Ir para conteúdo

17 dias pela Patagônia de ônibus


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá aventureiros! Nesse post estou colocando o roteiro e os custos! 

Eu contei um pouco sobre a minha aventura pela Patagônia, falei sobre os lugares que visitei, a experiências que vivi, as pessoas que encontrei e abri o coração pra falar de toda a transformação que uma viagem solo pode trazer.

Mas para fazer uma viagem dessas, é importante ter planejamento. Então vou falar um pouco sobre o roteiro, transporte e custos da viagem.

IMG_20180102_055439389.jpg

Chegando em Buenos Aires.

Eu já havia comentado de que comecei o planejamento da minha expedição 5 meses antes de fazer as malas e partir. O ponto de partida pra mim foi Torres del Paine. Eu queria muito ir pra lá e queria também passar, pelo menos, uns 15 dias fora. Então abri o mapa e comecei a traçar os possíveis caminhos que eu poderia fazer, os lugares que eu poderia conhecer e como poderia me deslocar.

Eu comecei a rabiscar tudo em um caderninho de anotações. Pra você ter uma ideia, eu tenho 5 roteiros diferentes anotados aqui. Como decidi viajar de ônibus, eu precisava conseguir fechar as datas considerando três itens principais: o tempo que eu passaria em cada lugar, a hospedagem e as passagens de ônibus. 

Primeiro, eu fechei a passagem de avião. Procurei comprar na data em que saía mais barato viajar, dentro da minha disponibilidade. Eu li em alguns lugares que o dia mais barato para viajar era às terças feiras. Para ida, isso realmente se provou verdadeiro. Então eu já tinha a data de partida: terça feira, dia 2 de janeiro, de madrugada (o horário também é relevante quando você quer e precisa economizar). A volta eu comprei para o dia 19 de janeiro, uma sexta feira. Inicialmente eu voltaria no sábado. Preste bem atenção: a mudança de data me fez economizar quase 700 reais na passagem de avião.

Comprei a passagem de avião com a ida por El Calafate e a volta por Ushuaia. Paguei algo em torno de 1600 reais no total.

A partir daí eu comecei a colocar no papel em definitivo as cidades que eu iria visitar, distribuindo os dias disponíveis.

 

O roteiro final ficou assim:

➼ 02/01: São Paulo à El Calafate (peguei o voo da madrugada e cheguei lá às 09h da manhã) -

     conheci a cidade e caminhei até o Lago Argentino;

➼ 03/01: Parque Nacional Los Glaciares: Glaciar Perito Moreno;

➼ 04/01: El Calafate à El Chaltén (ônibus) - fiz a trilha para o Lago Viedma;

➼ 05/01: Parque Nacional Los Glaciares: Trilha até Laguna de Los Três (Fitz Roy);

➼ 06/01: El Chaltén à El Calafate (ônibus) - descansei e arrumei a mala para ir para o Chile;

➼ 07/01: El Calafate à Puerto Natales (ônibus) - dei uma volta na cidade e descansei;

➼ 08/01: Comprei o que faltava para o camping, arrumei o mochilão e descansei o resto do dia;

➼ 09/01: Puerto Natales ao Parque Nacional Torres del Paine (ônibus) - trilha até o Refugio Grey;

➼ 10/01: Torres del Paine - trilha do Refugio Grey até Camping Francés;

➼ 11/01: Torres del Paine - trilha do Camping Francés até Camping Cuernos;

➼ 12/01: Torres del Paine - trilha do Camping Cuernos até Camping Chileno;

➼ 13/01: Torres del Paine à Puerto Natales (ônibus);

➼ 14/01: Puerto Natales à Punta Arenas (ônibus) - conheci o centro de Punta Arenas e caminhei no

     calçadão que beira o Estreito de Magalhães;

➼ 15/01: Dia livre em Punta Arenas - fui fuçar a zona franca;

➼ 16/01: Punta Arenas à Ushuaia (ônibus) - cheguei e fui jantar com amigos que eu tinha feito há 10

      minutos!

➼ 17/01: Dia livre em Ushuaia - Encontrei um casal de amigos e passeamos pela cidade, a pé;

➼ 18/01: Dia livre em Ushuaia - Trilha para a Laguna Esmeralda;

➼ 19/01: Ushuaia à São Paulo.

