Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Caminho do Itupava

Postado
  • Membros

Vou contar um pouquinho desse caminho que é maravilhoso, mas traiçoeiro!

Tudo começou meados de junho de 2007, quando alguns caminhos ficou sabendo da existencia do Pico Paraná e da fazenda.

Começou assim os planos para fazer uma visita a região.

Em setembro houve aquele incidente terrível na fazenda... o fogo tomou conta do Morro Getúlio e parte do Caratuva. Felizmente, com ajuda de muito voluntário, o fogo foi contido. Assim pudemos continuar nossos planos.

Como somos do Norte do Paraná, queriamos aproveitar tudo, ou quase, que a serrinha paranaense poderia nos dar.

Montado o cronograma:

Fase 1: Fazenda Pico Paraná (Caratuva, Itapiroca e Pico Paraná);

Fase 2: Caminhos de Itupava;

Fase 3: Conjunto Marumbi;

Fase 4: Um merecido descanço na Ilha do Mel;

E assim fomos, partimos dia 04 de janeiro de 2008.

Nesse espaço, vou contar apenas sobre o ITUPAVA, futuramente relato o restante da "prezepada" :lol:

Para chegar no início do caminho (partindo de Curitiba) é simples:

Ônibus de Curitiba até Quatro Barras - PR;

No terminal de Quatro Barras, aguarde por uma "circular" até o bairro de Borda do Campo. Você pode aguardar tomando um ótimo "pingado" e comendo exelentes salgados na lanchonete do terminal. Não sei se são realmente bons ou a fome causada pelos dias a base de miojo no Pico mudaram o gosto dos lanches... :mrgreen:

Dentro do "busão", vá se preparando... filtro solar, bermuda, camiseta, repelente, calça comprida, blusa, capa de chuva e mochila nas costas. O clima ali muda a cada 5 segundos!

Aguarde até o ponto final. Normalmente o ónibus está fica estacionado lá no final. Nós ficamos aporrinhando o motorista a cada ponto: "Esse é o final?" - "Agora é esse?" - Não sei como ele não jogou a gente pra fora... hahahahahaha.

Descendo no último ponto, inicie uma cansativa caminhada de 100 mts até o início da trilha, que é marcada por amistosos trabalhadores do IAP e seu "treiler". Não confie muito no papo dos estagiarios dentro do trailer, prefira obter informações do "anciões" que por ali ficam, com seus chapeis de palha, óculos tipo Ray-Ban e facão de 1 metro.

Pegamos um maldito mapa ali com o pessoal do IAP e fizemos nossos cadastros . Vocês vão saber o motivo do "maldito" em breve.

Ali você tem informações de quase tudo, principais pontos, distâncias (em número, ignore os desenhos no mapa e eventuais distâncias escalares (MALDITO MAPA!!!!)).

== INFORMAÇÕES DO MAPA ==

Caminho completo: 16.4km

Nível de dificuldade: Fácil

Obs: Evite dias chuvosos. (O sol tava de rachar mamona)

O início da trilha é bem tranquilo. Quase sempre descida ou plano, caminho bem largo, quase sempre sem vegetação resbalando nos pés.

Com um pouco de caminhada, começa a subida com o Pão de Loth a frente. Chão de terra, poeiras nos olhos e sol nas costas... URRU!!! Vamo que vamo!

Depois de passar o Pão de Loth, começa a descida da serra, aonde tem a Pedra do Descanso e uma pequena gruta com agua gelada e fresca. Pegue agua caso não tenha levado.

Até então, sol fortíssimo e calor terrível. Um pouco mais a frente começa realmente o ITUPAVA (caminho de pedra).

Muito cuidado nesse calçamento, se o dia estiver úmido e/ou chuvoso, tombos serão constantes (eu que os diga).

Logo estavamos na CASA DO IPIRANGA, com sua arquitetura colonial e pichações neo-colonial. Um terrível descaso... muito triste ver o estado que a mesma se encontra.

Os trilhos estavam em reforma, então tinha um pessoal lá "acampado". Conversamos com um senhor muito gente boa, que até passou um cafezinho e estava preparando um pão. Deixamos nossas "pequenas" mochilas com ele e fomos até a pequena hidroeletrica desativada, com sua roda d'agua (ou o que sobrou dela) e cachoeiras. Para chegar lá, pegue a direita nos trilhos na Casa do Ipiranga e siga por 300 metros.

"Entre a Casa do Ipiranga e a descida do Cadeado o caminho é bem tranqüilo e reserva poucas surpresas." É isso que dizia em uma folha que levamos impressa. Caminho TRANQUILO???

