Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Postado
  • Membros

[info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a cidade de San Pedro de Atacama e o Deserto do Atacama. Se você está com alguma dúvida em relação à região, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece o Atacama, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]

[linkbox]Guia de Santiago por Mochileiros.com

Escreva seu Relato sobre o Atacama

Procurando companhia para viajar para o Atacama? Crie seu Tópico aqui!

Deserto do Atacama - Tópico de Perguntas e Respostas

Dicas - Deserto do Atacama

Troque informações sobre Hospedagem em San Pedro de Atacama

Deserto do Atacama de Bicicleta

Relatos sobre o Atacama:

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Leo Caetano

Relato sobre viagem de vinte dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Milena Garcia

Relato sobre viagem de dezenove dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Xunfos

Relato sobre viagem de vinte e cinco dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Samanthavas

Relato sobre viagem de vinte e um dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro FHMartins

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Michelschon

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Carla Nogueira

Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Cmcf

Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Dickens

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Magno Fugisava

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Morenopissedoff[/linkbox]

Pretendo conhecer os seguintes lugares:

1. Cidade de San Pedro de Atacama

Cidade de onde parte todas as aventuras para o deserto. Dentro da cidade será visitado o Museu Arqueológico de P. Le Paige.

2. Valle de La Luna

Fica a mais ou menos 17 km de San Pedro de Atacama. Um lugar único no mundo onde tudo lembra a lua.

3. Toconao e Salar de Atacama

Fica mais ou menos 38 km ao sul de San Pedro de Atacama. No caminho é possível ver de longe os vulcões Licancabur e Lascar entre outros. Chegando ao povoado de Toconao segue-se o salar até a Laguna Chaxa (habitada por flamingos)

4. Geysers del Tatio

Campo geotérmico que fica a mais de 4.200 metros de altura que a partir das 5 horas da manhã cria um fenômeno incrível. Fica a mais ou menos 89 km.

5. Termas de Puritama

O rio Puritama e suas águas quentes (30ºC) administradas pelo Hotel Explora mas de acesso público. Fica mais ou menos 28 km.

6. Pukara de Quitor

A cerca de 3 km de San Pedro está o Forte Quitor, construído pelo povo atacamenho para defenderem-se de outros povos.

7. Valle de La Muerte

A cerca de 3 km de San Pedro também está o Vale da Morte. Bonitas formações rochosas.

8. Lagunas Altiplánicas

Misticanti e Miñique ficam a mais de 4.000 metros sobre o nível do mar e a mais ou menos 90 km de San Pedro de Atacama. A viagem desde San Pedro passa pelo povoado de Toconao e pela beira do Salar de Atacama.

9. Ruínas de Tulor

Fica mais ou menos a 10km de San Pedro de Atacama. Vestígios de um antigo povo atacamenho com mais de 3.000 anos sepultado pela areia.

9. Tour Astronômico

Uma agência na cidade (Rua Caracoles 174 C) oferece a mais ou menos $ 8.000 por pessoa (transporte e chocolate quente) um de 3 horas. Pode-se ouvir a explicação sobre o espaço e fazer uso dos equipamentos.

10. Vulcão Lascar (5.592 metros)

Saída de San Pedro as 5:00h da manhã. Preço $65.000 por pessoa pela Vulcano Desporte Aventura - Dura o dia todo. Transporte até 4.600 metros (passando pelo Lagoa Lejía). Depois são 3 horas de caminhada até a cratera e mais 45 minutos até o cume. Uma hora e meia de descanso e voltamos para San Pedro de Atacama. Tudo leva apenas um dia!

11. Vulcão Licancabour (5.970 metros)

Preço de $ 100.000 por pessoa (incluindo: guia especializado, transporte, café da manhã, lunch e equipamento pra camping). O circuito completo leva três dias saindo de San Pedro as 7h da manhã para chegar a base (nas ruínas incas a 5.000 metros). No segundo dia com uma caminhada de mais ou menos 8 horas chega-se ao cume (lá em cima tem uma lagoa). Voltando a San Pedro a noite.

12. Quebrada de Cari

Saindo pela estrada que leva a Calama a mais ou menos 10km há um caminho antigo que leva a parte mais alta da Cordilheira de La Sal.

Outros possíveis

Llullaillaco (6.739 metros) é um dos mais altos mas é complicado de fazer. Levaria mais ou menos 4 dias.

Vulcão Sairecabur (6.026 metros)

Este leva apenas 11 horas (das 5 as 18) e custa $ 65.000. O veículo vai até uma "azufrera" abandonada (a mais ou menos 5.400 metros) passando os Geysers del Tatio. Um caminhada de 3 horas pra subida.

