Ir para conteúdo

Roadtrip dos contrastes: 8.000km por Argentina e Chile


Posts Recomendados

  • Membros
Em 08/07/2018 em 13:21, Fernanda Macieira disse:

Oi Elder, tudo bem? Adorei o seu relato, parabéns.

Estou indo para o Atacama no início de agosto e vou ficar 5 dias. Vou sozinha, por isso terei que fazer todos os passeios com agência. Escolhi a Araya também. Meu orçamento ( e o tempo) só me permitem fazer 5 passeios. Queria uma dica sua, desses que eu escolhi, qual você eliminaria, independente do preço, levando em consideração a beleza. 1- Vale da Lua e Vale da Morte; 2- Lagoas Escondidas; 3- Vale do Arco Iris; 4- Geyser el Tatio; 5- Salar de Tara; 6- Lagunas Altiplânicas.

Obrigada!

Oi, Fernanda. Tudo bem sim. E que bom que gostou do relato até aqui...

Eu não fiz o passeio ao vale do arco iris, então não posso falar com muita convicção, mas ele não me pareceu um passeio tão bonito assim (olhando por fotos) e até por isso que acabei não o fazendo. Um pouco também foi por ter visto montanhas coloridas na estrada toda e especialmente em Purmamarca. Também não fiz as Lagoas Escondidas, mas este sim creio ser um dos mais bonitos neste estilo, e só não fiz por erro de planejamento. Enfim, na miiiinha opinião, eu cortaria o vale do arco iris dentre os que você citou.

Ainda no quesito beleza, os Geysers del Tatio não são exatamente bonitos, mas considero uma experiência bem interessante. Além disso, o passeio engloba outros atrativos interessantes, como o Vado del Rio Putana e povoado Machuca. Eu gostei e recomendo bastante.

Como uma dica de última hora, consulte a disponibilidade do passeio para o Salar de Tara para o seu período de viagem. Falo isso pois sigo várias agências no IG e vi alguns posts de que o passeio foi fechado devido a temporada de neve forte neste ano, e continuará fechado por mais alguns dias/semanas.

Boa sorte na escolha, boa viagem, e conte comigo para o que precisar! :)

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sensacional!

Ano que vem quero ir pra lá, fazer um roteiro semelhante, mas com o fiote (que vai estar pra fazer 2 anos). Talvez quebre em trechos menores para fazer em mais dias, já que pelo que vi a sua viagem foi em 11 dias né.

Fotos sensacionais! Qual tua câmera? Não "passou aperto" com ela em nenhum momento (tive uma superzoom que eu sempre ficava receoso pois chamava muita atenção)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, top_dog disse:

Sensacional!

Ano que vem quero ir pra lá, fazer um roteiro semelhante, mas com o fiote (que vai estar pra fazer 2 anos). Talvez quebre em trechos menores para fazer em mais dias, já que pelo que vi a sua viagem foi em 11 dias né.

Fotos sensacionais! Qual tua câmera? Não "passou aperto" com ela em nenhum momento (tive uma superzoom que eu sempre ficava receoso pois chamava muita atenção)?

Muito obrigado por ver e comentar, Rafael!

O relato ainda não está completo. Escrevi até o dia 11, chegando em Santiago, mas ainda dedicamos dois dias pela capital chilena, atravessamos novamente a cordilheira e ficamos mais 3 dias em Mendoza, e depois ainda tivemos mais 2 dias de estrada para retornar ao Brasil. Dê uma olhadinha no roteiro completo no primeiro post e acompanhe os próximos posts onde vou relatar esse restante da viagem! :)

Com relação as fotos, fico feliz pelo elogio! Tenho fotografia como um hobby e na realidade não pude investir todo o tempo que seria merecido nestes locais para fotos melhores, na melhor hora do sol, buscando os melhores ângulos e tudo o mais... afinal, a viagem era mais para curtir e contemplar do que para registrar, mas tentei conciliar as duas coisas. A grande maioria das fotos foram feitas com uma Sony RX100 III, que é uma "compacta premium" com sensor de 1" (maior que o das compactas basiquinhas e superzooms) e lente de grande abertura. Ou seja, é uma câmera pequena o bastante para carregar no bolso, mas com uma qualidade quase no nível das DSLR maiores. Eu até levei minha Canon 5D (que é uma DSLR full-frame), mas praticamente não usei: não por chamar atenção, mas por não ser tão prática nos passeios etc.

