Ir para conteúdo

Guia Completo e Relato: Serra da Capivara + Serra das Confusões (6 Dias, Com custos)


Posts Recomendados

  • Silnei featured this tópico
  • Colaboradores

Valeu @mcm 

Que massa que você já foi também. O intuito é esclarecer mesmo. A Serra da Capivara é daqueles lugares surreais que devemos ir pelo menos uma vez na vida.

Mas não tem  informação a respeito do parque. Sobre a Serra das Confusões, menos ainda. Só comprando os livros guias que eles vendem nas lojinhas lá.

Também espero voltar para aproveitar melhor. Como falei, nosso guia (Mário Filho sobre o qual peguei boa recomendação num relato do https://sundaycooks.com/) foi mala. Ia se arrastando vagarosamente. Ninguém no grupo é atleta maratonista mas também ninguém tem 80 anos. Não respeitou em momento algum nosso ritmo. Para se ter uma ideia, no segundo dia ele sumiu no restaurante após o almoço pra tirar um cochilo e só fomos sair de lá mais de 15h..heheh

Fiquei injuriada com o cara porque queria ter aproveitado muito mais e de uma forma diferente. Mas é aquilo, tento sempre analisar que a pessoa poderia não estar num boa fase da vida e tals e acho interessante compartilhar o acontecido.

E simbora voltar lá um dia :)

  • Gostei! 4
Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá Erika !

Relato completo, obrigada !

Pelo que eu tenho visto, não é um lugar para mochilar sozinho \ a né ?! Até pelo valor cobrado pelo serviço de guiamento ainda mais sem carro, como seria o meu caso. Estou a procura de pessoas que queiram essa aventura comigo. Se o carro + guiamento sai a 370 a diária, podemos dividir esse valor com outros num grupo né ?!

Link para o comentário
  • Membros

Ola Érika, tudo bem? Muito obrigado pelo seu relato, fui devorando-o devagarzinho para nao acabar rápido ehehe

Em julho estarei pelo Piauí e vou estar passando próximo ao parque. Sei que nem de longe é o ideal, mas acabe fazendo uma "voltinha" no meu trajeto para poder conhecer o lugar, então, consegui encaixar um dia inteiro para visitar o parque.

Como terei apenas 1 único dia, gostaria de saber quais atrações você realmente acha que são IMPERDÍVEIS.

Vou estar com a minha mãe, ela é idosa, mas é super disposta e não tem problemas de locomoção, mas é claro, é preciso ter mais atenção, e ela é fascinada com lances de história e gostaria de levá-la até o parque, até porque li que ele é vem acessível né?

Então, levando em conta que é apenas 1 dia e não posso estar fazendo longas/dificultosas trilhas, o que você me diz sobre os passeios a se fazer?

Outra coisa, eu li em outro relato de alguém aqui no Mochileiros, que ele preferiu ficar numa cidade cujo nome eu esqueci agora, mas acho que era Coronel alguma coisa... Ao invés de Raimundo Nonato, porque estaria mais próximo e era uma cidade "mais legal" para ficar, no sentido de ser mais rústica e tals...

Agradeço antecipadamente!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores

@Bruno GNR Só de poder passar um dia já acho que vale a pena, mesmo com todas as especificidades que você colocou.

Recentemente inauguraram um mega museu novinho, o Museu da Natureza. Quando estive lá, ele ainda estava em obra, mas já tinha o maravilhoso Museu do Homem Americano.

Sendo assim, sugiro a vocês visitar um dos dois museus (Homem Americano ou o da Natureza) de manhã + o Circuito Boqueirão da Pedra Furada (BPF) na parte da tarde.

O Museu do Homem Americano leva, se você visitar com muuuuita calma, no máximo 2h e fica dentro de São Raimundo Nonato. Aí seria visitá-lo, talvez almoçar na cidade e seguir pra o parque que fica ~35km dali.

Já o Museu da Natureza fica praticamente dentro do parque e próximo do Albergue da Serra da Capivara onde fica o restaurante e a fábrica das famosas cerâmicas. Aí seria visitá-lo, almoçar no restaurante do Albergue, compras na fábrica de cerâmica e seguir para os sítios arqueológicos. Acho essa última opção muito mais viável, mas não sei dizer quanto tempo leva para visitar o Museu da Natureza.

Sobre o Circuito Boqueirão da Pedra Furada (BPF), considero ele o mais icônico e imperdível porque contem o principal sítio arqueológico (Sítio Arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada) que deu origem ao parque, um mega paredão com mais de 1.700 pinturas. É de longe, em termos de quantidade de pinturas, o mais variado. Além de ser nesse circuito que fica a famosa Pedra Furada, símbolo do parque. Ele tem acessibilidade, rampas e é tudo muito fácil de caminhar e chegar. Acredito que sua mãe não terá dificuldade alguma. Talvez sofra só com o calor que é o mais pesado.

