Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Bom...

 

Já estive em Veadeiros duas vezes... uma em janeiro e outra em agosto... e podem acreditar, ir ou não na época das chuvas faz TODA A DIFERENÇA!!

 

Ir para lá em janeiro foi legal, mas perdemos alguns dias de passeio por causa de dias de chuva sem parar. Outro ponto é que alguns passeios ficaram prejudicados. O Rio Preto (passeio dentro do Parque) estava absurdamente cheio, perigoso mesmo! Então além de não entrarmos na água, não pudemos chegar nem perto do canion 2. Também não conseguimos ir no Vale da Lua (lá o perigo de trombas d´água é real e já fez vítimas fatais). A Santa Bárbara estava com a água bem barrenta (bonita, mas seu maior atrativo é a cor azul da água).

 

Quando voltei para lá em agosto, fiquei realmente espantada de ver como tudo muda. Parecia que eu estava em outro lugar!

 

Então, para quem vai para lá agora, desejo sorte, porque a chuva por lá faz toda a diferença.

 

Para quem espera ir para curtir alguma balada, acho que o melhor lugar é São Jorge (especialmente o Raizama).

 

Agora, li que perguntaram no tópico sobre ir para lá sem carro. Minha opinião é de que não é impossível, mas vai limitar bastante os passeios. Quem vai sem carro tem que ficar nos passeios mais próximos à rodovia e à cidade. Tem várias opções, mas os lugares de fácil acesso são, claro, os mais movimentados (e, na maior parte das vezes, mais muvucados).

 

Mas se a intenção de quem vai agora é curtir lugares mais agitados, então ir sem carro vai atingir o objetivo. Agora, se a intenção é conhecer uma Veadeiros menos 'comercial', um carro é fundamental.

 

Bjs

 

Link para o comentário
  • Membros

Entre os dias 6 e 13 de dezembro de 2009, estive viajando na chapada dos veadeiros, em Goiás.

Sempre me utilizo das experiências de viagens dos viajantes deste fórum. Desta forma, mais uma vez posto aqui a experiência de mais uma viagem.

De início, eu pretendia tomar um ônibus de Brasília para são Jorge e tentar fazer os principais passeios através de agências de turismo locais. Através de pesquisas verifiquei que ficaria inviável. Tentei então fechar um pacote completo com uma das agências de alto Paraíso ou Cavalcante. Também não deu certo, pois eu estava sozinho e precisavam de pelo menos mais uma pessoa para fechar o pacote. Ocorre que a época é de baixa temporada, o que apesar de ter algumas vantagens, como pousadas mais baratas e lugares mais vazios, houve a desvantagem de não conseguir fechar um pacote que fosse viável.

 

1- Vamos aos detalhes:

- As cachoeiras são longe, quer seja de São Jorge, quer seja de Cavalcante ou de Alto Paraíso. Poucas cachoeiras você consegue fazer a pé a partir dessas cidades. Portanto, um veiculo é indispensável. Ou você contrata os passeios através de alguma agência local ou vai de veículo particular. Um veículo pequeno chega aos principais atrativos. As estradas de terra são ruins, mas são transitáveis.

-A época é de chuvas. Portanto, deve-se ir preparado para tomar banho de chuva em alguma hora do passeio. Eu dei sorte. Peguei tem pó nublado quase todos os dias, mas em apenas dois dias choveu mesmo e mesmo assim foi apenas na parte da tarde. Não chegou a estragar o passeio.

-Além do tênis, levem uma sandália tipo papete. Vai ser muito útil nas travessias dos rios, evitando molhar o tênis. Também pode ser utilizada para entrar nos rios que tiverem muitas pedras.

- Diária dos guias: em Cavalcante e São Jorge, R$60,00. Em Alto Paraíso, R$ 80,00. São negociáveis, especialmente se tiver poucas pessoas. A partir da sétima pessoa, cobram um valor adicional. Em Cavalcante fechei 3 diárias por R$ 140,00. Em Alto Paraíso paguei R$ 60,00. Em São Jorge, paguei R$ 50,00.