Falando mais sobre a RX100, o legal dessa câmera é justamente que ela parece uma compacta comum, então não chama atenção, e é fácil de usar, então não deixava as pessoas receosas quando pedia para desconhecidos tirarem fotos novas. Além disso, ela tem recursos bem interessantes para o viajante, como visor eletrônico embutido tipo pop-up (para usar no sol, quando não consegue ver nada na tela principal), flash articulável (para rebater em paredes, por exemplo, sem jogar direto para as pessoas) e a própria tela principal articulável para selfies ou para usar em ângulos baixos (sem precisar deitar no chão). Outro destaque é que é possível comandá-la pelo smartphone, como se fosse um espelhamento. Eu montava ela em um "gorillapod" (um tripé flexível que pode ser preso praticamente em qualquer lugar) e usava o smartphone para visualizar a cena e disparar à distância. Por fim, ela fotografa em RAW, o que permite um maior "poder" de edição depois. Enfim, parece até que sou patrocinado pela Sony para falar tudo isso, mas foi uma câmera que pesquisei muito antes de comprar e o fiz pensando exclusivamente em viagens, então dou essa dica para os demais interessados. 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Dia 12

Dia inteiro dedicado a conhecer Santiago.

Na realidade não é muito a nossa praia esse negócio de cidade "cosmopolita", mas como já estávamos aqui, fomos bater cartão nos principais pontos turísticos.

De posse de um mapinha fornecido pelo hostel, saímos não muito cedo, após o café da manhã e pegamos o metrô na estação baquedano que ficava a poucos metros do hostel e descemos duas ou três estações depois, na parte do centro histórico. Passamos pela plaza de armas, la moneda, museu pré-colombiano (embora não tenhamos entrado) e mercado municipal. Passamos também pela catedral que, apesar de não ser uma atração muito falada, achei muito bonita, especialmente por dentro.

Aproveitamos a ida ao centro para fazer câmbio na rua Augustas. Almoçamos num shoppingzinho localizado entre estas atrações, apenas um fast-food e continuamos a caminhada. Durante a tarde, subimos o cerro sán cristóbal de funicular e fizemos o roteiro completo com o bondinho. É um lugar bonito, bem cuidado, tem uma vista legal da cidade e foi meio que o que salvou o dia, mas acabamos caminhando bastante e cansamos um bocado. O pessoal que atende nas "estações" do bondinho é muito atencioso e deu dicas do que ver etc. Apenas depois é que fui descobrir que parece ser possível subir com o carro próprio, o que poderia nos ter economizado uma boa caminhada (entre algumas atrações em cima do morro) e a subida de funicular. Mas enfim, valeu a experiência.

43155449814_81573aab40_c.jpgDSC04205 by Elder Walker, no Flickr

OBS: Não sei se demos azar ou se normalmente é assim e as fotos publicitárias que enganam, mas era quase impossível visualizar as montanhas ao fundo como em algumas fotos de cartão postal. Essa espécie de névoa de poluição e/ou poeira era bastante persistente e não saiu nem com uma garoa que tivemos num dos dias.

Voltamos ao hostel, saímos para jantar em Lastarria, uma ruazinha repleta de restaurantes descolados. Novamente, não temos um paladar tão sofisticado e até por isso tivemos dificuldade em escolher um restaurante que tivesse pratos do nosso agrado, mas depois de olhar o menu de quase todos, escolhemos um e jantamos.

Santiago me pareceu legal justamente para quem curte esse tipo de coisa, um lugar com prédios históricos, museus, gastronomia, vida noturna etc... talvez por isso a cidade esteja aborrotada de brasileiros de classe média/alta, com gosto para essas coisas. Aliás, o que não faltam são atrações "pega-turista", desde passeios duvidosos fornecidos por agências até restaurantes que nem sempre são bons apenas por serem caros. Mas sabendo escolher bem e sabendo o que quer, realmente, tem bastante atrativos.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 13

Dia de conhecer a famosa região de Cajon del Maipo, mais especificamente Embalse el Yeso. 