A chuva nos deu uma sensação diferenciada.... cargueira de 15kg nas costas e pedregulhos molhanos abaixo dos pés. Combinação maravilhosa, que gerou gargalhadas constantes.

Até que... "Galera, era pra gente já ter chegado na NS. do Cadeado, segundo a "escala" do mapa!". Anda anda anda e naaaada de encontra essa NS. Já tinha gente fazendo promessa!!! HAIuohAAAUhuaha.

O tempo estava feio, quase não se via raios solares, então já começa a escurecer. Geral com fome, muita fome. As barrinhas de cereais já tinham se acabado e o que restara? Um saco de uvas passas! Nunca me deliciei TANTO com uvas passas!!!!

Nessa hora que paramos para o "jantar", meu joelho me matava. Dor terrível que vinha aumentando a cada passo.

Mas vamos voltar a caminhada. Lindos caminhos forrados de flores, arvores incrivelmente altas e quando a chuva dava brechas, borboletas e passaros ensaiavam alguns voos.

"Do alto do morro o caminho se precipita em inclinados e escorregadios zig-zags, onde é quase impossível não escorregar, até a famosa passagem do Cadeado aberta à pólvora pela expedição do Tenente Coronel Sampayo, quando se mudou em definitivo a trajetória do caminho. A seguir aparece uma escadaria de ferro, os trilhos da ferrovia e o Santuário de N. S. do Cadeado."

Poucos minutos de caminhada e lá estava a NS do Cadeado! O que antecede a mesma é uma "escada" que deve ter sido projetada para anões. Do corrimão ao degrau deve ter uns 30 cm.

Chegada na NS. do Cadeado. Uns pagando promessa, outros devorando meio kilo de paçoquinha. Nunca vi meio kilo de paçoca sumir em menos de 2 minutos.

A vista dali é incrível. O santuário fica num "platô", no meio da serra. Abaixo todo o resto do caminho, conjunto Marumbi e ao fundo já da pra ver o mar.

Não ficamos mais de 10 minutos por ali. A chuva voltou a cair e quase não havia mais sol. Era 19hs e tinha muito chão até o "Marumba".

O resto da trilha foi rápido. Passando por pontes que lembram a Golden Gate em menor escala, muito divertidas por sinal.

Até a última escada, onde derruba o pião cansado com seus degraus desnivelados.

Agora outra dúvida:

Esquerda = Centro de visitação

Direita = Marumbi

"Pela escalada do MAPA, o Centro ta mais próximo. Estamos com frio, cansados, vamos pra lá e depois vemos o que fazer"

Perto é uma pinoia!!!!! Caminhamos uns 30 minutos em baixo de uma chuva gelaaaada! O chão de cascalho continua a derrubar o pessoal... até que...

Mais uma vez o IAP aparece. KIKO era o nome do anjo que veio nos resgatar. Ele era o "gerente" do Marumbi e estava indo para PORTO DE CIMA levar uma carga de extintores. Pegamos carona com ele. Chegamos a CENTRAL DE VISITAÇÃO, demos baixa nos nossos nomes e seguimos pra cidade.

Depois voltamos ao MARUMBI... mas ai já é outra história.

Infelizmente não tenho uma boa memória para contar detalhes sobre a trilha. Estava com uma dor terrível no joelho o que me fez não prestar muita atenção.

No geral a trilha é muito boa, tranquila e segura. Em dias de sol né... porque na chuva muda tudo! Hahahahahaha.

Vale a pena conferir!

Qualquer dúvida é só postar.

Um grande abraço a todos!

Danilo

• Respostas 229
  • Visualizações 100.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá! Fiquei sabendo desta trilha no fim de semana e fiquei bem interessada.

Normalmente a trilha inicia em Quatro Barras e termina em Morretes, né? Pelo que eu li a caminhada dura o dia todo.

Vocês acham melhor ir de carro ou ônibus? Já que eu teria que voltar para Quatro Barras para pegar o carro?

Obrigada!

Postado
  • Membros

Melhor ir de ônibus e em grupo. Se não tiver experiência em trilhas procure uma agência com guia.

Itupava não tem muitas dificuldades, mas exige algum preparo físico e conhecimento de trilha.

Postado
  • Membros
Olá! Fiquei sabendo desta trilha no fim de semana e fiquei bem interessada.

Normalmente a trilha inicia em Quatro Barras e termina em Morretes, né? Pelo que eu li a caminhada dura o dia todo.

Vocês acham melhor ir de carro ou ônibus? Já que eu teria que voltar para Quatro Barras para pegar o carro?

Obrigada!

