Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Salve moçada!

 

 

E tem um grupo do Itupaveiros preparando uma incursão noturna pelo Itupava agora no feriado (noite de lua cheia), fazendo o sentido de subida, ou seja, de Porto de Cima para Quatro Barras... Um programa interessante e bem diferente que sugiro para quem já fez o Itupava pelo menos umas duas ou três vezes. Fazer a trilha à noite é uma experiência bem diferente.

 

Perigo de assaltos, ao contrário do que se pode pensar, praticamente não existe à noite, já que os meliantes não ficam de plantão devido ao raro movimento noturno da trilha.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 229
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá! Fiquei sabendo desta trilha no fim de semana e fiquei bem interessada.

Normalmente a trilha inicia em Quatro Barras e termina em Morretes, né? Pelo que eu li a caminhada dura o dia todo.

Vocês acham melhor ir de carro ou ônibus? Já que eu teria que voltar para Quatro Barras para pegar o carro?

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá! Fiquei sabendo desta trilha no fim de semana e fiquei bem interessada.

Normalmente a trilha inicia em Quatro Barras e termina em Morretes, né? Pelo que eu li a caminhada dura o dia todo.

Vocês acham melhor ir de carro ou ônibus? Já que eu teria que voltar para Quatro Barras para pegar o carro?

 

Obrigada!

 

Olá!

 

 

Ir de carro só se conseguir montar uma logística para alguém levar o grupo a Quatro Barras e depois ir buscá-los em Morretes (Porto de Cima). Fica totalmente fora de mão deixar o carro em QB para depois voltar e buscar.

 

Indo de ônibus se tem maior liberdade, porém é preciso planejar bem o retorno, especialmente pelo fato de que a Viação Graciosa, que faz a ligação Morretes-Curitiba dispor de poucos horários de retorno para a capital. É muito comum chegar na Rodoviária de Morretes, 18-19h e não encontrar mais passagem para voltar a Curitiba no mesmo dia. Por isso, sugiro comprar a passagem de retorno em Curitiba antes de ir, para um horário bem folgado, tipo 20h ou 21h, o que te dá margem de segurança bem ampla para conseguir chegar no centro de Morretes a tempo de embarcar, ainda que tenha que "matar" algum tempo no terminal rodoviário.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

ola a todos

este e meu primeiro post aqui vou relatar minha experiencia no itupava que foi no sabado dia 22/12/12 que fiz sozinho

fui de onibus cheguei no iap as 7:55 as 8:00 comecei a trilha que no inicio e muito boa as 9:00 cheguei na casa do ipiranga

20121224180127.jpg

 

 

atravessei o trilho e segui em frente mata a dentro essa entrada e bem escondida e nao tem placa muitos seguem pelos trilhos o que e proibido e perigoso

com mais uma hora de caminhada cheguei ate esta bela cachoeira que nao sei o nome

20121224173642.jpg

 

 

 

neste ponto a trilha estava muito molhada porque estava chovendo a algum tempo mas fui preparado pra isso e cai so alguns tombinhos rsrsrs

ja com 3:40 de caminhada cheguei as escadinhas que levao ate ns do cadeado

 

 

 

20121224180528.jpg

 

 

 

 

sinistro

 

 

20121224180734.jpg

 

 

 

 

 

 

ai desci para o final da trilha a primeira ponte que cruzei foi a do rio sao joao

 

20121224173338.jpg

mais um pouco de caminhada e chegou o final da trilha onde a a seguinte placa

 

20121224174020.jpg

ai se for pra morretes passa pelo iap eu fui para o marumbi primeiro passei pela estaçao eng lange

20121224174445.jpg

 

 

dai e so atravessar o trilho proximo a caixadagua tem a trilha que sobe ate a estaçao marumbi em 20 minutos vc estara na estaçao marumbi

20121224175135.jpg

 

cheguei na estaçao marumbi as 12:40 fui ate a sede do parque e conversei com o funcionario do iap que foi muito bacana e me informou que passava um trem pra curitiba +- as 16:00 e me informou que eu poderia subir o rochedinho que dava tempo de voltar antes do trem

ele me disse que a media era de 40 minutos ai resolvi aproveitar

 

20121224175049.jpg

a subida e bem tranquila nao demorei mais de 20 minutos pena que estava muito nublado pos e muito bacana

 

 

20121224175347.jpg

ai começou a chover de novo desci e fiquei na estaçao marumbi esperando a chegada do trem que custa 25 reais apartir dali e pra variar atrasou um pouco

mas aquela estaçao e um lugar muito bacana e tem uma divesidade grande de frequentadadores

 

20121224175735.jpg

dai foi so curitr a paisagem

 

20121224175843.jpg

foi uma aventura muito bacana recomendo a todos

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Salve Mochileiros!