Falando ainda do turismo em Santiago, acho que a maioria acaba colocando vários dias justamente pelos arredores de Santiago, sendo um dia para Viña del Mar e Valparaíso (que passamos no caminho de ida), um dia para estação de sky (que não estávamos na temporada de neve), um dia para vinícola (que iríamos dedicar 2 dias em Mendoza)... então, para nós, sobrava apenas o centro da cidade que fizemos no dia anterior e essa parte de Cajon.

Acordarmos relativamente cedo, tomamos café no hostel e pegamos a avenida já em frente a ele para seguir no sentido da saída da cidade. Fizemos uma parada num supermercado para comprar água e alguns lanches, sabendo que não teríamos muita estrutura neste dia. Aproveitei para comprar alguns vinhos. Aliás, para quem quiser vinhos baratos e médios, o lugar é esse mesmo: supermercados. Consegue-se bastante coisa honesta por 25~30 reais. Ainda com menos de 50 reais já é possível levar vinhos mais elaborados, que custariam aqui entre 100~150 reais. Um exemplo: Marques de Casa Concha, que é o vinho "top" oferecido no tour da vinícola, que custa por aqui uns 130 reais, lá saiu por 45.

Fomos seguindo e achei curioso como mesmo uma cidade daquele tamanho parece mudar tanto em tão pouco espaço percorrido. Digo, os bairros mais afastados já nem lembram aquela cidade enorme do centro. E mais um pouco adiante, já parecíamos estar no meio do mato, longe de tudo, em total contato com a natureza.

E assim fomos, seguindo pela estradinha que indicava pouco mais de 90km desde o nosso hostel no centro. Mas não se enganem: esses 90km pareciam não chegar nunca. Mesmo com pouco movimento, a viagem não rende muito graças as várias curvas e vilarejos que são cortados pela estrada. Mais adiante, o asfalto acaba e começa uma estrada de chão batido. A paisagem por si já é um atrativo, com vários rios, montanhas para ambos os lados, nascentes, casinhas, flores... 

Conforme nos aproximamos da represa, a inclinação da subida vai aumentando. O tráfego de caminhões e máquinas da mineradora que ali opera também fica intenso. Há um bloqueio num determinado ponto que controla o fluxo. Fomos parados ali e encontramos um casal de Curitiba que estava com um carro alugado bem na nossa frente. Como eles viram minha placa do Brasil, vieram conversar por alguns minutos. Achei legal achar mais alum doido indo por conta pra lá...

Quando chegamos no início da represa, o impacto visual foi imediato. É um local bonito mesmo, a cor da água impressiona. O problema é que neste primeiro ponto haviam muitas vans e turistas (na maioria brasileiros), então optamos por apenas tirar algumas fotos e seguir mais adiante pela estradinha, buscando novos pontos de parada. Era complicado, já que a estrada era bem estreita e em alguns pontos só passava um carro por vez. Mas com um pouco de empenho e coragem, fomos margeando a represa e parando para contemplar e fazer algumas fotos. Fomos até o final da represa. Depois voltamos e paramos num ponto estratégico para o nosso "almoço".

A primeira foto abaixo, apesar de não ter ficado tecnicamente boa nem visualmente tão bonita, graças a luz dura do sol do meio dia, me traz um sentimento difícil de explicar, mas que é de certa forma um orgulho, uma sensação de dever cumprido por ter conseguido chegar a lugares que eu jamais imaginava ser possível alcançar com meus próprios recursos. Toda a viagem e todas as fotos na estrada me trazem isso, em maior ou menor grau, mas não sei porque essa me marcou mais. Talvez pela estrada meio precária e perigosa, talvez por essa transição entre metrópole e paisagem real feita em tão poucos kilômetros... mas o fato é que me marcou.

43155449174_22cc5c83ac_c.jpgDSC04253 by Elder Walker, no Flickr

30003260478_39201a6876_c.jpgDSC04222 by Elder Walker, no Flickr

A região ainda teria vários outros atrativos, incluindo San Jose del Maipo, alguns banhos termais, propriedades que oferecem atividades rurais etc. Cheguei a pegar um mapa detalhado com todas elas ainda no Brasil, mas preferimos ir apenas até a represa e voltar.

No caminho de volta, acabamos pegando uma outra rota que passou por pedágios, alguns deles indicados apenas por cobrança automática (tipo TAG instalado em cada veículo). Fiquei meio apreensivo, mas lembrei de outro relato aqui mesmo do forum que não encontrou o tal TAG para vender e não teve qualquer problema.

