Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Olá pessoal!!

Para quem curte um contato mais próximo com a natureza é importante saber que Florianópolis oferece uma grande variedade de trilhas, quase sempre rodeadas de belas paisagens....

Estou criando este tópico para o pessoal poder trocar experiências sobre as trilhas da Ilha da Magia.... Vou colocar aqui a minha contribuição para deixar a galera com água na boca!!!

Fonte: Prefeitura municipal (http://www.pmf.sc.gov.br)

A Ilha de Santa Catarina tem uma grande diversidade de caminhos e trilhas, dos quais 31 foram mapeados, apresentando as mais diversas características: de curto a longo percurso; de caminhada simples em terrenos planos à caminhada radical com exposição à altura e uso de apoio; de orientação fácil, acessíveis aos menos experientes, aos de difícil orientação que exigem experiência e conhecimento prévio da área; alguns requerem um preparo físico normal, já outros exigem um preparo físico apurado. Isto deve-se ao fato de existirem caminhos e trilhas que reúnem, ao longo de seus percursos, ecossistemas e paisagens diversificadas, com morros, costões, planícies costeiras arenosas, dunas, restingas, manguezais, baías, enseadas, lagoas, córregos e mata típica da Floresta Atlântica, às vezes compondo áreas de preservação que abrigam inúmeras espécies vegetais e animais.

Muitos percursos cruzam ou estão localizados em diferentes áreas de preservação, como parques e reservas ecológicas; todos os caminhos e trilhas do sul da Ilha têm essa característica.

Aproximadamente dois terços dos caminhos e trilhas envolvem trechos de caminhada semi-pesada, pesada, difícil e radical, geralmente em aclives acentuados que exigem esforço. O tipo de terreno mais característico é o de terra batida, inclusive argilosa, em que afloram seixos da base granítica que forma os morros.

Alguns caminhos e trilhas têm uso regular, servindo de acesso a praias, mantidas para passeios em áreas de preservação e como acesso a algumas comunidades isoladas, como as da Costa da Lagoa, dos Naufragados e do Saquinho.

Parte dos caminhos e trilhas sofre um processo de desaparecimento e esquecimento. Naqueles em que o uso se tornou pouco frequente, mesmo que tenha sido importante na história do passado da Ilha, é comum a construção de cercas, muros e construções em propriedades que impedem a passagem e camuflam os pontos de acesso, aos poucos tomados pela regeneração da vegetação ou perdidos pelo desmatamento.

Nem todos os caminhos e trilhas são acessíveis para a maioria das pessoas - muitos oferecem dificuldades físicas e alguns encontram-se interrompidos por cercas, podendo ocorrer o impedimento da passagem por parte dos “proprietários”. Em alguns percursos podem aparecer cães ameaçadores.

No link abaixo há a relação das trilhas catalogadas pela prefeitura. Cliacando sobre cada trilha encontrará um descritivo:

http://www.pmf.sc.gov.br/guia/novo/trilhas/_html/refrap.html

Tem também o http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/index.html com 14 trilhas e seus respectivos mapas

Editado por Visitante

• Respostas 122
  • Visualizações 78.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Guerreiro da Luz
    Guerreiro da Luz

Cara acho que sou louco mesmo kkkk. há uns anos atrás em 2004 se não me engano eu convidei meu pai para irmos passar uns dias na praia da Armação do Pantano e Ficamos na Pousada Santa Ana se não me en

Featured Replies

Postado
  • Membros

grata pelas infos!

Humm, eu quero fazer as 2 trilhas e ainda andar d barco...

a) Pelo q vi, acho q uma das opções é fazer primeiro a trilha Canto dos Araçás/Costa da Lagoa, depois a Trilha Costa da Lagoa/Ratones e retornar pela mesma trilha p/ a Costa da Lagoa. Talvez voltar no meio do caminho, pelo q andei lendo essa trilha é bem mais curta do que a primeira. Almoço num dos bem citados restaurantes e volto de barco até o centrinho da Lagoa.

b) P/ chegar ao Canto dos Araçás, posso ir de ônibus ou de barco? O barco q sai do centrinho da Lagoa tem algumas parada no “início da trilha”?

