Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

O Norte da Argentina é uma região maravilhosa e ainda pouco conhecida de nós brasileiros e de outros visitantes estrangeiros. Resolvi fazer este relato com algumas dicas de viagem a esta região maravilhosa. As principais cidades turísticas da região são Salta, Cafayate, Purmamarca, Susques, Tilcara, Cachi, Tolar Grande e Iruya.

 

Mais informações no meu blog

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

 

Aluguel de Carro - Alugar um carro é uma excelente forma de conhecer a região, as principais cidades estão bem próximas umas das outras, e viajando de carro e com um bom GPS você terá grande liberdade para conhecer vários destinos e atrações. A empresa de locação com melhor estrutura na região é a Hertz com lojas (oficinas) em Salta e Jujuy. Os passeios de carro imperdíveis são entre o circuito Salta - Cachi - Cafayate, e a viagens Salta - Tilcara - Iruya, e Salta - Purmamarca - Salar Salinas Grandes - Susques. É possível cruzar a fronteira com o carro até o Chile, indo até San Pedro de Atacama pelo Paso Jama (estrada em excelente estado de conservação). Para isso a locadora providencia uma autorização para cruzar a fronteira (custo de US$ 100 aproximadamente). Outra dica, leve dinheiro em espécie ou "en efectivo" (cash) porque os postos de combustível das estradas (estacion de servicio) não aceitam cartões de crédito. Sempre que possível mantenha o tanque cheio.

 

Vinhos de Cafayate - Fique pelo menos um dia em Cafayate para conhecer suas excelentes vinículas e provar seus espetaculares vinhos de uva Torrontés. A cidade é pequeninha e as vinícolas estão muito próximas umas das outras, sendo possível conhecer 3 ou 4 em um único dia. Algumas vinícolas tem hospedagens bastante charmosas.

 

Dinheiro e Câmbio - A melhor opção é levar dólares para a Argentina e trocar o dinheiro com os "doleiros" ou "cambistas" de rua e pagar tudo à vista. Em Salta na praça 9 de Julio tem muitos "doleiros". O cambio oficial é de 1 Peso = 4,5 Dólares, no paralelo você consegue quase o dobro, de 7 a 8 pesos por dólar. Andar com dinheiro "en efectivo" é fundamental pois muitos lugares não aceitam cartão de crédito, inclusive alguns hotéis, restaurantes e postos de combustível.

 

Comida Local - Prove a comida local, é bem diferenciada. Os Tamales que são massas de milho salgadas cozidas na folha do milho com recheio de carne. As Humita são parecidas mas o recheio é diferente com queijo, tomate e condimentos. Empanadas são parecidas com esfirras, são feita no forno, as melhores são de charque (carne bovina) e de queijo de cabra. Carne de Llama tem um gosto peculiar e saboroso. As carnes em geral são maravilhosas, principalmente o "chorizo" e o "lomo". Para os mais corajosos vale pedir uma parillada completa (churrasco ou barbecue argentino) quem vem com vários cortes de carne e alguns miudos. Em Salta recomendo os restaurantes DONA SALTA e LA MONUMENTAL, Em Cafayate o TERRUNO GOURMET e a CARRETA DE DON OLEGARIO, Em Susques o LA VICUÑITA, Em Iruya o COMEDOR DE TINA.

 

Hospedagem - Em Salta, principal cidade turística do Norte da Argentina, tem hotéis para todos os gostos de luxuosos 5 estrelas, pousadas charmosas e albergues para um público jovem. Todas as cidades são bem servidas de hotéis e restaurantes. Os preços são baratos em relação ao Brasil. Nossa hospedagem na região girou em torno dos 60 US$ por noite (quarto de casal e banheiro privativo com café da manhã). Escolhemos nossas hospedagem com base nos depoimentos daqui do site Mochileiros e também do site Tripadvisor.

 

Como chegar - Os principais aeroportos ficam em Salta e San Sanvador de Jujuy. São aeroportos regionais, os vôos internacionais chegam em Buenos Aires de de lá é feita a conexão para estas cidades (cerca de 1 hora de vôo). As principais empresas de onibus são Flecha Bus (http://www.flechabus.com.ar), La Veloz del Norte (http://www.lavelozcallcenter.com.ar), Balut (http://www.balutsrl.com.ar). Também existes viagens de onibus de Salta para San Pedro de Atacama no Chile pela empresa Andesmar (http://www.andesmar.com).

 

Quanto tempo ficar - O ideal para conhecer a região são 7 dias. Na minha viagem eu fiquei apenas 4 dias na região, foi suficiente para conhecer muita coisa, mas foi muito corrido.