Chegamos pouco antes do final da tarde no hostel, descansamos um pouco, saímos jantar e arrumamos nossas coisas para sair no dia seguinte rumo a Argentina, cruzando novamente a cordilheira!

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 14

Dia de cruzar novamente a Cordilheira dos Andes e retornar para a Argentina, saindo de Santiago e chegando em Mendoza.

Acordamos relativamente cedo, tomamos café no hostel e carregamos tudo no carro. O trânsito na saída estava bem carregado e fui apenas seguindo as coordenadas do GPS. Fico imaginando como alguém conseguiria sair dali sem esse tipo de auxílio: sou muito bom com mapas impressos, mas aquelas ruas e avenidas de Santiago são caóticas! Mesmo com o GPS eu ficava em dúvida as vezes para pegar uma saída ou não, de tantas bifurcações etc.

Pegamos a Costanera Norte e depois a Autopista Nororiente que é muito bonita e vai cruzando algumas montanhas e túneis, sempre com vista da cidade para um dos lados. Na sequencia, pegamos a rodovia 57 até ela entrar na rodovia 60 que aí já a estrada até o Paso Internacional de Los Libertadores, com bem menos movimento e em pista simples. A vista já começa a ficar muito bonita, com montanhas para todos os lados. Na altura de Rio Blanco, um vilarejo que é cortado pela estrada, temos o último posto COPEC antes da fronteira. Aproveitei para completar o tanque e gastar o restante de pesos que tinha na carteira, deixando uns trocadinhos para o caso de mais algum pedágio ou emergência. Alguins quilômetros adiante, começa a sequência de curvas que virou cartão postal dessa travessia, a famosa "Caracoles". É realmente impressionante como se sobe rapidamente e como são "empilhadas" as curvas, uma em cima da outra. Eu não consegui parar no ponto exato que se tem o melhor ângulo para a parte com a maior sequência de curvas, mas é algo bem legal de se ver pela janela do carro. Passamos mais uns dois túneis e mais uma pequena sequência de curvas no mesmo estilo, como essa visão da foto abaixo.

43155448864_b64bdff61d_c.jpgDSC04257 by Elder Walker, no Flickr

Depois de vencidas todas as curvas, chegamos na parte da aduana chilena. Fiquei meio confuso pois achei que precisaria dar saída do país, mas só são parados aqueles que estão entrando. Há uma bifurcação na estrada com toda a estrutura aduaneira e policial, mas é preciso seguir adiante mesmo, sem parar. Eu acabei parando e perguntando, mas me confirmaram que o processo seria feito apenas na aduana Argentina, uns 20km adiante.

Seguimos então pela rodovia principal, sem pegar a velha estrada para o Cristo Redentor de los Andes, atravessando um enorme túnel que leva o mesmo nome. Ao sair do túnel, já estamos em terras argentinas. Continuamos pela rodovia 7, que vai margeando o Rio Mendoza, passa ao lado do Mirador Aconcagua e enfim chega no controle aduaneiro argentino. Antes da entrada dele, escolhemos um dos restaurantinhos que haviam ali e comemos algumas empanadas. Voltamos para o carro e havia uma certa fila para fazer a imigração, mas o processo foi tranquilo e relativamente rápido. Alguns carros estava com toda a bagagem para fora, sendo fiscalizados mais a fundo. No nosso caso, mal pediram para abrir o porta-malas e já liberaram. Mal havia embalado o carro e já avistamos a famosa Puente del Inca. Paramos para ver mais de perto e tirar algumas fotos, mas não vi nada demais. Na verdade o vento era tão forte que não queria ficar muito tempo ali. Sério, chegava a ficar desequilibrado enquanto caminhava!

Seguimos viagem novamente. Existem alguns hotéis e estações de esqui ali nas redondezas. Continuamos pela RN 7, sempre lindíssima. O visual era mais ou menos como o da foto abaixo, durante boa parte do percurso.

42968656325_48aefddce5_c.jpgDSC04271 by Elder Walker, no Flickr

Fomos assim até Uspallata, uma cidade que aparenta ser muito aconchegante, com belas ruas arborizadas. A RN 7 passa no meio dela e segue em direção a Potrerillos. São várias curvas e belos túneis, alguns esculpidos como se fossem uma espécie de varanda da montanha, com janelas de um dos lados. Dava vontade de fotografar ou filmar a passagem por cada um deles. Mais adiante, é possível avistar a represa Embalse Potrerillos, que lembra um pouco a Embalse el Yeso ao lado de Santiago, graças a formação por água de degelo e sua cor turquesa. 

