Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Augusto!

Ótimo relato, e melhor ainda por ser tão ativo nas respostas.

 

Estou me programando para sair de Aguas da Prata no dia 16 de Feveiro e chegar em Aparecida no dia 26 ou 27 fev - 2011.

 

Tenho algumas dúvidas:

 

1 - Você fez a caminhada em que época? Era frio? Notei que nas fotos vc estava de camiseta com manga longa e calça.

2 - Quanto a dinheiro, vc levou cartões ou somente uma boa quantia? O que você sugere?

3 - Quantas mudas de roupa e que tipo você levou?

 

 

Abraços

 

Maycon Leite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Maycon.

Sempre estamos aí p/ ajudar no que for possível.

 

1 - Iniciei essa caminhada em Tambaú no final de Maio.

Peguei muito sol e quase nada de chuva.

As vezes iniciava a caminhada com tempo nublado, mas logo o tempo melhorava e o Sol muito forte. Creio que é a melhor época, porque as chuvas já se passaram (chove muito no verão) e o frio ainda não apareceu. Talvez vc pegue um pouco de chuva, mas nada que irá dificultar a caminhada.

 

2 - Eu levei os dois: cartões e dinheiro e sugiro que vc faça o mesmo. E vc não vai gastar tanto. Vai por mim.

Na maioria das vezes vc sempre estará chegando no final da tarde na cidade e muito cansado.

A alimentação é relativamente barata (em muitos restaurantes vc pode pagar com cartão de crédito ou débito) e os valores atuais das pousadas está no site do Caminho da Fé e é bom vc ir já reservando hein.

 

3 - O que eu trocava todo dia era cueca e algumas vezes a meia, já que ela ficava um pouco úmida.

Qto a mudas de roupa, calça de moleton ou alguma bem leve p/ caminhada.

Blusas finas e muita camiseta, mas trocá-las vai depender de vc, se transpira muito, se sujou muito a roupa, essas coisas.

Eu acho que na média,eu ficava com roupa por 2 dias.

Mas vc encontra lugares onde vc pode lavar roupas em algumas pousadas.

E nunca leve roupa pesada, tipo aquele casaco ou blusão, camisa. Jeans nem pensar.

 

 

 

Abcs

 

 

 

 

Olá Augusto!

Ótimo relato, e melhor ainda por ser tão ativo nas respostas.

 

Estou me programando para sair de Aguas da Prata no dia 16 de Feveiro e chegar em Aparecida no dia 26 ou 27 fev - 2011.

 

Tenho algumas dúvidas:

 

1 - Você fez a caminhada em que época? Era frio? Notei que nas fotos vc estava de camiseta com manga longa e calça.

2 - Quanto a dinheiro, vc levou cartões ou somente uma boa quantia? O que você sugere?

3 - Quantas mudas de roupa e que tipo você levou?

 

 

Abraços

 

Maycon Leite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Fala Galera !!!

 

Em julho de 2010 eu e a Gi fizemos a caminhada, mas tivemos que desistir logo no início.

 

 

Não estamos acostumados a andar tanto e não aguentamos as dores musculares e os ferimentos nos pés.

 

Isso aconteceu por um único motivo: passamos de nossos limites, e não havia necessidade.

 

Qualquer um pode fazer essa peregrinação, desde que dentro de seus limites.

 

Tentamos fazer no mesmo ritmo do Augusto (não estou te culpando amigo rsrsrs) e foi puxado demais para nós. Poderíamos ter feito mais paradas, mas fomos obstinados e seguimos adiante.

 

Começamos em Águas da Prata e tivemos que parar em Tocos do Mogi. Eu com o músculo da coxa direita em fragalhos, os dois tornozelos tb denotados e duas unhas a menos. A Gí com dores musculares terríveis, mas bem melhor que eu.

 

Engraçado, fui com medo das subidas, e foram as longas descidas que detonaram os músculos do tornozelo e as unhas dos pés (formaram-se bolhas embaixo das unhas), já que na descida os dedos são pressionados contra a parte da frente do calçado.

 

Uma dica que pode ser legal nas descidas é ir de papete, com meias, eliminando esse problema.

 

Importante: Não tome banho antes de sair para caminhar, pois a sola dos pés fica mais propensa a bolhas devido a fragilidade. Tome um único banho, na chegada das caminhadas apenas, e seque bem os pés.

 

A mochila: olha, 5kg tornan-se 15kg durante a caminhada. Sinceramente, quando eu for novamente vou praticamente só com a roupa do corpo e o extritamente necessário. Minha meta é uma mochila com 2kg + 2kg de água e comida, vamos ver.

 

De qualquer forma valeu muito a pena !!!!

 

A energia das pessoas é muitoooo boa !!! Todos te recebem muito bem, com prazer em receber mesmo. Não encontramos nenhum caminhante no percurso, mas muitos e muitos ciclistas, e eles dão o maior apoio, param para perguntar se estamos bem e nos consideram heróis por fazer o caminho a pé.

 

Sem dúvida voltamos renovados, pois mesmo com todas as dores conhecemos gente que nos fazem voltar a acreditar que ainda existem pessoas boas, solidárias e legais de verdade.