 

2- Roteiro

 

Como dito, não fechei um pacote com nenhuma agência. Os preços estavam impraticáveis. Preferi ter o custo do aluguel de um veículo em Brasília, ainda no aeroporto. Aluguei um celta mil, com ar, ao custo de R$ 550,00 por uma semana. Foi a melhor coisa que fiz, pois tive toda a liberdade para ir para onde eu quis e quando eu quis.

 

- 06/12: Brasília – Cavalcante

Ao chegar em Brasília, peguei o carro alugado, previamente reservado, e segui para Cavalcante. A viagem é bem tranqüila, apesar da estrada não estar muito boa, especialmente num trecho de estrada do DF. Muita chuva neste dia. No começo da tarde cheguei a Cavalcante. Seguindo indicações do fórum, fiquei hospedado na POUSADA MORRO ENCANTADO (http://www.pousadamorroencantado.com.br – F: 62-3494-1079), ao custo individual de R$ 50,00. A pousada foi uma agradável surpresa. Um ótimo custo benefício. Além de ter boas instalações ainda oferece, gratuitamente, internet WI FI. Portanto, podem levar os notebooks. A pousada também possui um bom restaurante, a preços razoáveis, com pratos custando em média R$ 12,00.

Seguindo indicação de Weverson (http://www.namuchila.com) contratei o guia ZÉ PEDRÃO (zepedrao@hotmail.com – f: 62-96587367). Ótimo guia. Recomendo bastante. Bastante responsável e conhecedor da região. Em épocas de alta temporada é bom reservar com ele antecipadamente, pois é bastante solicitado.

 

07/12 – Cavalcante - Cachoeira Santa Bárbara e da Capivara.

Certamente a Santa bárbara tem as águas mais transparentes de toda a chapada. Linda. Para chegar nela, foi preciso percorrer de carro cerca de 26 km de estrada de terra até o Engenho II dos Kalungas (remanescentes dos quilombos). Paga-se R$ 10,00 para ter acesso as cachoeiras. Para quem estiver de caminhonete ou alguma carro bem alto, consegue-se chegar até bem próximo da cachoeira Santa Bárbara. Como eu estava de celta, tive que deixar o carro a uns 4 km da cachoeira. A caminhada é bem tranqüila. Bem leve.

Voltando à sede do Engenho II, pega-se uma outra estrada para chegar a cachoeira da capivara. O carro chega bem perto do início da trilha, que por sinal, é relativamente curta. A vista dessa cachoeira é linda. Não tem águas claras como a santa bárbara, mas vale muito pelo visual.

Na volta do passeio ainda paramos para ver a cachoeira Ave Maria. Fica na estrada de acesso ao engenho. Não deixem de parar, pois a vista é linda. A queda é enorme. Vale muitas fotos.

 

08/12 – Cachoeiras do rio da Prata.

Se o dia anterior já tinha sido lindo, neste dia as expectativas se superaram.

Para chegar ao início da trilha, antes foi necessário trilhar 63 km de estrada de terra. Foi sofrido chegar lá, mas valeu a pena. Para ter acesso às cachoeiras, paga-se entrada no valor de R$ 5,00.

O objetivo era chegar a uma das últimas cachoeiras do rio da prata, chamada de rei da prata. A trilha é de 7 km, passando por matas e atravessando rios. É uma boa caminhada, que é recompensada ao final com uma cachoeira maravilhosa. Na volta conhecemos várias outras quedas que ficam logo no início da trilha, que por sinal não ficam para trás, são igualmente lindas.

Valeu muito o passeio.

