Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros

bomederos, qual o seu email, estou pelo cel e não consigo visualizar....tenho 4 cotações de empresas faladas aqui, mas meu coração, olhos e vontade estão indo para a Grado 10, entra no site deles e me fala....rsrs rs....o serviço bem diferenciado porém um pouco mais caro, mas quem está na chuva é pra se molhar, não sei se poderei fazer essa viagem de novo pq tenho uma filha e não é toda hora que posso me dar esse luxo....pq não aproveitar o melhor??? Com um pouquinho fe esforço finaceiro....hahaha. Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Deserto do Atacama e San Pedro do Atacama - Maravilhas do Altiplano Chileno - Dicas de quem já foi

 

O Deserto do Atamaca localizado no Norte do Chile é o deserto mais alto e mais árido do mundo. Em algumas localidades não chove há 400 anos e o índice pluviométrico anual é 0,1 mm. O Atacama é 250 vezes mais seco que o deserto do Saara. Apesar do clima inóspito o Atacama com planícies ultrapassam os 4.000 metros e montanhas de mais de 6.000 metros é um lugar de incríveis maravilhas naturais e espetaculares formações geológicas.

 

A pequena cidade de San Pedro do Atacama (SPA) é o principal pólo turístico da região, concentrando os principais serviços locais: hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, transportes, tours, agências e locadoras. Outras cidades também podem servir de base para o visitante que estiver viajando de carro como Toconao e Socaire. Estas são menores e mais baratas.

 

Mais detalhes em

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2013/04/deserto-do-atacama-guia-rapido-dicas-e.html

 

O turismo local é feito a partir dos tours (passeios) que partem diariamente de San Pedro. O transporte é feito em vans, micro-ônibus ou pick-ups para os principais atrativos da região: Salar de Atacama, Salar de Tara, Lagunas Altiplânicas, Vale da Morte, Vale da Lua e Geisers del Tatio.

 

Clima - O Altiplano do Atacama (com regiões acima dos 4.000m) apresenta grande variações de temperatura entre o dia e a noite, indo dos 40ºC até 0ºC à noite, mesmo durante o verão. No inverno as temperaturas podem ficar muitos graus abaixo de zero nas localidades mais elevadas.

 

Problemas com altitudes elevadas – O efeito da altitude sobre o nosso corpo é um fator que pode acabar com a viagem de muitas pessoas. O mal da altitude é provocado pelo ar rarefeito e os sintomas começam a ser mais fortes em elevações acima dos 3.000m. Aqui vc acha dicas para se evitar ou reduzir os efeitos do “soroche” (mal de altitude na lingua local) http://zip.net/bhjLmq

 

Para quem quer conhecer as belezas do Altiplano e do Deserto do Atacama o ideal é fazer uma aclimatação de três ou quatro dias em San Pedro (2.400m) antes de se aventurar nos passeios do altiplano onde as altitudes chegam aos 4.500 metros.

 

Como chegar - O Aeroporto El Loa é o mais próximo e fica na cidade de Cálama (Chile), cidade distante 100 Km de San Pedro de Atacama. Este aeroporto é regional. Os vôos internacionais chegam em Santiago (Chile) de onde é feita a conexão para Cálama em vôo de cerca de 1 hora (Lan Chile, Air Comet , Sky AirLine). De Cálama chega-se a San Pedro pela estrada RN-23 em transfers contratados, ônibus ou carro alugado. È possível chegar em San Pedro de ônibus vindo de Santiago (Tur Bus; Pullman Bus) ou da Argentina em ônibus que parte de Salta (Transportes Andesmar ).

 

Quer ir de carro, moto ou 4x4? veja no meu blog várias informações úteis (rotas, GPS, mapas) http://zip.net/bmjK4N

 

Dinheiro e Câmbio – SPA tem boa estrutura, tem caixas bancários (é possível fazer saques com cartões do Brasil) e várias casas de câmbio. A maioria dos estabelecimentos comercias, restaurante e pousadas aceita pagamento com cartão de crédito.

 

Comida Local – Existem muitas opções de restaurantes em San Pedro. O “menu del dia” oferecidos pelos restaurantes são caprichados e econômicos (entre US$ 12 e US$ 16) e incluem entrada, prato principal e sobremesa, alguns ainda incluem uma taça de vinho. Os restaurantes da Rua Caracoles são os mais caros, alguns restaurantes mais simples como os da rua da rodoviária de San Pedro tem refeições mais simples e preços mais baratos entre US$ 7 e US$ 9 por refeição. No Chile são excelentes os peixes e os frutos do mar. Em alguns restaurantes é servida carne de Cordeiro e de Llama, esta última tem um gosto peculiar e saboroso. Provavelmente, durante o dia você estará nos passeios que geralmente incluem almoço e lanches. Então o gasto principal com alimentação será com o jantar.

 

Dicas de restaurante e onde comer no meu blog: http://zip.net/bgjK8M

 

Hospedagem - Os hotéis San Pedro são caros! Os preços mais baratos são encontrados em hosteis (albergues) com quartos e banheiros coletivos e campings. Se você quiser ficar em um quarto privativo com banheiro terá que pagar pelo menos US$ 90. Uma preço acima da média das demais cidades do Chile e da Argentina. Eu fiz uma boa pesquisa pela internet e nem todas as pousadas responderam os e-mails e muitas estavam lotadas. Pelo que passeui por lá, li e pesquisei algumas pousadas nesta faixa de preço têm problemas como falta de água, excesso de poeira e falta de água quente para o banho. O café da manhã, quando está incluído no pacote, também não é dos melhores (o nosso foi péssimo...). O atendimento é educado mas frio. Antes de fazer sua reservar sua hospedagem pesquise estes links com dicas sobre a cidade: tripadvisor, booking e mochileiros.com. No meu blog tem mais informações sobre minha hospedagem no atacama.

