Ir para conteúdo

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

A trilha do Canto dos Aracas a Costa da LAgoa é bem tranquila. Para chegar no inicio da trilha vc pode pegar o bus Canto dos Aracas no TILAG. Nao sao muitos horarios, verifique em www.transoltc.com.br. De carro, vindo da Lagoa para o centro, vire a direita antes de subir o morro da Lagoa e siga em frente até que a rua termine.

Do inicio da trilha ate a vila onde estao os restaurantes leva aprox 1:30hs a 2hs. Se o ritmo for bom, um pouco menos. A trilha é bem tranquila com varios pequenos sobe e desce. Nada muito cansativo, para quem curte trilhas. Mas se alguem cansar, é só descer até algum ponto do barco onibus na beira da lagoa.

Não vejo risco de se perder na trilha. Praticamente não tem bifurcações. No máximo vc pode ir em direção a um ponto na beira da lagoa e ter que voltar uns 100 metros. Também não vejo a trilha como perigosa. Por ali tb passam moradores da Costa da Lagoa.

Na vila tem tb 1 cachoeira. Os restaurantes sao bem familiares e servem sequencia de camarao. Eu gosto do Cabral (o último) e do Lagoa Azul.

Para voltar, uma opção interessante para quem tomou umas geladas e comeu camarao é pegar o barco onibus de volta para a Lagoa. Se estiver de carro, salte no ponto 3 (Canto dos Aracas). Se estiver de bus é só seguir até o ponto final na ponte da Av. das Rendeiras, junto ao centrinho da Lagoa.

 

A trilha Ratones Costa da Lagoa chega ao mesmo destino, só que subindo e descendo o morro a partir de Ratones. Dizem que o visual do alto é muito bonito, mas eu não conheço.

 

Espero ter ajudado

 

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

grata pelas infos!

Humm, eu quero fazer as 2 trilhas e ainda andar d barco...

a) Pelo q vi, acho q uma das opções é fazer primeiro a trilha Canto dos Araçás/Costa da Lagoa, depois a Trilha Costa da Lagoa/Ratones e retornar pela mesma trilha p/ a Costa da Lagoa. Talvez voltar no meio do caminho, pelo q andei lendo essa trilha é bem mais curta do que a primeira. Almoço num dos bem citados restaurantes e volto de barco até o centrinho da Lagoa.

b) P/ chegar ao Canto dos Araçás, posso ir de ônibus ou de barco? O barco q sai do centrinho da Lagoa tem algumas parada no “início da trilha”?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
grata pelas infos!

Humm, eu quero fazer as 2 trilhas e ainda andar d barco...

a) Pelo q vi, acho q uma das opções é fazer primeiro a trilha Canto dos Araçás/Costa da Lagoa, depois a Trilha Costa da Lagoa/Ratones e retornar pela mesma trilha p/ a Costa da Lagoa. Talvez voltar no meio do caminho, pelo q andei lendo essa trilha é bem mais curta do que a primeira. Almoço num dos bem citados restaurantes e volto de barco até o centrinho da Lagoa.

b) P/ chegar ao Canto dos Araçás, posso ir de ônibus ou de barco? O barco q sai do centrinho da Lagoa tem algumas parada no “início da trilha”?

 

Para chegar no Canto dos Aracas de barco, é só saltar no ponto 3.

 

Gostei da ideia de fazer a trilha da Costa para Ratones e voltar, so para curtir o visual. Sempre penso em ir para a Costa por Ratones, mas acabo preferindo ir pelo Canto dos Aracas, pois posso voltar de barco.

 

Existe ainda uma trilha do Saco Grande (Monte Verde) para a Costa da Lagoa. Infelizmente, este caminho NAO é recomendado, pois passa por uma regiao perigosa (trafico).

 

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

mto obrigada pelas respostas. Prometo postar aquele hiper relato qdo voltar. Como fiz no outro tópico, prometo “mudar de lado” tb, ou seja, passar p/ o lado dos “respondedores” ao invés de ser um “perguntador” rsrsrsrs

 

O Trapiche Barra da Lagoa é o mesmo que Trapiche Parque Florestal do Rio Vermelho?

Dá p/ ir de ônibus até o trapiche?

 

Disseram q é legal fazer a travessia p/ Costa da Lagoa saindo desse trapiche tb...

estou garimpando as informações e estudando as possibilidades...

 

P.S.: postei algumas perguntas sobre trilhas em Bombinhas, Guarda do Embaú, nos tópicos dessas cidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
mto obrigada pelas respostas. Prometo postar aquele hiper relato qdo voltar. Como fiz no outro tópico, prometo “mudar de lado” tb, ou seja, passar p/ o lado dos “respondedores” ao invés de ser um “perguntador” rsrsrsrs

 

O Trapiche Barra da Lagoa é o mesmo que Trapiche Parque Florestal do Rio Vermelho?

Dá p/ ir de ônibus até o trapiche?

 

Disseram q é legal fazer a travessia p/ Costa da Lagoa saindo desse trapiche tb...

estou garimpando as informações e estudando as possibilidades...