Sobre o município de Coronel José Dias, ele realmente é o mais próximo da entrada principal do parque (~10km) e do Albergue. Não sei te recomendar hospedagem lá, mas pode ser uma ótima opção para vocês. Outras duas opções ainda melhores em termos de proximidade do portão do parque são: o próprio Albergue Serra da Capivara ou o povoado Sítio do Mocó (~2km) que ficam praticamente dentro do parque (mas em lugares diferentes). No povoado tem a Pousada e Camping Pedra Furada. É uma questão de entrar em contato com ambos e verificar preços e condições (se tem quarto privativo ou só alojamento, alimentação a noite, etc).

Para vocês, não há motivos para ficar em São Raimundo Nonato; recomendo lá para hospedagem em longo prazo (porque tem opções de restaurantes e bares a noite) e com intuito de conhecer outros lugares na região.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros
57 minutos atrás, Érica Martins disse:

@Bruno GNR Só de poder passar um dia já acho que vale a pena, mesmo com todas as especificidades que você colocou.

Recentemente inauguraram um mega museu novinho, o Museu da Natureza. Quando estive lá, ele ainda estava em obra, mas já tinha o maravilhoso Museu do Homem Americano.

Sendo assim, sugiro a vocês visitar um dos dois museus (Homem Americano ou o da Natureza) de manhã + o Circuito Boqueirão da Pedra Furada (BPF) na parte da tarde.

O Museu do Homem Americano leva, se você visitar com muuuuita calma, no máximo 2h e fica dentro de São Raimundo Nonato. Aí seria visitá-lo, talvez almoçar na cidade e seguir pra o parque que fica ~35km dali.

Já o Museu da Natureza fica praticamente dentro do parque e próximo do Albergue da Serra da Capivara onde fica o restaurante e a fábrica das famosas cerâmicas. Aí seria visitá-lo, almoçar no restaurante do Albergue, compras na fábrica de cerâmica e seguir para os sítios arqueológicos. Acho essa última opção muito mais viável, mas não sei dizer quanto tempo leva para visitar o Museu da Natureza.

Sobre o Circuito Boqueirão da Pedra Furada (BPF), considero ele o mais icônico e imperdível porque contem o principal sítio arqueológico (Sítio Arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada) que deu origem ao parque, um mega paredão com mais de 1.700 pinturas. É de longe, em termos de quantidade de pinturas, o mais variado. Além de ser nesse circuito que fica a famosa Pedra Furada, símbolo do parque. Ele tem acessibilidade, rampas e é tudo muito fácil de caminhar e chegar. Acredito que sua mãe não terá dificuldade alguma. Talvez sofra só com o calor que é o mais pesado.

Sobre o município de Coronel José Dias, ele realmente é o mais próximo da entrada principal do parque (~10km) e do Albergue. Não sei te recomendar hospedagem lá, mas pode ser uma ótima opção para vocês. Outras duas opções ainda melhores em termos de proximidade do portão do parque são: o próprio Albergue Serra da Capivara ou o povoado Sítio do Mocó (~2km) que ficam praticamente dentro do parque (mas em lugares diferentes). No povoado tem a Pousada e Camping Pedra Furada. É uma questão de entrar em contato com ambos e verificar preços e condições (se tem quarto privativo ou só alojamento, alimentação a noite, etc).

Para vocês, não há motivos para ficar em São Raimundo Nonato; recomendo lá para hospedagem em longo prazo (porque tem opções de restaurantes e bares a noite) e com intuito de conhecer outros lugares na região.

Érica MUITO obrigado pela resposta.

Então, caso eu não fique em Raimundo, seria melhor eu começar o dia já indo pra lá e ver esse o museu do Homem Americano e depois já seguir para o parque, almoçar ali na pousada e já começar a visita né?

O parque fecha cedo?

Onde eu contrataria o guia? Em Raimundo Nonato quando eu estiver lá para ver o museu? Ou eu consigo o guia em outro lugar?

Mais uma dúvida, você acha que valeria a pena fazer o passeio pelo parque logo pela manhã, almoçar ali na pousada e na parte da tarde fazer os dois museus, pela questão do calor?

Nesse caso, acha que valeria a pena eu ficar em Raimundo Nonato? Pq seria o caminho da volta passar por lá, veria o museu do homem americano e já iria para o hotel. QQ vc acha?

Tanto a pousada quanto o museu da natureza eu consigo chegar sozinho? Ou já está na área que é preciso de guia?

E esse circuito que vc me falou é possível fazer com tranquilidade em meio período?

Novamente, muito obrigado!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...