Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Floripa - Atacama - julho 2018 (14 dias) – Glúten free

Postado
  • Membros

Salve galera! Passando pra deixar meu relato de viagem bem detalhado – em termos do planejamento e da alimentação- para ajudar os demais colegas mochileiros e celíacos. Senti falta de relatos no inverno.. então vou deixar o nosso para aumentar a quantidade 😊

Peguei algumas dicas aqui e gostaria de retribuir.  Algumas dúvidas foram só respondidas percorrendo o caminho. Esta foi nossa 3ª roadtrip pela América do Sul, totalizando agora 21.044km \o/ . Fomos de HB20x, 1.6. Nessa viagem fomos só eu e o meu marido Roberto rumo ao Atacama selvagem.

Planejamento: Começamos a planejar a viagem com 2 meses de antecedência. A estimativa de gastos estava alta e não estávamos muito a fim de gastar tudo isso.. Mas com 1 mês e meio antes da viagem  decidimos ir.. Então reservamos todas as hospedagens com 1,5 mês de antecedência.. e foi difícil achar as opções que gostamos a preços baixos. Priorizamos banheiro privativo, garagem e hostel com cozinha, então as opções mais baratex já tinham ido.. Conhecemos alguns viajantes no caminho que deixaram pra reservar chegando nos locais.. passaram sufoco.

Quantidade de dias: Li relatos em vários sites e aqui no fórum sobre viagens à São Pedro de Atacama (SPA).. Com base nisso fui separando os passeios que nos interessavam e botava os pontos no google Earth. Os passeios foram divididos conforme a altitude, indo do menor ao maior, para facilitar a aclimatação.  Ficamos 6 noites em SPA, saindo dia 05/07 e retornando dia 15/07 (no final, a cidade tava ficando bem muvucada por causa das férias escolares.. fomos embora na hora certa).. A viagem ficou assim planejada (com pequenas alterações):

image.png.43f9e0d491e047bf76d0a35eacdbe5aa.png

Aplicativos: Utilizamos 2 apps. essenciais! O Maps Me, que permite navegar off-line e indica vários pontos turísticos.. Assim se você está de carro é fácil chegar, só traçar a rota. Eu já tinha selecionado os pontos que iríamos visitar, salvei no google Earth (.KMZ) e abri no app.. aí fica bem em destaque.  Vimos trocentos viajantes usando também..  Compartilho nosso roteiro em KMZ em anexo. Também usamos o app. HERE WeGo, de mapas off-line. Esse foi usado mais para a navegação no carro, para ir de uma cidade à outra. Usávamos os 2 apps. para traçar os percursos, mas o MapsMe dava umas falhadas, as vezes demorava pra carregar.. Aí o HERE salvava, ele tem interface mais simples, aí não demora tanto pra carregar. Também tínhamos um GPS, mas mal usamos.. Os 2 app. são ótimos! O marido baixou o app. dos postos YPF para verificar onde tinha posto.. em complemento aos 2 apps que tb mostraram onde tinham postos.Raramente usamos esse do YPF, tinha posto por todo o trajeto. Só evitar que  o tanque baixe menos que a metade  em trajetos longos. 😀

Alimentação Glúten Free:  Não vou explicar sobre a doença celíaca, haja vista não ser local para isso.. mas todo celíaco sabe que não basta a comida ser ‘sem glúten’, não pode haver nenhum traço de glúten, então são muitos os cuidados na cozinha.. celíaco não pode comer em qualquer lugar.. O prejuízo pro corpo é gigante e pode até estragar a viagem (Passei sufoco em 1 dia, logo na subida do vulcão..). Dá para imprimir os cartões perguntando sobre os cuidados na cozinha no idioma do país ao qual se está indo: http://www.celiactravel.com/cards/ . Em geral, a Argentina é bem servida de opções e produtos, muitos restaurantes sabem os cuidados, ao contrário do Chile (principalmente no Atacama), onde o desconhecimento é maior. Levamos vários lanches, macarrão, tapioca.. compramos mais comidas/lanches no caminho.

Isso foi essencial pois no caminho não tinha restaurantes, tinha mais aquelas espeluncas bem espeluncas (olha que meu sensor de qualidade é mediano). Aqui foi o principal erro na estimativa de gastos da viagem.. Eu havia estimado gastos de R$2234 com alimentação.. considerando todo dia comendo em restaurante e sendo generosa nos gastos, pois a comida na Argentina e SPA é mais cara. Gastamos R$1534. Os trajetos eram longos, então acabávamos ficando sem almoçar, comendo a comida sem glúten que tínhamos no carro. Por um erro meu, peguei um hostel sem cozinha em São Pedro de Atacama, mas foi bom para conhecer as possíveis opções sem glúten para compartilhar com os colegas celíacos. No relato falo mais sobre isso.

mini_2.thumb.jpg.d9d77186bb70afab28b9ce07d6083d21.jpg

Gastos: Estimei gasto total da viagem em R$  11.364,57 (2 pessoas). Orgulhosa sempre das minhas estimativas próximas, errei feio nessa! 😜 Acabou ficando em R$ 8.410,09 (não considerando os extras, roupas, presentes, ímãs de geladeiras, etc). Ainda bem que não desistimos de ir! Estimei bem os gastos com gasolina (só ver total de km em cada país, consumo do carro e preço médio da gasolina no país), hotel (fiz o cenário pagando tudo em dinheiro, lembrando que esta forma de pagto tem taxas de ISS de 21% na Argentina e 19% do Chile). Na hora pagamos alguns em cartão de crédito, dando economia. Tem tb os gastos com pedágios..  Errei os gastos com alimentação e passeios (na verdade desistimos de ir em 2 passeios no Atacama e 1 na Argentina, senão teria dado mais próximo). Considerei o custo médio da gasolina na Argentina de ARS 24 e no Chile em CL751. Na realidade estava entre ARS 31-33 no nordeste Argentino e CLP830 em SPA.. mas a estimativa de gasto com gasolina ficou próxima porque sempre considero 10% de km.

