Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Olá pessoal!!

Para quem curte um contato mais próximo com a natureza é importante saber que Florianópolis oferece uma grande variedade de trilhas, quase sempre rodeadas de belas paisagens....

Estou criando este tópico para o pessoal poder trocar experiências sobre as trilhas da Ilha da Magia.... Vou colocar aqui a minha contribuição para deixar a galera com água na boca!!!

Fonte: Prefeitura municipal (http://www.pmf.sc.gov.br)

A Ilha de Santa Catarina tem uma grande diversidade de caminhos e trilhas, dos quais 31 foram mapeados, apresentando as mais diversas características: de curto a longo percurso; de caminhada simples em terrenos planos à caminhada radical com exposição à altura e uso de apoio; de orientação fácil, acessíveis aos menos experientes, aos de difícil orientação que exigem experiência e conhecimento prévio da área; alguns requerem um preparo físico normal, já outros exigem um preparo físico apurado. Isto deve-se ao fato de existirem caminhos e trilhas que reúnem, ao longo de seus percursos, ecossistemas e paisagens diversificadas, com morros, costões, planícies costeiras arenosas, dunas, restingas, manguezais, baías, enseadas, lagoas, córregos e mata típica da Floresta Atlântica, às vezes compondo áreas de preservação que abrigam inúmeras espécies vegetais e animais.

Muitos percursos cruzam ou estão localizados em diferentes áreas de preservação, como parques e reservas ecológicas; todos os caminhos e trilhas do sul da Ilha têm essa característica.

Aproximadamente dois terços dos caminhos e trilhas envolvem trechos de caminhada semi-pesada, pesada, difícil e radical, geralmente em aclives acentuados que exigem esforço. O tipo de terreno mais característico é o de terra batida, inclusive argilosa, em que afloram seixos da base granítica que forma os morros.

Alguns caminhos e trilhas têm uso regular, servindo de acesso a praias, mantidas para passeios em áreas de preservação e como acesso a algumas comunidades isoladas, como as da Costa da Lagoa, dos Naufragados e do Saquinho.

Parte dos caminhos e trilhas sofre um processo de desaparecimento e esquecimento. Naqueles em que o uso se tornou pouco frequente, mesmo que tenha sido importante na história do passado da Ilha, é comum a construção de cercas, muros e construções em propriedades que impedem a passagem e camuflam os pontos de acesso, aos poucos tomados pela regeneração da vegetação ou perdidos pelo desmatamento.

Nem todos os caminhos e trilhas são acessíveis para a maioria das pessoas - muitos oferecem dificuldades físicas e alguns encontram-se interrompidos por cercas, podendo ocorrer o impedimento da passagem por parte dos “proprietários”. Em alguns percursos podem aparecer cães ameaçadores.

No link abaixo há a relação das trilhas catalogadas pela prefeitura. Cliacando sobre cada trilha encontrará um descritivo:

http://www.pmf.sc.gov.br/guia/novo/trilhas/_html/refrap.html

Tem também o http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/index.html com 14 trilhas e seus respectivos mapas

Editado por Visitante

• Respostas 122
  • Visualizações 78.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Guerreiro da Luz
    Guerreiro da Luz

Cara acho que sou louco mesmo kkkk. há uns anos atrás em 2004 se não me engano eu convidei meu pai para irmos passar uns dias na praia da Armação do Pantano e Ficamos na Pousada Santa Ana se não me en

Featured Replies

Postado
  • Membros

Galera, valeu mesmo pelas dicas.

Fiz as trilhas nesse fds. A dica que eu daria para o começo da trilha da Lagoinha do Leste, voltando do Arante, é entrar na primeira rua à direita depois do Bar Surf. Realmente é tranquilo identificar a entrada: logo depois de começar a subir, tem uma seta pintada no chão e uma placa à esquerda indicando o começo da trilha.

