Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Oi Paulo li seu relato da travessia do Paty, parabéns.

Gostaria de fazer essa travessia no carnaval de 2010, e andei pesquisando guias da região e eles agora estão cobrando a diária em torno de 80,00.

Vc poderia me dar o contato do seu guia? Ele cobrou barato e pelo que li foi bem legal.

Eu não pretendo fazer a trilha da fumaça, pois achei bem pancadão e sol na cabeça....afff!!!

Tem transporte para o Capão? Pretendo começar a trilha de Capão para Gerais ( seria no seu roteiro o 4º dia).

Aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ana Lê,

 

Fui pro Capão no começo de 2008. Pelo menos até essa época, tinha que pegar um busão de Lençóis pra Palmeiras, e lá de Palmeiras pegar uma lotação até o Capão. Essa lotação é um carro particular (Caravan, Rural, outros) que fica esperando na rodoviária mesmo. Eu como não sabia direito, marquei touca. A galera desceu do busão e foi correndo pegar vaga, e quando cheguei já não tinha mais espaço. Como era domingo, só haveria 1 corrida no dia (normalmente acho que são 2 ou 3 vezes), então tive que ir a pé (total 20 km). Por sorte, depois de uns 40min de caminhada, passou um carro de um eletricista que iria para o Capão e ganhei carona até lá. Na volta foi tranquilo, pois no dia anterior já tinha combinado com o cara da lotação.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi Paulo li seu relato da travessia do Paty, parabéns.

Gostaria de fazer essa travessia no carnaval de 2010, e andei pesquisando guias da região e eles agora estão cobrando a diária em torno de 80,00.

Vc poderia me dar o contato do seu guia? Ele cobrou barato e pelo que li foi bem legal.

Eu não pretendo fazer a trilha da fumaça, pois achei bem pancadão e sol na cabeça....afff!!!

Tem transporte para o Capão? Pretendo começar a trilha de Capão para Gerais ( seria no seu roteiro o 4º dia).

Aguardo resposta.

 

Muita gente faz Lençois - Capão, la voce consegue facil fretar um carro ou até carona mesmo.

 

A travessia é sensacional, mas acho bobeira não fazer a fumaça por baixo. O Paty é bem legal mas eu ainda prefiro fumaça por baixo e cachoeira do Mixila.

 

O contato de Luciano também não tenho, ele vive trocando de celular. Pra falar com ele pode ligar pra ACVL (75)3334-1425. Se ele não estiver la vai estar na brigada de palmeiras, voce consegue o numero com a ACVL mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Paulo, li teu relato da Mixila, não faço a pergunta lá para não atrapalhar a sequência do mesmo. Por isso farei por aqui tal questionamento:

 

Qual o rumo/sentido da segunda toca que mencionaste na passagem

quando íamos começar a armar a barraca apareceu o amigo de Luciano falando de outra toca, com uma estrutura muito melhor e que estava a apenas 10 minutos dali. Confiando na informação dele seguimos.

 

Seria rio acima , rio abaixo? (Sudoeste ou mais para Nordeste?)

 

Outra coisa, na carta topográfica que possuo da região, logo após cruzar o rio Capivara, e a subida do bote, o primeiro rio que cruzará será o corrego das bicas ,conhecido também como piçarras devido a um lugarejo próximo de mesmo nome, o córrego das bicas é na verdade um afluente do capivari. Ao que entendi, Mixila fica no canion do rio capivari. tal canion apresenta 3 gargantas, uma Sul ( na metade de sua extensão) e duas a mais a oeste ( no término dele). Em qual destas vertentes de canions se encontra a Mixila?

Mixila2.jpg?t=1258597419

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ram, pode perguntar por la mesmo, eu deixei ja um posto para o final dele e so vou editar. Pode perguntar a vontade que nao atrapalha (mesmo assim valeu a intenção ::cool:::'> )

 

Eu sou ruim pra caramba de coordenadas geografica, mas voce de costas pra subida do bode, olhando a toca tradicional de frente, com a cachoeira do Capivari à direita a outra toca fica à esquerda. Da uma olhada no seu mapa pra ver se encontra a cachoeira das lajes, a toca fica na mesma trilha.

 

Essa do mixila não sei te informar, mas pelo que percebi la é o final (ou começo) do canion. Que me lembre existe uma garganta antes do Mixila que é justamente o trecho tecnico que falei, ele acaba formando uma mini cachoeira. Existe tambem uma queda secundaria pouco depois da queda principal da Cachoeira. Mas reitero que não sei se realmente são as tres gargantas as quais se refere.

 

Vou ver se termino o relato esse sábado, ainda falta falar da cachoeira das lajes e do capivari que são bem legais também, e a região tambem é otima, de la voce tem varias opções pra esticar o trekking.

