Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

12 DIAS INTEIROS NA CHAPADA DOS VEADEIROS (2021) - RELATO RESUMIDO

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Oi turma, tudo bem com vcs? Eu fiz algumas viagens durante a pandemia e acabei não fazendo o relato por aqui, tava meio desanimada! Mas como muita gente procura infos sobre a Chapada dos Veadeiros, vou deixar um resumo aqui de como foi a minha trip pra lá. Tb pq ela é disparada a minha viagem favorita no Brasil, rs!

Não vou colocar muitas fotos aqui, mas se quiser ver mais tenho destaques salvos no insta: @familia.mochileira

QUANDO? Viajamos pra Chapada em ABRIL de 2021, fim da baixa temporada. Pq baixa temporada? Pq no verão chove, e cachoeira com chuva não combina, sabemos. Lá eles levam bem a sério esse lance das chuvas e ao menor sinal de pingos várias atrações nem abrem. Algumas ficam permanentemente fechadas até o início da estação seca, que começa em maio.

Não pegamos nenhum dia de chuva forte, e pegamos as cachus com volumes absurdos de legais, deve ser uma visão bem diferente visitar tb na estação seca, um dia volto. A trilha da cachoeira do Dragão e a trilha longa dentro do Parque (travessia de dois dias), por exemplo, não estavam “funcionando” em abril, só a partir de maio.

COMO? Moro no interior do PR, os planos iniciais eram ir de avião até BSB, alugar carro lá e seguir. Mas com medo da pandemia, cancelamos as passagens e fomos de carro desde o PR mesmo. Ficamos 12 dias na Chapada, entre São Jorge e Alto Paraíso. Os planos originais incluíam Cavalcante, que cancelamos pq lá estava tudo fechado.

HOSPEDAGENS! Acabamos fazendo duas passagens em Alto Paraíso, pq nossa primeira hospedagem, em Cavalcante, acabamos cancelando conforme contei acima. A gente queria ficar em um lugar bem privativo (sem contato com pessoas) e que tivesse cozinha, pq não faríamos refeições fora (por causa da pandemia). Nossas escolhas foram todas do AIRBNB, vou deixa-las abaixo.

De 5 a 8 de abril ficamos na casa da Sandra. Adoramos. Ela é muito gente fina! Durante a noite a gente ficava na varanda da casa conversando e bebendo a distância. Tem várias casas no quintal.

https://www.airbnb.com.br/rooms/24808714

De 8 a 13 de abril ficamos na Vila de São Jorge, na casa do Emir. A casa era o piso superior da casa dele, com entrada separada. Bem funcional, e o Emir foi super atencioso.

https://www.airbnb.com.br/rooms/16404869?guests=1&adults=1

De 13 a 17 de abril ficamos na casa do Nadav, adoramos! A casa é perto da Loquinhas, mas fica na zona rural, então só recomendo pra quem está de carro. O Nadav é israelense mas foi daqueles que veio visitar, se apaixonou e ficou. Ele acabou passando pela propriedade algumas vezes pq o quintal estava parcialmente em obras. Ele sempre avisava quando ia (pedia permissão) e em algumas destas ocasiões trocamos ideia! A casa é um arraso.

https://www.airbnb.com.br/rooms/24957551?guests=1&adults=1

ROTEIRO COMENTADO: Fizemos 8 dias de rolês sozinhos com nosso carro e 4 dias com guia e carro 4x4. Vou falar sobre cada um deles a seguir e depois sobre o guia. As trilhas que fizemos guiadas vou indicar, a que não tiver essa informação é pq fizemos sozinhos.

CONTINUA.

Featured Replies

Postado
  • Membros
Em 10/02/2022 em 16:33, Juliana Champi disse:

Então, certinho eu vou ficar devendo. Eu tenho o péssimo hábito de não anotar muito as coisas quando viajo dentro do Brasil sabe, e aí não lembro. Mas vou tentar dar uma geral dos preços.