 

Quanto tempo ficar – O tempo mínimo para se conhecer os principais atrativos e pontos turísticos são 5 dias. Entretanto, é possível ficar 15 dias na cidade e, em cada dia, fazer um passeio ou programa diferente. Existem muitas opções.

 

O que conhecer? Em San Pedro de Atacama existem muitas opções. Os cinco tours (ou passeios) mais famosos e concorridos são: 1 - Laguna Cejar e Ojos de Salar; 2 - Vale da Morte & Vale da Lua; 3 - Lagunas Altiplânicas, Salar do Atacama e Laguna Chaxa (4.100m) 4 - Deserto do Atacama e Salar de Tara (4.500m) e 5 - Geisers del Tatio (4.300m). O ideal para a aclimatação à altitude é tentar fazer os passeios nesta ordem listada acima, isso porque os últimos passeio são em locais acima dos 4.000 metros e exigem uma cerca aclimatação. O custo destes cinco passeios gira em torno dos US$ 200 por pessoa, dependendo da operadora contratada. Algumas operadoras e agências aceitam cartões de crédito. Vale a pena agendar os passeios diretamente em San Pedro, assim você pode comparar os preços e escolher as opções que mais lhe agradam.

 

Dicas sobre os lugares imperdíveis e as melhores operadoras estão no meu blog, fuja da roubada...

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2013/04/deserto-do-atacama-guia-rapido-dicas-e.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Outra dúvida ?? Como são esses passeios ? Pergunto se são aqueles micro onibus c um bando de gente. Eu odeio kkkkkk prefiro passeios c menor número de pessoas.

N gosto mt de agências, elas te amarram demais. Mas se alguns passeios forem difíceis de chegar ou exigirem um guia, daí n tem jeito msm. Mas só gostaria de saber se eles são restritos ou é uma muvucada de gente !! valeu!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vicente, pensei no seguinte:

 

1 - Laguna Cejar e Ojos de Salar ( pretendo fazer de carro alugado!)

 

; 2 - Vale da Morte & Vale da Lua; vc disse : DÁ PARA FAZER DE CARRO ALUGADO, SÓ A PARTE DO VALE QUE FICA NA BORDA DA ESTRADA PARA CÁLAMA)

 

Então, nesse caso, vale a pena então fazer c agência p então conhecer todo o Vale de La Luna ????

 

 

3 - Lagunas Altiplânicas, Salar do Atacama e Laguna Chaxa (4.100m) - farei de carro alugado!!!

 

 

4 - Deserto do Atacama e Salar de Tara (4.500m) farei com agência!!

 

5 - Geisers del Tatio (4.300m). agência!

 

O ideal, seria montar o roteiro p os passeios c o carro alugado ficar em sequência, n acha ???

Pretendo ficar mais um ou dois dias no deserto, qual outro passeio encaixaria ??

Quando falei de carro alugado, estava me referindo a um carro normal, sem ser 4x4, dá ???

esses passeio são de dia inteiro?? Tem noção de preço de aluguel de carro ???

MMuuito obrigada msm !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ok está muito bom seu planejamento.

 

Os itens (1) e (3) dá para ir de carrinho alugado sim (carro comum , eu fui de corsa 1.4), o caminho é tranquilo, dá para ir parando tirando fotos, etc... dá para ficar o tempo que quizer em cada lugar, levar um lanchinho, etc... Se vc tiver GPS ou alugar o carro com GPS fica mais fácil ainda, no meu blog tem as coordenadas todas para GPS. Senão dá para chegar seguindo as placas. Eu fiz esta rota (1) + (3) em um dia.

 

O Vale da Lua dá para ver só da estrada mesmo, no lugar onde o pessoal vai ver o por do sol, tem uma estradinha de terra qeu percorre uns 500m até próximo da borda. Eu achei no instinto fui andando e depois de uns 6km de San Pedro vi um aglomerado de vans e microonibus e pensei deve ser ali.. eu fui metendo o corsinha (estradinha bem ruim, mas dá para ir tranquilo)

 

Também dá para ir de carro comum para outros lugares como Termas de Puritama, Observatório, Toconao, Socaire, etc...

 

Mas eu acho que vale a pena fazer o tour contratado nas agência para os Vales (Morte e Lua) porque você vai lá dentro, percorre as trilhas etc.

 

 

Tem noção de preço de aluguel de carro ??? No Chile não tenho idéia do valor, mas deve girar em torno dos US$ 80 ou US$ 90 por dia...

 

Para Geisers e Tara só de carro grande (pick-up ou 4x4) dá para chegar se vc tiver conhecimento de navegação com GPS, ou se contratar um guia. O mais comum é o pessoal ir com as excursões. A Grado 10 parece ter uma equipe legar e um veículo grande e confortável.

 

esses passeio são de dia inteiro??

O Salar de Tara é o dia todo,

Geisers vc sai bem cedo (3 ou 4hs dependendo da agencia e da época do ano) e vc chega entre 13 e 14hs, mas se chega muito cansado (até dá para fazer outro passeio à tarde mas é complicado, na altitude ficamos cansados )

Vale da Morte e da Lua geralmente sai à tarde , as 16hs. Então dá para encaixar um passeio pela manhã;

 

Pretendo ficar mais um ou dois dias no deserto, qual outro passeio encaixaria ??

Lá tem muita coisa para se fazer, eu queria ter feito as Termas de Puritama também mas não deu tempo, parece ser legal. Tem ainda as Ruinas de Quitor, o Vale do Arco Iris e o Tour Astronomico, aí depende do seu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...