 

Duração e valores das viagens de ônibus:

➼ El Calafate à El Chaltén e vice-versa: 3 h (Chaltén Travel) - ARS$ 600

➼ El Calafate à Puerto Natales: 5 h (Bus-Sur) - ARS$ 500

➼ Puerto Natales à Torres del Paine e vice-versa: 2:30 h (Bus-Sur) - CLP$ 8000

➼ Puerto Natales à Punta Arenas: 3:15 h (Bus-Sur) - CLP$ 7000

➼ Punta Arenas à Ushuaia: 12 h (Buses Barría) - ARG$ 34000

 

Hospedagem:

➼ El Calafate: Hostel del Glaciar Pioneros 

IMG_20180102_222226159.jpg

Quarto individual no Glaciar Pioneros

Fiquei em quarto individual com banheiro. Não é um hotel 5 estrelas, mas passei bem lá. O café da manhã era bem simples, mas estava incluso no preço e tinha o necessário. O pessoal que trabalha lá é bem gentil também. Tem depósito de bagagem e não te cobram nada a mais por isso. É um pouco afastado do centro, precisa de uns 15 minutos de caminhada. O hostel serve refeições em seu centro de convivência.

 

IMG_20180106_184128024.jpg

Ojo de bife com chimichurri do Glaciar Pioneros.

➼ El Chaltén: Estância La Quinta

A estrutura é excelente. O quarto e o banheiro são ótimos. Também fiquei em quarto individual com banheiro. O café da manhã é maravilhoso, o espaço que a estância oferece também. Conta com serviço de transfer, mas eles te buscam e levam até a rodoviária gratuitamente. Quero voltar lá um dia.

IMG_20180104_173405505_HDR.jpg

Estância La Quinta.

➼ Puerto Natales: We are Patagonia Backpackers

IMG-20180107-WA0000.jpeg

Dormitório feminino do We are Patagonia Backpackers.

Fiquei em quarto compartilhado, mas só com mulheres. Escolhi esse hostel exatamente por isso. As camas tem luz e tomada individuais. Não existe banheiro feminino ou masculino, são banheiros comunitários, mas são limpos e isso é importante. O café da manhã também estava incluso e era muito bom. O hostel conta com uma hamburgueria própria.

IMG_20180108_140520203_HDR.jpg

Hamburgueria do hostel.

➼ Punta Arenas: Hostel Entre Vientos

Fiquei em quarto compartilhado misto. O café da manhã era no esquema "faça você mesmo" e eu não curti. O quarto é super pequeno, o box do banheiro é minúsculo, apesar de limpo. O meu quarto ficava de frente com a recepção e era conversa até tarde. Tem vista para o Estreito de Magalhães e fica a uns 20 minutos de caminhada do centro. A recepção não é 24 horas, mas infelizmente só descobri isso na manhã em que iria embora. Às 7 h da manhã precisei de um táxi para ir para o ponto de encontro da Buses Baría, pegar o ônibus para Ushuaia, e tive que caçar um na rua, acenando freneticamente. Sufoco. Apesar dos contras, os funcionários são muito gentis. 

 

➼ Ushuaia: Antarctica Hostel

Eu queria muito ficar no mesmo hotel que fiquei no ano anterior (Costa Ushuaia Hotel), mas o meu bolso não permitiu. Então fiquei num quarto compartilhado misto. O quarto era bem espaçoso. O café da manhã também é no estilo "se vira". Mas eu desisti de comer lá porque eu sou "cricri" e assumo (e algumas pessoas são porcas e não colaboram). Eu fiz bons amigos nesse hostel, e os funcionários foram bem gentis também. A localização é ótima, fica a duas quadras na rua principal.

IMG_20180118_101357837.jpg

Antarctica Hostel.

➼ Torres del Paine: Refugios e Campings

IMG_20180110_072150877_HDR.jpg

Refugio Grey.

Em Torres del Paine você deve, obrigatoriamente, reservar o camping ou o refugio (com bastante antecedência). O guarda parque checa seus documentos no início da trilha e eu vi pessoas que estavam sem reserva tendo que se contentar com o bate e volta.

Refugio Grey: cama num quarto para 4 pessoas, sem refeição inclusa - US$ 80

Camping Francés: barraca em plataforma, sem qualquer refeição incluída. Área de banho muito boa - CLP$ 27000

IMG_20180111_091709495.jpg

Camping Francés.

