Ir para conteúdo

PATAGÔNIA DE CARRO - DEZEMBRO E JANEIRO 2015/2016. MUITOS KMS E 20 DIAS DE VIAGEM


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal!

 

Esse é meu primeiro relato de viagem. Fui, junto com meu namorado e meus pais para a Patagônia Argentina, em Dezembro/2015. Somos de Foz do Iguaçu/PR e fizemos o percurso todo de carro. Saldo da viagem: aproximadamente 11 mil kms rodados e muita coisa para contar!

 

Espero que o relato seja completo e possa ajudar quem está pensando em fazer o mesmo percurso!Vi que a maioria dos relatos da região estão um pouco desatualizados, então tomara que este ajude!

 

Esse foi nosso roteiro:

 

roteiro.jpg.4a788cf4286c79e85e38ea150260663f.jpg

 

19/12 1º dia - de PUERTO IGUAZÚ a PERGAMINO: 1292KM

20/12 2º dia - de PERGAMINO a PUERTO MADRYN: 1298KM

21/12 3º dia - de PUERTO MADRYN a RIO GALLEGOS: 1.218 KM

22/12 4ª dia - de RIO GALLEGOS a USHUAIA: 569 KM

23/12 5º dia - USHUAIA

24/12 6º dia - USHUAIA

25/12 7º dia - USHUAIA

26/12 8º dia - USHUAIA

27/12 9º dia - USHUAIA

28/12 10º dia - de USHUAIA a EL CALAFATE: 867km

29/12 11º dia - EL CALAFATE

30/12 12º dia - EL CALAFATE

31/12 13º dia - EL CALAFATE

01/01 14º dia - EL CALAFATE

02/01 15º dia - DE EL CALAFATE A EL CHALTÉN: 214 KM

03/01 16º dia - EL CHALTÉN

04/01 17º dia - de EL CHALTÉN a COMODORO RIVADAVIA 967 KM

05/01 18º dia - de COMODORO RIVADVIA a CORONEL PRINGLES 1.093 KM

06/01 19º dia - de CORONEL PRINGLES a CONCORDIA

07/01 20º dia - de CONCORDIA A PUERTO IGUAZU

 

ASSUNTOS IMPORTANTES:

 

DINHEIRO:

 

Conseguimos uma ótima cotação, pois moramos na fronteira. Pegamos o peso a 0,25 centavos, ou 4x1. Eu consegui pegar uma parte até por 0,23 centavos com uma amiga que trabalha no turismo aqui na cidade. Mas lembrando, provavelmente só pegamos esse valor pois moramos na fronteira! Então levei todo meu dinheiro em peso, totalizando 23.000 pesos (+- 5.000 reais, para tudo: transporte, hospedagem, alimentação e passeios). Meu namorado levou a mesma quantia, e meus pais levaram 40.000 pesos (para os dois) e mais mil reais em caso de emergência.

Em relação à valores, é aquela coisa. Sua viagem pode custar muito pouco, ou muito, depende do seu perfil. Nós, eu classifico como mochileiros semi chiques, :D:D:D:D hahaha, pois queríamos uma viagem econômica mas sem perder conforto. No hostel em Ushuaia, por exemplo, preferimos gastar um pouco mais e pegar um quarto privado do que ficar nos dorms. Em Calafate e Chalten alugamos cabanãs, o que valeu muito a pena, pois tinham cozinha completa e cozinhamos praticamente todas as noites para economizar.

Mas já adianto aos colegas, é um destino CARO. Sair jantar toda noite? Sem chance, só se você tive ostentando mesmo!

 

TRANSPORTE:

 

Como mencionado, fomos de carro. Moramos em Foz do Iguaçu/PR, e todo o percurso da viagem foi feito pela Argentina (menos o trecho que tivemos que fazer pelo Chile para chegar em Ushuaia). Entramos por Puerto Iguazu e fomos embora, haha! Para quem tiver vontade de fazer a viagem de carro, eu digo: VÁ! As estradas na argentina são muito boas, geralmente vazias e a viagem rende muito. Pegamos trechos de retas longas (incluindo um trecho de 32km em linha RETA, sem ondulações, curvas ou qq outra coisa).

