Ir para conteúdo

Mochilar aos 50 anos


Posts Recomendados

  • Membros

Ola! Meu nome é  Verônica.  O sonho de minha vida é  sair por aí  e conhcer o mundo, mas tenho um empecilho enorme, não  sei falar outros idiomas.  Sempre tive dificuldades nas escolas. Sou aposentada, formada em pedagogia.  Minha pergunta é: posso fazer parte do grupo e sair mochilanso mesmo sem saber  falar idiomas? Me disseram que é  mais fácil  aprender  na prática ou srja indo para o país.  Eu conseguiria ir e trabalhar por comida e hospedagem? Como é  feitos isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Veronica Cardoso apesar de você ler muito isso por aí é MUITO difícil conseguir moradia e refeição a troca de trabalho quando se está viajando

o melhor é você viajar já contando com o dinheiro que você tem em mãos, sem depender da necessidade de ter que trabalhar para se manter

sobre a questão do idioma eu acho que ter que coragem e meter o pe no mundo, começe com países que falem portguês ou mesmo espanhol e a partir daí você vê como se vira

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Veronica Cardoso viajar falando somente o portugues voce ficará limitada ao básico da viagem, sem conseguir se interagir direito com outros viajantes. Será uma viagem mais desafiadora mas nao impossivel de ser feita. Hoje em dia existem varios aplicativos  que ti ajudam a traduzir palavras, imagens, etc que podem ti auxiliar no dia a dia. De toda forma aprender frases básicas no idioma de destino pode ser útil tambem.

Quanto à questao do emprego que voce citou, tire isso de ideia, alem de nao ser facil arrumar vc já nao fala nenhum idioma alem do portugues, entao isso sera uma missao praticamente impossivel. Entao junte toda a grana que voce precisará antes de sair de viagem.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Veronica Cardoso disse:

Ola! Meu nome é  Verônica.  O sonho de minha vida é  sair por aí  e conhcer o mundo, mas tenho um empecilho enorme, não  sei falar outros idiomas.  Sempre tive dificuldades nas escolas. Sou aposentada, formada em pedagogia.  Minha pergunta é: posso fazer parte do grupo e sair mochilando mesmo sem saber  falar idiomas? Me disseram que é  mais fácil  aprender  na prática ou erja indo para o país.  Eu conseguiria ir e trabalhar por comida e hospedagem? Como é  feitos isso? 

Realmente sem falar nenhum idioma vc estará muito limitada. Procure usar aqueles programas gratuitos como o Duolingo para começar a aprender alguma língua. 

Sugiro que você comece com o espanhol por ser mais aproximado de nossa língua materna. Procure também no youtube que deve haver aulas free (grátis).

Se você procura trabalhar e viajar, veja este site o Work Away no link abaixo. Nele vc pode encontrar lugares que precisam de pessoas que precisam de ajudas nas mais diferentes áreas, desde culinaria, jardinagem, recepção, baba, cuidar de animais, hortas etc. Para poder contactar os locais oferecidos vc precisa se associar e pagar uma taxa de U$ 56 por ano.

https://www.workaway.info

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se você ficar esperando ser totalmente fluente numa língua para poder viajar para outros lugares no mundo, pode ser que nunca vá a lugar nenhum. Mesmo sabendo inglês bem não é garantia de que vai conseguir se comunicar em qualquer lugar, pois há regiões em que as pessoas só sabem seus idiomas locais. Em último caso use mímica mesmo, pois na hora da necessidade sempre se dá um jeito. 

Sobre trabalhar no exterior, acho que só se for no mercado de trabalho informal, e ainda assim correndo o risco de ser explorada por pessoas de má índole.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Verônica, se vc conseguiu se formar em pedagogia, vc consegue aprender uma lingua estrangeira. Não é nenhum bicho de sete cabeças, tenho certeza que vc consegue. 

Mas ninguém precisa sair do Brasil para virar mochileiro e se divertir, o nosso país é enorme e apresenta uma variedade incrível de culturas e paisagens. Dá uma conferida nos relatos do @casal100 aqui no fórum, ambos tem mais idade que vc e estão sempre viajando pelo nosso país, percorrendo a pé os caminhos mais incríveis. Olha por exemplo que sensacional o relato que fizeram do Caminho de Cora Coralina:  https://www.mochileiros.com/topic/76202-caminho-de-cora-coralina-%C3%A0-p%C3%A9-315-kms-goi%C3%A1s-junho-de-2018/ 

Há montes de relatos bacanas aqui no fórum de gente explorando nosso país:

pessoas fazendo trilhas e travessias na natureza: https://www.mochileiros.com/forum/610-trilhas-e-travessias-no-brasil/

E vários outros relatos pelo nosso Brasil: https://www.mochileiros.com/forum/628-brasil/

Bora sair de casa e se divertir !::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já falaram, é possível sim viajar sem dominar outros idiomas, fica um pouco mais complicado, mas é possível viajar sim.