Camping Cuernos: barraca em plataforma, com café da manhã, jantar e lanche de trilha incluídos. Banheiro e chuveiros bons - CLP$ 84000

Camping Chileno: barraca em plataforma, com café da manhã, jantar e lanche de trilha incluídos. Banheiro e chuveiro bem mais ou menos - CLP$ 84000

 

Entrada dos parques:

➼ Parque Nacional Los Glaciares - ARS$ 500

➼ Parque Nacional Torres del Paine - CLP$ 21000

 

Dicas importantes: 

➼ Geralmente passamos dias pesquisando o preço das passagens de avião. Cada vez que você for fazer a pesquisa, vá até o histórico e limpe os cookies. Você vai notar a diferença de preço. 

➼ As passagens com a Buses Barría podem ser compradas antecipadamente, mas apenas por e-mail.

➼ Os dois parques nacionais da Patagônia que visitei, Los Glaciares e Torres del Paine, aceitam pagamento apenas em dinheiro.

➼ Para acampar em Torres del Paine, você pode reservar através da Vertice Patagonia e Fantástico Sur. Os campings gratuitos são com a Conaf.

➼ Quando você se registra na entrada de Torres del Paine, você pode carimbar o passaporte.

➼ No centro de visitantes de Ushuaia você também pode carimbar seu passaporte.

➼ A passagem de avião comprei através da Decolar. As reservas de hospedagem foram feitas através do Booking e Decolar.

 

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Até a próxima, aventureiro!

Bruna.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A viagem segue... agora em Punta Arenas!

Quando minha aventura por Torres del Paine acabou, eu ainda tinha um bom caminho a percorrer. No dia seguinte, tomei - mais um - ônibus, com destino a Punta Arenas.

IMG_20180114_144014996.jpg

Estreito de Magalhães.

Punta Arenas é uma bela cidade, banhada em toda a sua costa pelo - famoso das aulas de história - Estreito de Magalhães. Parti de Puerto Natales, rumo a Punta Arenas no dia seguinte após retornar de Torres del Paine, um domingo. No momento em que eu tirei essa foto aí de cima, eu só conseguia pensar: "olha só onde é que eu to!" (as aulas de história sempre foram as minhas favoritas!). 💗

IMG_20180114_133440610.jpg

Fernandinho.

Saí bem cedo e cheguei ao hostel por volta do meio dia. A minha idéia era passar a segunda feira em Punta Arenas e seguir para Ushuaia na terça.

IMG_20180114_140354292.jpg

Seafood Patagonia.

No domingo mesmo eu dei uma volta pela cidade. Meu hostel ficava a uns 20 minutos, a pé, do centro. Fui caminhando por dentro da cidade, que estava deserta e com a maioria das lojas fechadas. Passei na frente de um cemitério vertical, o Cemitério Municipal de Punta Arenas, que sim, é uma atração turística. Se você perguntar a minha opinião, eu vou dizer que achei aquilo horrível. Mas é só a minha opinião.... 🙊

IMG_20180114_125517664.jpg

Socorro.

Continuei minha caminhada, fotografei um pouco e fui atrás de um restaurante, porque eu estava faminta. Almocei no "Seafood Patagonia - La Boutique del Mar". Não parecia um restaurante muito em conta, mas eu não estava encontrando mais nada aberto. Então entrei e me surpreendi. Um comida deliciosa, com preço bem melhor do que nos restaurantes argentinos. 

Nesse dia, voltei para o hostel pelo calçadão que vai margeando todo o Estreito de Magalhães. 

Eu estava com o ânimo lá embaixo. Então tomei banho e fui descansar. Meu quarto - compartilhado - no hostel ficava de frente com a recepção e ao lado da porta de entrada, então era muito barulho o tempo todo. No quarto havia 3 beliches, e tudo era muito apertado, apesar de ser tudo muito limpo. Escolhi esse hostel porque havia lido que dava para ver golfinhos da sacada. Eu tive a impressão de ver alguma coisa lá longe, no mar, quando estava caminhando no calçadão...

Para a 2ª feira, eu havia planejado um passeio com uma agência turística: o Pali Aike Tour, um passeio que duraria o dia inteiro no Parque Nacional dos Vulcões Pali Aike, mas infelizmente precisava de um número mínimo de pessoas para que o tour acontecesse. Por fim, para a minha tristeza, a agência acabou cancelando o passeio.

 

IMG_20180114_133605638.jpg

Centro de Punta Arenas.

IMG_20180114_143213395.jpg

Punta Arenas.