Ojos del Salado

Simplesmente o maior vulcão do mundo. Esse é mais complicado pra chegar até ele.

Onde ficar?

Camping Los Chañares

Preço: $ 2.000 por pessoa (para barracas)

Preço: $ 3.500 por pessoa (peças ou quartos?)

Rua Ckilapana (umas 5 quadras do centro do povoado)

Tudo bem simples. Banheiros e Duchas compartilhadas. 5 locais para obter água. Aberto apenas no verão.

Casa Adobe

Preço: 5 a 8 US$ (depende da tempo da estadia e temporada)

Rua Domingo Atienza 582 (3 quadras da Av. Caracoles)

Hotal Monyplan

Preço: $ 5.000 (mais ou menos 8 dolares?)

Rua Lesana 687

Banho compartilhado. Cozinha comum, água quente.

Hotal y Camping Puritama

Preço: consultar lá.

Rua Caracoles.

Tem quartos com banheiro particular (se optar).

Hotal Katarpe

Preço: ????

Parece ser o melhorzinho. Tem quartos simples com banheiro particular. Cafeteria, bar e Internet!

Rua Domingo Atienza esquina Caracoles.

A idéia é ir em Janeiro. Se mais alguém estiver por lá e quiser trocar uma idéia, estamos ae.

Estou coletando mais informações e vou posta-las aqui pra que vocês consultem.

• Respostas 2.3k
  • Visualizações 540.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• exato.

• Júnia Pimenta
    Júnia Pimenta

By Iangillan   um dia desses me perguntaram por que eu quero tanto ir para o deserto do Atacama...   o engraçado é o que o maior atrativo, não está exatamente nele, mas bem acima dele!!!    

• Oi, Marcos,   acabei de voltar de lá e fiquei apenas 3 dias inteiros. No 1o dia (cheguei de tarde), fomos ao Valle de la Luna; No 2o dia, fomos no Salar do Atacama, incluindo lagunas Chaxa e Teb

Featured Replies

Postado
  • Membros

Sempre falei isso por aqui,só n~~ao sabe disso quem não quer ler.

San Pedro é só agencia e hotel de pessima qualidade,só procurar,quem gosta de ir com tudo reservado se dá muito mal.

Agencia eu exigo tristour,por conhecer,mas as outras são tudo iguais,fazem sempre a mesma coisa.

Postado
  • Membros
Laguna Cejar da pra fazer de bike, 30km indo e 30km voltando...

Um amigo que fiz lá tava sem dinheiro pra pagar o tour e fez, chegando lá, o posto de fiscalização do parque onde paga a entrada fica meio afastado... ele se fez de joão sem braço e foi sem pagar nada HAHAHA... cada um com seus métodos!

Só complica um pouco se você quiser ir até a laguna tebinquiche e nos Ojos de Salar!

Raoni, nesse caso, acho que ou vou ou não vou por agência. 60km numa altitude de 2500m e ainda com a quintura que faz lá, acho que não vale muito a pena arriscar, mas seria um sonho ir assim. Na verdade, o que eu puder fazer de bike lá, irei fazer. Se tiver mais gente indo de bike, aí talvez iria, mas sozinho, acho meio arriscado. ALém dele, tinha mais gente indo de bike nos passeios?

Pedras rojas eu vi por 50.000 pesos.

Como já foi dito aqui, pra economizar, vc pode fazer Vale de la Luna, Vale de la Muerte, Pukara Quitor e a cratera do meteorito de bike, dependendo da sua disposição física, da pra fazer mais passeios, o mesmo que fez Laguna Cejar, fez termas "puripobre" e pueblo Toconao...

Eu fiz Uyuni em 26/12/14 agora, o passeio de 4 dias que retorna a SPA, paguei 120.000 pesos, o que na cotação que eu peguei (228) da uns 530 reais, fiz pela Atacama Mistica, muito boa por sinal, o dono lá da desconto pra geral, só não me deu pq zuei que o Brasil tinha ganho do Chile na copa do mundo, e que não me importava o 7x1... HAHAHA! Umas amigas que fiz no passeio conseguiram pagar 110.000 o de 4 dias, e as outras 80.000 o de 3 dias.

Levei a mochila cargueira cmg, elas ficam no alto do 4x4 o dia todo do passeio, e eles descem elas quando você chega no refúgio, pra mim foi útil, me sujei na laguna colorada entrando nela :P

Então, o Uyuni não tem pra onde fugir. reservar logo R$ 600,00. E irei levar a mochila toda comigo mesmo. Bem melhor.