Postado
  • Membros
grata pelas infos!

Humm, eu quero fazer as 2 trilhas e ainda andar d barco...

a) Pelo q vi, acho q uma das opções é fazer primeiro a trilha Canto dos Araçás/Costa da Lagoa, depois a Trilha Costa da Lagoa/Ratones e retornar pela mesma trilha p/ a Costa da Lagoa. Talvez voltar no meio do caminho, pelo q andei lendo essa trilha é bem mais curta do que a primeira. Almoço num dos bem citados restaurantes e volto de barco até o centrinho da Lagoa.

b) P/ chegar ao Canto dos Araçás, posso ir de ônibus ou de barco? O barco q sai do centrinho da Lagoa tem algumas parada no “início da trilha”?

Para chegar no Canto dos Aracas de barco, é só saltar no ponto 3.

Gostei da ideia de fazer a trilha da Costa para Ratones e voltar, so para curtir o visual. Sempre penso em ir para a Costa por Ratones, mas acabo preferindo ir pelo Canto dos Aracas, pois posso voltar de barco.

Existe ainda uma trilha do Saco Grande (Monte Verde) para a Costa da Lagoa. Infelizmente, este caminho NAO é recomendado, pois passa por uma regiao perigosa (trafico).

Abracos

Postado
  • Membros

mto obrigada pelas respostas. Prometo postar aquele hiper relato qdo voltar. Como fiz no outro tópico, prometo “mudar de lado” tb, ou seja, passar p/ o lado dos “respondedores” ao invés de ser um “perguntador” rsrsrsrs

O Trapiche Barra da Lagoa é o mesmo que Trapiche Parque Florestal do Rio Vermelho?

Dá p/ ir de ônibus até o trapiche?

Disseram q é legal fazer a travessia p/ Costa da Lagoa saindo desse trapiche tb...

estou garimpando as informações e estudando as possibilidades...

P.S.: postei algumas perguntas sobre trilhas em Bombinhas, Guarda do Embaú, nos tópicos dessas cidades.

Postado
  • Membros
mto obrigada pelas respostas. Prometo postar aquele hiper relato qdo voltar. Como fiz no outro tópico, prometo “mudar de lado” tb, ou seja, passar p/ o lado dos “respondedores” ao invés de ser um “perguntador” rsrsrsrs

O Trapiche Barra da Lagoa é o mesmo que Trapiche Parque Florestal do Rio Vermelho?

Dá p/ ir de ônibus até o trapiche?

Disseram q é legal fazer a travessia p/ Costa da Lagoa saindo desse trapiche tb...

estou garimpando as informações e estudando as possibilidades...

Sao trapiches diferentes e distantes. O terminal Lacustre do Rio Vermelho é usado por barcos que fazem a travessia para a Costa da Lagoa em 5 minutos. Usado basicamente por turistas, o acesso é por uma estradinha que comeca na Rod. Joao Gualberto Soares. Se quiser ir de bus, tem que pegar um dos poucos que passam por ali e caminhar pela estradinha. Nao tenho ideia da distancia.

Abs

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

as trilhas d Floripa são demais.

estive em julho por lá e fiz algumas trilhas, queria ter feito mto +, mas o tempo não ajudou (choveu alguns dias) e tb teria que ficar 1 mês por lá p/ fazer todas!

estou escrevendo o relato, assim q postar a parte das trilhas, volto aqui p/ deixar o link.

Há grupos que organizam trilhas na capital e proximidades. Infelizmente não coincidiu a época que estive por lá de férias com as datas das trilhas desses grupos, mas entrei em contato com alguns de seus membros e todos foram muito gentis, passando dicas e informações. Nos sites há instruções de como se cadastrar para receber os convites das trilhas

Ficam aqui meus agradecimentos a todos os grupos, especialmente a:

Joel do Fazendo Trilhas http://www.fazendotrilhas.com.br/

Sinval do Loucos por Trilhas http://www.loucosportrilhas.com.br/site.html

Lucia do Trilhas Floripa http://www.trilhasfloripa.org/

e agradecimentos a todos os colegas mochileiros q me ajudaram a montar o meu roteiro e me incentivaram a fazer as trilhas!

