Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cusco e Valle Sagrado

Postado
  • Membros

Prezados,

Estou voltando de minha viagem Peru-Bolívia. Estou inclusive escrevendo da Starbucks do Aeroporto de Lima. Vi em vários guias (inclusive do Viajante Independente, na minha opinião, o melhor) que valia a pena comprar o boleto turístico de Cusco.

Na minha modesta opinião, o boleto não vale de nada. A não ser que haja interesse em museus e obras de arte sobre a história do Peru, o boleto só inclui atrações toscas. As melhores atrações - as ruínas, principalmente Ollantaytambo podem ser vistas pelo lado de fora.

Uma dica: as 4 ruínas ao redor de Cusco (a mais distante 11 km), que são percorridas pelo City Tour (USD 10) podem ser percorridas com um táxi, te deixando na mais longe, ou de bike (alugar em Cusco). Caso haja interesse em entrar nas ruínas, pode-se ficar de butuca e entrar pela saída ou mesmo pelos lados, já que são abertas. Aí é só filar um guia.

Para ir a Ollantaytambo, o melhor jeito é de taxi (50 soles e 1 hora). Só ir pela manhã e entrar pela saída das ruínas - também fazem parte do BOLETO. Caso não haja interesse em dar o balão, do lado de fora também pode-se tirar boas fotos e a própria cidade é interessante e há umas ruínas na entrada. Dá pra perder umas 2 a 3 horinhas lá fácil. De Ollantaytambo, saiem dois trens à noite para Aguas Calientes (um quase 19h e outro às 20:30) e aí não tem jeito porque não tem estrada.

Estou escrevendo isso porque achei este boleto um enganação, já que ainda é necessário pagar para as principais atrações de Cusco, como a Catedral (25 soles) e Qoricancha (10 soles). Pelo preço do boleto (130 soles), vale mais a pena entrar dois dias em Machu Picchu (122 soles), que tem o que fazer.

Entrei em MP às 6:30 da manhã e saí as 16h e ainda tinha muito o que andar e acabei não voltando no dia seguinte porque o ingresso era caro. Lembrando que com carteirinha da ISIC, os preços caem pela metade.

A referência dos preços é outubro/08.

Quem quiser saber mais algo, estou a disposição. Meu roteiro foi Rio-Lima(Aéreo), Lima-2 dias, Lima-Cusco (Aéreo), Cusco-Ollantaytambo(Tour), Ollantaytambo-Aguas Calientes (Trem),Machu Picchu (ônibus),Machu Picchu-Ollantaytambo (trem), Ollantaytambo-Cusco(táxi), Cusco-La Paz-Cusco (Aéreo), Cusco-Lima(Aéreo), Lima-Rio(Aéreo). Preferi fugir do caminho tradicioinal por falta de tempo e também porque comprar os vôos de ida e volta sai o mesmo preço de comprar somente uma perna.

Abraços

Bruno

• Respostas 1.1k
  • Visualizações 282.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Oi Leo Que bom que gostou dos videos, nao to excluindo o city tour mais o passeio em bike achei o maximo, por que e mais pra apreciar a paisagem (tamben tem a cavalo).   As pessoas nem imaginan tu

• Bruno   Eu fiz o Vale Sagrado por agência mesmo, mas antes de ir eu tinha visto esse roteiro independente em um site gringo e tenho guardado aqui. Deixo bem claro que eu não fiz esse trajeto, não s

• Pessoal estou aqui em Cusco e retorno amanhã. Em breve postarei um relato da trip inclusive com a indiada da hidroelétrica haha.

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Pessoal, to indo agora dia 16 de outubro para o Peru. Vamos ficar do dia 20 ao 27 em Cuzco. Porém queria visitar machu pichu e obviamente sem gastar muito. Pelo que tenho pesquisado, a maneira "normal" de chegar lá sai muito caro. Então pesquisando acabei montando um roteiro pra chegar lá e ainda conhecer um pouco das cidades pelas quais vou passar. Queria que alguém com mais experiência dessa região pudesse me ajudar, dar mais dicas, e me dizer se rola fazer o que estou pensando.

O projeto é fazer o tour valle sagrado, ficar por ollantaytambo, dormir lá, no outro dia durante a manhã conhecer um pouco mais a cidade, e depois na parte da tarde ir para santa maria > santa teresa > hidroelétrica > trem para Águas Calientes. A única coisa que me preocupa um pouco é a questão do trem da hidroelétrica para águas calientes. Não sei quanto ao horário que ele passa, até que horas eu conseguiria pegar esse trem...

Já na volta pretendo fazer o mesmo caminho só que tudo em um dia...

Valeu...

Não se pega trem na Hidroelétrica, até onde eu sei... :?

Se quiser economizar, vai até a Hidroelétrica e vá a pé até Aguas Calientes.