LeoFreitas, vou me basear nos preços da Grado10, são os mais altos, aí o que conseguir melhor de preço lá, vai ser lucro pra fazer mais outros passeios. Estou pensando em levar R$ 1.500,00 em dólar e R$ 2.500,00 em peso chileno. Sendo que o dólar vou deixar mais para as hospedagens para não pagar IVA e o resto, pra gastos eventuais. O que estou achando é que para 24 dias no Chile, R$ 4.000,00 é meio que na crista ou não dará. Está muito caro mesmo o Atacama. Acham que em março esteja tão caro assim? Ou é porque janeiro é alta temporada? AInda mais que chegarei no Atacama dia 19/03.

E outra, uma dica para alguém que não saiba ainda. Tem esse site aqui http://likechile.com/blog/

Para quem for em Santiago, principalmente, acho que vale a pena ler as dicas. Eu, que preciso das roupas de frio, vou comprar tudo lá no dia que chegar em Santiago. Vou tentar ir direto pra lá comprar, fleece (camisa e calça), segunda pele (camisa), luva e gorro. São essas peças as essenciais para o Uyuni e Del Tatio, correto?

Postado
  • Membros

Bom, cada um tem um estilo de viagem. Mas se meu roteiro é fechado, eu sempre vou com tudo já reservado. Acho uma perda de tempo sem fim ficar rodando com mochila pesada nas costas atrás de hospedagem... ainda mais debaixo daquele sol escaldante de San Pedro. E, pelo menos, no lugar onde fiquei e também onde meus amigos ficaram, o preço do balcão era exatamente o mesmo que fechei pela internet.

Eu prefiro fazer a busca em casa, com calma, olhando fotos e comentários de outros que já se hospedaram nos locais. Mas enfm..

Emmanuel,

Não acho que os preços mudem muito de janeiro pra março não, viu? Outra coisa, você disse que vai levar pesos. Mas não vai comprá-los aqui no Brasil não, né? Porque a cotação aqui é péssima e vc ainda pagará uma taxa de câmbio. Deixa pra trocar tudo lá.. seja levando real ou dólar (aproveita que o dólar tá baixando). E outra, também nào sei se é assim tão vantajoso deixar pra comprar todas as roupas lá não. Na 1a vez que fui ao Chile (em maio de 2013), uma amiga deixou pra comprar bota e corta vento lá e se arrependeu, os preços (no tal Parque Arauco) estavam iguais aos daqui. Dessa vez, uma outra amiga queria comprar um fleece e não achou nada em conta... mas olhamos só no Costanera Center e só por alto também, talvez em outros lugares seja melhor. Só não sei se a diferença será gritante não.

No site da Decathlon você encontra muita coisa com preço bom!! De repente, vale a pena dar uma olhada pra conferir!! ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Com certeza vai sobrar uma grana então, pois os preços da Grado10 são caríssimos (pelo que me lembro de ver no site).

Cara, esse negócio aí do IVA é lenda..rsrs. Paguei em pesos a minha hospedagem e não foi cobrado. Sei disso porque pelo Booking meu hostel custava 17.500 (especificado que incluia o IVA) e acabei pagando 15.000 na hora. A grande maioria dos locais no Atacama não aceitaram pagamento em dólares (a não ser onde também fazem câmbio).

Quanto a grana, me parece o suficiente. Qualquer coisa você saca em algum caixa ou usa seu cartão de crédito, mas é melhor evitar. Dizem que o câmbio em Santiago é melhor do que no Atacama (não no aeroporto!). Acho que é melhor não levar pesos daqui, leve os reais e dólares em dinheiro para trocar lá.

Acho que o Atacama é sempre meio caro mesmo, o preços que eu paguei lá não foram muito diferentes do que eu tinha pesquisado, considerando relatos de diversos períodos do ano.

Faz muito bem em comprar tudo lá, mesmo no Atacama comprei um fleece da TNF mais barato do que aqui no RJ. A amiga acima citou a Decathlon, mas a diferença é que lá, pelo preço de um fleece Quechua aqui no Brasil, você compra algo muito superior. Dizem que essa loja do link abaixo é uma das melhores, sempre bem recomendada aqui no fórum.

https://tatoo.ws/cl/stores

Acho mais importante um corta vento do que a segunda pele. O vento lá e f@$*, sem um corta vento, nem 10 casacos vão adiantar. Mesmo no Lascar, fiquei tranquilo com um conjunto corta vento e um conjunto fleece.