43155448334_4bc871df07_c.jpgDSC04281 by Elder Walker, no Flickr

Continuamos viagem e logo nos aproximamos da região de Mendoza. Optamos por não nos hospedarmos no centro da cidade. Como estávamos de carro e nosso interesse maior era pelas vinícolas mais afastadas, escolhemos uma pousada na região de Chacras de Coria, ao sul da cidade. Fica bem nos limites de Godoy Cruz, no limite das regiões de Maipu e Lujan de Cuyo. Pareceu ser uma espécie de bairro nobre, com diversos condomínios e casas de luxo, mas com vida própria (escolas, restaurantes, etc). Dá pra percorrer várias vinícolas de bicicleta nessa região, tudo bem próximo. A pousada que escolhemos foi a Lares de Chacras, com poucos quartos, extremamente aconchegante, com um estilo rústico e muito bem decorada, construída quase toda em pedra e madeira e com uma área belíssima de piscina e jardins. Ficamos realmente encantados com o lugar e com o atendimento. Fizemos checkin e logo pedimos sugestões de cafés próximos a pousada. Descarregamos as bagagens e fomos andar no centrinho ao lado da pousada para um café, já no fim da tarde. Voltamos e pedimos ajuda também para tentar reservar algum restaurante em Mendoza para a janta. A atendente foi super solícita e foi ligando em todos de nosso interesse, todos já sem mesas disponíveis, até que conseguimos um para a mesma noite. Tomamos banho e fomos ao Francesco Ristorante, um italiano bem ao lado da praça central, com mesas no interior de um antigo casarão e no jardim, bem bonito, com ótimo atendimento e boa comida. Voltamos para a pousada e fomos dormir, já pensando no dia seguinte que seria pesado para os nossos fígados! hahaha

42272637450_bfa21578f8_c.jpgIMG_20180427_222908_173 by Elder Walker, no Flickr

44081307841_67c7859707_c.jpgIMG_20180427_222822_587 by Elder Walker, no Flickr

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 15

Dia de curtir o que Mendoza tem de melhor: os vinhos! Ou melhor, as vinícolas... porque elas vão além de apenas servir vinhos! 

Como já falei no final do post anterior, quando se pensa em Mendoza, temos que pensar na região como um todo. A cidade é muito bonita, realmente, com suas praças, ruas repletas de árvores e infinitos cafés e bares que se espalham nas calçadas. O ambiente é muito mais de cidade pequena cosmopolita do que de grande cidade, mesmo que ela conte com seus mais de 100mil habitantes e surpreendentes mais de 1milhão contando toda a região metropolitana (só Godoy Cruz tem mais 200mil, por exemplo). E é este o ponto que quero chegar: tirando essa parte dos hotéis, praças, cafés e restaurantes, todo o resto acontece na região um pouco afastada da cidade. Existem vários guias explicando a divisão por áreas, sendo as mais famosas Lujan de Cuyo, Maipu e Vale do Uco, mas dentro delas ainda temos sub-divisões. Não quero aqui ser um guia de turismo sobre estas regiões, nem tentar ajudar a escolher algumas vinícolas dentre as tantas que temos lá, mas é interessante saber que realmente tem muito mais do que se imagina. Foi percorrendo as rodovias rurais e passando 2 dias por lá que consegui ter essa visão mais ampla, especialmente por ter cravado hospedagem fora da cidade de Mendoza, em Chacras de Coria. É impressionante como nem bem saímos da zona residencial e já encontramos vinícolas na beira das ruas e estradinhas. É algo bonito de se ver e muito interessante de presenciar.

Eu já havia escolhido e reservado os passeios que queria nas vinícolas que selecionei, o que é altamente recomendável, especialmente nas mais concorridas e/ou em feriadões ou épocas de férias. Então acordamos neste dia, tomamos um excelente café na pousada e partimos rumo a primeira delas. Aqui mais um parênteses: muita gente diz que é difícil localizar as vinícolas, que não possui sinalização, etc... pode até ser que fosse assim há algum tempo, mas fomos apenas com os mapas offline do Google Maps e achamos de forma surpreendentemente fácil, mesmo andando nas estradinhas rurais em meios as vinícolas, longe das rodovias principais. Aí podem dizer que é perigoso beber e dirigir e concordo, vai depender de quanto pretende beber e, se for o caso, melhor pegar um remis ou alguma agência ou tour guiado. Mas, particularmente, fazendo 2 vinícolas no mesmo dia e dando um tempo depois da última degustação, me senti bem tranquilo em assumir o volante.

