Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 330.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Boa tarde pessoal.

Vou a Natal em Julho, do dia 11 até dia 17, e desde que fechei o pacote tenho lido ótimas dicas aqui! Comprei hospedagem com a CVC, sem nenhum passeio nem nada, então estou aqui montando meu roteiro.

Até o momento está assim:

12: Natal, Ponta Negra, Fortaleza dos Reis Magos e Redinha

13: Genipabu, Maracajau e praias do litoral norte

14: Pipa, Cacimbinhas, Tibau do Sul, Praia do Amor, Baia Formosa

15:

16:

17: Hotel, Natal, descanço

A fim de reduzir custos, tenho intenção de alugar carro por 2 dias ou no máximo, case seja imprescindível, 3 dias. Nos demais dias, taxi, onibus ou pernada!

Então queria uma ajuda do pessoal sobre os passeios que valem a pena ir de carro, e os que valem contratar bugre, van, onibus, etc...

Queria ver também sobre os dias que eu já montei o roteiro, se é tempo suficiente para passar em todos os lugares planejados, pois ainda há dias livres no roteiro.

Por último e não menos importante, queria saber se esqueci de algum passeio considerado IMPERDÍVEL!

Obrigado a todos pela disponibilidade!

dimas,

Algumas sugestões:

1 dia inteiro para Maracajau c/mergulho + Punaú (c/agência, R$85)

1 dia p/Genipabu, Pitangui, Muriú (litral norte): se n for de bugue, vai ficar só olhando as dunas hehe

2 ou 3 dias pro litoral sul, que é a parte mais linda! Vi q vc reservou hotel, mas pela distância vale a pena dormir uma noite em Pipa (o hostel de lá é confortável, ótimo café, redes, piscina...). Esses lugares q vc citou, conheci em 3 dias: 1 descendo pro litoral sul de 4x4 (R$300, 6 pessoas + motorista), passando pela Barreira do Inferno, Maior Cajueiro do Mundo, Pirangi, Tabatinga, Cacimbinhas, Tibau e Praia do Madeiro(Pipa) - grande parte do trajeto pela beira da praia c/maré baixa; 2º dia conhecemos Pipa a pé: praia do centro, do Amor, Baía dos Golfinhos e pôr-do-sol na creperia da lagoa (van p/Tibau); 3º dia fomos de bugue até divisa c/PB: Baía Formosa, Lagoa Coca-cola, Barra do Cunhaú, Sagi, Mata-estrela.

Resumindo, não precisamos de carro nenhum dia hehe

A desvantagem do carro é o controle rígido das locadoras pra não andar pela areia nem em balsas (paga multa), ou seja, vc tem q ir pela estrada maior parte do tempo, onde a paisagem não é tão bonita como no litoral. Em Pipa, se vai andando para todos os lugares, o carro praticamente nem chega, pois as praias são cercadas de falésias.

Opinião pessoal (mas compartilhada por muitos mochileiros aqui do fórum): Pipa é muito melhor que Natal!!! Fique ao menos 2 dias lá e tenho certeza de que não vai se arrepender...Dica: troque a diária do carro pela diária da hospedagem de lá ;)

Postado
  • Membros

Acabei de falar com. Um colega que fora a natal mês.passado nas ferias. Ele disse que não gostou por ser um lugar tipicamente Noturno. E como nem ele nem eu nem minha patroa gostamos de festas noturnas penso que o que deve ser muito bom EN pipa são as falésias por do sol e tibau do sul, por que pelo q ele falou as praias são agitdas e não tem um trecho grande. De areia para passar uma tarde inteira sem q a maré te.pegue. estou certo?

Postado
  • Membros

Opinião pessoal (mas compartilhada por muitos mochileiros aqui do fórum): Pipa é muito melhor que Natal!!! Fique ao menos 2 dias lá e tenho certeza de que não vai se arrepender...Dica: troque a diária do carro pela diária da hospedagem de lá ;)

Eu gostei de Natal, mas dormi todas as noite em Pipa. De todas as escolhas que eu fiz na viagem, essa foi uma das mais acertadas. Vale muito a pena 3 dias relaxando, andando pelas praias e aproveitando o lugar.