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, primeiramente, ótimo o tópico. Estão de Parabéns!!!

Agora, estarei em floripa no fim de ano e gostaria de saber se vocês me aconselham a pegar trilha em alta temporada na ilha.

Estarei hospedado alí na barra da lagoa e temos a trilha para a praia da Galheta, vocês recomendam uma passada nesta trilha em alta temporada?

Forte Abraço!!

Postado
  • Membros

Agora, estarei em floripa no fim de ano e gostaria de saber se vocês me aconselham a pegar trilha em alta temporada na ilha.

Estarei hospedado alí na barra da lagoa e temos a trilha para a praia da Galheta, vocês recomendam uma passada nesta trilha em alta temporada?

Forte Abraço!!

Olá Felipe,

Não vejo nenhum problema, qual é o seu receio?

Sds.

Postado
  • Membros

Forte Abraço!!

Olá Felipe,

Não vejo nenhum problema, qual é o seu receio?

Sds.

Obrigado pela resposta.

Talvez uma super lotação nas trilhas, alta procura no fim de ano.

E como minha namorada é novata no assunto, não esta acostumada com trilhas, queria saber se a trilha da barra da lagoa para a praia da galheta é muito complicada ou você aconselha a caminhada?

Forte Abraço!

Postado
  • Membros

Obrigado pela resposta.

Talvez uma super lotação nas trilhas, alta procura no fim de ano.

E como minha namorada é novata no assunto, não esta acostumada com trilhas, queria saber se a trilha da barra da lagoa para a praia da galheta é muito complicada ou você aconselha a caminhada?

Forte Abraço!

Olá Felipe,

Não vejo problema de "lotação" em Floripa, mesmo na temporada. Pode, e geralmente ocorre, uma maior procura, mas nada absurdo.

A trilha entre a Barra da Lagoa e a Praia da Galheta/Mole é bem tranquila e intuitiva, nível fácil (minha avaliação - subjetiva, portanto), sem dificuldades de navegação/orientação. Quando fiz da última vez estava bem demarcada, com apenas dois trechos mais "fechados" pelo mato, mas nada de assustador. Creio que atualmente deve estar até mais aberta e batida.

Exige, principalmente no verão, certo preparo físico pois há alguns trechos de escalaminhada sobre pedras, que exigem um pouco de fôlego sob o calor. Existe água na trilha e nas praias, então não é o caso de levar grande quantidade na mochila, 1L para cada creio ser suficiente. Chapéu/boné e tênis/bota de caminhada são imprescindíveis. Nunca recomendo fazer qualquer trilha, seja onde for, descalço ou de chinelos. Pepete ainda é aceitável, desde que seja um modelo apropriado, com proteção de calcanhar e biqueira, que fique bem firme no pé.

O retorno pode ser feito pela própria trilha, retornando á Barra da Lagoa ou seguindo para a Praia Mole, de onde se pode pegar ônibus na rodovia próxima.

Se pesquisar na internet deverá encontrar informações como mapas e fotos que lhe darão uma idéia do que encontrará.

Se ainda não fez, recomendo também em Floripa a trilha para a Praia da Lagoinha de Leste, mais puxada sob o aspecto físico (maior distância) e com um pouco mais de dificuldade (a considero de nível intermediário). É a praia mais bonita, selvagem e misteriosa de Florianópolis... Faça a da Barra - Galheta e, se a patroa gostar, leve-a nesta outra caso o tempo de vocês lá permita. Não se arrependerão.

No mais, só aproveitar! Boa trip!

Abraço!

Postado
  • Membros

fiz várias vezes a trilha da barra pra galheta em temporadas e fora, mas lá pelos idos de 2008 ou até antes.... não vejo complicação alguma e escrevo mais para sugerir que chegando à crista do morro tem como seguir pela vertente à esquerda até umas pedras onde tem um visual melhor e pesquisadores indicam que estas pedras eram utilizadas pelos povos sambaquieros como marcadores das épocas do ano. agora, "lotação" pode ocorrer sim na trilha do pântano para a lagoinha do leste

boas viagens !!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.