Gasolina: O valor da gasolina varia de acordo com a província, mas observamos o seguinte padrão: até a província de Buenos Aires (província, não a cidade), o valor da SUPER, que equivale à nossa aditivada era em média de 15 pesos, ou seja, parecido com o valor da gasolina comum aqui no Brasil. Quando saímos da província de Buenos Aires, e entramos na região da Patagônia, o preço da gasolina caiu drasticamente. Vimos várias bombas de exploração de petróleo, o que deve explicar. Dali para a frente, até Ushauaia, a gasolina INFINIA, que equivale à Podium no Brasil, custava em média 10, 11 pesos o litro (MUITO barato!).

Pedágios: pegamos alguns pedágios, sendo que o mais caro custava 24 pesos. Não acredito que gastamos mais que 400 pesos em pedágio.

 

HOSPEDAGEM: aqui vão as principais hospedagens. Não coloquei os hotéis dos pernoites da volta pois não tinha nada reservado, e esqueci os nomes, hahaha.

 

Nas cidades do trajeto, ficamos em hotéis ou apart-hoteis. Em Ushuaia ficamos em um hostel, mas em quartos privados. Em El Calafate e El Chalten, alugamos cabañas. Seguem as hospedagens e o que achei delas:

 

PERGAMINO: Helen's Guest House(http://helensguesthouse.com.ar/). Eles se intitulam um hotel boutique. E é mesmo! Os quartos são espaçosos e o café da manhã bem servido para os padrões argentinos. Pagamos 800 pesos na diária por casal. Não é um hotel barato, mas nesse dia prezei pelo conforto, pois trabalhamos na sexta-feira (18) até tarde, e a viagem no dia 19 seria puxada, então queríamos dormir bem. No fim das contas, isso foi providencial e depois eu explico o porque, haha!

 

PUERTO MADRYN: Coral de Madryn (http://www.booking.com/hotel/ar/coral-de-madryn.html). Reservei pelo booking, e foi tudo certo. Quando chegamos na cidade ligamos para a proprietária, e ela nos encontrou lá para entregar a chave. Quando reservei, o valor da hospedagem seria 1000 pesos (para 4 pessoas). Contudo, na quinta-feira antes da gente viajar, o presidente da Argentina extinguiu o câmbio paralelo do dólar, subindo o preço da hospedagem para 1300 pesos. Ainda assim, gostamos do apartamento. Muito limpo e bem equipado.

 

RIO GALLEGOS: Apart Hotel Austral (http://www.apartaustral.com/). Esse foi meio decepcionante. Reservei pelo booking também, e a recepção foi ótima. O valor da hospedagem para os 4 foi 1300 pesos. O que me chateou é que eles anunciam que tem cozinha, mas na verdade existe apenas um microondas e um frigobar. Não tem travessa, panela, nada. As camas eram bem estreitinhas, mas o chuveiro era bom!

 

USHUAIA: Los Cormoranes Hostel (http://www.loscormoranes.com/). Achei pela internet e reservei direto com eles. Adoramos! Não sei como são os dorms, mas os quartos privados eram bem bons. A cama gostosa, chuveiro bom e não eram minúsculos. O mais legal era que tinha piso aquecido, então você não morria de frio quando saía do banho!

O valor da diária para o quarto privado foi de 900 pesos, pois tínhamos desconto da carteirinha de mochileiro. Acho que o normal era 1075 pesos, se não me engano.

O hostel tem uma vibe bem legal, com gente do mundo todo. A cozinha comunitária é meio bagunçada, o pessoal que estava lá na mesma época que a gente não era muito ligado em organização, mas no geral foi bem tranquilo. Fizemos janta praticamente todas as noites (incluindo "ceia" de natal) e foi bem susse. O pessoal da recepção era bem legal, especialmente o Lucas, que ficava no período da noite. Recomendo!

 

EL CALAFATE: Cabañas El Amanecer (http://booking.com/64bdc09d8fe7b). Reservei pelo booking, tudo certinho. As cabanas são ótimas, dois quartos (um com cama de casal e outro com dois beliches = 6 pessoas), cozinha, sala, wi-fi, banheiro, enfim, pacote completo. Não lembro o valor da diária, mas ficou algo em torno de 1.000 pesos, ou seja, 250 pesos por pessoa. Curti! Se você vai em uma galera, compensa muito pegar essas cabañas, pelo conforto e privacidade. Único ponto ruim: embora fique na Av. San Martin, é razoavelmente longe do centro. Para nós que estávamos de carro foi tranquilo, mas para quem estiver a pé pode complicar!

