Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Olá pessoal!!

Para quem curte um contato mais próximo com a natureza é importante saber que Florianópolis oferece uma grande variedade de trilhas, quase sempre rodeadas de belas paisagens....

Estou criando este tópico para o pessoal poder trocar experiências sobre as trilhas da Ilha da Magia.... Vou colocar aqui a minha contribuição para deixar a galera com água na boca!!!

Fonte: Prefeitura municipal (http://www.pmf.sc.gov.br)

A Ilha de Santa Catarina tem uma grande diversidade de caminhos e trilhas, dos quais 31 foram mapeados, apresentando as mais diversas características: de curto a longo percurso; de caminhada simples em terrenos planos à caminhada radical com exposição à altura e uso de apoio; de orientação fácil, acessíveis aos menos experientes, aos de difícil orientação que exigem experiência e conhecimento prévio da área; alguns requerem um preparo físico normal, já outros exigem um preparo físico apurado. Isto deve-se ao fato de existirem caminhos e trilhas que reúnem, ao longo de seus percursos, ecossistemas e paisagens diversificadas, com morros, costões, planícies costeiras arenosas, dunas, restingas, manguezais, baías, enseadas, lagoas, córregos e mata típica da Floresta Atlântica, às vezes compondo áreas de preservação que abrigam inúmeras espécies vegetais e animais.

Muitos percursos cruzam ou estão localizados em diferentes áreas de preservação, como parques e reservas ecológicas; todos os caminhos e trilhas do sul da Ilha têm essa característica.

Aproximadamente dois terços dos caminhos e trilhas envolvem trechos de caminhada semi-pesada, pesada, difícil e radical, geralmente em aclives acentuados que exigem esforço. O tipo de terreno mais característico é o de terra batida, inclusive argilosa, em que afloram seixos da base granítica que forma os morros.

Alguns caminhos e trilhas têm uso regular, servindo de acesso a praias, mantidas para passeios em áreas de preservação e como acesso a algumas comunidades isoladas, como as da Costa da Lagoa, dos Naufragados e do Saquinho.

Parte dos caminhos e trilhas sofre um processo de desaparecimento e esquecimento. Naqueles em que o uso se tornou pouco frequente, mesmo que tenha sido importante na história do passado da Ilha, é comum a construção de cercas, muros e construções em propriedades que impedem a passagem e camuflam os pontos de acesso, aos poucos tomados pela regeneração da vegetação ou perdidos pelo desmatamento.

Nem todos os caminhos e trilhas são acessíveis para a maioria das pessoas - muitos oferecem dificuldades físicas e alguns encontram-se interrompidos por cercas, podendo ocorrer o impedimento da passagem por parte dos “proprietários”. Em alguns percursos podem aparecer cães ameaçadores.

No link abaixo há a relação das trilhas catalogadas pela prefeitura. Cliacando sobre cada trilha encontrará um descritivo:

http://www.pmf.sc.gov.br/guia/novo/trilhas/_html/refrap.html

Tem também o http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/index.html com 14 trilhas e seus respectivos mapas

Editado por Visitante

• Respostas 122
  • Visualizações 78.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Guerreiro da Luz
    Guerreiro da Luz

Cara acho que sou louco mesmo kkkk. há uns anos atrás em 2004 se não me engano eu convidei meu pai para irmos passar uns dias na praia da Armação do Pantano e Ficamos na Pousada Santa Ana se não me en

Featured Replies

Postado
  • Membros

p/ alguns lugares é até melhor fazer trilha na alta temporada.

eu nao curto lugares cheios, mas deserto d tudo tb nao é legal...

o Getulio já deu os conselhos básicos. Na praia é mto comum ver o pessoal fazendo trilha de chinelo ou até descalço, mas isso é só p/ andar na areia da praia. Trilha tem pedras, raízes d arvores, etc.

trilha legalzinha é Canto dos Araçás-Costa da Lagoa, vai pela trilha, almoça e volta d barco, rende 1 belo passeio.

eu gosto das trilhas c/ mirantes, onde dá aquele visual da praia lá do alto, mas aí exige um certo esforço, pois p/ alcançar o mirante tem q subir, né?!

tem um resumo d trilhas no meu relato, post

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760293

no relato, tem mais infos

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760301

Postado
  • Membros

Obrigado pela resposta.

Talvez uma super lotação nas trilhas, alta procura no fim de ano.

E como minha namorada é novata no assunto, não esta acostumada com trilhas, queria saber se a trilha da barra da lagoa para a praia da galheta é muito complicada ou você aconselha a caminhada?

Forte Abraço!