 

 

Abrindo o calendário 2013 de pernadas, nada melhor do que trilhar um clássico, e lá fomos nós novamente pro Caminho do Itupava...

 

Fizemos a caminhada neste sábado, 12/01, eu e o companheiro Anderson Liu, de Maringá, que ainda não conhecia o caminho. Optamos por fazer a variante que segue pelo "véu", depois da Casa do Ipiranga. Saímos tarde da Borda do Campo (Quatro Barras), começando a caminhar mesmo já eram praticamente 10h. Fomos agraciados com tempo bom, sem nuvens - a maior parte do caminho. Começou a fechar um pouco quando chegamos nas proximidades do Santuário do Cadeado, mas ainda conseguimos ver o Cj. Marumbi entre as nuvens.

 

Fizemos a caminhada num ritmo bem tranquilo, com algumas pausas de lanche e contemplação, muitas fotos e "saídas" da trilha para alguns dos pontos de interesse às margens da ferrovia, mas mesmo assim ainda fechamos a caminhada no posto do IAP nas Prainhas às 19h, ou seja, com 9h de percurso. Providencialmente encontramos na estrada das prainhas um companheiro do CPM descendo do Marumbi e que estava de carro, nos fornecendo carona de volta à Curitiba, onde chegamos ainda dia, cerca de 20:15h. ::otemo::

 

 

Só para deixar um feedback de como está o caminho:

 

1. A trilha está limpa, bem aberta e em excelentes condições gerais. Pouca erosão no trecho entre Borda do Campo e Casa do Ipiranga. No trecho entre o Santuário do Cadeado e a estrada das prainhas, alguns pontos com quedas de árvores e galhos, nada fora do comum. Apenas uma árvore de grande porte tombada antes do Rio São João e que já está ali desde a época das chuvas do verão de 2011 e que não foi removida com a "reforma/limpeza" realizada em 2011 no período de interdição. O pessoal, infelizmente, vem abrindo algumas variantes pelas laterais neste trecho, aumentando a degradação. Evitem abrir ainda mais...

 

2. Encontramos um bocado de lixo na clareira ao lado da primeira ponte de madeira antes do Ipiranga, onde haviam vestígios de acampamento(s) recente(s) ao lado do rio. A porcarada que andou acampando ali chegou a cavar uma valetinha em torno da barraca (!) para ajudar a erodir ainda mais o terreno na barranca do rio, além de fazer fogueira e deixar os restos calcinados ali junto com todo o lixo da comilança e beberagem que fizeram. O azar deles (e do rio...) parece que foi a "desembréia" que se abateu sobre eles depois do banquete, pois tinha diarréia e papel higiênico prá todo lado pela mata ali perto! :evil: Defecaram por tudo, e a menos de 10 metros das margens de um dos principais rios da região, ou seja não respeitaram a distância mínima de 50m que se deve manter de cursos d'água ::quilpish::::toma::

 

INFELIZMENTE AINDA HÁ GENTE ASSIM e que frequenta a serra. Se dizem "trilheiros", "mochileiros", "aventureiros". Bando de manés e porcos, isso sim. Se aproveitam da falta de fiscalização daquela área e ainda não aprenderam as regras de mínimo impacto. Creio que devem fazer o mesmo em suas casas. E o IAP ainda reclama (e proíbe) o pessoal que quer descer de bike o Itupava! Pode?!

 

Fizemos a nossa "tarefa de casa" e removemos todo o lixo abandonado, os restos de fogueira bem como disfarçamos as "escavações" que encontramos, também de forma a não deixar vestígios (e ideias para outros repetirem o feito).