Postado
  • Membros

Po Emmanuel, tenho asma, fiz vale de lá Luna de bike com esse cara de boa, ele foi sim com cia, e assim como eu, ele foi sozinho, la vc conhece rápido alguém pra da um rolé de bike, seja na oficina de rent ou no hostel. Os 2500m vc nem sente, pelo menos eu não senti...

Sobre Uyuni, reserva la, tem mta agência... E lá da pra chorar bastante descontos !

Sobre IVA, como disseram, é lenda! Hahaha, brincadeira, mas fiquei 21 dias no Chile e nenhum hostel me cobrou isso!

Sobre o frio, eu fui final de dezembro, mto calor, só precisei de um corta vento e meia de lã e gorro comprados lá e calça de taktel normal da adidas, só sofri com frio a noite, de dia era mto calor, mas mto vento, só andava de chinelo...

Postado
  • Membros

Para quem diz que não pagou iva nao conhece chileno.

O preço ja esta com iva, como no Brasil tem se preco com imposto.

Dono de hotel vai pagar iva e não repassar, so faltava essa...

Postado
  • Membros

Só lembrando que a entrada na Laguna Cejar aumentou para 30.000 pesos desde janeiro de 2015, só a entrada. Não fui, achei muito caro. Eles alegam que o turismo está prejudicando esse local.

Outra coisa: o Valle de la Muerte não está acessível no momento. Eles estão preparando o local pra começar a cobrar entrada (como o Valle de la Luna).

Se você fechar vários tours com a mesma agência, vc consegue mais descontos. Fechei tudo no hostel (achei que me arrependeria, mas depois gostei). Paguei 40.000 pelas Piedras Rojas, 7.000 Vale de la Luna e 16.000 El Tatio.

Postado
  • Membros
Só lembrando que a entrada na Laguna Cejar aumentou para 30.000 pesos desde janeiro de 2015, só a entrada. Não fui, achei muito caro. Eles alegam que o turismo está prejudicando esse local.

Outra coisa: o Valle de la Muerte não está acessível no momento. Eles estão preparando o local pra começar a cobrar entrada (como o Valle de la Luna).

Se você fechar vários tours com a mesma agência, vc consegue mais descontos. Fechei tudo no hostel (achei que me arrependeria, mas depois gostei). Paguei 40.000 pelas Piedras Rojas, 7.000 Vale de la Luna e 16.000 El Tatio.

Cara, que comédia, já já até nossa respiração vão cobrar lá, justamente no período que vou.

Bom, vou fazer como o pessoal joão sem braço, ir de bike e tentar conhecer tanto a Cejar, já que vai ter mais gente fazendo isso, quanto os Valles E Puquirá de Quitor.

Postado
  • Membros
Bom, cada um tem um estilo de viagem. Mas se meu roteiro é fechado, eu sempre vou com tudo já reservado. Acho uma perda de tempo sem fim ficar rodando com mochila pesada nas costas atrás de hospedagem... ainda mais debaixo daquele sol escaldante de San Pedro. E, pelo menos, no lugar onde fiquei e também onde meus amigos ficaram, o preço do balcão era exatamente o mesmo que fechei pela internet.

Eu prefiro fazer a busca em casa, com calma, olhando fotos e comentários de outros que já se hospedaram nos locais. Mas enfm..

Re, não vou trocar aqui não, somente trocar real por dólar aqui. Vou deixar pra trocar lá. Agora, estou vendo se vale realmente fazer dois câmbios. Trocar dólar aqui e lá, trocar dólar por peso, acho que se perde grana.

Quem voltou agora, pode dizer a cotação dólar-peso / real-peso?

Quanto ao hostal, irei fechar aqui mesmo também e acho que será o Rural, bem perto da Caracolles e parece ser animado pelos relatos que li no tripadvisor. Para nove diárias, consegui um preço de R$ 460,00, em quarto de 06 camas e banheiro compartilhado. Como estou precisando economizar para poder fazer toda a viagem de 24 dias pelo Chile, vai ter que ser em hostel assim. Cheguei a ver os que o LeoFreitas recomendou, mas um não tinha mais vaga e fica longe e os outros, acima do meu orçamento.

Emmanuel,

Não acho que os preços mudem muito de janeiro pra março não, viu? Outra coisa, você disse que vai levar pesos. Mas não vai comprá-los aqui no Brasil não, né? Porque a cotação aqui é péssima e vc ainda pagará uma taxa de câmbio. Deixa pra trocar tudo lá.. seja levando real ou dólar (aproveita que o dólar tá baixando). E outra, também nào sei se é assim tão vantajoso deixar pra comprar todas as roupas lá não. Na 1a vez que fui ao Chile (em maio de 2013), uma amiga deixou pra comprar bota e corta vento lá e se arrependeu, os preços (no tal Parque Arauco) estavam iguais aos daqui. Dessa vez, uma outra amiga queria comprar um fleece e não achou nada em conta... mas olhamos só no Costanera Center e só por alto também, talvez em outros lugares seja melhor. Só não sei se a diferença será gritante não.

