Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Galera,

Estou planejando uma viagem para o Atacama nos primeiros dias de janeiro. Gostaria de saber se alguém já ouviu falar de passeios de balão por lá! Tenho muita vontade de voar de balão e acho que o Atacama deve ter uma belíssima paisagem vista de cima, né?

Alguém já fez ou já ouviu falar em algum passeio desse tipo?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu vi o globo repórter da última sexta, a Glória Maria sobrevoando uns canyons nos Estados Unidos de balão.. algumas paisagens me lembraram o Atacama, e coincidentemente eu pensei na mesma coisa.. que legal seria fazer esse passeio por lá.. mas eu também não entendo nada de balão, sei lá quais são as condições pra um voo seguro. Mas vc teve uma ótima idéia.. (acho que vou investir nisso, ser o pioneiro em balonismo no Atacama e ganhar uma graninha por lá também, ho ho ho :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

De tanto ouvir falar, tô começando a ficar com curiosidade em relação ao Atacama. Já estive no Chile, mas só em Santiago e no Cruce de Lagos.

 

Me tirem uma dúvida:

Li que para ir aos geisers del Tatio tem que sair de madrugada, para pegar o nascer do sol e o horário de maior atividade. Também dizia que no horário de saída o frio é rigoroso, ainda que após o nascer do sol a temperatura vá subindo a níveis aceitáveis.

Só que esse "frio rigoroso" na madrugada era de 20º negativos (!!!!!!!) É isso mesmo? Mesmo no verão? Que temperatura faria lá em dezembro/janeiro?

 

Se for tão frio assim, já tô desistindo. As agências fornecem os agasalhos ou temos de levar?

 

 

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Cris!

 

Deixa eu dar um pitaco aqui... Eu não entendo nada de gravidez, mas já fiz esse passeio pelo salar saindo e San Pedro... NÃO FAÇA!!!!!! :o

 

O perrengue é bruto (Na Bolívia eles levam muito a sério esse lance de perrengue!!!!!). Isso porque eu fiz o passeio com a Cordillera, que dizem que é a melhorzinha...

 

Eu acho que mais que a altitude, que imagino ser um problema sério para grávidas, o pior é o isolamento e o despreparo dos caras para qualquer situação diferente do dia a dia deles... É quase que inacreditável em alguns momentos.

Esse lance de motorista bêbado não é exclusividade de ninguém... Eu também tive um no meu tour que, para não ter ressaca no dia seguinte, passou o outro dia inteiro bebendo... Se perdeu no Salar e ficava dando voltinha com o carro antes de parar para o pessoal descer. Para resumir, não conhecemos a ilha principal no Salar (esqueci o nome) e ficamos sem gasolina NO MEIO DO NADA por conta de ir atrás do infeliz no deserto.

Quando voltamos para San Pedro, o Victor (Guia mais que famoso aqui no fórum, e que acha o máximo ser citado aqui!!! :wink: ) me perguntou a respeito do motorista bêbado da viagem... Isso foi no dia seguinte que chegamos... Eu fiquei com uma cara de paisagem......... Como ele poderia saber???? Então perguntei para ele como sabia? Ele respondeu: Ah, difícil seria se não tivessem ido com um motorista bêbado.......

Isso dá uma idéia do profissionalismo boliviano!

 

Tem também a questão da higiene. Na bolívia, em geral, não é uma questão muito prioritária, mas nesse passeio é coisa de cinema! Os mais engraçados/tristes que me vem a cabeça agora são: No parque onde estão as Lagunas Branca e a Verde, quando se pára para pagar a entrada do parque, tem um banheiro, que como todos por lá tem que pagar para usar. Esse é interessante... Dá direito a um pedaço de papel higiênico!!!!!!!!!!!!!!! ::lol3:: Bom, como ele mede a sua parte que é legal... Ele estica por cima da mesa onde está e mede o comprimento da mesa...... Perfeccionistas que são, para não ter erro, claro, ele passa aquela mão imunda que ele não deve lavar mais que uma vez por mês pelo papel para deixar bem esticadinho em cima da mesa!!!!!!!!!! ::lol4::::lol4::::lol4:: Aí, não contente, ele vai dobrando ao meio e repetindo a passada de mão por todo o papel que ele te entrega para usar no banheiro...................... ::putz::

Juro, na hora que eu vi eu achei que era brincadeira e ele iria me dar outro depois! :lol:

Ainda bem que eu tinha o meu!

 

E a comida que eles servem no caminho, eu fiz a besteira de ir dar uma olhada nos caras preparando a salada uma das vezes... Foi uma pena que eu não estava com minha máquina na hora... Seria uma foto daquelas de exposição sobre "fome" ou "3o. mundo" ::lol3::

Sério, dava para ver um pouquinho, mas bem pouquinho, da unha do cidadão no meio da graxa, terra e todo o tipo de sujeira ali reunidas... Foi engraçado até... Fiquei falando pro pessoal no meio do almoço para olharem para a unha do cara e imaginar ele cortando o tomate e o pepino que estávamos comendo!!!!!

 

Tem também o frio que é forte... Pegamos -15 no refúgio da Laguna Colorada... Minha namorada dormiu com 2 sacos de dormir... Nem sei se adianta, mas ela não teve dúvida... Usou o dela e alugou outro lá!!!!!!!!! ::Cold:::lol:

Eu passei muito mal de frio nessa noite, mas até que depois que dormi não tive nenhum problema de frio, assim como ninguém lá.