 

09/12- Cavalcante – Ponte de Pedra e fazenda Veredas

 

Minha intenção inicial era ficar só 2 dias em Cavalcante. No entanto, gostei tanto dos lugares que resolvi ficar mais um dia e conhecer mais atrativos da região. Desta forma, resolvi conhecer a famosa ponte de pedras e as cachoeiras da fazenda veredas em apenas um dia. Foi um dia muito puxado, mas valeu a pena.

Primeiramente nos dirigimos à fazenda Renascer, onde fica a Ponte de Pedra. Até o início da trilha, percorre-se cerca de 12 km de carro. Preço: R$ 5,00. Após pagar o ingresso, pega-se uma estradinha de 2 km dentro da fazenda até o início da trilha. A estrada é péssima. Se fosse meu carro, jamais poria nessa estrada. Teve trechos que o carro quase não passou. Foi preciso forçar a barra para conseguir passar. Mas no final deu tudo certo.

O detalhe do passeio é a companhia de 3 cachorros da fazenda, que nos seguiram durante todo o percurso.

Apesar de não ser tão longo (cerca de 3 km de trilha), este foi o passeio mais cansativo de Cavalcante. O problema é que para chegar na ponte de pedra, sobe-se muito. A caminhada foi puxada. Mas, no final, o visual compensou. Valeu cada passo dado. O lugar é muito lindo. Vale muito a pena.

Da ponte de pedra fomos para a fazenda Veredas, que fica um pouco antes , na mesma estrada, cerca de 6 km de Cavalcante. É um lugar mais tranqüilo. As pessoas costumam fazer este passeio sem guia, mas não é recomendável, especialmente na época de chuvas. São várias cachoeiras e o volume de água é imenso. Para chegar em algumas quedas é preciso passar por dentro de rios com correnteza. Nesta hora um guia é essencial. Inclusive, na passagem por um dos rios, escorreguei e se não fosse o guia teria ido rio abaixo. A sorte é que ele estava segurando minha mão, ajudando na passagem. Portanto, não dispense o guia.

 

10/12 – Cavalcante – Alto Paraíso – Cataratas do rio dos Couros

 

Pela manhã, logo cedo, despedi-me de Cavalcante. Peguei estrada até alto Paraíso (cerca de 90 km - estrada boa).

Meu objetivo neste dia era conhecer as Cataratas do rio dos couros. Dirigi-me ao centro de informações turísticas de Cavalcante. Chegando lá, arrumei um guia (guia Deni Barbosa – guiadeni@yahoo.com.br – f: 62-99010185 – muito bom guia – também aluga seu veículo para passeios) e seguimos para as cachoeiras. São cerca de 50 km de distância a partir de Alto Paraíso, dos quis uns 30 km são de estrada de terra. Achei esta estrada mais perigosa que as de Cavalcante, pois estava com barro mole e em alguns trechos escorregadio. Mas, conseguimos chegar e retornar. Mas tenha cuidado com a estrada. Sempre leve um guia.

Para ter acesso as cataratas dos couros, a presença de guia é obrigatório.

Preço do ingresso: R$ 10,00.

Distância percorrida em trilha: 2km. Percurso curto.

Como visual esta foi uma das mais belas cachoeiras da chapada dos veadeiros. Valeu muito ter ido lá. Superou minhas expectativas.

A única parte ruim, além da estrada, foi a chuva que caiu na parte da tarde. Mas, como estávamos tomando banho de cachoeira, nem foi tão ruim assim, afinal, quem está na chuva é pra se molhar.

Na volta do passeio deixei o guia em Alto Paraíso e segui para a vila de São Jorge.

Em São Jorge, fiquei hospedado na pousa da Alecrim do Campo (http://www.pousadaalecrimdocampo.com.br – f: 62 – 34551118), ao custo individual de R$ 70,00 (valor este que seria de R$ 65,00 se tivesse ficado mais uma diária). Ótima pousada. Quartos novos e espaçosos. Possui frigobar e não tem TV. Bom café da manhã.