Olá Felipe,

Não vejo problema de "lotação" em Floripa, mesmo na temporada. Pode, e geralmente ocorre, uma maior procura, mas nada absurdo.

A trilha entre a Barra da Lagoa e a Praia da Galheta/Mole é bem tranquila e intuitiva, nível fácil (minha avaliação - subjetiva, portanto), sem dificuldades de navegação/orientação. Quando fiz da última vez estava bem demarcada, com apenas dois trechos mais "fechados" pelo mato, mas nada de assustador. Creio que atualmente deve estar até mais aberta e batida.

Exige, principalmente no verão, certo preparo físico pois há alguns trechos de escalaminhada sobre pedras, que exigem um pouco de fôlego sob o calor. Existe água na trilha e nas praias, então não é o caso de levar grande quantidade na mochila, 1L para cada creio ser suficiente. Chapéu/boné e tênis/bota de caminhada são imprescindíveis. Nunca recomendo fazer qualquer trilha, seja onde for, descalço ou de chinelos. Pepete ainda é aceitável, desde que seja um modelo apropriado, com proteção de calcanhar e biqueira, que fique bem firme no pé.

O retorno pode ser feito pela própria trilha, retornando á Barra da Lagoa ou seguindo para a Praia Mole, de onde se pode pegar ônibus na rodovia próxima.

Se pesquisar na internet deverá encontrar informações como mapas e fotos que lhe darão uma idéia do que encontrará.

Se ainda não fez, recomendo também em Floripa a trilha para a Praia da Lagoinha de Leste, mais puxada sob o aspecto físico (maior distância) e com um pouco mais de dificuldade (a considero de nível intermediário). É a praia mais bonita, selvagem e misteriosa de Florianópolis... Faça a da Barra - Galheta e, se a patroa gostar, leve-a nesta outra caso o tempo de vocês lá permita. Não se arrependerão.

No mais, só aproveitar! Boa trip!

Abraço!

Muito legal as dicas e informações. Com certeza farei esta trilha.

E se a patroa gostar ainda farei a da lagoinha do leste. Uhuuuu!! Show de bola.

Obrigado gvogetta e os demais mochileiros que contribuíram com ótimas informações.

Forte Abraço e boas festas!!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Galera,

Lagoinha do Leste: devo fazer essa trilha partindo do Pântano do Sul. Vou largar o carro ali pelo Bar do Arante e vou andando. Consta que a trilha parte da svd. Manoel Pedro Oliveira. Confere? Na rua é tranquilo de identificar efetivamente o começo da trilha? (pelo street view eu não identifiquei..)

Postado
  • Membros

Oi MCM,

eu fiz essa trilha. Sim, os relatos e guias q eu vi indicam essa rua. Eu nao sei se o nome é exata/te esse, eu nao conferi, mas nao é dificil. É bem perto do Bar do Arante.

Talvez exista algum caminho direto da praia, mas eu desconheço. Por essa rua é bem tranquilo. Qdo vc passar d carro, vai ver essa rua a tua esquerda, 1 ou 2 ruas antes de pegar a rua q vai dar na praia e no bar do Arante. Nao tem sinalização no inicio dessa rua, mas é só perguntar por ali q todo mundo sabe indicar. Eu fui d bus, entao pedi p/ o cobrador me deixar em frente da rua da trilha. Subindo essa rua, logo no começo tem sinalização do início da trilha. Depois ela é bem marcada e nao tem erro.

eu postei um relato d Floripa c/ info sobre a trilha, tá na msg

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760301

fiz a trilha no dia 09/07/2012

qq duvida é só pergutnar!

boa viagem!

Galera,

Lagoinha do Leste: devo fazer essa trilha partindo do Pântano do Sul. Vou largar o carro ali pelo Bar do Arante e vou andando. Consta que a trilha parte da svd. Manoel Pedro Oliveira. Confere? Na rua é tranquilo de identificar efetivamente o começo da trilha? (pelo street view eu não identifiquei..)

Postado
  • Membros

complementando, eu fiz a ida e volta pela mesma trilha, mas se for aconselhar alguem eu diria p/ tentar fazer a Trilha Praia do Matadeiro/Praia da Lagoinha do Leste/Pântano do Sul. Comece bem cedo p/ ter tempo d curtir. Depois vc volta d bus p/ pegar o carro ou vai e volta d bus.

em Lagoinha do Leste nao deixe d subir o morro da Coroa e fazer a foto clássica em cima da "prancha" d pedra. O visual lá d cima é d+

se quiser pode pegar dicas c/ o pessoal q faz trilhas em Floripa, eles sao mto legais e me deram varias dicas e infos:

http://www.fazendotrilhas.com.br/

http://www.loucosportrilhas.com.br/site.html

http://www.trilhasfloripa.org/

Postado
  • Membros
Galera,

Salve!