Agora, discordo da placa em dois pontos:

1) "45 minutos". Naminha opinião, a trilha só dura 45 minutos se o cara for bem rápido. Levamos 60 minutos, incluindo parada no mirante. Acho que a placa deveria indicar sempre um tempo superior à média (75 minutos estaria bom).

2) "Semi-pesada". Do que eu me lembro dos meus tempos de montanhista, eu classificaria essa trilha como "leve-superior". Mas entendo a classificação de semi-pesada em função das pedras na descida para a praia.

A trilha pra Naufragados é bem mais tranquila mesmo, levamos 45 minutos. Fui no farol, grande visual!

E o mais importante: praias ESPETACULARES. :D

Postado
  • Membros

MCM,

legal q vc tenha curtido as trilhas.

eu gostei mto de Floripa por ter váaaarias trilhas todas bem proximas.

num desses posts sobre trilhas o Getulio falou q tinha q nivelar por baixo, concordo c/ ele e contigo, as placas deveriam colocar um tempo d percurso de acordo com a média e ainda deixar uma "folga".

as trilhas estavam bem moviemtadas?

qdo fomos em julho, encontramos apenas umas 2 pessoas durante o nosso percurso, mas mesmo assim nao ficamos inseguros.

Galera, valeu mesmo pelas dicas.

Fiz as trilhas nesse fds. A dica que eu daria para o começo da trilha da Lagoinha do Leste, voltando do Arante, é entrar na primeira rua à direita depois do Bar Surf. Realmente é tranquilo identificar a entrada: logo depois de começar a subir, tem uma seta pintada no chão e uma placa à esquerda indicando o começo da trilha.

Agora, discordo da placa em dois pontos:

1) "45 minutos". Naminha opinião, a trilha só dura 45 minutos se o cara for bem rápido. Levamos 60 minutos, incluindo parada no mirante. Acho que a placa deveria indicar sempre um tempo superior à média (75 minutos estaria bom).

2) "Semi-pesada". Do que eu me lembro dos meus tempos de montanhista, eu classificaria essa trilha como "leve-superior". Mas entendo a classificação de semi-pesada em função das pedras na descida para a praia.

A trilha pra Naufragados é bem mais tranquila mesmo, levamos 45 minutos. Fui no farol, grande visual!

E o mais importante: praias ESPETACULARES. :D

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, postei um relato com fotos (no Picasa) e tracklog de um circuito de trilhas no sul de Floripa, começando na Costa de Dentro e indo até Naufragados pela trilha mais próxima da costa, voltando por Caieira da Barra do Sul e por caminhos no interior da ilha até Pântano do Sul, depois Lagoinha do Leste e terminando na Armação. Tudo num fim de semana muito bem aproveitado. Espero que as infos sejam úteis.

Está aqui: circuito-de-trilhas-no-sul-de-floripa-sc-mai-13-t82660.html.

Abs

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Me tira uma dúvida, estarei indo para Floripa em Agosto, dá para fazer as trilhas ou vai chover muito? Sei que é frio mas dá para suportar?

Postado
  • Membros
Me tira uma dúvida, estarei indo para Floripa em Agosto, dá para fazer as trilhas ou vai chover muito? Sei que é frio mas dá para suportar?

Oi Susana,

pelo q sei, nessa época nao costuma chover mto, mas pode acontecer d chegar uma frente fria c/ chuva e frio.

Fiz mtas trilhas em julho. Teve d tudo em termos d clima. Choveu alguns dias, chuva fininha, vento gelado, meio chatinho p/ sair/passear. Cheguei num dia assim, parecia q ia ficar chovendo por dias... mas no dia seguinte, céu azul, limpo, dia ensolarado, maravilhoso. Fizemos uma trilha ótima.

O frio judia um pouco, mas sincera/te ainda acho melhor do q 1 calor escaldante.

Não dá p/ pegar praia, a menos q nao tenha medo d água fria, mas p/ caminhar eu acho bom.