Postado
  • Membros

Vou fazer este percurso em janeiro/2015.Procuro companhia ou alguem que esteja nesse roteiro . Lima - cuzco - MP -Copacabana - La Paz - Uyuni - Sao pedro atacama - santiago- BH

Postado
  • Membros

Olá, fiz um roteiro partindo de Porto Alegre e chegando a Cusco, o roteiro é totalmente terrestre, passa pelo Uruguai, Argentina, Chile e finalmente 5 dias em Cusco. Estou com uma grande duvida, o retorno ao Brasil, de forma barata, não necessariamente rápida, queria algumas sugestões, o voo direto de cusco para Porto Alegre está muito caro, e de Lima para Porto Alegre também, de Santiago ao Chile consegui barato, mas não queria ter que traçar o mesmo caminho de ida, pensei em La Paz, mas estou em duvida, se alguém se dispor a me ajudar, agradeço e abraço!

Postado
  • Membros

olá leobachi,

geralmente a passagem mais barata é por santa cruz de la sierra mesmo.... então, vc poderia incluir a Bolívia neste caminho de volta e ainda curtir um pouco mais a viagem, passando por uyuni, potosi, sucre ou seguir direto de la paz pra sta cruz, aí passando por cochabamba.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Ola,

Estou indo fazer meu primeiro mochilão, estou indo com um amigo que já fez e foi à Cusco.

Estamos pensando em fazer a trilha "INCA JUNGLE TRAIL" que são quatro dias e três noite com destino final MP.

Eu particularmente quero além desse passei comprar o City Tour para pode ver as ruínas que circundam a cidade. Vocês acham que esse segundo vale a pena? E quantos dias preciso para aproveitar bem o city tour?

Obrigado.

Postado
  • Colaboradores
Ola,

Estou indo fazer meu primeiro mochilão, estou indo com um amigo que já fez e foi à Cusco.

Estamos pensando em fazer a trilha "INCA JUNGLE TRAIL" que são quatro dias e três noite com destino final MP.

Eu particularmente quero além desse passei comprar o City Tour para pode ver as ruínas que circundam a cidade. Vocês acham que esse segundo vale a pena? E quantos dias preciso para aproveitar bem o city tour?

Obrigado.

Raphael, o city tour com agência é feito em meio dia. Como o pessoal daqui sempre aconselha e eu concordo plenamente, se for visitar as ruínas de Cusco, faça isso antes de ir a Ollanta e Machu Picchu pois depois de MP, qualquer ruína vai parecer sem graça.

Com agência é mais barato, mas é mais corrido.

De taxi é bem mais caro, mas você pode ficar o tempo que quiser onde preferir.

De ônibus é o mais barato de todos, mas leva mais tempo e você perde as explicações. A não ser que você acompanhe algum guia que esteja no local.

Tem gente que vai de ônibus até Tambomachay e dali vai descendo a pé, visitando as outras ruínas. Para isso, reserve um tempo bem maior.

Fiz com agência e achei que valeu a pena, embora tenha sido muito corrido. Deixo meu relato pra você dar uma olhada: http://www.viagenseandancas.com.br/2013/05/city-tour-de-cusco-vale-a-pena/

[]'s

Postado
  • Membros

Muito Obrigado Mila, Gostei muito das dicas!

Vi o seu relato e gostei muito, acho que farei o City Tour sim. No meu cronograma estaria indo para MP dia 02, entao reservarei este dia para fazer o city tour e no dia 03 parto para a "Inca Jungle".

Postado
  • Membros

Chego em Cusco dia 27/12 às 6:00 e saio dia 30/12 às 22:00.

Já comprei o trem pra ir de Ollanta pra AC dia 29, aí dia 30 subo pra MP (Boleto de MP já comprado tb) e volto pra pegar o ônibus pra Puno às 22.

Ou seja, dia 29 faço Valle Sagrado ficando em Ollanta e dia 30 MP.

Sobra dia 27 e dia 28. Vocês acham que vale a pena fazer algo tipo City Tour dia 27 à tarde e Maras e Moray dia 28 cedo ou só o City Tour dia 28, deixando o dia 27 pra descansar/andar sem destino?

Levando em consideração que o City Tour é só a partir das 14 e o Maras e Moray termina lá pelas 16 (teria um certo tempo de "sobra" aí).

Postado
  • Membros

Depende, dia 27 você vai estar vindo de onde?

Se for do Brasil, com certeza você deve descansar e usar o dia só pra dar uma volta por Cusco mesmo, devido à altitude... Caso você já esteja vindo de um lugar com altitude e já esteja aclimatado, aí sim você poderia já procurar algo nesse dia, mesmo sabendo que ficará meio corrido... Acho o city tour bem legal, se estiver sozinho compensa agência mesmo, se tiver com 3 pessoas por exemplo já dá pra fazer de táxi pelo mesmo preço da agência. Além de Maras/Moray, tem o Valle Sagrado Sul que parece bem interessante também, que você poderia considerar fazer.

Postado
  • Membros

Certo, já vou estar aclimatado (espero), pois já terei passado pelo Salar de Uyuni e por San Pedro de Atacama. Mas eu chego de Arequipa. Será que o corpo "desaclimata"? hahaha, fico praticamente 4 dias em Arequipa antes de Cusco, e lá nem é tão alto (2300m).

Vou com a namorada. Tava pensando em fazer com agência, ou então, pelo menos Maras e Moray, um tour privado, já que a galera reclama bastante da correria desse passeio.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.