É só perguntar ali perto, quase todo mundo ali conhece e podem te indicar. Se não souber, na primeira vez é difícil de achar o começo mesmo, depois do início é sossegado, bem marcado.

complementando, eu fiz a ida e volta pela mesma trilha, mas se for aconselhar alguem eu diria p/ tentar fazer a Trilha Praia do Matadeiro/Praia da Lagoinha do Leste/Pântano do Sul. Comece bem cedo p/ ter tempo d curtir. Depois vc volta d bus p/ pegar o carro ou vai e volta d bus.

em Lagoinha do Leste nao deixe d subir o morro da Coroa e fazer a foto clássica em cima da "prancha" d pedra. O visual lá d cima é d+

[...]

As dicas da Naomi são muito boas, em especial a subida do Morro, recomendo mesmo!

Abraços!

Postado
  • Membros

Galera, valeu mesmo pelas informações. Infelizmente não vou (nem volto) pela Matadeiro -- minha parceira prefere menos tempo de trilha (1 hora X 3 horas?). :)

Vou na Naufragados tb, mas essa me parece ainda mais tranquila de acessar.

Postado
  • Membros
Galera, valeu mesmo pelas informações. Infelizmente não vou (nem volto) pela Matadeiro -- minha parceira prefere menos tempo de trilha (1 hora X 3 horas?). :)

Vou na Naufragados tb, mas essa me parece ainda mais tranquila de acessar.

Olá!

Naufragados é bem tranquilo. Menos de 1h geralmente (~3Km). Uma vez na praia, recomendo fortemente ir pro canto direito e subir pelo costão até o Farol de Naufragados e os canhões do antigo forte. De lá se tem belíssima vista para o continente, como o Morro do Cambirella, a Praia do Sonho (entre outras) e para as ruínas do forte de N. Sra. da Conceição, na ilha de Araçatuba e as outras ilhas ali próximas, como a dos Papagaios (Grande e Pequena). Na trilha principal, que sai do bairro Caieira da Barra do Sul (ponto final da estrada e do ônibus), há uma única bifurcação bem marcada à direita, que leva diretamente ao pontão onde estão os canhões e o farol.

Abraço!

Postado
  • Membros

eai mcm !?!

penso que não tem comparacação entre a trilha do matadeiro, que é belissima, e a do pantano que é monótona (se ñ for pelo morro da coroa, apenas irá subir, subir, subir e depois descer, descer, descer ou vice-versa hehehe)

para naufragados sugiro começar pela solidão, que tb tem uma cachoeirinha, passar pelo saquinho e seguir em diante, como demonstram aqui: http://andarilhodailha.blogspot.com.br/2008/07/trilha-da-solido-pra-naufragados.html e

http://blog.trilhasfloripa.org/2008/05/trilha-da-cachoeira-da-solido-saquinho_08.html

pra ñ ficar muito cansativo, poderia iniciar a trip pelo mataderio, dormir na lagoinha e terminar em naufragados

nota: semana passada soube que Arante faleceu. se passar por lá, mande nossos pesames

Postado
  • Membros

eu nao fiz a trilha d Matadeiros, entao nao posso falar da distancia e nem da beleza, mas ouvi varios comentarios da parte q vai beirando o costao, disseram q é mto belo.

A trilha de Pantano do Sul real/te nao tem nenhum atrativo especial durante a trilha, é mais um percurso no meio da mata até chegar ao destino.

Uma opção seria ver se tem barco. entao vc poderia ir pela trilha e voltar d barco. Qdo eu fui nao tinha essa opção, pois era baixa temporada.

qto a Naufragados, como o Getúlio mencionou a parte do Farol é legal, bela vista e a caminhda até lá é curta. Eu fiz essa trilha a partir de Caieira do Sul e coloquei no meu relato. O percurso tb nao é nada demais, caminhada no meio da mata. Na alta temporada, disseram q tem opção d barco tb. pode ser uma opção p/ fazer a volta p/ quem nao tá acostumado a fazer trilha

As informações q eu obtive qdo estive em Floripa é q a Trilha Solidão/Naufragados tem trechos fechados e de dificil orientação. Sugiro q vc procure se informar. Lógico q tb depende da experiencia q vc tem c/ trilhas. Eu prefiro locais mais demarcados.

tem inumeras trilhas em Floripa!

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760293

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.