A primeira vinícola foi a Belasco de Baquedano. Escolhi essa porque ela possui o maior museu de aromas das Américas, com mais de 50 aromas catalogados, e achei que essa poderia ser uma experiência bacana e que ainda poderia me ajudar a identificar estes mesmos aromas nas provas de vinho. Posso dizer que, realmente, foi uma boa escolha. O caminho da pousada até ela foi bem tranquilo, como disse no parágrafo anterior. Essa bodega fica na região de Agrelo, sul de Lujan de Cuyo. É muito interessante como parecem existir "blocos" com ruas/estradas rurais que vão delimitando cada propriedade, todas com seus vinhedos ocupando o terreno até os extremos do terreno.

44041238451_d98d8ce379_c.jpgDSC04302 by Elder Walker, no Flickr

29104440987_f63ed46783_c.jpgDSC04298 by Elder Walker, no Flickr

Chegando lá, demos sorte: as duas outras reservas para a visita não apareceram e acabamos fazendo um tour "VIP". O funcionário nos recebeu e nos guiou pelas instalações e foi explicando os processos. Gostei bastante da parte onde são armazenadas as barricas de carvalho dos vinhos de primeira linha deles. Na sequência, fomos para a sala de aromas, onde cada "totem" possuía uma espécie de câmara de ar com um cartucho com o aroma e uma válvula manual que você abre e sente o aroma. Na frente de cada totem, há o nome, a descrição do aroma e como este aroma pode aparecer em cada tipo de vinho. Na mesma sala, há também um acervo com amostras de solo e suas diferenças e relações com o plantio das uvas e o mais interessante ainda, um acervo sobre a confecção de rolhas de cortiça, desde o plantio da árvore até os tipos e qualidades de rolhas. Gostei bastante. Saindo da sala de aromas, voltamos ao saguão da vinícola e degustamos dois vinhos, sendo um rosé (mais leve) e o top de linha da bodega, chamado de Swinto. Adorei os dois e comprei uma garrafa de cada para trazer pra casa. 

44041238831_aaf9392968_c.jpgDSC04287 by Elder Walker, no Flickr

Terminada a visita, partimos para a região do Vale do Uco, mais precisamente em Tupungato, onde tínhamos reservas para o almoço na bodega Andeluna. Essa é mais uma vinícola de porte médio, mas que, do que pesquisei, oferecia uma das melhores experiências para se almoçar. Novamente, minhas expectativas foram atendidas e até superadas. A vinícola é incrivelmente linda, com uma bela construção onde é instalada a recepção e o restaurante, rodeada pelos seus vinhedos. Optamos pelo menu mais simples, com "apenas" 3 passos: entrada, principal e sobremesa, cada um com um vinho harmonizando. Havia a opção do menu com 6 passos também. Tudo estava delicioso. O ambiente era rústico, com as mesas ao lado da cozinha estilo aberto, vendo o pessoal preparar tudo bem ao nosso lado, e do outro lado a vista para os vinhedos. Depois de comer até não querer mais, ainda ficamos na varanda curtindo o visual e tirando algumas fotos, esperando o álcool sair da cabeça para voltar para a pousada... haha! 

44041237971_6d54bbbf6c_c.jpgDSC04314 by Elder Walker, no Flickr

Na volta, optei pela estrada principal mesmo, já que o caminho de ida tinha sido feito pelo interiorzinho. Chegamos na pousada e curtimos um pouco suas áreas comuns. Saímos tomar um café num lugarzinho bem bacana, quase ao lado da pousada, chamado "Tea & Company". Reservamos o restaurante da própria pousada para a janta e ficamos por lá. Tentamos não dormir muito tarde para aproveitar o dia seguinte, com mais atividades nas vinícolas...

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 16

Último dia da parte boa da viagem, antes de pegar a estrada de volta para casa.