 

11/12 – Parque Nacional – Saltos do Rio Preto (120 e 80), Cânion 2 e Carioquinhas

 

O objetivo deste dia erra fazer os saltos de 120 e 80 metros no parque nacional. Fui para a portaria do parque na intenção de me juntar a algum grupo que por ventura estivesse se formando. No entanto, como era baixa temporada, nada consegui. Mais uma vez tive que contratar um guia só para mim.

Já que estava só e disposto, resolvi fazer todo o parque em um só dia. O guia não gostou muito da idéia inicialmente, pois queria cobrar o dobro do valor, mas acabou aceitando minha proposta.

Primeiramente fomos aos saltos do rio preto. O de 120 é de uma beleza indescritível. É lindo demais. Não deixem de conhecê-lo, especialmente na época das chuvas, quando as quedas ficam mais volumosas e mais bonitas.

Depois dos saltos, fomos ao cânion 2 e ás carioquinhas, cujo banho é muito bom (nesta época não tão bom, pois o volume de água é muito grande, tornando os rios um pouco perigosos).

No total, andamos cerca de 17 km, segundo o guia. Nada de matar. Para quem tiver um pouco de preparo e disposição, é tranqüilo.

 

12/12 – Vale da Lua e Almécegas – Alto Paraíso

 

Este foi o único dia que dispensei o guia. Primeiramente fui ao vale da lua. De São Jorge até lá são cerca de 9 km, de estrada de terra ruim. Mas dá para chegar tranquilamente. A estrada possui placas indicativas.

O vale da lua é uma das atrações mais visitadas da chapada dos veadeiros. Preço: 5,00. Não deixem de ir, vale a pena.

Do vale da lua, segui para a fazenda são bento, com o objetivo de conhecer as cachoeiras almécegas I e II.

Porém, antes, parei para almoçar no famoso rancho do Waldomiro. Valeu a parada. Logo na estrada fui recepcionado pelo próprio senhor Waldomiro, que por sinal foi atencioso do começo ao fim. A dica lá é comer o prato regional, chamado MATULA (mistura de feijão com carne de sol, carne normal, carne de lata, legumes, macaxeira [aipim ou mandioca] entre outras coisas). Um prato feito custa R$ 12,00 e um comercial, R$ 20,00. Também é possível comprar licores e doces. Mas o melhor do lugar são as conversas do seu Waldomiro, especialmente sobre objetos não identificados. Não deixem de perguntar a ele se ele já viu algum disco voador ou alguma luz estranha pela região. É conversa e risos para uma tarde inteira.

De lá segui para a fazenda são bento. Paga-se uma entrada de R$ 10,00. Percorre-se dentro da fazenda cerca de 3 km para chegar ao início da trilha da almécegas I. A trilha, apesar de ter uma subida chata, é bem tranqüila, menos de 1,5 km. A cachoeira é muito bonita. Vale várias fotos e banhos. Já a almécegas II é um pouco menor, mas vale a visita.

Saindo da fazenda, fui para Alto paraíso, onde me hospedei na pousada Veadeiros. Preço R$ 49,00, porém paguei R$ 40,00, pois não iria tomar café da manhã no dia seguinte, pois viajaria muito cedo. Das pousadas que fiquei esta foi a mais simples. Porém, o quarto tem uma boa cama, frigobar e TV e é bem limpo, além de ser muito bem localizada. A pousada também é agência de turismo (ECOROTAS – http://www.ecorotas.com.br – f- 62-34461820 – mesmo número para a pousada).

 

13/12 – Retorno para Brasília e Recife

 

Logo cedo, ainda de madrugada, já com saudades da chapada, peguei estrada com destino à Brasília, onde tomaria meu vôo para Recife. Peço desculpas por eventuais erros de português cometidos.

Link para o comentário
  • Membros

PESSOAL !!!

