Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá pessoal,

A minha dúvida é o seguinte.

1) Para fazer a caminhada do Vale do Paty, consigo fazer em custo menor? Sempre leio mochileiros que pagam pacote. Pois pretendo levar meu próprio material, comida, bebida. Isso dividido entre as amigas, etc...

Olá Afonso;

Uma das formas mais habituais para se economizar em uma trilha é fazê-la por conta própria, não dependendo de guia.

Mas para essa economia ser vantajosa você precisa ter bons conhecimentos em orientação terrestre, estar de posse de mapas confiáveis, ter o máximo de informação possível sobre a geografia local, normas de conduta e sobre seus habitantes, além de tempo suficiente no seu cronograma para possíveis erros de percurso.

Neste tópico há bons mapas das trilhas da Chapada Diamantina.

Para fazer a trilha pro Vale do Paty com um guia você não precisa fazer pacote, basta fechar somente a trilha diretamente com um guia já indicado ou ir até a associação de guias do Capão, aqui no tópico tem alguns guias já indicados pelos colegas.

 

2) Para quem já passou a virada do ano na chapada, depois da caminhada no vale do paty, a virada é recomendada?

Depende o que você está procurando... Eu passei a virada no Vale do Paty com um grupo de amigos, queríamos realmente paz e harmonia em meio a mata e cachoeiras.

Em Lençóis rola um agito, com queima de fogos, muita gente e festa na rua com apresentações musicais... Em Mucugê, Palmeiras e Vale do Capão também tem festas em menores proporções.

 

3) A trilha do vale do Paty, já está incluída a cachoeira da fumaça, ou são trilhas distintas?

São trilhas distintas.

 

Se alguém poder me ajudar nestas dúvidas. Pretendo ir na virada do ano, logo no começinho de janeiro.

Forte abraço!

C. Afonso

Já está negociando hospedagem? Acho que nem preciso lembrar que este período é o mais movimentado e caro e é bom garantir suas reservas com pelo menos três meses.

Abraço e boa viagem. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Jana, perguntas bem dififceis de serem respondidas!

 

Minha época preferida é o inverno, com o friozinho e tal. Tem o festival de inverno de Lençois que enche bastante.

 

Se por um lado a época sem chuvas é melhor para caminhar e curtir a cidade por outro as cachoeiras ficam com bem menos volume de água.

 

Entende porque é dificil? Mas na boa, cada época tem seu encanto, e pode ir em qualquer uma delas que vai gostar muito.

 

Eu passei carnaval desse ano lá e não achei cheio, pelo menos tinha opções de pousada à vontade tanto no Capão quanto em Lençois, isso sem fazer nenhuma reserva. Só foi um pocuo dificil de conseguir guia porque muitos queriam curtir a festa de Palmeiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá!

Já procurei em algumas páginas e não achei, então vou perguntar.

Alguém sabe dizer qual a melhor época do ano pra conhecer a Chapada, com relação ao clima?

O carnaval é uma data boa pra ir ou fica muito cheio?

Gracias!

 

Eu dividiria as estações da Chapada simplesmente como inverno e verão. Para quem vai pra trilha, acho que o melhor é no verão, quem quer ficar coçando dentro da cidade, curtir um drink a noite o inverno é maravilhoso, cada vez tem feito mais frio.

 

Carnaval fica cheio sim, fuleragem pura se é adepta a paz e tranquilidade, os turistões invadem com seus carros 1.0 e muito bronzeador. Mas, se sua intenção e encontrar gente, época perfeita.

 

Normalmente sugiro Capão, mas no último inverno passei alguns dias numa cidade chamada Abaíra, fica na chapada, fiquei no distrito de Catolés, bem tranquilo e com grandes montanhas por perto.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é, eu perguntei sobre o clima porque acampar e fazer trilha na chuva não é muito legal, né. Pra isso deve ser melhor no verão então. Mas e esse festival de inverno aí, rola o que? É em que mês?

Estou marcando férias para o ano que vem e tô bem a fim de conhecer a Chapada.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pois é, eu perguntei sobre o clima porque acampar e fazer trilha na chuva não é muito legal, né. Pra isso deve ser melhor no verão então. Mas e esse festival de inverno aí, rola o que? É em que mês?

Estou marcando férias para o ano que vem e tô bem a fim de conhecer a Chapada.

Valeu!

 

O festival já acabou, esse ano foi de 8 a 12 de outubro. Rolam shows ecléticos (blagghh!) e a cidade enche, lotam-se as habitações e o ribeirão do meio fica parecendo uma feira.

 

Pra trilhar o melhor é ná época de seca, o ruim é a redução de agua dos poços, cachoeiras. Trilhas como a fumaça por baixo na chuva é meio sinistro, perigo certo.

 

ab

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Pessoal, estou confuso quanto ao Tempo na chapada Diamantina.