Leve bastante água e lembre d tomar, c/ o frio as pessoas tendem a esquecer d se hidratar. Leve lanche tb, as praias + desertas ou nao tem estrutura ou os bares podem estar fechados, por ser baixa temporada

sugiro ir c/ camadas d roupas, pode estar mto frio d manhã, mas a medida q anda, vai esquentando, entao vc vai tirando as blusas. Eu gosto d calça tipo tactel, protege do frio, mas tb nao esquenta mto. Calça d moleton, eu acho q fica mto quente depois q vc embala na trilha. Gosto d por camiseta d manga curta, camiseta d manga longa, uma cacharel de lã se estiver mto frio (fleece é legal tb, pois esquenta bem) e uma parka tipo corta vento, tipo nylon, bem fina e leve, ajuda se tiver capuz. Gosto d roupa leve, pois a medida q anda, vc vai tirando e depois tem q carregar tudo...

Uma bota d trilha vai bem, apesar d ser litoral, várias trilhas tem morros, pedras e alguns obstaculos como raizes d arvores. Tem gente q vai d chinelo e até descalço, mas acho perigoso.

em agosto, quem sabe vc vê alguma baleia c/ filhote!

tem + baleia + p/ o sul, mas tem registros d avistagens na capital tb.

boa viagem!

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal,

Vou com uma amiga no início de Fevereiro p/ Floripa. Amo fazer trilhas. Gostaria de saber se tem alguma empresa em Floripa com bons guias que fazem trilhas!

Podem me indicar também quais são as trilhas imperdíveis!

Obrigada

Abs

Postado
  • Membros

Niagara_rs,

Em muitas trilhas em Floripa vc nao precisa de guia. Vc vai precisar de guia se quiser subir o morro do Cambirela no pq estadual da Serra do Tabuleiro (em Palhoca, na grande Floripa). Algumas sugestoes de trilha q vc faz sozinha:

Costa da Lagoa - comeca no Canto dos Aracas (pto final do bus de mesmo nome da Transol). 1:30 a 2hs de caminhada. Opcao de voltar de barco p a Lagoa.

Praia de Naufragados - Comeca na Caieira da Barra do Sul (pto final do bus de mesmo nome da Insular). 45 min a 1hs de caminhada. Tb tem opcao de barco, conforme o mar.

Praia da Lagoinha de Leste - o acesso mais comum comeca numa servidao no Pantano do Sul (pegar o bus Costa de Dentro da Insular, descer qdo chega no Pantano e perguntar ou procurar placa de inicio da trilha). Outro acesso é pela praia do Matadeiro (pega o mesmo bus, mas salta antes no centrinho da Armacao). Este segundo trajeto é mais longo, mas tem menos subida. Pra quem ta de bus da pra ir por um caminho e voltar por outro. Se o mar estiver calmo, tem opcao de barco.

Contorno do Morro das Aranhas - Comeca na Praia do Santinho ao lado do Resort Costao do Santinho (pegar o bus de mesmo nome da Canasvieiras). Passa por inscricoes rupestres e vai seguindo pelo costao até a praia quase deserta de Mocambique. O retorno é por outra trilha saindo nos fundos do resort e voltando ao pto inicial.

Espero ter ajudado

Abs

Postado
  • Membros

Obrigada Netuno, ajudou sim e muito!!!

Essas trilhas vão entrar no meu roteiro com toda certeza!

nnaomi vou dar uma olhada no seu relato!!

Obrigada ::otemo::

Postado
  • Membros

Boa noite,

Vou pra Floripa no Carnaval e gostaria muito de fazer a trilha que leva até a Costa da Lagoa, procurando na internet vi que o caminho é esse - Caminho do Monte Verde à Costa da Lagoa - são 2h30 de caminhada.

Minha dúvida é: é muito difícil e perigoso fazer essa trilha sozinha ? Alguém vai viajar nessa época pra lá e está afim de fazer essa trilha? Como faço para chegar até o caminho do monte verde?

Muitas dúvidas, mas dessa vez quero aproveitar a ilha de um jeito diferente! rs

Quem puder me ajudar, agradeço! (:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.