe no café quente) e fomos pro hotel tomar banho, descansar um pouco (João queria nadar) e nos arrumar para voltar. Eu queria passar pela estrada ainda claro.
       
      21: Igaporã, pórtico de entrada!
      E assim fomos: entre Caetité e Riacho, exatamente em Igaporã, tinha um mini cemitério na beira da estrada. Ajeitadinho, mas com cara de ninguém é enterrado ali há tempos. Perto do cemitério, em uma área particular (pulamos cerca de arames farpados) tinha um pé de pequi... lá dentro da mata! Arranhei as pernas pra chegar lá pq estava de saia (ano novo né!)... e neste pé de pequi, cheio de pequi, ficaram as cinzas do meu pai! Ele estava de volta no seu sertão!
      Eu tb havia escrito uma carta bem resumida sobre sua história... escrevi no hotel minutos antes de sair pq o que devia ser feito ia clareando só na hora. Enquanto escrevia meu filho chorou bastante... esta carta foi posta dentro do pote azul (se chama urna na verdade) e deixada no cruzeiro do cemitério! Ele era católico e temos um ponto de referência para voltar, se um dia calhar!
      Foi sensacional, emocionante, um momento só nosso! Foi LINDO! Fotos 22 a 28
       
      22 e 23: O pequizeiro onde agora jaz meu papis!
       

      24: a carta!

      25: a carta no pote!

      26: o cemitério na beira da estrada!
       

      27 e 28: emoção!
      Chegamos em Riacho de alma lavada, espírito elevado... como a gente deve chegar pra um ano novo afinal!
       
      01 de janeiro de 2019 (ter) – feliz ano novo: Riacho de Santana e Caetité
      Passamos a noite do ano novo na casa de mais parentes que conheci por lá, outras primas e primos, e durante o dia ficamos só nós na Lourdes conversando muito e comendo muito muito! Que pouco tempo tivemos com eles... Me contaram da seca, do sofrimento da falta de água... que distante está minha realidade! Na despedida mais choro! Vim me despedir do meu pai e ganhei tanta gente nova e maravilhosa! Promessas de reencontros e lágrimas depois, voltamos pra Caetité!
      Arrumar as malas foi fácil, difícil foi ficar transportando o pequi que estava levando, pq segundo os baianos de Curitiba, se eu não levasse nem precisava voltar pro Paraná, hahahaha! No dia seguinte nos despedimos daquela terra onde falta água mas sobra amor com nossa primeira promessa de ano novo: até logo, sertão! Foto 29
       
      29: eu volto!
      “O sertão é do tamanho do mundo”
      “O sertão é dentro da gente”
      Guimarães Rosa sabe o que diz! 💙
      CONTINUA com Minas Gerais, num relato normal, prometo!


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