 

Se tiver uns 12 a 15 dias de bobeira (em 10 da pra fazer) e quiser andar muito sugiro fazer Mixila, descer o Capivari, fazer o palmital, 21, descer pra fumaça por baixo, seguir pro capão e fazer o Paty. Garanto que não vai se arrepender nem um pouco ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah cara, agora que fui ver, essas gargantas que ta falando são os pontos circulados no mapa?

 

Se for isso não me lembro de ter passado por nenhum afluente ou bifurcação durante a subida do leito do rio, foi o tempo todo margeando o corrego principal mesmo.

 

PS: Da uma olhada nesse relato do Peter cachoeira-do-rio-das-lajes-e-do-mixila-quase-t33127.html que fala exatamente dessa toca (a primeira que ele ficou).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

- Obrigado pelo esforço em tentar me explicar Paulo!

No mais, o Relato do Petter eu já o tinha lido. Quanto aos lugares que circulei, são os supostos pontos onde a Mixila se Encontra. Creio que a MIxila seja a de Numero 1 e a das Lajes a de numero 3... Enfim... O Ponto onde coloquei a interrogação deve ser próximo as tocas mencionadas. ( Ou estas são logo depois da descida da Serra do Bode?)

 

A linha fina em vermelho é um esboço do trajeto para se chegar ao canion do Capivari....

 

vou entrar em contato com o Petter para ele dá uma olhadinha neste recorte da carta , e ver se ele tem algo a acrescentar. No mais valeu! ::cool:::'>

quanto ao teu relato, a estética fica melhor quando a gente deixa para fazer comentários ao término deste! eheheh, eu e minhas neuroses ::lol4::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

TRanquilo cara, e me diz uma coisa, que mapa é esse que ta usando? Me pareceu muito bom...

 

No relato do Peter ele cita a trilha da cachoeira das lajes como se não tivesse bifurcações mas eu discordo em partes, existem ums duas ou tres bifucarções que é importante ficar bem atento, até porque a trilha principal não é muito utilizada e esta mais ou menos no mesmo estado das outras. Uma das bifurcações leva inclusive de volta a Lençois. Ja pensou ta todo animado caminhado e quando ve ta de volta ao ribeirao de baixo ::ahhhh:: .

 

Como voce concluiu que aqueles pontos são as cachoeiras?? Não vi nenhum indicio de que fossem realmente.

 

E essa do relato não ia afetar em nada, eu postei 3 vezes (1 pra cada dia) e conforme ia escrevendo editava os posts, ja deixei o espaço todo reservado pro relato e não ia se misturar às perguntas. Nossas neuroses ::tchann::

 

Ahh, se voce observar no relato do Peter ele fala que a toca alternativa fica nas margens do piçarra, que segundo voce é o mesmo corrego das bicas. Se for isso mesmo faz sentido. Mas pra mim essa toca alternativa so compensa se for fazer as Lajes, se não voce joga fora 20 minutos de ida e 20 de volta numa trilha pouco usada. A toca tradicional é legal porque ja fica no caminho pro Mixila, e como voce so dorme uma noite por lá não vai precisar de muito conforto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então Paulo...

Onde está circulado é justamente onde há curvas de nível muito próximas ( o que indica declive acentuado), e estreitas em formato de U. isso indica garganta ou canion no caso, pois tal conformação acompanha a linha dágua de um rio.. Tais lugares ( ou tal conformidade topográfica) são indicativos, ou ao menos sugestivos de cachoeiras e afins.

 

Realmente percebo que tem muitas trilhas e bifurcaçoes no caminhos da chapada em geral. Muito cuidado e boa orientação e navegação são requeridas mesmo. No mais, no meu caso, o casamento carta topografica da regiao, mais bússola e GPS vai me ajudar muito a trilhas nem emaranhado.... Quero ao menos uma estimativa de onde possa ser o canion da Mixila, para eu não ter que ficar indo de canion e canion procurando e me esbarrar com uma tromba d`água ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ram, não sei se é bem assim como falou, não sou expert em curvas de nível e por isso posso estar falando besteira, mas as curvas de nível são traçadas a cada quantos metros de desnível? 50? 100?

 

Se for olhar a chapada tem muita cachoeiras baixas, como é o caso das lajes por exemplo, o mixila também pode ser considerado baixa (40 m) dependedo dos detalhes do mapa. Seria bem diferente de uma cachoeira da fumça ou da fumacinha por exemplo que estão em cânions bem mais profundos.

 

O mixila como falei no relato é bem facil cara, se achar a toca do Capivari é so subir o leito principal do rio, com o tempo você vai ver o cânion se aproximando. É zero de difiiculdade de navegação, so vai precisar mesmo escolher se vai pela margem esquerda, direita ou pelo meio do canion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...