Então eu aproveitei e fui conhecer a Zona Franca de Punta Arenas. Passei o dia batendo perna lá. Comprei algumas coisas. Eu havia lido bastante sobre como apetrechos de camping/trekking são mais em conta lá, e algumas coisas realmente são. Bastões de trekking, por exemplo, estavam saindo por cerca de R$30 cada. A Zona Franca é grande, tem bastante coisa pra ver, mas nem tudo vale tão a pena assim. Vale a pena você ir para Punta Arenas só por isso? Não. Mas se você já estiver por lá, vá dar uma olhadinha, quem sabe....

 

Gostei de conhecer Punta Arenas. Existem vários passeios que saem da cidade para ilhas, pinguineras e afins. Quero voltar pra lá um dia, tem muita coisa para fazer partindo dali. Além disso, é uma cidade que respira história.

 

IMG_20180114_152502882.jpg

Calçadão com vista para o Estreito de Magalhães.

No entanto, o tempo todo que passei nessa cidade, me senti muito melancólica. Os dias que a gente passa em meio a natureza tem disso: você se sente um estranho no meio do asfalto. Mas tudo bem, no dia seguinte eu voltaria para a natureza.

 

A viagem segue.

No próximo post te conto como foi cruzar o Estreito de Magalhães de balsa e as quase 12 horas de estrada até Ushuaia, a cidade - encantada - mais austral da Terra e meu lugar favorito no mundo!

 

Até breve, aventureiro!

Bruna.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Bruna, tudo bem?

Primeiramente, obrigado pelo relato! Suas palavras me motivaram e muito. 😍

Agora pouco estava falando com uma amiga sobre a vontade de ir para Patagônia, e contei a ela sobre o receio que estou de ir e fazer as trilhas sozinhos. Ai simplesmente vim aqui no fórum e encontrei o seu relato. rs Preciso dizer mais nada né? haha😂😂

Agora no final de Janeiro vou mochilar com passagem só de IDA, a ideia inicial era ir para Santiago e subir até o Norte do Peru.. Mas, estou mudando de ideia e colocando meu sonho no roteiro. rsrs Ai fica naquela.. economizar ou só se vive uma vez! 😂😂😂

 

Tenho algumas dúvidas.. será que pode me ajudar? 

Não tenho intenção de descer até o Ushuaia e sim subir o Chile sentido Puerto Mont, Pucon ou até mesmo conhecer outros parques Nacionais no trajeto. Nessa situação, você acha melhor pegar o voô para iniciar a trip para Puerto Natales ou El Calafate? 

E quais são as trilhas bate e volta que você recomenta dentro do parque TDP? Além das Torres. rsrs

 Muito obrigado,

E bom final de ano.. que 2019 seja tão incrível quanto seu mochilão. 😀


 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@_Umpdy Olá amigo! 😄 Muito obrigada por ler meu relato!! Fico realmente feliz quando o que escrevo ajuda alguém! 💗

"economizar ou só se vive uma vez" hahahaha, eu entendo 100%!

Vou te falar o que minha mãe sempre me diz nesses casos: "Bruna, você tá deixando de comprar fralda pros seus filhos? Você nem tem filho! Então se joga e vai viver, minha filha!" 😂

Mas então, eu ainda quero voltar pro Chile, porque tem parques espetaculares mesmo!

Eu acho que vale MUITO a pena você passar por El Calafate e El Chaltén, principalmente El Chaltén, porque lá é o "paraíso de trekking".

Talvez então seja interessante você começar a sua jornada por Puerto Natales e ir subindo (as estradas são maravilhosas e viajar de ônibus por elas faz parte da experiência).... Em Torres del Paine tem dois trekkings principais que o pessoal faz bate e volta: um deles é para o Glaciar Grey. E o outro, como você mesmo mencionou, é para as Torres. Na verdade, se você pegar o mapa de Torres del Paine, você consegue escolher os lugares, porque no mapa tem as distâncias e os tempos que geralmente o pessoal percorre cada trilha. Um lugar que eu fiquei apaixonada foi o Lago Nordernskjöld. Não sei se você leu todo o relato, mas falei sobre uma espécie de "prainha" formada por ele, entre o camping Francés e o camping Cuernos, mas acho que fica puxado pra ir e voltar em um dia. 