Olá!

Ir de carro só se conseguir montar uma logística para alguém levar o grupo a Quatro Barras e depois ir buscá-los em Morretes (Porto de Cima). Fica totalmente fora de mão deixar o carro em QB para depois voltar e buscar.

Indo de ônibus se tem maior liberdade, porém é preciso planejar bem o retorno, especialmente pelo fato de que a Viação Graciosa, que faz a ligação Morretes-Curitiba dispor de poucos horários de retorno para a capital. É muito comum chegar na Rodoviária de Morretes, 18-19h e não encontrar mais passagem para voltar a Curitiba no mesmo dia. Por isso, sugiro comprar a passagem de retorno em Curitiba antes de ir, para um horário bem folgado, tipo 20h ou 21h, o que te dá margem de segurança bem ampla para conseguir chegar no centro de Morretes a tempo de embarcar, ainda que tenha que "matar" algum tempo no terminal rodoviário.

Abraço!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

ola a todos

este e meu primeiro post aqui vou relatar minha experiencia no itupava que foi no sabado dia 22/12/12 que fiz sozinho

fui de onibus cheguei no iap as 7:55 as 8:00 comecei a trilha que no inicio e muito boa as 9:00 cheguei na casa do ipiranga

20121224180127.jpg

atravessei o trilho e segui em frente mata a dentro essa entrada e bem escondida e nao tem placa muitos seguem pelos trilhos o que e proibido e perigoso

com mais uma hora de caminhada cheguei ate esta bela cachoeira que nao sei o nome

20121224173642.jpg

neste ponto a trilha estava muito molhada porque estava chovendo a algum tempo mas fui preparado pra isso e cai so alguns tombinhos rsrsrs

ja com 3:40 de caminhada cheguei as escadinhas que levao ate ns do cadeado

20121224180528.jpg

sinistro

20121224180734.jpg

ai desci para o final da trilha a primeira ponte que cruzei foi a do rio sao joao

20121224173338.jpg

mais um pouco de caminhada e chegou o final da trilha onde a a seguinte placa

20121224174020.jpg

ai se for pra morretes passa pelo iap eu fui para o marumbi primeiro passei pela estaçao eng lange

20121224174445.jpg

dai e so atravessar o trilho proximo a caixadagua tem a trilha que sobe ate a estaçao marumbi em 20 minutos vc estara na estaçao marumbi

20121224175135.jpg

cheguei na estaçao marumbi as 12:40 fui ate a sede do parque e conversei com o funcionario do iap que foi muito bacana e me informou que passava um trem pra curitiba +- as 16:00 e me informou que eu poderia subir o rochedinho que dava tempo de voltar antes do trem

ele me disse que a media era de 40 minutos ai resolvi aproveitar

20121224175049.jpg

a subida e bem tranquila nao demorei mais de 20 minutos pena que estava muito nublado pos e muito bacana

20121224175347.jpg

ai começou a chover de novo desci e fiquei na estaçao marumbi esperando a chegada do trem que custa 25 reais apartir dali e pra variar atrasou um pouco

mas aquela estaçao e um lugar muito bacana e tem uma divesidade grande de frequentadadores

20121224175735.jpg

dai foi so curitr a paisagem

20121224175843.jpg

foi uma aventura muito bacana recomendo a todos

abraço

Postado
  • Membros

Boa Vinabad!

Bela caminhada e bacana compartilhar!

Abraço!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Salve Mochileiros!

Abrindo o calendário 2013 de pernadas, nada melhor do que trilhar um clássico, e lá fomos nós novamente pro Caminho do Itupava...

Fizemos a caminhada neste sábado, 12/01, eu e o companheiro Anderson Liu, de Maringá, que ainda não conhecia o caminho. Optamos por fazer a variante que segue pelo "véu", depois da Casa do Ipiranga. Saímos tarde da Borda do Campo (Quatro Barras), começando a caminhar mesmo já eram praticamente 10h. Fomos agraciados com tempo bom, sem nuvens - a maior parte do caminho. Começou a fechar um pouco quando chegamos nas proximidades do Santuário do Cadeado, mas ainda conseguimos ver o Cj. Marumbi entre as nuvens.

