Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Iquique, Arica (Chile) e Tacna (Peru): belas e “esquecidas”

Postado
  • Membros

[align=justify]Meu último mochilão (2013/2014) foi diferente dos anteriores, afinal viajamos somente eu e Jailson, as crianças estavam passando férias com outros parentes (Maria Clara com a bisa em Belém do Pará e João Pedro com a mãe em Cáceres)

Então nosso percurso seria “alternativo” nesses 22 dias na “estada”

Como sempre nosso ponto de partida foi o percurso Cuiabá > Cáceres > Corixa (fronteira) > San Matias > Santa Cruz de la Sierra. Para depois seguir Santa Cruz de la Sierra > Cochabamba > Iquique (via Pisica) > Arica > La Paz (via Tambo Quemado) > Santa Cruz de la Sierra > San Matias > Cáceres > Cuiabá (como gostei do mapa postado pela camilalisboa, vou "roubar" sua ideia e postar a rota do meu mochilão, como não sou boa de mapas ele foi elaborado pelo meu amigo Viktor, então quero pedir licença à Camila, pelo "plagio" e ao Viktor pela elaboração do mapa)

mapa_roteiro.jpg.f30b8d3524bc110e351fed2496839ea3.jpg

Saímos de Cuiabá dia 22.12 (domingo) com destino à Cáceres em uma van da empresa Meira Tur, que busca o passageiro na residência e pode deixar você diretamente na sede da PF em Cáceres, para os tramites alfandegários, pois agora (desde de outubro 2013) é obrigatório o carimbo da PF no passaporte ou a papeleta de autorização para quem viaja somente com RG (isso é um problema em minha opinião, pois durante alguns meses eles ? ? ? ? bolivianos da Aduana em San Matias exigem esse documento e depois de algum tempo já não exigem mais, então você fica sem saber se é necessário ou não, eu para evitar contratempos e ter de voltar 100 km, sempre passo lá para solicitar essa autorização) ::sos::

Dia 23.12 madrugamos para poder sair no ônibus da 5 horas rumo a fronteira, o dia estava chuvoso e com bastante neblina na estrada, chegando em Corixa é hora de negociar com os taxista bolivianos a ida até o Terminal com uma parada antes na migracion, nessa negociação tem que deixar claro a parada para os tramites burocráticos, se não vão querer cobrar duas corridas. Chegamos a Aduana ainda estava fechada mais já tinha um brasileiro esperando (esse por sinal teve que voltar até Cáceres pois estava sem a autorização da PF), depois de mais de meia hora a responsável chegou e demos entrada no país, saindo fomos até a casa de câmbio trocar alguns poucos reais e seguimos para o Terminal.

20131223_091817.jpg.2fb4233537458952afaa21039d8ccfa3.jpg

Tenho dois chips boliviano, um da Entel e outro da Tigo, essas duas operadoras, além da Viva, agora estão com cobertura em praticamente todo o percurso que realizamos, na estrada o sinal era “ótimo” e não lembra em nada o sinal das operadoras brasileiras. ::cool:::'> ::cool:::'>

Quatro empresas fazem o percurso até Santa Cruz, saindo às 8:30 (Trans Velasco), 9 (Expreso Matieño) e 9:30 (Expreso San Matias) além de 14 horas (Trans Bioceanico). Compramos passagem para às 9:30 e ficamos no Terminal “matando” o tempo até o horário da viagem. Chegamos em Santa Cruz de la Sierra por volta das 2 horas da madrugada depois de 16 horas de viagem sem “atropelos”. Minha cunhada não tem mais apartamento na cidade, então atravessamos a rua e fomos procurar hotel, como era madrugada e não queríamos “perambular” com mochilas nas costa, aceitamos pagar “uma fortuna” no Hotel Jenecherú, ::ahhhh:: em frente ao Terminal Bimodal. Nesse horário já tem vans na frente do Terminal aguardando passageiros para saírem para Cochabamba (nosso próximo destino), Sucre e outras localidades, mais resolvemos ficar na cidade até à tarde, pois tínhamos que trocar reais por bolivianos e a melhor opção era Santa Cruz, pois conforme vamos adentrando na Bolívia mais o câmbio para reais é desfavorável. Pela manhã fomos ao Terminal ver quanto estava o câmbio e já comprar as passagens para Cochabamba, como sempre o câmbio em rodoviária não é favorável, então seguimos até a zona 7 Calles, na plaza 24 de Septiembro e fizemos o câmbio, 1 real por 2,75 bs. O melhor horário para cambiar é no começo da manhã, quando as bolsas de valores então começando a operar. Na volta almoçamos na praça de alimentação do Terminal, essa foi uma das melhores refeições da viagem = arroz, salada, batata frita e bife em porções generosas. Retornamos ao hotel para descansar até às 15:30 horas (a diária tem uma tolerância, basta conversar na recepção) e retornamos ao Terminal para seguir viagem.