 

ATENÇÃO, ALGUNS JÁ ATÉ COMENTARAM QUE AGORA EM DEZ/JAN A CHUVA..PEGA PESADO !! ENTÃO TOMEM CUIDADO E NÃO ESPEREM MUITA COISA. A CHAPADA É LINDA! PORÉM COM ESSE TEMPO....

OUTRA DESVANTAGEM É A QUANTIDADE DE GENTE QUE VAI E "NÃO ENTENDE O LUGAR", VAI PARA BAGUNÇAR..JÁ PASSEI POR EXPERIÊNCIAS NADA AGRADÁVEIS...POR LÁ. MAS, DE QUALQUER FORMA PARA QUEM NÃO CONHECE..VALE A PENA !!

DICAS DE ONDE FICAR EM SÃO JORGE:

ALBERGUE SUCUPIRA - 35,00 COM CAFÉ

CAMPING TAIUÁ - 15,00 POR PESSOA

 

ABRAÇOS,

 

WILLIAM

williamoc@hotmail.com (msn)

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Happycamper!

 

Está confirmado Jah Live sim para o dia 02 de janeiro, no Raizama.

 

Mais informações: http://www.infochapadadosveadeiros.com.br/site/

 

Bjooo

 

 

pessoal, me disseram que vai rolar Jah Live no raizama nos primeiros dias de janeiro 2010, alguém pode confirmar isso???

sei que na virada do ano vai rolar uma queima de fogos em Alto Paraíso junto com alguma programação musical, bom, eu tô dentro, vou ficar no camping pachamama, lugar maneiro, do lado do seu waldomiro, recomendo!!!

Link para o comentário
  • Membros

E aí Mochleiros. depois de ler muito aqui, relatos e blogs cheguei a um roteiro de 6 dias. Gostaria de fazer duas perguntas

----

Dá para pegar vans por lá para fazer os passeios ou é mais barato alugar um carro em BSB?

----

Que tal esse roteiro? Tenho 6 dias e vou com a minha namorada que não aaaaaaaaaaama trilhas pesadas.

 

1 – Brasília / São Jorge

4 – Parque Nacional - Saltos do Rio Preto

2 – Vale da Lua e Raizama

6 – São Bento e Almácegas I e II (Alto Paraíso)

9 – Cavalcante

5 - Cânion II Rio Preto + Cariocas

-----

 

É na ordem q fiz separando passeios possíveis que podem ser feitos em 1 dia. Seria aquela a melhor combinação?

 

1 – Brasília / São Jorge

* Brasília e traslado a Alto Paraíso (trajeto de 230 km) com saída às 12h00.

* Estrada Alto Paraíso (Morro do Buracão, Morro da Baleia e o Jardim de Maytréa)

* Almoço em Alto Paraíso. Após o almoço seguiremos até a Vila de São Jorge.

* Águas termais

 

2 – Vale da Lua e Raizama

* Vale da Lua (900m fácil)

* Raizama (pela borda do cânion Raizama) . 1,5km 15 min.

* Cânion São Miguel (em diferentes propriedades particulares).

 

3 – Abismo e Janela

* Mirante da Janela (vista para Saltos do Rio Preto)

* Abismo (40min)

* Garimpo de cristais (turistaço??)

 

4 – Parque Nacional - Saltos do Rio Preto

Saltos do Rio Preto (piscina e hidromassagens das Pedreiras (total 12 km) DIFICÍLIMO

 

5 - Cânion II Rio Preto + Cariocas

5km (descida íngreme) médio pesado, mais fácil que os Saltos

 

6 – São Bento e Almácegas I e II (Alto Paraíso)

* Portal da Chapada (vale a pena?)

* Banho na cachoeira São Bento. (próximo ao carro)

* Almécegas I (Fazenda São Bento) 1,5km (médio com a última descida difícil)

* Almácegas II natação Facílimo.

* Ir ä tarde

* Rapel opcional nas Almácegas (R$60)

 

7 – Trilha dos Cristais Alto Paraíso.