- combustível é algo que nem ia adiantar eu ter o preço pq além de ter subido muito, não sei a média de consumo do seu carro, mas isso dá pra vc ter uma ideia com valores "atuais e simular seu consumo.

- o guia (os vários com quem conversei) tinham preços meio "tabelados": 250 reais por dia por pessoa, e pra fechar o carro só pra nós dois eles cobrariam a diária fechada do carro, 1000 reais (surreal). O nosso guia logo de cara se mostrou receptivo a negociar, até pq a procura estava pequena e era fim da baixa temporada no meio da pandemia. Ele mesmo propôs fazer 800 por dia, a gente chorou chorou e fechou por 600 a diária, quase igual o valor que seria individual em grupo. No rolê que substituiu o Dragão, a "quarta diária" ele cobrou só metade pq de fato era um rolezinho menos legal.

- as entradas das atrações variaram de 20 a 50 reais por pessoa, sendo que a maioria era 30. Só a Label foi 50, lembro que janela foi 40 e o resto quase tudo 30. As badaladas e muvucadas "Almécegas" estavam 70 por pessoa, a gente nem foi... achamos absurdo, e tb pq veríamos coisa muito melhor. Acredito que estes preços tb já possam ter sofrido reajuste, e tb não sei se na alta temporada cobram outro valor, mas são informações que vc acaba achando na internet meio fácil. Quase todas as atrações tem página no insta por exemplo, vc pode perguntar! Foi o que eu fiz antes de ir! 

- o preço de comida no mercado era normal, nada muito caro ou barato em relação a cidade que moro aqui no PR. Inclusive pra bebidas. Já restaurantes fomos somente em um, uma vez, e não lembro do valor.

Boa viagem! :D

Oi Juliana, em primeiro lugar gostaria de parabenizar sua escrita, muito didática e criativa. 

Em segundo lugar, me tira uma dúvida: supondo que eu vá sozinho pra chapada, os preços seriam 250 no carro do guia + o valor da cachu? 

Postado
  • Autor
  • Membros
8 horas atrás, victorknx disse:

Oi Juliana, em primeiro lugar gostaria de parabenizar sua escrita, muito didática e criativa. 

Em segundo lugar, me tira uma dúvida: supondo que eu vá sozinho pra chapada, os preços seriam 250 no carro do guia + o valor da cachu? 

Oiê! Obrigada! :D

Esse valor de 250 reais por pessoa é no carro "cheio", caso o próprio guia ou vc mesmo consiga combinar com outras pessoas de fazerem o mesmo rolê no mesmo dia... o guia sempre agiliza isso. Na remota hipótese de vc ir sozinho pq quer ou pq não achou companhia, vc teria que pagar a diária do carro completa, 1000 reais, rs, referente aos quatro lugares! Mas tudo isso é negociável e sempre tem gente pra combinar o rolê.

E sim, esse valor do guia não inclui o valor da atração, vc tem que pagar a parte.

Postado
  • Membros

Relato da Ju continua completo,mas senti falta do filho.Não foi dessa vez?Não conheço essa Chapada, mas se há que caminhar muito,não É mais para mim.

Postado
  • Autor
  • Membros
13 horas atrás, D FABIANO disse:

Relato da Ju continua completo,mas senti falta do filho.Não foi dessa vez?Não conheço essa Chapada, mas se há que caminhar muito,não É mais para mim.

João está adolescente e perdeu - temporariamente eu espero - o interesse em rolês de trilha ou de foco exclusivo na natureza. Durante a pandemia fizemos 3 viagens nesse estilo, e ele não quis ir em nenhuma. Tem a questão das aulas tb, ele é caxias, não gosta de matar aula. Este ano vamos fazer duas viagens maiores, pro Chile logo mais e pro UK em setembro, ele topou ir só na de setembro pra não perder aula demais, rs.

E sim, a Chapada dos Veadeiros é uma viagem de esforço físico considerável a intenso, dependendo das trilhas escolhidas. Até tem uma ou outra atração de acesso mais fácil, mas as mais legais costumam ser as mais difíceis.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.