Nosso próximo destino seria Cochabamba e de lá para Iquique, no Terminal Bimodal achamos duas empresas que fazem o percurso Santa Cruz de la Sierra x Iquique, mais todas com “baldeação” em Cochabamba ou Oruro e a passagem se torna bem mais cara, estavam cobrando 600 e 580 bs. ::ahhhh::

Era 24.12, véspera de natal e estranhei a pouca movimentação do Terminal em comparação com outros anos na mesma época.

20131224_150222.jpg.4f8b20ce023171fd27f66ebd829c31b5.jpg

Saímos de Santa Cruz com pouco atraso e chegamos em Cochabamba antes das 3 horas da manhã, ficamos no ônibus aguardando a abertura do Terminal, o que ocorreu por volta das 4 horas. Fomos para a parte internacional procurar passagens para Iquique e todos os guichês ainda estavam fechados mais já tinha passageiros aguardando, depois das 5 horas chegou uma senhora da empresa Trans Paraíso e ofereceu passagem para às 8:30 horas por 320 bs. com direito a almoço e lanche e previsão de chegada em Iquique às 18 horas. Aguardamos mais um pouco para ver se os outros guichês abriam, pois outras empresas tinham horário mais cedo, começando às 6:30, mais o único que abriu depois tinha saía para às 8 horas e custava 350 bs. Pouca diferença de horário por 50 bs. a mais, pois compramos as passagem por 300 bs. cada, mais depois vimos no ônibus pessoas que pagaram até 260 bs.

20131225_045318.jpg.987a852344fc2a39a1ce63484bda89b2.jpg

Passagens compradas, saímos do Terminal e nos dirigimos até a Feira La Cancha, que fica bem em frente e apesar de ser dia de natal, estava bastante movimentada, passeamos, tomamos nosso desayuno e compramos cobertores para viajar “a moda” boliviana.

20131225_064633.jpg.9a6de72b3d1e9196acf4a81abd0e30c6.jpg

No horário marcado saímos, ônibus (buscama leito 3 filas) novo e confortável com tv e rodomoço, paramos em Oruro, por cerca de 30 minutos, na saída foi servido o almoço (delicioso) e seguimos viagem por cerca de 50 km em estrada de terra, depois que voltamos a estrada asfaltada o rodomoço entregou os papeis para serem preenchidos e entregues nas aduanas boliviana e chilena, chegando na fronteira paramos em Pisiga, lado boliviano, onde cambista e vendedores, ficam com suas bancas, na beira da estrada, ávidos por fazerem “negócios” com os viajantes. Cerca de 15 minutos depois, seguimos até o Complejo Fronterizo Colchane (aduana conjunta Bolívia/Chile) policiais educados de ambos os países e aparatos eletrônicos de segurança modernos e carabineiros acompanhados de cães farejadores (uma família que embarcou no ônibus em Oruro, ficou na revista, provavelmente por porte de drogas, a polícia do Chile é “super discreta” depois de uma espera maior que o normal, um carabineiro entrou no ônibus e se dirigiu até o local onde a família (5 pessoas) estava sentada, na parte traseira do ônibus, fez uma revista rápida e saiu, sem dizer uma palavra, então o ônibus foi liberado para seguir viagem, sem “aqueles” passageiros) :oops::oops: O Complejo Fronterizo Colchane, mesmo estando no “meio do nada” é equipado com raio x, portal detector de metais e cães farejadores, além de outros aparatos eletrônicos de segurança de última geração. Aqui o chip boliviano ainda funciona normalmente. ::cool:::'>[/align]

SAM_8331.JPG.eb8d97d7e63826870f1158d9e493a10f.JPG

20131223_041936.jpg.772401251c1dbc74f96538461dada515.jpg

20131223_071741.jpg.3c1c387142ef3f4c90436183ef527777.jpg

20131223_080747.jpg.b2ce94b8e3a26a706b8bb24d4f19b359.jpg

20131223_082658.jpg.dc606bf5f405a5ac82d6be5aa203786d.jpg

20131225_045917.jpg.35c5c7ca089087140b6c8f41e18ab4b8.jpg

20131225_081735.jpg.2479d4a9102e13dfb1663c8c101b0780.jpg

SAM_8325.JPG.473f1d331b8add01444c47b11a111003.JPG

SAM_8327.JPG.700a418ab30b4a1baf84c25809dfafef.JPG

IMG_0560.JPG.92da73189dbb3fe765773a299d613b3e.JPG

IMG_0564.JPG.9f5563a29f9949e46aca9caad5d5b4b9.JPG

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

[align=justify][t1]Serviço :[/t1]

:arrow: Residencial Darinês, em frente ao Terminal Bimodal = habitaccion matrimonial, com ventilador, frigobar e baño privado = 90 bs.