* 6 Cachoeiras do Rio Cristal,

* Água Fria (Rapel R$60)

* Mirante do Moinho (total 15 km).

 

8 – Sertão Zen Alto Paraíso

* Serra Geral do Paranã avistando o Moinho e Pouso Alto.

* Cabeceira do Rio Macaco-Cachoeira

* Mirante do Vale dos Macacos (total 16 km)..

 

9 – Cavalcante

-----

 

Um feliz 2010 a todos do Cerrado, Vagner

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi, Diabo Verde!

Vou responder o que eu sei, tá.

 

O Morro da Baleia e o Jardim de Maytrea são no caminho de Alto Paraíso para São Jorge, então passar por esses lugares e voltar pra AP pra depois voltar pra São Jorge não vale a pena.

O Abismo é lindo, caminhada fácil.

Os passeios do Parque Nacional não são um trekking difícil, são trilhas abertas, só são muito longos mesmo. Acho que 12km é ida e volta. É bom levar água e um lanche, tipo biscoito, fruta, e não levar mochila pesada. Filtro solar e boné eu não dispenso.

Vale da Lua, Raizama, São Bento e Almécegas são fáceis de chegar.

 

Inté!

Link para o comentário
  • Membros

Fala galera, blz?

 

Estou querendo ir para Chapada dia 3 de Jan.

Fiz o seguinte roteiro:

 

-São jorge

Saltos do Rio Preto (1 dia)

Canyon 2 e Cariocas (1 dia)

Mirante da Janela (1 dia)

Cachoeira Segredo (1 dia)

Vale da Lua (manhã) - a tarde onibus para Alto Paraíso

(t: 4 dias)

 

-Alto Paraíso

Cachoeira do Vale do Rio Macaco (1 dia)

Cachoeiras Almécegas I e II (1 dia)

Cataratas dos Couros (1 dia)

(t: 3 dias)

 

*Talvez - Cavalcante

Cachoeiras do Rio Prata OU

Cachoeira Santa Bárbara

(1 dia)

 

Esse roteiro está legal e com um tempo viavél? Estarei indo de ônibus e posso ficar por lá no máximo por 9 dias.

Aceito sugestões.

 

Agradeço desde já.

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Olá, su eu de novo. Pesquisei mais e recebi algumas dicas.

 

Quem puder dar um pitaco, por gentileza....

 

Vou ficar em São Jorge. Tenho reserva até 03/01. Depois posso escolher onde ir (até dia 5).

 

Acho que é basicamente aquilo que escrevi:

29/12 – BSB --> São Jorge (äs 18h)

30/12 – ParqueNCV - Cânion II do Salto

31/12 – Vale da Lua + Reveillón

01/01 – Ressaca de 2009 + Raizama + Lokinhas

02/01 - Almácegas I e II

03/01 – Saltos I e II + Cariocas

04/01 - Cavalcante

05/01 - BSB (+ algo que dê para encaixar).

 

HÁ VANS Q SAEM DE BSB DIRETO PARA A VILA DE SJ ou É MELHOR PEGAR O REAL EXPRESSO PARA ALTO P E ESPERAR UM ÔNIBUS P/ PARA SJ?

 

É MAIS BARATO ALUGAR UM CARRO DE BSB (600,00 para dividir por 2) OU FAZER TUDO DESDE SJ COM GUIA E TRANSPORTE?

 

Um 2010 com muitas viagens e experiências, Vagner

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Guilhermel,

as Almécegas são no caminho de São Jorge pra Alto Paraíso, ao lado da São Bento. Seria melhor inverter a posição com a Cachoeira do Vale do Rio Macaco.

 

Diabo Verde,

tem mensagem sobre transporte nesse tópico. Acho que dá pra tirar suas dúvidas.

Outra coisa, se não me engano, a trilha para o cânion é a mesma das cariocas. A outra trilha é a dos saltos.

 

Inté!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...