Sei que pela Latitude e relevo, tudo propicia que as estações chuvosas sejam bastante irregulares. Vi em alguns relatos ( o do Sandro por ex) que a época de Dezembro a Janeiro as cachoeiras estavam com bom volume d'água. Já outros me informaram que este período é muito seco e iria pegar algumas cachoeiras sem água... enfim, Dezembro e Janeiro é época de fortes chuvas? ou Inicio de chuvas? ou ainda, estiagem?

 

Averiguei em alguns sites a previsão e média pluviométrica da região, e vi que é baixa para este período, ou seja ainda em período que antecede as chuvas mesmo, ( ao que percebi o negócio pega mesmo, ou desaba, a partir de fevereiro...)

 

Farei neste período( 20/12 a 15/01) Fumaça Por baixo, Vale do Paty, Fumacinha, Poço encantado, Azul, Pai Inácio, Grutas e algo mais...enfim, tentarei fazer sem guia ( estou munido de boas cartas topográficas e tracklogs, e ah, tenho experiência em orientação).

 

Fora esta minha dúvida a respeito do Tempo, é vetado fazer tais trilhas sem guia? ( estes impedem, proíbem , ou sei lá?) . O motivo de querer fazer sem guia são dois: Liberdade, e economia.( não que seja mesquinho, sei da importância de deixar capital para subsistência da economia local, mas que realmente estou com pouco orçamento...)

 

Enfim, meus receios se portam tanto em pegar o Tempo muito seco, e ver as cachoeiras secas, bem como pegar muita chuva e o risco de uma tromba d'água comprometer certas trilhas.( já peguei uma tromba d'água num rio de cannion, em Guaramiranga-CE, e realmente assusta...)

 

::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
...

-Pessoal, estou confuso quanto ao Tempo na chapada Diamantina.

Sei que pela Latitude e relevo, tudo propicia que as estações chuvosas sejam bastante irregulares. Vi em alguns relatos ( o do Sandro por ex) que a época de Dezembro a Janeiro as cachoeiras estavam com bom volume d'água. Já outros me informaram que este período é muito seco e iria pegar algumas cachoeiras sem água... enfim, Dezembro e Janeiro é época de fortes chuvas? ou Inicio de chuvas? ou ainda, estiagem?

 

Averiguei em alguns sites a previsão e média pluviométrica da região, e vi que é baixa para este período, ou seja ainda em período que antecede as chuvas mesmo, ( ao que percebi o negócio pega mesmo, ou desaba, a partir de fevereiro...)

 

Farei neste período( 20/12 a 15/01) Fumaça Por baixo, Vale do Paty, Fumacinha, Poço encantado, Azul, Pai Inácio, Grutas e algo mais...enfim, tentarei fazer sem guia ( estou munido de boas cartas topográficas e tracklogs, e ah, tenho experiência em orientação).

 

Fora esta minha dúvida a respeito do Tempo, é vetado fazer tais trilhas sem guia? ( estes impedem, proíbem , ou sei lá?) . O motivo de querer fazer sem guia são dois: Liberdade, e economia.( não que seja mesquinho, sei da importância de deixar capital para subsistência da economia local, mas que realmente estou com pouco orçamento...)

 

Enfim, meus receios se portam tanto em pegar o Tempo muito seco, e ver as cachoeiras secas, bem como pegar muita chuva e o risco de uma tromba d'água comprometer certas trilhas.( já peguei uma tromba d'água num rio de cannion, em Guaramiranga-CE, e realmente assusta...)

 

::sos::

 

"Inconstante" é a palavra para o tempo na Chapada, nunca vi uma estação bem definida. Tanto que as trombas realmente são assustadoras, pois enquanto faz sol no poço que você toma banho, lá na cabeceira chove e o volume de agua sobe muito rápido. Só passei uma tromba e foi na fumaça por baixo, só perdemos as panelas e alguns calçados.

 

Sobre a trilha cara, acho a maioria é tranquilo, fora fumaça por baixo que requer um pouco mais de treino. Por outro lado, dezenas de pessoas acabam fazendo a trilha sem guia, aos troncos e barrancos e ficam satisfeitos com a aventura quando não dão trabalho à brigada para serem salvos.

 

Sempre uso guias, não curto me sentir perdido. Mas se talvez eu tivesse essa noção e boa orientação, aprendesse a usar um GPS quem sabe? No mais, prefiro chamar um bom guia NATIVO, não caio mais na de guia forasteiro. Especialmente na Chapada EU já tive vários problemas.

 

Algumas aí como os poços, Pai Inácio a única coisa que vc vai precisar é de veículo para deslocar-se.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fumaça por baixo da pra fazer sem guia, basta ter um bom mapa em mãos e ter uma razoavel noção de localização e interpretação de curvas de nível. Muita gente vai te alarmar, dizer que é perigoso, pros padrões da Chapada pode até ser mesmo, mas se comparar com uma Petrotere ela é até light.

 

Dá uma pesquisada sobre o mixila também Ram, quem conhece fala muito bem e ainda está bem pouco explorada. Esse feriado vou pra lá e em breve trago infos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...