 

FICA NOVAMENTE O PEDIDO: Não acampe ao longo do caminho e SÓ FAÇA SUAS NECESSIDADES a uma distância de pelo menos 50m dos rios, ENTERRANDO SEUS DEJETOS E TRAZENDO DE VOLTA SEU PAPEL HIGIÊNICO USADO

 

ALERTA: Vou voltar a fazer uns Itupavas noturnos este ano, de tempos em tempos, só para sacanear a galera que faz esse tipo de lambança. Então se tomarem uns "sustos" à noite naquele trecho não digam que não avisei... :twisted:::hahaha::

 

3. Ponto positivo que, pelo menos desta vez, não encontramos restos de macumba na cascata do Anhangava, logo depois da pedreira abandonada... ::cool:::'>

 

4. Na área da "roda d'água", perto da Casa do Ipiranga havia uns farofas acampados e, para variar, fazendo fogueira na beira do rio. Infelizmente quase sempre tem e acaba virando até fato corriqueiro já. :roll: O consolo é que de tempos em tempos um ou outro se arrebenta pulando daquelas pedras e diminui a população de farofas no mundo ::hahaha:: Infelizmente havia também (como sempre e lamentavelmente) bastante lixo na área entre as ruínas da casa e da roda d'água.

 

5. Nota-se que algumas passarelas estão em avançado estado de deterioração, especialmente no trecho depois do Santuário do Cadeado, já no final da trilha. Uma delas inclusive com parafusos do corrimão soltos e troncos podres, ALERTO PARA QUE TOMEM CUIDADO AO SE SEGURAR NOS CORRIMÕES e não passem correndo. Creio que não demorará muito até cair de vez o corrimão todo.

 

6. A patrulha ferroviária da ALL continua atuante nos FDS no trecho entre a Casa do ipiranga e a Estação do Marumbi. Evitem andar nos trilhos, é proibido e pode ser perigoso. No final de dezembro um rapaz caiu num barranco perto do túnel 7, provavelmente quando ía ou voltava da ponte São João e estava até esses dias ainda estava internado e em estado delicado.

 

7. Na área do Santuário do Cadeado desta vez também havia pouco lixo e, para nossa sorte, nada das botucas assassinas que frequentam o entorno. Na bica d'água encontramos alguns restos de embalagens de Tang... Custa trazer de volta na mochila o lixo??? ::toma::

 

Nós voltamos de carona para Curitiba, então nem passamos por Morretes, mas amigos fizeram no domingo e tiveram problemas com a passagem de retorno, então a saga das passagens de ônibus Morretes-Curitiba continua... Relembro aqui a minha dica de sempre para quem vai e pretende voltar de ônibus: comprem as passagens de retorno ainda em Curitiba com horário folgado (20 ou 21h) e evitem surpresas desagradáveis.

 

Depois posto algumas fotos.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Essa é uma trip que quero muito fazer. Ano passado eu desisti pelo fato de o IAP estar desativado (e imagino que ainda esteja) e também um pouco de receio por ir apenas eu e minha namorada, apesar de parecer que atualmente está bem seguro. Talvez eu conheça ainda esse ano, quem sabe. Poste as fotos! E uma pena existirem essas pessoas porcas, tem em todo lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Essa é uma trip que quero muito fazer. Ano passado eu desisti pelo fato de o IAP estar desativado (e imagino que ainda esteja) e também um pouco de receio por ir apenas eu e minha namorada, apesar de parecer que atualmente está bem seguro. Talvez eu conheça ainda esse ano, quem sabe. Poste as fotos! E uma pena existirem essas pessoas porcas, tem em todo lugar...

 

Olá Leonardo!

 

IAP desativado? Acho que você se referiu à interdição da Trilha em 2011, por cerca de 10 meses... Certo? O IAP não foi desativado. O que ocorreu é que, por problemas com algumas quedas de árvores no caminho, o IAP (órgão ambiental do Paraná) acabou interditando a trilha sob o pretexto de evitar "acidentes". :mrgreen: Ainda assim o pessoal percorria o caminho, inicialmente na "surdina", depois ficou tão escancarada a enrolação do IAP que deixavam passar.

 

As fotos estão vindo daqui à pouco...

 

Quando puder percorra o Caminho. Vale a pena. Se agregue a algum grupo maior se não se sentirem seguros para fazer. Apesar de estarmos gozando de um período de tranquilidade, sempre há o risco de algum problema de segurança, em especial no primeiro trecho do percurso - muito próximo da cidade de Quatro Barras.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...