Fizemos a caminhada num ritmo bem tranquilo, com algumas pausas de lanche e contemplação, muitas fotos e "saídas" da trilha para alguns dos pontos de interesse às margens da ferrovia, mas mesmo assim ainda fechamos a caminhada no posto do IAP nas Prainhas às 19h, ou seja, com 9h de percurso. Providencialmente encontramos na estrada das prainhas um companheiro do CPM descendo do Marumbi e que estava de carro, nos fornecendo carona de volta à Curitiba, onde chegamos ainda dia, cerca de 20:15h. ::otemo::

Só para deixar um feedback de como está o caminho:

1. A trilha está limpa, bem aberta e em excelentes condições gerais. Pouca erosão no trecho entre Borda do Campo e Casa do Ipiranga. No trecho entre o Santuário do Cadeado e a estrada das prainhas, alguns pontos com quedas de árvores e galhos, nada fora do comum. Apenas uma árvore de grande porte tombada antes do Rio São João e que já está ali desde a época das chuvas do verão de 2011 e que não foi removida com a "reforma/limpeza" realizada em 2011 no período de interdição. O pessoal, infelizmente, vem abrindo algumas variantes pelas laterais neste trecho, aumentando a degradação. Evitem abrir ainda mais...

2. Encontramos um bocado de lixo na clareira ao lado da primeira ponte de madeira antes do Ipiranga, onde haviam vestígios de acampamento(s) recente(s) ao lado do rio. A porcarada que andou acampando ali chegou a cavar uma valetinha em torno da barraca (!) para ajudar a erodir ainda mais o terreno na barranca do rio, além de fazer fogueira e deixar os restos calcinados ali junto com todo o lixo da comilança e beberagem que fizeram. O azar deles (e do rio...) parece que foi a "desembréia" que se abateu sobre eles depois do banquete, pois tinha diarréia e papel higiênico prá todo lado pela mata ali perto! :evil: Defecaram por tudo, e a menos de 10 metros das margens de um dos principais rios da região, ou seja não respeitaram a distância mínima de 50m que se deve manter de cursos d'água ::quilpish::::toma::

INFELIZMENTE AINDA HÁ GENTE ASSIM e que frequenta a serra. Se dizem "trilheiros", "mochileiros", "aventureiros". Bando de manés e porcos, isso sim. Se aproveitam da falta de fiscalização daquela área e ainda não aprenderam as regras de mínimo impacto. Creio que devem fazer o mesmo em suas casas. E o IAP ainda reclama (e proíbe) o pessoal que quer descer de bike o Itupava! Pode?!

Fizemos a nossa "tarefa de casa" e removemos todo o lixo abandonado, os restos de fogueira bem como disfarçamos as "escavações" que encontramos, também de forma a não deixar vestígios (e ideias para outros repetirem o feito).

FICA NOVAMENTE O PEDIDO: Não acampe ao longo do caminho e SÓ FAÇA SUAS NECESSIDADES a uma distância de pelo menos 50m dos rios, ENTERRANDO SEUS DEJETOS E TRAZENDO DE VOLTA SEU PAPEL HIGIÊNICO USADO

ALERTA: Vou voltar a fazer uns Itupavas noturnos este ano, de tempos em tempos, só para sacanear a galera que faz esse tipo de lambança. Então se tomarem uns "sustos" à noite naquele trecho não digam que não avisei... :twisted:::hahaha::

3. Ponto positivo que, pelo menos desta vez, não encontramos restos de macumba na cascata do Anhangava, logo depois da pedreira abandonada... ::cool:::'>

4. Na área da "roda d'água", perto da Casa do Ipiranga havia uns farofas acampados e, para variar, fazendo fogueira na beira do rio. Infelizmente quase sempre tem e acaba virando até fato corriqueiro já. :roll: O consolo é que de tempos em tempos um ou outro se arrebenta pulando daquelas pedras e diminui a população de farofas no mundo ::hahaha:: Infelizmente havia também (como sempre e lamentavelmente) bastante lixo na área entre as ruínas da casa e da roda d'água.

5. Nota-se que algumas passarelas estão em avançado estado de deterioração, especialmente no trecho depois do Santuário do Cadeado, já no final da trilha. Uma delas inclusive com parafusos do corrimão soltos e troncos podres, ALERTO PARA QUE TOMEM CUIDADO AO SE SEGURAR NOS CORRIMÕES e não passem correndo. Creio que não demorará muito até cair de vez o corrimão todo.

6. A patrulha ferroviária da ALL continua atuante nos FDS no trecho entre a Casa do ipiranga e a Estação do Marumbi. Evitem andar nos trilhos, é proibido e pode ser perigoso. No final de dezembro um rapaz caiu num barranco perto do túnel 7, provavelmente quando ía ou voltava da ponte São João e estava até esses dias ainda estava internado e em estado delicado.