Acordamos relativamente cedo, tomamos o café na pousada, carregamos as malas no carro e fizemos o check-out. Como iríamos passar o dia todo fora, na vinícola, e depois apenas dormir e partir para casa no dia seguinte, optamos por já sair da pousada que custava um pouco caro a diária e pegar um hotel mais simples e mais estratégico, já na rodovia de saída de Mendoza rumo ao leste. 

A escolhida do dia foi a bodega Nieto Senitiner, uma bodega grande, famosa, com uma ampla linha de vinhos, desde alguns mais em conta até outros super elaborados. O caminho até ela foi super rápido e tranquilo, daria para ir pedalando até ela se fôssemos ficar mais dias ali na pousada, já que ela fica a apenas 5km de onde estávamos. Optamos por ela justamente para conhecer uma vinícola mais tradicional, mesclando com as do dia anterior que eram de menor porte ou menor fama no mercado. E também pois ela oferece um leque de opções que vai além da visita + degustação. No caso, reservamos a visita guiada + cavalgada + almoço de 3 passos.

Chegando lá, fomos recebidos de forma bem organizada e gentil e encaminhados para o casarão principal, com um saguão interno e um belo jardim aos pés dos seus vinhedos. No horário marcado, uma guia nos encaminhou num pequeno grupo para uma outra construção e foi explicando sobre os processos de fabricação. Achei interessante que, dado o tamanho da vinícola, existem locais distintos onde são plantadas e processadas as uvas. E no caso do local onde estávamos, eram produzidos apenas os vinhos das linhas superiores da marca, chamados de Don Nicanor e CADUS, feitos com as uvas provenientes das vinhas mais velhas e de menor rendimento, que eram aquelas que nos cercavam ao lado do casarão principal. Após o tour, retornamos ao saguão principal e fizemos a degustação de 3 vinhos, incluindo um da linha Don Nicanor. Logo, pudemos provar de um vinho produzido com as uvas que vieram das vinhas que podíamos enxergar pelas janelas no jardim ao lado. Foi uma experiência bacana.

42272638790_847d659758_c.jpg20180428_124957 by Elder Walker, no Flickr

44081307021_36b85115ca_c.jpgIMG_20180428_140102_196 by Elder Walker, no Flickr

43362692754_b4c183baf3_c.jpgDSC04346-2 by Elder Walker, no Flickr

Terminada essa parte do tour, fomos para a cavalgada. Achei que seria um passeio rápido, mas deu até pra cansar as pernas! Passeamos em meio aos vinhedos da propriedade, sempre na companhia de dois simpáticos cachorros. Depois seguimos por estradas locais em direção a um morro, onde pudemos subir e ter uma bela visão: de um lado, as vinícolas e seus extensos vinhedos, do outro, as montanhas da cordilheira.

30213025918_80143e40c8_c.jpgDSC04339-3 by Elder Walker, no Flickr

Após todo o caminho de volta, e já bem cansados (andar à cavalo cansa mais do que parece! haha), chegamos novamente no casarão principal e logo fomos sentados para o tradicional almoço com o "menu criollo" servido em 3 passos. Da mesma forma que no dia anterior, dá-lhe "Benefig"  para aguentar tanta comida e bebida. Gostei bastante dos vinhos e dos pratos servidos, porém ainda preferi o almoço do dia anterior na Andeluna. Segui minha estratégia de ficar um tempo a mais no local, baixando a comida e processando o álcool para dirigir mais tranquilo, então aproveitamos o jardim para relaxar e fazer mais umas fotos. No final ainda passamos pela loja da vinícola onde comprei algumas garrafas para trazer para casa.

43174806335_10a3e88762_c.jpgDSC04369 by Elder Walker, no Flickr

Como ainda era relativamente cedo, aproveitamos para passar no centro de Mendoza, dar uma volta pelas ruas principais e dar uma parada na praça principal, onde estava tendo uma feirinha de rua e onde pudemos ver o chafariz jorrando vinho (provavelmente água com corante vermelho, mas achei legal! haha).

Já no anoitecer, fomos para a saída da cidade e demos entrada no Ibis Mendoza, que apesar de ser da rede Ibis, era bem mais simples (e barato) que os do Brasil. Jantamos num shopping próximo ao hotel e aproveitei para já abastecer, calibrar os pneus e deixar tudo pronto para partir no dia seguinte.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...