Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 329.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

OLá Carolina

Natal vale muito a pena sim, pois a cidade é linda!!!

Para hospedagem, a praia de ponta negra é muito bem localizada, dando , inclusive pra se locomover de ônibus para pratocamente toda a cidade. A locomoção é fácil, seja de ônibus ou carro, já q Natal é basicamente uma reta.

Vc vai gostar muito de pipa, muito bonita, lotada de turista, mas tudo lá é muito caro.

Sugiro passeio de buggy na praia de genipapu ( imperdível), passeio pelo litoral sul pela beira da praia, pega balsa até tibau e depois chega a pipa.

visita a foetaleza dos reis magos tb.

Se quiser e a pipa de Ônibus tn dá, com saidas diárias, vários horários e saída nas proximidades do natal shoping.

Qualquer informação adicional é só entrar em contato, pois moro em Natal

Abraço

Postado
  • Membros

Oláa!! seja bem vinda a minha cidade,rsrsrs..

se quiser se hospedar em praia, a melhor opção é ponta Negra,perto de td,mas fuja das opções a beira-mar,onde td é mais caro,prefira opçoes dentro do conjunto,mais em conta...lá tb fica um albergue maravilhoso (é um castelo medieval!!)e super conceituado,o albergue da Lua cheia.(http://www.luacheia.com.br)

Se n fizer questão de ficar na praia, existe pousadas otimas e baratas em outros bairros,já q por aqui td é perto mesmo,as vezes vale mais a pena !

sei q quem vem a Natal quer mesmo ver as praias,Pipa(sim,é linda mesmo!),passeio nas dunas e tal,mas um outro lado do Rio Grande do Norte q poucos conhecem é o sertão!!fiz essas trilhas todas ano passado e me emocienei com a beleza dos açudes no meio do nada, dos mandacarus floridos,da hospitalidade sem tamanho das pessoas ,dos "causos" contados pelo povo simples mas cheio de fé e de vida no interior do sertão,com o sol escaldante...o sertão ainda lhe brinda com pinturas rupestres em rochas,com castelos construidos em pedras,com carne de bode assada e feijão verde(hummmm!!)...e o melhor, são passeios muito baratos, sempre rola caronas e td mundo adora dar informações e dicas, fui sozinha e não vi problema algum!!!qlquer coisa e maiores dicas e so manter contato,boa sorte!!!!bjsss!!!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi queridos!!!

Do dia 25 ao dia 28 de novembro estarei num Fórum/Congresso em Natal. Vou aproveitar e esticar minha volta para segunda dia 01/12. Ou, talvez, vou adiantar minha passagem para a sexta 21! Até seja melhor...vou ver as possibilidades já que vou ganhar a passagem, e se não me engano dia 20 é feriado..bem, não sei direito. Adorei as dicas. Quem tiver por este período por lá, vamos manter contato, meninas e meninos. Adoraria levar meu marido, mas será uma viagem mas a trabalho e ele não tem como ser liberado. Vai ser ótimo fazer novas amizades!!!

Perguntas quem não querem calar:

Há lugares QUE VALEM A PENA para ir PROXIMOS A NATAL com um carro alugado, dá para esticar um dia/pernoite e tal? Vi alguns poucos relatos de CANOA QUEBRADA e JOÃO PESSOA???

Aguardo relatos!!!!!

Beijocas

cassia_nut@hotmail.com

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Galera estou indo a Natal e gostaria de saber qual a distancia ate a praia da pipa ou outras praias que compensa ir.....

tbm vou comprar somente a passagem não vou a pacote e onde posso arrumar uns passeios mais baratos....

valeu ...

Postado
  • Membros

Para Pipa da uns 90 km, compre pasagem de bus, é difícil falar , mas tem trocentas praias, para todos os lados. Em Natal c vai em tudo de bus, para as dunas que vc aluga um bugue, normalmente é cotizado em 4 pessoas. De uma lida neste tópico que tem dicas dos passeios.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros
Ola Carolina

Tambem estou planejando ir em Natal em Novembro, estou montando um roteiro penso em passar por Pipa, Baia Formosa e dar uma esticada ate a Paraiba ( litoral sul).

Estou procurando alguem para dividir os custos dos passeios quando estivermos por lá, inclusive o aluguel do carro.

Se tiver interesse em dividir estes custos me add cpdmarcos@hotmail.com, penso em fazer a viagem no dia 15/11 com volta 22/11.

até

marcos pretendo tb ir de pipa a paraiba em janeiro, vc já deve ter feito... me da uma dicas ai cara alugar carro? bugue? o q vc puder me informar ajuda abração!!!

Postado
  • Membros

Ricardo, se não me engano tem até van ligando Pipa a João Pessoa. É um trecho super tranqüilo, curto, fiz de carro. Só cuidado com os policiais corruptos da divisa RN/PR. Não sei se era porque minha placa era do Rio, mas nos pararam dois anos seguidos no sentido PR > RN. No segundo ano, inclusive, pararam o carro do meu primo que estava nos seguindo. Se estiver tudo certo com o carro, eles "pedem" um "natal" (era fim de ano)...

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Gente... estarei indo pra Natal em março... de 05 a 10/03 estarei lá..

gostaria de algumas dicas, sobre lugar pra noite? boate? lugar pra comer? parte cultural? enfim, o que for de mais interessante...

se quiser add no msn... dleichtweis@hotmail.com

abraços

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá!

Será viável ir a Natal com um bebê? Estamos pensando, eu e minha esposa, em passar uns 5 dias na cidade, em Março. Programinha light, não muito caro (passagens com milhas). A dúvida é justamente essa, dá pra aproveitar com minha pequena filha?

Tipo, hospedagem, fico em Ponta Negra ou no Centro? E o transporte entre esses lugares, táxi é muito caro?

E o aluguel de um carro, vcs tem noção de quanto custa, por 4/5 dias?

Por favor, opinem à vontade, afinal, não queremos gastar e não aproveitar depois, né? Abração!

Postado
  • Membros

marcos pretendo tb ir de pipa a paraiba em janeiro, vc já deve ter feito... me da uma dicas ai cara alugar carro? bugue? o q vc puder me informar ajuda abração!!

Desculpe a demora estava de ferias he he he

Mas respondendo sua pergunta ricardo:

Aluguei um carro na Lce Rent a Car com o Sr. Carlos pessoa gente fina e atenciosa.

km livre c/ ar por R$ 65,00 a diaria. Rodei tanto p/ o norte de natal qto p/ o sul ate cabedelo na PB.

A estrada esta na eterna reforma, então tem alguns trechos que vc fica parado uns minutinhos, no mais tudo blz.

Quanto ao buggy é mais dificil pois nao podemos circular pelas dunas, somente credenciados.

Recomendo contratar passeios por la mesmo. Mas como vc vai estar de carro sugiro ir ate Genipabu, atravesse a ponte do lado sul de natal, lá vc vai encontrar preços melhores dos que praticados em frente ao hotel.

E isto ai, precisando de mais dicas estou a disposição.

Boa viagem

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.