 

O que conhecer? - Tudo é razoavelmente perto e, fazendo um bom roteiro, é possível conhecer 2 ou 3 lugares por dia. Os 10 atrativos que considero imperdíveis na região são:

 

1 - Cierro de Las Siete Colores (Purmamarca)

Purma%2520-%2520Cerro%25207.jpg

 

2 - Teleférico de Salta (Salta)

Salta_tele.jpg

 

3 - Salar Salinas Grandes (Purmamarca)

Salina%2520Grande4.jpg

 

4 - Cuesta de Lipan (Purmamarca)

Cuesta%2520Lipan.jpg

 

5 - Vinhedos de Cafayate (Cafayate)

CAF-finca3.jpg

 

6 - Quebrada de Las Flechas (Caminho entre Cafayate e Cachi)

caf-flechas3.jpg

 

7 - Quebrada del Rio de Las Conchas (Caminho entre Cafayate e Salta)

caf-quebradaConchas3.jpg

 

8 - Caravana de Llamas (Tilcara)

tilcara2.jpg

 

9 - Caminho para Iruya e Iruya (Iruya)

iruya-igreja.jpg

 

10 - Ojos del Mar (Tolar Grande) - Acesso somente por veículos altos, offroad ou com tração 4x4

_DSC0290001.jpg

Fonte da foto de Ojos del Mar: http://costumbresargentinas-fotografias.blogspot.com.br/2010/04/ojos-de-mar-salar-de-tolar-grande.html

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

Oi Vicente,

 

Como você foi para Tolar Grande? Dá para ir de carro partindo de Salta? Vi pelo Google maps que são quase 400km mas lá diz 8h, você acha que dá tudo isso mesmo?

 

Ah, outra dúvida, qual é o valor aproximado de uma diária de carro?

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Colegas mochileiros, me ajudem.

 

Pretendo ir conhecer o norte da argentina (Salta e proximidades) em julho/2014. Eu, a esposa e o filhote (4 anos).

 

Moro em Campo Grande/MS. Vamos fazer trecho todo de ônibus, indo por Assunção/PY.

 

São minhas dúvidas:

 

Alguma restrição em levar criança? Tenho receio de que o passeio possa ser muito "punk" para o meu filho. Altitude, clima frio e seco... estas coisas.

 

E os preços das hospedagens? Tenho ouvido e lido que tudo na argentina está muito barato mais pelo que pesquiso não percebo tanta diferença. Só para dar um exemplo em julho/2013 passamos uma semana em Paraty/RJ. Paguei R$100,00 por noite (eu a esposa e filho) em uma pousada bacaníssima, pertinho de tudo, com café, lanche da tarde, piscina e outros mimos. Aqui neste mesmo tópico o colega relata hospedagem média em torno de 60 dólares. Qual é?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

D FABIANO,

 

Cidades cheia de bandidos também temos as nossas aqui no Brasil, dentre elas Foz do Iguaçu, e nem por isto deixo de querer conhecer.

 

É necessário saber que Assunção é caminho para quem sai de onde moro (Campo Grande/MS) em direção ao norte da Argentina a menos que queira fazer um percurso maior, o que evidentemente não é o caso.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Vicente,

 

Como você foi para Tolar Grande? Dá para ir de carro partindo de Salta? Vi pelo Google maps que são quase 400km mas lá diz 8h, você acha que dá tudo isso mesmo?

 

Ah, outra dúvida, qual é o valor aproximado de uma diária de carro?

 

Obrigada!

 

Eu naõ fui a Tolar Grande, apesar de considerar imperdível agora.. quando fui não tive essa informação e não me programei para isso (tempo e dinheiro).

 

São 380km até lá, tem que ser de 4x4 alto (pick-up ou jipe) ou em tour que parte de Salta. Um carro comum fica na faixa dos R$100 um 4x4 entre 300 e 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
D FABIANO,

 

Cidades cheia de bandidos também temos as nossas aqui no Brasil, dentre elas Foz do Iguaçu, e nem por isto deixo de querer conhecer.

 

É necessário saber que Assunção é caminho para quem sai de onde moro (Campo Grande/MS) em direção ao norte da Argentina a menos que queira fazer um percurso maior, o que evidentemente não é o caso.

 

Obrigado.

Se o amigo gosta de pobreza e pilantragem,só tenho a lamentar.Paraguay é isso,fui ali 2 vezes,,não vi nada,se quer ir,foi avisado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Complementando, caminho para Salta ou Jujuy passando pelo Paraguai tem quase a mesma distância do se vc for pela Argentina

 

Foz do Iguaçu - Salta via Argentina (pela Ruta 12 - Posadas, Resistência, Pres. Roque Saens Pena) = 1.457KM

Foz do Iguaçu - Salta via Assucion (Ciudad Del Lesta, Assunção, Formosa-ARG, Pres. Roque Saens Pena) = 1.438Km

 

Pela Argentina vc pode conhecer Missiones em San Ignacio, as estradas são muito boas (retas e planas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigos,

 

Ir a Salta por Foz do Iguaçu fica muito mais longe para mim que estou em Campo Grande-MS, a apenas 700 km de Asuncion ( + 1120 até Salta = 1820 km). Via Foz não andaria menos que 2200 km.

 

Ainda aguardo pareceres sobre as questões acima apontadas (levar criança e preço de hospedagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...