Ir para conteúdo

Salta e San Salvador de Jujuy


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Complementando as dicas do Gabriel:

 

Hospedagem: Las Rejas (http://www.lasrejashostel.com) - tem o setor hostel (quarto p/ casal 65,00 pesos, sem café) e o setor B&B (quarto p/ casal 125,00 pesos, com café). Excelente localização, internet, confortável, bom atendimento.

 

Dica de alimentação: Restaurante Doña Salta (http://www.donasalta.com.ar) - serve comidas regionais, bem interessante. Comemos as deliciosas empanadas (não dá para perder as empanadas salteñas!), humita (parecida com a nossa pamonha) e huaschalocro (uma sopa de charque, linguiça, batata e milho, basicamente).

 

Passeios:

- Purmamarca, Salinas Grandes, Povoado El Mojón, San Antonio de los Cobres, Ruinas de Tastil. Fomos com um guia, num carro 4X4, e pagamos um tanto caro pelo passeio (216,00 pesos por pessoa), é bem possível que existam agências com preços mais baratos em Jujuy e mesmo em Salta, mas estávamos cansados e optamos pela comodidade de contratar o passeio na agência ao lado do Las Rejas...Vale a pena dar uma pesquisada.

 

- Cafayate (no percurso há lindos vales, formações rochosas incríveis, tudo muito lindo!). Fizemos o passeio de van, com uma agência de turismo (100,00 pesos por pessoa), mas também pode ser feito de bicicleta (pra quem está em melhores condições físicas, deve ser bem legal).

 

- Infelizmente, não conseguimos ir para o povoado de Humahuaca, nem Tilcara, nem Cahi...

 

- Achei legal subir de teleférico até o Cerro San Bernardo. A passagem custa 6,00 pesos. Descemos pela escada, tranquilo. No fim da descida está uma praça com um monumento ao General Güemes e, em seguida, o Paseo Güemes, por onde descemos até o centro (uma boa pernada).

 

- Infelizmente, também não conseguimos visitar o Museu de Arqueologia de Alta Montanha, pois fica fechado das 12 às 16, se não me engano. Deve ser bem interessante. Fica na Plaza 9 de Julio, onde também podemos ver a Catedral, o Cabildo, etc.

 

- À noite, para quem gosta de agito, o movimento é na Balcarce, uma rua cheia de bares. A balada começa a 1 da manhã e vai até umas 5...Bom, preferimos guardar nossas energias para curtir o dia, mas vale a dica.

 

Um site bacana: http://www.destinoexotico.com

 

Bom proveito para quem for!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cheguei do norte da Argentina ontem e seguem algumas considerações e dicas:

meu roteiro foi voo até Cordoba, seguindo até Jujuy de onibus, daí a Quebrada de Humahuaca, trem até Uyuni, passeio até SP Atacama e volta de onibus até Salta.

 

O onibus de Cordoba para la pela Flechabus custa 150 pesos o cama. Servem jantar regado a vinho e whisky (!) com rondelli, frango...

 

A cidade de Jujuy é feia e tem transito caotico, mas é a porta de entrada pro extremo norte do pais, a bela quebrada de Humahuaca. A melhor cidade é Tilcara, linda, cercada de belas montanhas e com as ruinas de Pukara ao lado e a garganta do diabo, com 2 cachoeiras acima. Varias pousadas de todos os niveis e preços. Cheia de bons restaurantes, a cidade se parece com San Pedro de Atacama.

 

A cidade de Humahuaca é historica, mas com muito menos charme, poucos restaurantes e muitos hippies vendendo artesanato. Não fomos a Iruya e Yavi, mas ouvimos falar muito bem na região. A cidade fronteiriça de La Quiaca quase nao tem hotel. Quem dorme ali pra pegar um trem no dia seguinte deve reservar hotel . Tem um otimo restaurante, Casola. Tão bom que atravessamos a fronteira de manhã pra comprar passagem, além de outras compras (tem de tudo e muito barato) e atravessamos a fronteira de volta só pra almoçar no Casola e voltar a Bolivia pra pegar o trem.

