Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

O pico do Marins está na Serra da Mantiqueira, que por sua vez é uma Unidade de Conservação, chamada APA Mantiqueira, que começa lá em Sto Antônio do Pinhal e vai terminar pouco depois de Aiuruoca.

Veja nesse link os limites.

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/kmz/apa_serra_da_mantiqueira.kml

 

E tudo que existe nesses limites está protegido por leis. E quem tem sitios ou fazendas dentro dos limites, é obrigado a seguir o que o ICMBIO determina.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Eu não indico subir o Marins nessa época.

As chances de pegar tempo fechado e chuva no topo são muito grandes.

Já passei por muito perrengue lá por causa disso.

Não vale a pena.

É só neblina e uma fina garoa que não acaba.

A não ser que vc pegue uma boa janela do tempo no feriado.

Boa sorte.

 

Qto ao Acampamento Base, pelo que eu sei, desde Abril do ano passado o local é administrado pelo Paulo e pela Márcia: (12) 99606-2531.

E-mail: m.m.novoseusados@gmail.com

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Augusto / Victor

 

Estive lá em outubro, bem, fiquei impressionado!

Alguém pintou novas marcas e a trilha esta muito, muito, muito bem marcada!

A nova administração do acampamento base eles disseram que MORAM lá, então, mesmo no verão, sempre terá alguém por lá.

 

Quanto ao clima, escute o Augusto. Tem que ter janela. Senão vc frita com o calor, não vê nada e ainda morre atingido por um raio...

 

Porém.... um comentário: fiz a pedra da mina, via Paiolinho em janeiro! Era outra montanha! Muitas cachoeirinhas, vários pontos de agua. Temperatura amena, não precisava levar blusas, e não sofri muito com o calor. Foi uma boa janela. Fazer uma marins-itagua, com agua no percurso deve ser outra coisa.

 

Para facilitar recomendo o link abaixo para previsão do tempo. O primeiro olhar é assustador, mas depois que você entende, percebe que a previsão de tempo desse site é bem vantajosa.

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=401781

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estava seguindo a evolução das previsões para final de semana agora de Páscoa. Tá complicado decidir entre essa travessia e o Pico Paraná. Se as previsões estão certos, na sexta a tarde, e no sábado vai estar bastante nublado (ainda que as previsões estão cada vez melhores). No domingo parece que dará algumas vistas e quando entrar tormenta na tarde espero já estar voltando para casa. Eu somente tenho dúvidas sobre a navegação no sábado se a visibilidade está ruim. Tenho GPS com tracklog, descrição, mapa e bussola, mas nunca fizemos a trilha antes. Lí que é comparavel com Petro-Tere. Se for, acho que estaremos tranquilos para fazer. Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(...) Lí que é comparavel com Petro-Tere. Se for, acho que estaremos tranquilos para fazer. Alguma dica?

 

Como trekking, a subida no marins, já considerei por muito tempo o trekking mais difícil que já fiz, do ponto de vista de orientação. Talvez, o circuito Valivieso de Ushuaia seja mais difícil... os castores alagam trechos da trilha e tudo muda, cada um vai pra um lado, não existe caminho, é terrível....bom, a pior eu não sei é uma briga boa.

 

SF, Itatiaia, petere, enfim, ainda não conheci local mais desorientador que o Marins. A nova marcação de trilha e minha experiência de , sei lá, uma dúzia de subidas.... bem. Minha opnião atual mudou, mas eu mudei, a trilha mudou. Acho que para quem nunca foi, essa subidinha merece seu respeito.

 

Deixe a bussola e o mapa em casa, totalmente inútil. Tem GPS? Só ajuda se tiver bom senso... A precisão do GPS de 3m no melhor cenário pode te colocar em uma trilha paralela. O caminho é errado mas para direção correta, muito mais difícil de andar. Você acaba indo para a direção correta, onde você chega mais exausto e arranhado que se estivesse no caminho correto, mas chega lá.

 

Acredite, há pontos que tem uns 4 caminhos para se chegar no mesmo lugar e você realmente não sabe qual é o caminho correto e muitas vezes nem percebe que há outro caminho fácil paralelo e que vc esta no caminho mais difícil...

 

A boa noticia é que foi feito recentemente uma nova marcação e tudo ficou muito tranquilo.... ou não!

 

Isso eu vi no ano passado, todo um verão de sol e chuva aconteceu, poucas pessoas pela baixa temporada, o mato subiu.... a coisa pode estar difícil.

 

Agora, tudo explicado, vou resumir minha opnião. Acredito ser possível, mais difícil que petere e que você vai subir e descer sem ver paisagem nenhuma.

 

Pra fechar, eu mesmo pensava em fazer a travessia de marins itaguaré. Sei que: consigo e duvido que veja qualquer paisagem.

 

Então, eu não vou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...