 

Para se ter uma ideia, em Águas da Prata, a moça que cuida da pousada deixou a chave comigo e com a Gí e foi dormir na casa dela, e pediu que deixássemos o dinheiro da estadia em cima da mesa antes de sairmos de manhã, e a chave na caixa do correio.

 

Boa Sorte !!!

 

abraços

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu não conhecia esse caminho da fé (moro em MS e nunca tinha ouvido falar)...

Confesso que fiquei fascinado e com muita vontade de realizar esse trajeto, pois gosto muito de caminhadas!

Vc acha que é possível fazer todo esse trajeto que vc fez em menos de 14 dias??? Seria puxado demais?

Ah, parabéns pelo ótimo relato!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Rodrigo, blz?

 

Que pena vcs terem tido esse problema. O trecho a partir de Aguas de Prata é de muito sobe serra/desce serra.

Vc tem de fazer num ritmo bem leve p/ não sobrecarregar.

Qdo cheguei nesse trecho, já tinha passado as minhas dores musculares, então não senti tanto as subidas e descidas.

 

Como iniciei por Tambaú peguei muito trecho no plano nos primeiros dias.

As dores musculares deram uma melhorada a partir de Vargem Grande do Sul, qdo cheguei a fazer 50 Km em 1 dia só.

O corpo já tava adaptado a caminhar tanto, então foi tranquilo. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

Nas descidas fortes eu sempre usava o cajado, que comprei em Tambaú. Ele faz uma diferença e tanto.

Qto ao calçado, levei tenis bem usado e não tive nenhuma bolha em todo o percurso.

Só mesmo as dores musculares, que melhoraram com gelol ou algum similar.

 

Por que vcs agora não voltam de onde pararam e façam o restante da caminhada somente em fds?

Um dos melhores visuais que eu encontrei foi entre Tocos do Mogi e Estiva e chegando e saindo de Campos do Jordão.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala David, blz?

 

Atualmente o caminho tá um pouco mais longo. Acrescentaram várias cidades, mas se vc for iniciar por Tambaú, creio que em menos de 14 dias é muito difícil.

A não ser que vc faça 2 trechos por dia, mas aí serão uns 60 Km/dia. É muito puxado, até porque vc terá de sair muito cedo de uma cidade (05h00 ou 06h00 no máximo) p/ chegar na outra por volta das 20h00.

Faça sem correria e em um ritmo leve, senão é capaz de vc ter problemas e com isso, fim da caminhada.

 

 

Abcs

 

 

Eu não conhecia esse caminho da fé (moro em MS e nunca tinha ouvido falar)...

Confesso que fiquei fascinado e com muita vontade de realizar esse trajeto, pois gosto muito de caminhadas!

Vc acha que é possível fazer todo esse trajeto que vc fez em menos de 14 dias??? Seria puxado demais?

Ah, parabéns pelo ótimo relato!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Augusto,

 

Parabéns e Obrigado pelo relato.

Eu farei o Caminho do Sol aqui na minha região e seu relato permitiu ter uma ideia melhor desse tipo de caminhada, embora as suas tenham sido um pouco mais longas e pesadas do que as que eu farei.

Estou achando que vai ser só o começo, pois já fiquei com muita vontade de fazer o Caminho da Fé também.

Um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Thiago.

 

Boa sorte no Caminho do Sol e pode ser uma boa preparação para o Caminho da Fé, que tem muito mais subida e descida de serra.

Atualmente o Caminho da Fé tá bem mais longo e com no minimo uns 20 dias p/ fazê-lo por completo.

Não é fácil.

Mas vc já terá uma idéia de como é caminhar o dia todo.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola!

 

Gostaria de saber se é possivel realizar este passeio aos finais de semana, tipo os 15 dias serem cumpridos em 8 finais de semana? Ou serem escolhidos trechos..........existe algum controle sobre quem faz o trajeto? Tipo passaporte com carimbos?

 

 

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim, claro que é possivel.

Muita gente faz dessa maneira. A unica desvantagem é que vai sair um pouco mais caro por causa das idas e vindas.

 

P/ fazer isso, vc deve pegar o passaporte na cidade onde vc vai começar a caminhada. E quando chegar na pousada e só ir carimbando.

E nas pousadas onde vc só vai passar sem ficar hospedado, vc só pega o carimbo. Apenas isso.

Na metade da minha caminhada, eu encontrei o Ronald que tava fazendo desse jeito.

O unico controle mesmo são os carimbos no passaporte, que vc vai pegando nas pousadas, mesmo se não ficar nelas.

O unico porém são os horarios de alguns onibus em direção a cidade onde vc irá reiniciar a caminhada. Fique atento a isso.

 

 

 

Abcs

 

Ola!

 

Gostaria de saber se é possivel realizar este passeio aos finais de semana, tipo os 15 dias serem cumpridos em 8 finais de semana? Ou serem escolhidos trechos..........existe algum controle sobre quem faz o trajeto? Tipo passaporte com carimbos?

 

 

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...