18 horas atrás, Veronica Cardoso disse:

Me disseram que é  mais fácil  aprender  na prática ou srja indo para o país

Sim, a maioria das pessoas tem um pouco mais de facilidade de aprender o idioma na prática, quando está lá no país, imersa no idioma e cultura local, onde todo mundo só fala o idioma local e você tem que se forçar a aprender alguma coisa.

Mas isto só funciona para estadias longas, de vários meses, geralmente acima de 3 meses de estadia, isto se estiver cursando um curso de idioma durante este tempo, mas se simplesmente for para lá, sem cursar nada, tentando aprender só com o que você fala na rua, você não vai aprender praticamente nada em 6 meses

Ou seja,  você não aprende praticamente nada em poucos meses "na rua" se não estiver cursando algum curso de idiomas em paralelo.

 Mas ai tem outro problema, na imensa maioria dos países, brasileiro podem ficar no máximo 3 meses, depois tem que sair e ficar pelo menos 3 meses fora antes de poderem retornar.

18 horas atrás, Veronica Cardoso disse:

Eu conseguiria ir e trabalhar por comida e hospedagem? Como é  feitos isso? 

Tirando os países aqui da América do Sul, onde ninguém está nem aí com nada e é uma bagunça geral, nos demais países, principalmente nos mais desenvolvidos na Europa, America do Norte, etc, brasileiros simplesmente estão totalmente proibidos de trabalhar com visto de turista, mesmo que seja em troca de casa e comida.

Mas isto não significa que não tenha muitos brasileiros trabalhando ilegalmente, mas eles fazem isto por baixo dos panos, escondido das autoridades, sabendo que a qualquer momento podem ser flagradas em alguma fiscalização e serem deportados. 

 

Então como já comentaram, pense em começar viajando pelo Brasil, tem muito local interessante para se visitar.

Depois parta para a America do Sul, nos nossos vizinhos, a maioria das pessoas consegue entender razoavelmente bem o português, e com um pouco de esforço, você também consegue entender razoavelmente bem o espanhol.

E depois disto, você já vai ter bastante experiência, e vai conseguir enfrentar melhor os perrengues que aparecem mesmo sem dominar o idioma local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ser fluente não é necessário, isso é um plus para imergir totalmente na cultura local.

Mas o básico do Ingles é imprescindível para operar uma maquina de check-in em alguns aeroportos (Por exemplo, no Charles de Gaulle em Paris), comprar bilhetes de transporte publico (Muitaaasss estações não tem funcionários), comprar um chá ou um café em um horário avançado na sua hospedagem...

Poderia começar por Portugal em uma primeira trip onde iria se ambientar com muitas rotinas. Na Espanha, principalmente nas regiões onde fala-se o castellano, eles preferem arriscar um "Portunhol" que falar em Inglês.

Também tem que observar as peculiaridades de determinados destinos. Por exemplo, a tão sonhada Paris: É obrigatório aprender as saudações em Francês se quiser ter uma boa experiência na cidade - É cultural! Mesmo com um Inglês fluente, se já for abordando as pessoas em Inglês o risco de ser absolutamente ignorado é alto...

Pegando esse gancho... talvez mais importante que a lingua seja conhecer um pouco dos costumes das cidades que pretende visitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite, @Veronica Cardoso 

Em 11/08/2020 em 14:20, Veronica Cardoso disse:

O sonho de minha vida é  sair por aí  e conhcer o mundo, mas tenho um empecilho enorme, não  sei falar outros idiomas.

Realmente, isto dificulta um pouco. Conhecer um pouco de inglês ajudaria MUITO. Faça um curso básico de alguns meses e enquanto isto, viaje pelo Brasil ou América do Sul.

Em 11/08/2020 em 14:20, Veronica Cardoso disse:

Minha pergunta é: posso fazer parte do grupo e sair mochilanso mesmo sem saber  falar idiomas?

Sim, claro. Seja bem-vinda! Quem sabe você não se interessa em se juntar a alguma viagem sendo planejada aqui. Frequentemente, os usuários pedem companhia.

Em 11/08/2020 em 14:20, Veronica Cardoso disse:

Me disseram que é  mais fácil  aprender  na prática ou srja indo para o país.

Sim, certamente. Mas você precisará de tempo para aprender lá. E isto custa caro.

Em 11/08/2020 em 14:20, Veronica Cardoso disse:

Eu conseguiria ir e trabalhar por comida e hospedagem? Como é  feitos isso?

No exterior, como turista, não é permitido.

Bon voyage !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...