No site da Decathlon você encontra muita coisa com preço bom!! De repente, vale a pena dar uma olhada pra conferir!! ::cool:::'>

Re, concordo em parte contigo. Estou olhando já o site da Decathlon, até encontrei uma calça da Queshua de R$ 80,00, um fleece corta vento de R$ 130,00 e a camisa segunda pelo, olhei na arco&flecha, da SOLO, de R$ 140,00, se não me engano. Mas andei em vários tópicos do mochileiros.com e o povo continua afirmando que lá é mais barato ou o mesmo preço, mas a qualidade melhor. Aí é aquela coisa, melhor logo comprar algo de qualidade pra durar um bom tempo. A bota já comprei aqui, uma Armet da Vento. Queria ter grana pra comprar lá também, mas não deu. Vou deixar pra próxima.

Postado
  • Membros

IVA não é lenda não, gente! rs

Eu me livrei dele pagando em dólar nos 2 hostels que fiquei em Santiago (um na ida e um na volta), em Valparaíso e em Puerto Varas (sendo que nesse pude pagar em cartão que também tiraram o IVA). Só em Pucón e no Atacama é que não rolou.

Emmanuel, eu também já li muito o pessoal falando que os preços são bons. Confesso que não procurei e nunca fui com o intuito de comprar nada (praticamente tudo o que tenho de frio comprei em Ushuaia, lá sim os preços são EXCELENTES), tudo que sei foi o que vi por alto e o que minhas amigas comentaram. Talvez fique elas por elas e a qualidade seja melhor mesmo.. não sei! Mas é bom vc já ir com os preços daqui na cabeça pq fica mais fácil comprar!! Eu fui agora no reveillón e a cotação estava PÉSSIMA! Talvez por isso tenha achado tudo muito mais caro também! rs.

Quanto ao câmbio.. eu cheguei em Santiago sábado à noite e saí na segunda cedo. Como as casas de câmbio estava fechadas, fui obrigada a trocar no shopping e encontrei uma cotação péssima de 1,94 (no aeroporto de Santiago estava 1,85 e lá ainda tem taxa, nos outros lugares não). Fui pro sul e depois Valparaíso e a cotação se manteve péssima como a do shopping em todos os lugares. Em Valparaíso, inclusive, fui em 2 casas de câmbio que disseram não comprar reais porque eles já tinham muito. Foi em San Pedro que achei a melhor cotação da viagem 203, lá pelo dia 10/01. Mas acredito que seja porque a cotação estava melhorando mesmo e não porque lá é melhor. Um cara que tava vindo de Santiago disse ter trocar por 210 no centro de Santiago um dia antes. Quando eu voltei pra Santiago, dia 15/01, a cotação já estava 218. E, pelo que vi, agora já tá normalizado e tá tipo 225. Quanto ao dólar, como ele tava muuuuito caro, eu levei só um pouco e só pra pagar hospedagem mesmo. E a cotação que vi girava em torno de 595 a 605.. nada bom também!

Pra mim, com o real em torno de 200, valeu muito a pena usar o cartão. Por exemplo, comprei algo de 15 mil e, pelo cotação de 200, daria 75 reias. Quando olhei meu cartão, ainda na viagem, o preço estava 64 (sem iof que deve dar menos de 4 reais) na cotação daquele dia.. como o cartão ainda não fechou e o dólar graaaaaaças a Deus está caindo, esse valor ficará ainda mais baixo. A vantagem do cartão é que ele usa o preço oficial da moeda, né? Não fica sujeito a essa variação louca das casas de câmbio. Sem falar que o cartão usa o dólar comercial que é sempre um pouco melhor que o dólar turismo!! Só essa diferença já reduz um pouco o IOF, com a cotação desfavorável como a que eu peguei então, o cartão era muito melhor. Tanto que voltei com mais de mil reais da viagem porque quando percebi isso, fui usando só o cartão!

Bom, mas não estou incentivando ninguém a usar só cartão, mas sim a ficar de olho e fazer as contas direitinho porque nem sempre o cartão é o vilão como muitos pensam! Pra mim, foi ótimo! Mas é porque eu tive o azar de pegar uma cotação horrível, né? Infelizmente...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.