Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 324.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

estarei indo para natal em outubro, queria saber alguma dica de local para ficar barato.

li alguns relatos que a ponta negra nao é um local bem frequentado e nem muito bom para ficar. queria saber se la é realmente um local ruim de ficar ou nao.

caso nao seja a boa ficar la, aonde deveria ficar em natal?

ficarei do dia 28/10 chego de madrugada e fico até o dia 1/11 de manha.

queria algumas sugestoes de coisas que nao posso deixar de fazer.

bjs

Postado
  • Membros

yoyomn,

Ponta Negra é um lugar legal sim para ficar, mas depende do local. Tente achar uma pousada que nao seja "colada" no Morro do Careca - onde tem uma vila dos pescadores - e também fuja da regiao "alto de Ponta Negra", que da pra visitar - é onde fica a Casa de Taipa e o Taverna - mas devido a prostituiçao nao um lugar legal na madrugada.

Postado
  • Membros
yoyomn,

Ponta Negra é um lugar legal sim para ficar, mas depende do local. Tente achar uma pousada que nao seja "colada" no Morro do Careca - onde tem uma vila dos pescadores - e também fuja da regiao "alto de Ponta Negra", que da pra visitar - é onde fica a Casa de Taipa e o Taverna - mas devido a prostituiçao nao um lugar legal na madrugada.

Esqueci da exceção do alto de Ponta Negra que é o hostel Lua Cheia, show de bola. Considerado um dos melhores do Brasil, amigos meus foram e adoraram.

Postado
  • Membros

fiquei em Ponta Negra e gostei.

eu fiquei num hotel, mas era meio carinho e nem era tao bom assim.

é melhor ficar mais do lado oposto ao Morro do Careca, pois vc fica mais perto de restaurantes, lojas, etc.

o q é imperdível: passeio em Genipabu.

todo mundo vai no Rest. Camaroes. É bom, mas é caro.

Eu adorei o Mangai, comida tipica por Kg, dá p/ experimentar coisas bem diferentes.

coloquei uma serie d dicas, mas ficou nos posta lá p/ trás.

se quiser ler, vai o link:

natal-perguntas-e-respostas-t30053-180.html#p382179

estarei indo para natal em outubro, queria saber alguma dica de local para ficar barato.

li alguns relatos que a ponta negra nao é um local bem frequentado e nem muito bom para ficar. queria saber se la é realmente um local ruim de ficar ou nao.

caso nao seja a boa ficar la, aonde deveria ficar em natal?

ficarei do dia 28/10 chego de madrugada e fico até o dia 1/11 de manha.

queria algumas sugestoes de coisas que nao posso deixar de fazer.

bjs

Postado
  • Membros

obrigada iWt e nnaomi pelas dicas, vou levar isso em consideração para escolher a pousada, pelo que vocês falaram é apenas um trecho da ponta negra que nao é bem frequentado neh...

vou dar uma olhada no seu post nnaomi, obrigada.

bjs

yo

Postado
  • Membros

Pessoal,

Estou lendo este topico a uns dias já, e queria contar com ajuda de vocês, estarei indo para Natal em Novembro e gostaria de tirar umas duvidas sobre hospedagem e passeios.

Gostaria de saber se alguem conhece os hoteis D Beach Resort, Hotel Marsol Beach Resort e o Vip Praia em relação a acomodações, localização e qualidade dos servios. Porque li algumas reclamações sobre estes hoteis, de atendimento, preconceito com brasileiros e assaltos nestas regiões.

Uma outra duvida é que tenho visto inumeros passeios que são viaveis alugar bugue e outros é melhor ter carro para se deslocar. Minha intenção é alugar carro uns dias para compensar os deslocamentos, o que acham?

Postado
  • Membros

Colegas.... Estou indo passar minhas férias em Natal e planejei o roteiro conforme abaixo, gostaria das dicas de todos!!!

Chego domingo, dia 21 a tarde e iremos ficar em Ponta Negra. Neste dia, e no próximo, reservados para conhecer a praia de Ponta Negra.

Na terça feira, passeio de bugue para Genipabu, pitangui e jacumã. Pretendo comprar este passeio na praia de ponta negra mesmo.

Na quarta, dia 24, aproveito a piscina do hotel e a praia de ponta negra novamente.

Quinta, dia 25, bem cedinho alugo um carro e vou para Pipa, onde ficarei até o sábado a tarde(dia 27/08).