:arrow: Ônibus no percurso Santa Cruz de la Sierra x San Matias = Expreso Matieño = 120 bs

:arrow: Uso de Anden = 2 bs

:arrow: Taxi direto entre San Matias e Cáceres = R$ 120,00 (alguns taxistas bolivianos tem carro brasileiros, pois somente assim podem transportar passageiros além da fronteira)[/align]

Postado
  • Membros

Acompanhando Maria Emilia! Está muito bom, vou aguardar os próximos capítulos!

Postado
  • Membros

Nossa, Iquique me surpreendeu, que gracinha de cidade! As fotos estão excelentes!!! =)

E qse nos encontramos em La Paz! Eu conheci o Alexandre e a Laritza no ônibus indo de Copa pra La Paz e eles falaram que vc tava indo pra lá tb! Mundinho pequeno =)

Beijos e parabéns por mais um relato excelente pra ajudar a galera ^^

Postado
  • Membros
::Ksimno::::hahaha:: Maria Emília acompanhando seu relato e curtindo muito,show de bola as fotos,meu Deus do céu dá mesmo vontade de pegar a cargueira e sair no Mundo,eu ea esposa estamos pensando em voltar para São paulo á trabalho,e se eu vender o carro pelo menos um mochilão antes de trabalhar tenho que fazer kkkkkk claro já disse que sou fã dos seus relatos!Tudo de bom para vc e sua linda família! ::otemo::
Postado
  • Membros

Maria Emília, obrigado! ::cool:::'>

Muito interessante este seu roteiro. Foi bom rever alguns lugares por onde passei em 2013 e conhecer novas opções nesta região também. ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Edu, estou editando as fotos para postar e escrevendo as considerações e impressões sobre a trip.

Camila, pena não termos nos encontrado, mais não vai faltar oportunidade. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Quanto aos encontros com Alexandre e Laritza, já fazem parte do roteiro. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> e são ótimos, esse ano nos encontramos e desencontramos bastante ::mmm:::lol4:: embora estivéssemos em hotéis próximos.

Gerson, que bom que gosta dos meus relatos, procuro escrever de modo a ajudar outros mochileiros. ::cool:::'> ::cool:::'> Tomará que de certo sua trip.

Russo145, obrigado pela colaboração com o mapa. ::cool:::'> ::cool:::'>

Maria Emília

Postado
  • Membros
Edu, estou editando as fotos para postar e escrevendo as considerações e impressões sobre a trip.

Camila, pena não termos nos encontrado, mais não vai faltar oportunidade. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Quanto aos encontros com Alexandre e Laritza, já fazem parte do roteiro. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> e são ótimos, esse ano nos encontramos e desencontramos bastante ::mmm:::lol4:: embora estivéssemos em hotéis próximos.

Gerson, que bom que gosta dos meus relatos, procuro escrever de modo a ajudar outros mochileiros. ::cool:::'> ::cool:::'> Tomará que de certo sua trip.

Russo145, obrigado pela colaboração com o mapa. ::cool:::'> ::cool:::'>

Maria Emília

Ótimo Maria Emília, vou aguardar. Foi muito bom saber que o mirador Killi Killi em La Paz foi consertado, li que tinha acontecido um desmoronamento a um tempo atrás. E seu relato me animou a ir em Iquique se o tempo der, visto que agora sei que tem ônibus direto desde Cochabamba, a cidade me pareceu muito bonita e seria uma boa porque ainda não conheço o mar. Estou embarcando domingo 02/03 para La Paz, vou com dois amigos que vou encontrar em Garulhos, em La Paz vou ficar no Hostel República, chego às 19:00 hrs estou tentando fugir dos barulhos do Loki, Pirwa e cia e esse hostel me pareceu ser bem tranquilo ::lol3::

Postado
  • Membros

Durante um mochilão em maio aproveitei pra molhar os pés no Pacífico em Arica (a Playa Chichorro fica perto das rodoviárias, fui a pé) antes de seguir pra Tacna.

Em Tacna é bem interessante a praça a igreja e o arco. O museu que há próximo também é muito legal, tem armas, fardamentos, e utensílios da guerra Chile-Peru!

Postado
  • Membros

Muito legal o relato, quando fui até Arica de carro, passei um dia lá e em Iquique só parei para dormir. Na próxima vez vou reservar mais dias para essas duas cidades. Visitei Humberstone e o Zofri em Iquique e o museu com as mumias chinchorros em Arica, gostei muito dessas duas cidades. ::otemo::

E a estrada que liga Arica a Iquique é show, filmei todo o trajeto e coloquei no meu relato na minha assinatura ::otemo::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.