Câmbio: No planejamento consideramos a cotação de R$1 = ARS 7,69 e R$1=CLP166,66.. Fizemos um câmbio pior (R$1 = ARS 6,66 e R$1=CLP153). Trocamos a quantidade total de pesos argentinos que iríamos precisar na fronteira (Dionísio Cerqueira/BRA com Bernardo Irigoyen/ARG.). O resto levamos em reais e fizemos câmbio em SPA mesmo.. tem trocentas agências! Trocamos a quantidade de uns 4 dias e não precisamos mais trocar por causa das economias que fizemos.. Então valeu muito a pena não ter sido afoito e trocado todo o valor necessário da viagem de uma vez só.. 

Roupas:  Como fomos de carro, não precisávamos economizar com roupas.. Então levei opções de camisas curtas e longas.. Usamos roupas curtas em somente 3 dias, no 1º e último dia na Argentina(05/07 e 17/07) e em um dia no Atacama.. Essa era nossa principal dúvida, se durante o dia fazia calor e se só a noite era frio.. Pesquisamos médias de temperatura por lá.. e parecia ser calor durante o dia. Na realidade era friozinho ou friozão a maior parte do tempo, principalmente nos passeios de maior altitude. No Centro da cidade, em SPA, usávamos 1 casaco mesmo durante o dia.. tinha gente que usava short ou camisa curta, mas geralmente era o pessoal que tava andando de bicicleta (oufazendo caminhada mesmo). A partir do meio da tarde já começava a esfriar.. um frio beeem gelado. Atenção aos passeios do geysers, tour astronômico e subidas de vulcões, é frio pra #### (descrição disso aqui no relato). Também levamos calças e blusas térmicas segunda pele, foi essencial! Eu cheguei a usar 2 calças térmicas. Levamos 2 botas de caminhadas cada um e foi ótimo.. íamos revezando o uso pra não acumular tanta poeira.

Hostels/Hotéis: Como eu já disse, a escolha dos hostels  foi feita com somente 1 mês e meio de antecedência. Sempre procuramos com cozinha, garagem e banheiro privativo(esse item acaba encarecendo um pouco). Nenhum dos hotéis ou hostels que solicitei alimentação especial, forneceram de fato algo preparado pra mim. No café da manhá comia só frutas ou minha comida própria. Descrição de cada hotel segue no relato.

Itens obrigatórios: Carta verde (Argentina) e SOAPEX (Chile), pagamos R$124,82 e R$40,13 respectivamente. Fizemos o soapex no site:  https://www.hdi.cl/ 

Também é obrigatório portar 1 cambão e 2 triângulos.. mas nenhum desses itens foram pedidos durante a viagem, ao contrário das nossas outras 3 viagens pela América do Sul.  Também é obrigatória carteira de identidade (feita nos últimos 10 anos). Um item ‘quase-obrigatório’ é o seguro saúde, melhor ter para prevenir qualquer problema..  Fizemos a R$ 249,23 (valor para os 2 juntos!)  pela TRAVEL ACE.

Propina policial: Bem..como nunca mais havíamos lido relato aqui de propina em posts atuais.. e nem tivemos problemas nas outras viagens.. achei que a prática da propina estava aposentada.. Pra nossa decepção fomos parados pela polícia antes de Corrientes, na região de Entrerios.. Policial disse que estávamos a 60km/h e o limite era 50km/h (muito longe dali fica um policial escondido medindo a velocidade dos carros).. Ele falava isso olhando o tempo todo pra baixo, pros lados.. nunca nos nossos olhos. Disse que a multa era de 300 reais, mas que poderia ser gente boa e deixar a multa a R$100 para evitar burocracia, sabia até a cotação do dia para dizer o equivalente em peso. Pedi algum comprovante de que estávamos acima do limite, ele disse que não tinha. Eu e o marido nos olhávamos não acreditando que estávamos caindo na máfia das propinas.. nos deu tanta raiva, tanta raiva.. Pagamos o R$100 e só queríamos sair correndo dali.. naquele que era o 1º dia na Argentina. 😥

Viagem_atacama.kmz

• Respostas 21
  • Visualizações 9.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Dia 13 – Resistência – São Miguel do Oeste – 657 km Em Resistência decidimos ir no WALMART  comprar as comidas pra família e pra nós.. tinha muitas opções sem glúten.. deixamos 3900 pesos.. mas f

• DIA 1: Floripa – Dionísio Cerqueira -722km Saímos de Floripa até Dionísio Cerqueira, passando pela linda serra catarinense. [celíacos]: Parada para almoço no restaurante e lanchonete E

• saleteavilajgs
    saleteavilajgs

Como nos costumamos acampar direto em camping e montanha  Tenho estes dois, muito uteis. Para camping  https://www.americanas.com.br/produto/18553279/fogareiro-duo-ceramik-nautika-com-4

Posted Images

Featured Replies

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.