No caminho, pretendo conhecer:

Cajueiro;

Passeio de barco Marina Badauê;(dependendo da maré)

Dia 26, em Pipa, passeio de buggy por Pipa ou até mesmo com o próprio carro.

No sábado, dia 27, retornar para Ponta Negra e para aproveitar o carro alugado, fazer city tour por Natal:

Fortaleza dos Reis Magos(fecha as 16hrs);

centro de turismo;

barreira do inferno;

parque das dunas;

28/08, domingo, Ficar na praia de ponta-negra

29/08, segunda, Passeio de quadriciclo (onde? como ir até lá? carro ou bugue?)

30/08, terça, Ficar na praia de ponta-negra

31/08, quarta, Ficar na praia de ponta-negra. Voo de retorno por volta de 16hrs.

É isso aí. Me ajudem principalmente quanto a ordem dos passeios!

Valeu!

Postado
  • Membros

cesarh,

As localizaçoes dos hoteis que vc citou sao boas, nao conheço as acomodaçoes e nem o atendimento deles, mas pelas fachadas(hehe) sao bons.

Questao de assaltos, nao existe MUITO isso em Natal, acho q ano passado tinha uma quadrilha que assaltou umas 3 pousadas na regiao(Ponta Negra), mas foi so.

Alugue carro para andar em Natal, e entre as praias, nao tera difuculdade. Mas vale CONTRATAR um passeio de buggy para Genipapu. Se for fazer algum outro passeio pela beira-mar, sempre de buggy, deixe o carro para o asfalto.

Postado
  • Membros
Colegas.... Estou indo passar minhas férias em Natal e planejei o roteiro conforme abaixo, gostaria das dicas de todos!!!

Chego domingo, dia 21 a tarde e iremos ficar em Ponta Negra. Neste dia, e no próximo, reservados para conhecer a praia de Ponta Negra.

Na terça feira, passeio de bugue para Genipabu, pitangui e jacumã. Pretendo comprar este passeio na praia de ponta negra mesmo.

Na quarta, dia 24, aproveito a piscina do hotel e a praia de ponta negra novamente.

Quinta, dia 25, bem cedinho alugo um carro e vou para Pipa, onde ficarei até o sábado a tarde(dia 27/08).

No caminho, pretendo conhecer:

Cajueiro;

Passeio de barco Marina Badauê;(dependendo da maré)

Dia 26, em Pipa, passeio de buggy por Pipa ou até mesmo com o próprio carro.

No sábado, dia 27, retornar para Ponta Negra e para aproveitar o carro alugado, fazer city tour por Natal:

Fortaleza dos Reis Magos(fecha as 16hrs);

centro de turismo;

barreira do inferno;

parque das dunas;

28/08, domingo, Ficar na praia de ponta-negra

29/08, segunda, Passeio de quadriciclo (onde? como ir até lá? carro ou bugue?)

30/08, terça, Ficar na praia de ponta-negra

31/08, quarta, Ficar na praia de ponta-negra. Voo de retorno por volta de 16hrs.

É isso aí. Me ajudem principalmente quanto a ordem dos passeios!

Valeu!

Wahil,

Sua programacao esta boa, sobre o passeio a Pipa aconselho a ler os manuais do Clebson, editor aqui do mochileiros, tem boas dicas la.

Vejo q vc vai passar 2 dias em Pipa e depois retorna para fazer passeios de buggy, acho q vc deveria aproveitar a primeira ida a Pipa para fazer isso.

Vc vai passar muitos dias em Ponta Negra, poderia aproveitar para conhecer Sao Miguel do Gostoso e Galinhos, que ficam no Litoral Norte.

A praia de Punau tambem eh muito bonita.

Postado
  • Membros

Boa noite galera, estou com a viagem pra Natal agendada pro final de novembro, faltam apenas fazer as reservas nos hotéis (escolhi o Ingá e o Chalet Suisse em Natal e falta escolher o de São Miguel do Gostoso onde passaremos 1 noite) gostaria de saber se são bos estes 2 que escolhi em Ponta Negra e se alguém tem alguma sugestão para SMG que fique próximo da praia sem "pegar o sal do mar" no preço, rs. Outra coisa que estou em dúvida é em relação ao local pra mergulho, tinha me definido por Maracajau, mas hoje li algo a respeito de Peroba, dizem que é ainda melhor, que dá pra ir de jangadinha ao invés de barco a motor com "pancadão tocando", rs, procede?

Desde já agradeço a ajuda de vocês, já que montei quase todo o roteiro baseado nos relatos deste site!

abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.