Aqui tem o mapa, com as distâncias: https://www.fantasticosur.com/trekking-in-torres-del-paine/map/

Outros pontos que você pode tentar visitar são o Mirador Francés e o Mirador Britânico. Mas novamente, a questão é o tempo...

Agora vou te falar uma coisa, usando o coração: se eu fosse você, iniciaria sua subida por Ushuaia (aquele lugar, pra mim, é encantado, de verdade 💗). 

De qualquer modo, pesquise pelas passagens de avião e de ônibus, e veja de que forma sai mais em conta. Se tiver tudo o mesmo preço (e você realmente não for para Ushuaia 😍 - hahaha - então eu iniciaria por Puerto Natales e subiria, ao infinito e além! 😂).

Espero ter ajudado! Precisando, estou por aqui e vai ser um prazer ajudar!

Um abração, um 2019 cheio de aventuras e uma viagem maravilhosamente inesquecível pra você! 😊

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 04/01/2019 em 12:03, BrunaKC disse:

@_Umpdy Olá amigo! 😄 Muito obrigada por ler meu relato!! Fico realmente feliz quando o que escrevo ajuda alguém! 💗

"economizar ou só se vive uma vez" hahahaha, eu entendo 100%!

Vou te falar o que minha mãe sempre me diz nesses casos: "Bruna, você tá deixando de comprar fralda pros seus filhos? Você nem tem filho! Então se joga e vai viver, minha filha!" 😂

Mas então, eu ainda quero voltar pro Chile, porque tem parques espetaculares mesmo!

Eu acho que vale MUITO a pena você passar por El Calafate e El Chaltén, principalmente El Chaltén, porque lá é o "paraíso de trekking".

Talvez então seja interessante você começar a sua jornada por Puerto Natales e ir subindo (as estradas são maravilhosas e viajar de ônibus por elas faz parte da experiência).... Em Torres del Paine tem dois trekkings principais que o pessoal faz bate e volta: um deles é para o Glaciar Grey. E o outro, como você mesmo mencionou, é para as Torres. Na verdade, se você pegar o mapa de Torres del Paine, você consegue escolher os lugares, porque no mapa tem as distâncias e os tempos que geralmente o pessoal percorre cada trilha. Um lugar que eu fiquei apaixonada foi o Lago Nordernskjöld. Não sei se você leu todo o relato, mas falei sobre uma espécie de "prainha" formada por ele, entre o camping Francés e o camping Cuernos, mas acho que fica puxado pra ir e voltar em um dia. 

Aqui tem o mapa, com as distâncias: https://www.fantasticosur.com/trekking-in-torres-del-paine/map/

Outros pontos que você pode tentar visitar são o Mirador Francés e o Mirador Britânico. Mas novamente, a questão é o tempo...

Agora vou te falar uma coisa, usando o coração: se eu fosse você, iniciaria sua subida por Ushuaia (aquele lugar, pra mim, é encantado, de verdade 💗). 

De qualquer modo, pesquise pelas passagens de avião e de ônibus, e veja de que forma sai mais em conta. Se tiver tudo o mesmo preço (e você realmente não for para Ushuaia 😍 - hahaha - então eu iniciaria por Puerto Natales e subiria, ao infinito e além! 😂).

Espero ter ajudado! Precisando, estou por aqui e vai ser um prazer ajudar!

Um abração, um 2019 cheio de aventuras e uma viagem maravilhosamente inesquecível pra você! 😊

Oi Bruna,

Muito obrigado pela atenção e disposição.

Vou avaliar com carinho a possibilidade de ir para o Ushuaia. ❤️ haha

A Patagônia em sí, são tantas possibilidades que se fosse possível, faria tudo..  😂 Mas acredito que precisa de umas 3 ida até lá para fazer tudo.. e olhe lá hahaha

Gratidão pela ajuda,

Bjs.

 

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que relato incrível! :) 

Parabéns pela coragem e força de vontade, eu também sou uma pessoa timida e um tanto inexperiente com viagens, te entendi um pouco em algumas partes haha Mas que viagem sensacional!

Planejo ir com minha irmã agora em março passar uns 10 dias e apesar de já ter lido zilhões de blogs eu ainda estou tendo problemas com a ordem das cidades (Punta Arenas, Puerto natales, El calafate, El chaten e talvez Ushuaia) Parece que é impossível seguir um caminho linear, sempre tenho que voltar pra um lugar pra ir pro outro, parece um quebra-cabeça, você tem alguma sugestão?

Valeu!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 10 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...