 

Sao trapiches diferentes e distantes. O terminal Lacustre do Rio Vermelho é usado por barcos que fazem a travessia para a Costa da Lagoa em 5 minutos. Usado basicamente por turistas, o acesso é por uma estradinha que comeca na Rod. Joao Gualberto Soares. Se quiser ir de bus, tem que pegar um dos poucos que passam por ali e caminhar pela estradinha. Nao tenho ideia da distancia.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

as trilhas d Floripa são demais.

estive em julho por lá e fiz algumas trilhas, queria ter feito mto +, mas o tempo não ajudou (choveu alguns dias) e tb teria que ficar 1 mês por lá p/ fazer todas!

estou escrevendo o relato, assim q postar a parte das trilhas, volto aqui p/ deixar o link.

 

Há grupos que organizam trilhas na capital e proximidades. Infelizmente não coincidiu a época que estive por lá de férias com as datas das trilhas desses grupos, mas entrei em contato com alguns de seus membros e todos foram muito gentis, passando dicas e informações. Nos sites há instruções de como se cadastrar para receber os convites das trilhas

 

Ficam aqui meus agradecimentos a todos os grupos, especialmente a:

Joel do Fazendo Trilhas http://www.fazendotrilhas.com.br/

Sinval do Loucos por Trilhas http://www.loucosportrilhas.com.br/site.html

Lucia do Trilhas Floripa http://www.trilhasfloripa.org/

 

e agradecimentos a todos os colegas mochileiros q me ajudaram a montar o meu roteiro e me incentivaram a fazer as trilhas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, primeiramente, ótimo o tópico. Estão de Parabéns!!!

 

Agora, estarei em floripa no fim de ano e gostaria de saber se vocês me aconselham a pegar trilha em alta temporada na ilha.

Estarei hospedado alí na barra da lagoa e temos a trilha para a praia da Galheta, vocês recomendam uma passada nesta trilha em alta temporada?

 

 

 

Forte Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pessoal, primeiramente, ótimo o tópico. Estão de Parabéns!!!

 

Agora, estarei em floripa no fim de ano e gostaria de saber se vocês me aconselham a pegar trilha em alta temporada na ilha.

Estarei hospedado alí na barra da lagoa e temos a trilha para a praia da Galheta, vocês recomendam uma passada nesta trilha em alta temporada?

 

 

Forte Abraço!!

 

Olá Felipe,

 

 

Não vejo nenhum problema, qual é o seu receio?

 

Sds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, primeiramente, ótimo o tópico. Estão de Parabéns!!!

 

Agora, estarei em floripa no fim de ano e gostaria de saber se vocês me aconselham a pegar trilha em alta temporada na ilha.

Estarei hospedado alí na barra da lagoa e temos a trilha para a praia da Galheta, vocês recomendam uma passada nesta trilha em alta temporada?

 

 

Forte Abraço!!

 

Olá Felipe,

 

 

Não vejo nenhum problema, qual é o seu receio?

 

Sds.

 

Obrigado pela resposta.

Talvez uma super lotação nas trilhas, alta procura no fim de ano.

E como minha namorada é novata no assunto, não esta acostumada com trilhas, queria saber se a trilha da barra da lagoa para a praia da galheta é muito complicada ou você aconselha a caminhada?

 

Forte Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Obrigado pela resposta.

Talvez uma super lotação nas trilhas, alta procura no fim de ano.

E como minha namorada é novata no assunto, não esta acostumada com trilhas, queria saber se a trilha da barra da lagoa para a praia da galheta é muito complicada ou você aconselha a caminhada?

 

Forte Abraço!

 

Olá Felipe,

 

 

Não vejo problema de "lotação" em Floripa, mesmo na temporada. Pode, e geralmente ocorre, uma maior procura, mas nada absurdo.

A trilha entre a Barra da Lagoa e a Praia da Galheta/Mole é bem tranquila e intuitiva, nível fácil (minha avaliação - subjetiva, portanto), sem dificuldades de navegação/orientação. Quando fiz da última vez estava bem demarcada, com apenas dois trechos mais "fechados" pelo mato, mas nada de assustador. Creio que atualmente deve estar até mais aberta e batida.

 

Exige, principalmente no verão, certo preparo físico pois há alguns trechos de escalaminhada sobre pedras, que exigem um pouco de fôlego sob o calor. Existe água na trilha e nas praias, então não é o caso de levar grande quantidade na mochila, 1L para cada creio ser suficiente. Chapéu/boné e tênis/bota de caminhada são imprescindíveis. Nunca recomendo fazer qualquer trilha, seja onde for, descalço ou de chinelos. Pepete ainda é aceitável, desde que seja um modelo apropriado, com proteção de calcanhar e biqueira, que fique bem firme no pé.

 

O retorno pode ser feito pela própria trilha, retornando á Barra da Lagoa ou seguindo para a Praia Mole, de onde se pode pegar ônibus na rodovia próxima.

 

Se pesquisar na internet deverá encontrar informações como mapas e fotos que lhe darão uma idéia do que encontrará.

 

Se ainda não fez, recomendo também em Floripa a trilha para a Praia da Lagoinha de Leste, mais puxada sob o aspecto físico (maior distância) e com um pouco mais de dificuldade (a considero de nível intermediário). É a praia mais bonita, selvagem e misteriosa de Florianópolis... Faça a da Barra - Galheta e, se a patroa gostar, leve-a nesta outra caso o tempo de vocês lá permita. Não se arrependerão.

 

No mais, só aproveitar! Boa trip!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...