 

De San Pedro de Atacama, voltamos num onibus a Salta. Acho que é a estrada mais bonita que ja passei. Inicia-se pelos vulcões da cordilheira, passa por tres salares e lacos andinos e termina numa vertiginosa sequencia de curvas pela Cuesta de Lipan. Além disso passaram varios filmes novos e com boa qualidade de som e imagem. Fomos pela Pullman, acho q dá pra reservar pelo site http://www.pullman.cl.

 

Em Salta, seriam 2 noites mas passamos pra 3. Ficamos no Hotel Crillon, ao lado da Praça 9 de julho, onde tudo acontece (museus, shows, resturantes). Após algum choro ficou 160 pesos para 3 pessoas com o melhor cafe da manha da viagem. Na rodoviaria, é cheio de gente querendo te levar para o hotel deles, mas em geral são longe. Come-se muito bem. Só não vale a pena a parrillada que vem um monte de carne dura e linguiças nojentas (10 x 0 pro nosso rodizio!).

 

Num dos dias alugamos um carro e fomos a Cafayate. Vale a pena. Na estrada, a Quebrada de Cafayate vale varias paradas. Próximo à cidade, a boa são as vinicolas. Hoje em dia Cafayate só perde em quantidade e qualidade pra Mendoza. Destaque para a artesanal Finca las Nubes, ao lado de inscriçoes rupestres.

 

Na volta passamos em Cordoba, que nao tem muita coisa, alem de boas feiras de artesanato.

 

Bem resumidadamente é isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola Maxi

voce que voltou recente do Noroeste da Argentina, queria sugestao : vamos de carro no final do ano passar por Salta, visitar Tilcara e arredores até o Atacama.

Vale a pena descer ate Cafayate?

como está a estrada até Tilcara? é de ripio?

melhor fazer o passeio do salar por S.Pedro ou por Uyuni? vi que é mais barato sair por Uyuni, mas teria que voltar pro lugar de origem por causa do carro que deixaremos guardado. até pensei em deixar o carro em La Quiaca e ir de trem ate uyuni depois voltar a La Quiaca... talvez seja bobagem.

aguardo resposta, obrigada

tem fotos em algum album?

abracos sueli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sueli, a estrada pra Cafayate é linda e próximo a cidade vale várias paradas em formações rochosas fantásticas. Vale um passeio às vinícolas tb. A 60km da cidade tem as ruinas de Quilmes q não cheguei a ir, mas dizem valer a pena. Quanto a estrada de Jujuy pra Tilcara e de lá até La Quiaca na fronteira é toda de asfalto, lisinha. Só tome cuidado com a velocidade pois tem muitos postos de polícia. Quanto ao passeio do Salar, acho q tando de carro tanto faz de onde partir. Com abgencia, tb da pra ir e voltar por Uyuni, tinha gente fazendo isso. Eu vi que o trem d La Quianca pra Uyuni transportava carro tambem, tvz seja uma alternativa. O 1o dia do passeio, no salar propriamente dito, dá pra fazer com qualquer carro. No final do 2o dia, já próximo à árvore de pedra q tem um trecho muito ruim, com pedras grandes, onde penso que só passam veículos mais altos. Abraço

Max

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal sou novo por aqui e gostaria de saber uma informação. Estou planejando uma viagem para Machu Pichu com volta pelo atacama. Alguem sabe quais os dias, horarios e preços do onibus de atacama para salta ou qual é a melhor rota ( mais barata) para sair do atacama e chegar em SP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Obrigada Maxi pela resposta.

mais pra frente vou perguntar mais coisas.... hehe... aguarde!

 

Cesar, acho que a maneira mais barata de voltar do Atacama deve ser pela Argentina/Salta mesmo. No Chile tudo é muito mais caro.

tem um topico aqui que alguem deu infos sobre os onibus de SPedro ate Salta. dá uma fuçada. Boa sorte.

sueli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal,

Estou planejando uma viagem para Machu Pichu com volta pelo Atacama e norte da Argentina para Set/2008. Parece que o Trem das Nuvens voltou a funcionar pela bagatela de US$ 140 por pessoa. Quem tiver grana e disposição para pagar, parece que é um passeio bem bonito. O site é

http://www.trenalasnubes.com.ar/

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...