7. Na área do Santuário do Cadeado desta vez também havia pouco lixo e, para nossa sorte, nada das botucas assassinas que frequentam o entorno. Na bica d'água encontramos alguns restos de embalagens de Tang... Custa trazer de volta na mochila o lixo??? ::toma::

Nós voltamos de carona para Curitiba, então nem passamos por Morretes, mas amigos fizeram no domingo e tiveram problemas com a passagem de retorno, então a saga das passagens de ônibus Morretes-Curitiba continua... Relembro aqui a minha dica de sempre para quem vai e pretende voltar de ônibus: comprem as passagens de retorno ainda em Curitiba com horário folgado (20 ou 21h) e evitem surpresas desagradáveis.

Depois posto algumas fotos.

Abraços!

Postado
  • Membros

Essa é uma trip que quero muito fazer. Ano passado eu desisti pelo fato de o IAP estar desativado (e imagino que ainda esteja) e também um pouco de receio por ir apenas eu e minha namorada, apesar de parecer que atualmente está bem seguro. Talvez eu conheça ainda esse ano, quem sabe. Poste as fotos! E uma pena existirem essas pessoas porcas, tem em todo lugar...

Postado
  • Membros
Essa é uma trip que quero muito fazer. Ano passado eu desisti pelo fato de o IAP estar desativado (e imagino que ainda esteja) e também um pouco de receio por ir apenas eu e minha namorada, apesar de parecer que atualmente está bem seguro. Talvez eu conheça ainda esse ano, quem sabe. Poste as fotos! E uma pena existirem essas pessoas porcas, tem em todo lugar...

Olá Leonardo!

IAP desativado? Acho que você se referiu à interdição da Trilha em 2011, por cerca de 10 meses... Certo? O IAP não foi desativado. O que ocorreu é que, por problemas com algumas quedas de árvores no caminho, o IAP (órgão ambiental do Paraná) acabou interditando a trilha sob o pretexto de evitar "acidentes". :mrgreen: Ainda assim o pessoal percorria o caminho, inicialmente na "surdina", depois ficou tão escancarada a enrolação do IAP que deixavam passar.

As fotos estão vindo daqui à pouco...

Quando puder percorra o Caminho. Vale a pena. Se agregue a algum grupo maior se não se sentirem seguros para fazer. Apesar de estarmos gozando de um período de tranquilidade, sempre há o risco de algum problema de segurança, em especial no primeiro trecho do percurso - muito próximo da cidade de Quatro Barras.

Abraço!

Postado
  • Membros

Olá!

Como prometido, seguem algumas fotos do Caminho tomadas em 12/01/2013:

DSC06674.JPG.7fcfeec1d42202542e06f1007619f0df.JPG

DSC06678.JPG.5b4de3bf5118a2400f52803356b1cd6a.JPG

DSC06684.JPG.2a41b1e5a0ec1767ddd2c6ff6652396f.JPG

DSC06691.JPG.e42ad3f09758570e3275906e8292a0da.JPG

DSC06694.JPG.668c9b72ee32a52c84eff550558aeb1e.JPG

DSC06697.JPG.96ea97a4f3a944a65d0ba5c153e4f9d0.JPG

DSC06700.JPG.710a0f74ce6ccb4e1334b009b0e648d0.JPG

DSC06703.JPG.d1b1fb453e520df1aee804ae9dc569b3.JPG

DSC06706.JPG.f1ef1d9d18d2d0943dd914f94ec70a52.JPG

DSC06711.JPG.bbe440585c202c5fe831555fecf3a9f3.JPG

DSC06712.JPG.0a9e7e36e6f68dcbcbeca8b8fb83a8dc.JPG

DSC06715.JPG.d1839ff9926ffba88b923e25eea6f7d6.JPG

DSC06729.JPG.712ac21745ef1da2e76ae5410f826930.JPG

DSC06730.JPG.b893d116a081fc724114c3cd6f439bfc.JPG

DSC06737.JPG.0a1a541f7e0d26998ee9b9f29c98d5c3.JPG

DSC06757.JPG.f6a7ac2f33872188a9460bf7af15848a.JPG

DSC06782.JPG.7c73775d6d7f6c1dd58050c74db5be34.JPG

DSC06800.JPG.3774839755dc73262a2749051f2c4d89.JPG

DSC06808.JPG.326e28c9346ce23f643807754faae9b7.JPG

DSC06828.JPG.75fb5207d27ce74403803f97a5e6b98b.JPG

DSC06841.JPG.442eb6def0f80cd229f8d8db16004505.JPG

DSC06857.JPG.07e3a23327e3ca5b99aa2c0e036db4de.JPG

DSC06880.JPG.00a2a7038e640e76189ae1e5e67532f9.JPG

Sds!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.