 

EL CHALTEN: Cabañas Anita's House (http://www.anitashouse.com.ar). Reservei direto com a proprietária. Acho que foi nossa acomodação preferida. As cabanas são muito lindinhas, super confortáveis e equipadas. O preço achei meio salgado, 2.400 pesos a diária para a cabana que acomoda 6 pessoas. Eles tem uma que acomoda 3 pessoas que é mais barata, mas dai não daria certo para nós. Pelo que vi na época, o preço de todas as hospedagens em el chalten é alto, então não foi algo tão absurdo. Sem contar que chegar em "casa" depois do trekking e descansar com conforto foi maravilhoso, hahah!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 19/12 - Primeiro dia

 

Depois de meses de planejamento e muuuuuuuita pesquisa, chegou o dia de viajar. Todo mundo ansioso, o carro cheio de malas, partimos de casa! Moramos a 5min de distância (de carro) da fronteira com Puerto Iguazu, então logo depois estávamos fazendo a imigração. Procedimento tranquilo, nem precisamos descer do carro, saímos com destino a Pergamino, 1292km distantes.

 

 

 

Primeira coisa: viajar de carro na argentina RENDE! Você pode ver e pensar que 1300km é muito para rodar em um dia, mas as estradas na Argentina são muito boas e é possível viajar mantendo uma velocidade média de 100km/h, ou até mais.

 

Saímos as 5h da manhã e chegamos em Pergamino as 19h. MAS, isso só aconteceu pq meu excelentíssimo genitor SE PERDEU. :shock::shock::shock:

Exatamente! Como já viajamos pela Argentina de carro, o Sr. Genitor acreditou no próprio taco demais e deu caquinha! Hahahaha

 

Saímos de Puerto Iguazu e ele disse que até Paso de Los Libres, cidade que fica na província de Corrientes (onde pararíamos para fazer um lanche por volta das 10h e que seria mais ou menos a metade do caminho) ele sabia o caminho de olhos fechados, e não precisava de GPS. Beleza, acreditamos e ficamos todos felizes!

 

Eis que o horário programado para chegar em Paso de Los Libres começou a ficar perto e nada da cidade, nem de placas indicando a distância. Começamos a achar estranho e resolvemos parar em um posto de gasolina para se informar e comprar um mapa (by the way, melhor aquisição da viagem foi o mapa "em papel").

 

RESULTADO: estávamos perto da CIDADE de Corrientes. Hahahahaha! Sorte que vimos antes, e mudamos o trajeto. Mas tivemos que fazer um caminho bem mais longo, o que fez com que chegássemos tarde em Pergamino.

 

Enfim, chegamos em Pergamino, fizemos check-in no Helen's Guest House, e aqui eu fiquei muito feliz de ter pego um hotel mais "caro", pq estávamos PODRES.

 

Fomos jantar em uma pizzaria e caímos na cama porque o outro dia seria longo!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom seu relato, estou pensando em fazer o mesmo com meu irmão, mãe e namorado.. Mas pensamos em alugar o carro em Buenos Aires.

Você acha que vale a pena alugar carro?

Qual foi o seu gasto nessa viagem?

Nos consideramos mochileiros semi chiques também kkkkk

 

Oi Giovana! Acho que depende muito do valor do aluguel do carro...você teria que dar uma pesquisada. Pq além do aluguel, tem a gasolina a ser considerada! Não sei onde vocês moram, mas acho que sai bem mais barato se vocês forem com o carro de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabéns pelo relato, voltei a acompanhar o site e parece que a gente resgata o espírito aventureiro.

 

Com certeza essa vai ser uma das viagens da minha vida. estava olhando as passagens de avião e esta custando no período de julho cerca de 2mil reais ida e volta de porto alegre/RS.

 

sabe me informar em média quanto gastaram com transporte no total? e claro que a viagem de carro é muito mais interessante, pena não ter esse tempo disponível para "meter o pé" na estrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Thayna,

excelente relato, é um trajeto que tenho muita vontade de fazer, mas nunca tinha pensado em fazer de carro, sou de Toledo-PR bem pertinho kkkkkkkkkk, quanto vocês gastaram com combustível? e que média fez o carro de vocês?

 

obrigado desde já pela ajuda ^^

 

Acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...