Ir para conteúdo

Câmbio no mochilão, qual a melhor opção?


Posts Recomendados

  • Membros

Gente, uma dúvida.

Vocês quando mochilam para diferentes países em uma mesma viagem, como fazem com o dinheiro? Levam em dolar e vão trocando, fazem cartão pré-pago, levam real, já trocam quantias diferentes em várias moedas... Enfim, qual a melhor opção para quem vai fazer uma viagem desse tipo aqui na América do sul, principalmente? 

obrigado ✌️😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

IMHO um cartão de uma fintech qualquer resolverá seu problema. Como a maioria delas trabalha com diferentes moedas, não será impecílio e em grande parte do planeta, cartões são aceitos sem problemas. Além disso, tenha alguns dólares em mãos para emergência. Vai que...

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Também depende da região que está se referindo. Se for mochilar pela Bolívia ou cidades menos turísticas pelo Perú, por exemplo, fica mais difícil qualquer cartão ajudar. Mas se contemplar pontos turísticos e capitais (Buenos Aires, Cuzco, Lima...) o pmichelazzo cantou a bola. Quando fui pro Perú, por exemplo, fui por terra e em Iñapari mesmo ninguém aceitava cartão. Tive que fazer o câmbio de reais para soles logo ao lado da imigração senão nem tuktuk rolaria. Na Bolívia, pior ainda porque até câmbio fica mais complicado de achar funcionando (digo por horários).

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E sim, mesmo autorizando meu cartão do BB diretamente na agência em Rio Branco antes de ir para o Perú, chegando lá meu cartão estava bloqueado 👍 não consegui sacar nada nos ATM! Tive que fazer muito artesanato com os dedos congelando pra conseguir comprar um casaco de lã, uma touca e uma calça e tive que contar com amigos que fiz na estrada para me dar o dinheiro em espécie e eu transferir online para eles com alguns "juros". Na época, pra ajudar, meu cartão físico da Wise ou do Brightwell ficaram no meio de Boca do Acre por eu acreditar que o do BB bastaria. 🤡

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sempre levei dinheiro ( dólar e real ), cartão de crédito e debito internacional, se for cliente do BB e for viajar para O Peru ou Paraguai, faça a habilitação para uso no exterior via telefone ou pessoalmente na agencia e informe para quais países vai viajar, peça para retirar a restrição, cartões desse banco tem uma restrição padrão anti fraude especifica para esses países, quando fui ao Peru descobri somente lá essa restrição, tive que falar com meu gerente para desbloquear o cartão para saques, na época valia muito a pena, o IOF era somente 0.38% e cobrava uma excelente cotação, bem próxima ao cambio comercial.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

👆 então... Quando fui pro Peru em 2019 fui antes no BB pra pedir a autorização de viagem, pedir pelo desbloqueio, 3h esperando atendimento na Agência de Rio Branco justamente pelo IOF e não adiantou. 🤡 Fiquei pistola. No fim, só consegui pegar meu dinheirinho mesmo depois de 5 dias de perrengue porque transferi para um amigo que também tinha conta pelo BB e ele me mandou para retirar em Cuzco pelo Western Union...  Porque nem eu mesma estava conseguindo fazer isso por lá.

Mas até aí eu mesma já bloqueei meu próprio cartão viajando de bicicleta pelo Brasil num dia em que cruzei SP, RJ e MG no mesmo dia... 🤷🏽‍♀️

Foi quando garrei na Wise. Boa demais. 

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Viviana CiclobeijaflorismoO cartão do BB é pré bloqueado no Paraguay,Peru,El Salvador e Colombia devido a altos níveis de violência que há lá. Descobri isso há muito tempo, quando tentei comprar algo em Pedro Juan e foi recusado.A gerente da conta na época disse e dez uma autorização especial de uso.Sempre que ia a esses lugares tinha que pedir uma autorização especial. Depois que voltei doente ao Brasil e voltei nestes lugares, a gerente já estava aposentada, então tive grande problema de liberar meus cartões. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
12 horas atrás, Viviana Ciclobeijaflorismo disse:

👆 então... Quando fui pro Peru em 2019 fui antes no BB pra pedir a autorização de viagem, pedir pelo desbloqueio, 3h esperando atendimento na Agência de Rio Branco justamente pelo IOF e não adiantou. 🤡 Fiquei pistola. No fim, só consegui pegar meu dinheirinho mesmo depois de 5 dias de perrengue porque transferi para um amigo que também tinha conta pelo BB e ele me mandou para retirar em Cuzco pelo Western Union...  Porque nem eu mesma estava conseguindo fazer isso por lá.

Mas até aí eu mesma já bloqueei meu próprio cartão viajando de bicicleta pelo Brasil num dia em que cruzei SP, RJ e MG no mesmo dia... 🤷🏽‍♀️

Foi quando garrei na Wise. Boa demais. 

 

Também fiz igual a você, mas há uma bendita restrição automática que a enorme maioria dos atendentes e gerentes desconhecem, se não pedir para incluir lá os países manualmente o sistema do BB vai bloquear automaticamente, primeiro bloqueou meu cartão e logo em seguida o da minha esposa, se não fossem dólares que havia levado teríamos um enorme perrengue logo no primeiro dia. Depois dessa todas as vezes eu vejo com minha gerente antes da viagem, seja para qualquer lugar que eu viajo rsrsrs

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pois é. Mas minha gerente estava em SP e eu no Acre. Na época não tinha esse atendimento por whatsapp ou pelo próprio app do BB direto com a gerência ou sua agência. E o contato 0800 pra atendimento fora do país, não funcionou de jeito nenhum! O que fiquei pistola foi que EU FUI PESSOALMENTE pedir a retirada da restrição. Falei lá: amiga, põe 3 meses aí pra Perú, Bolívia e Chile. Adiantou NADINHA. 🙄Uma pena, porque fui feliz contando com aquele IOF para saque (não saquei antes porque esse dinheiro ainda iria cair em determinado dia na minha conta quando já estivesse lá, isso que dá vender fiado... u.u) e no final meus R$32 que salvaram a princípio para fazer o câmbio para soles em Iñapari. Foi pan con palta por 1 soles até enjoar de ver abacate! Rsrsr E o cara da casa de câmbio ainda me zuou: quanta plata!!! Quanta plata!!! 😅

Porque no débito, sem condições de usar! 

Mas se o @Lucass7 não contemplar essas cidadezinhas no roteiro e se manter em cidade turística ou capitais, hoje até cartão digital por aproximação do celular já temos (eu não 😆), não passa perrengue não. 

Mas se for por terra pelas Bolívia da vida ou se quiser pegar as van de Cuzco pro Vale Sagrado sem cash em espécie, vai ficar bem difícil conseguir.

Mas sempre da pra se virar. Basta não ter muito orgulho (ou até mesmo noção no meu caso... Rsrs). 🤷🏽‍♀️

 

 

 

 

 

 

  • Gostei! 2
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...