Postado
  • Membros

Ótima dica, obrigado!

Acabei de falar com a CVC e fiquei feliz em saber que posso mudar minha hospedagem! ::hahaha::

Aguardando agora as cotações!

Muito obrigado mesmo, esse tópico tem me ajudado bastante. Prometo manter o espírito e compartilhar das minhas viagens tbm!

Abraço!

Postado
  • Membros
Acabei de falar com um colega que fora a natal mês passado nas férias. Ele disse que não gostou por ser um lugar tipicamente noturno. E como nem ele nem eu nem minha patroa gostamos de festas noturnas, penso que o que deve ser muito bom em Pipa são as falésias, pôr-do-sol e Tibau do sul, por que pelo q ele falou as praias são agitdas e não tem um trecho grande de areia para passar uma tarde inteira sem q a maré te pegue, estou certo?

É verdade sim que algumas praias só se consegue ir/voltar pela praia na maré baixa (Amor e Baía dos Golfinhos se não me engano), mas na praia do centro e Madeiro (indo de van até a Estação Ecológica e descendo a escadaria pelas falésias) vc consegue passar o dia, porém são mais movimentadas.

Para mais detalhes de Pipa, acessem o respectivo tópico, ok?

Abçs

Postado
  • Membros

Então,

Consegui mudar minha estadia junto a CVC, seguindo as dicas!

Fico dias 12, 13 e 14 de Julho em Natal e 15, 16 e 17 em Pipa.

Só ficou um ponto em aberto que vou fechar (ou não) com a CVC no fim da tarde: o translado.

Estão me cobrando R$ 260,00 para duas pessoas pelo translado Natal-Pipa-Aeroporto. É muita comodidade, mas estou achando que ta saindo caro demais. O que vocês acham? Consigo encontrar melhores preços negociando diretamente em Natal/Pipa?

Postado
  • Membros

Vá de ônibus para Pipa. Salvo engano, a passagem custa entre 10 e 15 reais. Vc pode pegar esse busão perto do Natal Shopping. De volta de Pipa ele passa em frente ao acesso ao aeroporto. Desse acesso até o aeroporto são mais 1,6 km. Esse trechinho vc faz de taxi. O taxista vai ficar puto ... eh, eh

Postado
  • Membros

Já estou na area(ponta negra) se derrubar eh penalti ..

hospedagem no hotel o tempo e o vento fantástica recepção para noivos excelente café da manh no quarto.

amanhã tem buggy em genipabu e litoral norte. Segunda terça e quarta temos uma moto pra passear por tibau pipa lagoas aquário e etc. Serviço em conta.

Quanto ao teu transfer amigo recomendo pesquisa, pois achei uma pessoa que faz transfer a 100 reais aeroporto pipa.

Para almoço barato em ponta negra recomendo o mango. A beira ma, pratos executivos a 11 reais por pessoa.

mais barato só saindo do litoral

Galera, onde ir a noite em ponta negra? Que onibus pegar? Um mirante, uma feira de artesanato algum ponto bacana?

Onde estou tem o decky bar q é excelente com música ao vivo. Mas não curtimos balada ou boates. Queremos desbravar!

mas está uma delicia.. recomendo o hotel. Altamente receptivo.

desculpa os erros estou no celular!

Fui

Postado
  • Membros

Tem feira de artesanato ali perto, do lado do Pria Shopping. Eu gosto de almoçar no Midway, no Pasta & Pasta. Os pratos são um pouco mais caros que isso, mas muito bons. No Natal Shopping tem o Camarões self service, maravilhoso. Não deixe de ir no Mangai também.

Não sei o que você procura à noite. Eu não gosto de boate e por lá costumo caminhar na praia de Ponta Negra, ou dar um pulo na Casa de Taipa, na rua do Salsa. Não sei te indicar ônibus, lá faço tudo de carro. Mas você pode considerar um taxi, acho muito baratos por lá.

Mirante em Ponta Negra não conheço, mas um que acho legal é o dos Golfinhos, que fica lá perto do Cajueiro. Naturalmente, é pra se ir de dia, não de noite.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.