 

Sem contar que tinha uma manifestação em Uyuni... O negócio já estava agendado... Mas lá em San Pedro, nenhuma agência nos informou disso... Não sei se eles estavam contando que o negócio iria passar, mas não falaram nada... Resumindo, o motorista tentou furar o bloqueio para entrar na cidade; os manifestantes vieram que nem uns loucos para cima do carro atolado (sim, a anta atolou aquele 4X4) e foi uma confusão bem grande... Uma hora saímos do carro e minutos depois chegou uma galera e invadiu o carro... No começo sim, mas depois não me senti ameaçado fisicamente, mas todos estavam bem receosos em relação a nossas coisas...

Eles estavam mais putos com o motorista... Bem, no final nos deixaram entrar na cidade a pé com aquela porrada de malas que tínhamos... Nada muito longo, mas com aquele monte de mala foi meio chato.

Depois descobrimos que a manifestação já durava 4 dias e tinham turistas presos naquela cidade há 4 dias..........................................

Tem um depoimento com mais detalhes do Evandro. Se quiser dar uma olhada... atacama-e-salar-de-uyuni-em-11-dias-t34757.html (Não sei fazer como link...)

Ele escreve muito bem e está bem detalhada nossa viagem pelo Uyuni.

 

 

 

Em San Pedro mesmo não tenho certeza se vale a pena... Muitos passeios exigem esforço físico que levando em consideração a altitude e a umidade do ar, e que só existe um hospital descente em Calama que fica a 1h30min de San Pedro, não sei não se vale a pena arriscar...

 

Eu sei que o hospital de Calama é bom pois minha namorada teve que ser levada para lá! Não é nada de mais, mas é bom! Ela teve uma crise de pedras no rim. Graças a Deus que ela foi precisar do hospital no Chile... Não sei o que seria se tivesse acontecido alguns dias antes na Boívia ou memso no Peru. Foi muita sorte mesmo... Ela se sentiu mal já na manhã, mas não era nada de mais, apesar dela não saber explicar o que era. Mas de tarde, foi ela colocar o pé dentro do transfer que nos levaria para Calama para iniciarmos a volta para casa que ela começou a gritar e rolar de dor... Quando chegamos em Calama, fomos direto para o hospital. Nos rendeu 2 noites em Calama essa experiência! Mas tudo bem... Se tinha uma melhor hora para acontecer isso, foi lá!

 

 

Esses dois lugares são expetaculares e merecem ser explorados plenamente... Pessoalmente acho que eu iria preferir ir para lá podendo explorar tudo que o tempo e o meu dinheiro permitissem, pois sei como é difícil retornar para um lugar que já conhecemos com tantas opções de lugares que existem.

 

 

Mas era isso... Só para compartilhar umas experiências!!!

 

Parabéns pela gravidez e decidindo o que for, vai curtir muito o deserto do Atacama... Lugar único.

Ah, tem um passeio para Ojos del Salar e Lagunas Cejar (acho que é isso o nome) que é bem tranquilo e tem o Pôr do Sol mais bonito que alguém pode presenciar...

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Felipe, obrigada pela preocupação!

Caraca esse passeio sim teve aventura...kkkkk

Eu sei que sendo bem racional, era melhor cancelar a viagem e ir depois podendo aproveitar tudo, mas o problema é que além de já ter comprado as passagens para Santiago, eu e meu marido passamos um tempão planejando essa viagem e seria um balde de água fria cancelá-la...sem falar que sabe Deus quando poderei fazer uma viagem dessas depois que o bebê nascer! Quanto à altitude, meu médico não viu nenhum problema, só recomendou que evitasse trilhas e muuito esforço físico. Eu imagino que os passeios em Atacama tenham apenas caminhadas leves (claro que dificultadas pela altitude), nada que precise carregar uma mochila cargueira o dia inteiro, então está tranquilo. Sempre fui muito ativa e continuo me exercitando, então pelo menos enquanto a barriga estiver pequena, acredito que não terei muitas restrições. De qualquer forma, estou tendo acompanhamento e se em algum momento a viagem passar a ser um risco, eu cancelo tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Andre, realmente o frio lá é de lascar. O lugar mais frio da minha viagem, disparado.

O passeio para os geisers saem por volta de 3:30, 4:00 horas da madruga pois os geisers ficam um pouco distantes da cidade e como eles tem mais atividade no começo do dia, as pessoas optam por sair neste horário.

 

O frio em San Pedro não é tão rigoroso, mas os geisers ficam a mais de 4000 metros de altitude, aí no bicho pega de verdade. Nesta altitude, não importa se é verão ou inverno, o frio é sempre grande. Fui em julho/2010 e levei um termômetro digital onde registrei temperatura abaixo de -11°C, vide foto. ::hahaha::

20100824204203.JPG

 

O meu ônibus tinha somente uma mantinha para eu me abrigar, e ela não ajudava muita coisa. Mas o tipo de vestuário que eu usei foi suficiente para proteger pernas, torax e cabeça. Agora nos pés e nas mãos eu sofri. Achei que o sangue do meu pé tinha até congelado! ::Cold::

 

De toda forma, acho que você não deve desistir do passeio. Ele é muito interessante e são uns dos geisers mais belos do mundo. Eu me agasalhei com 1 calça segunda pele, 1 calça moleton, 1 calça corta vento. 1 blusa segunda pele, 1 blusa tipo fleece, 1 blusa corta vento. 2 toucas + capuz da blusa corta vento. Par de luvas e fui com um tênis de trekking. Recomendo proteger mais as mãos e principalmente os pés.

 

Caso queira se aventurar, lá tem umas águas termais para você tomar um banho ou descongelar alguma parte do corpo. O duro é sair depois. ::lol4::

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Line,

 

a maioria das pessoas que fazem este trajeto vão para Tacna e de lá contratam um taxi para levá-las até Arica. Este serviço de taxi que atravessa a fronteira é bem comum em Tacna.

O trajeto demora pouco mais de 1 hora, incluindo a passagem na imigração.

Agora a distância de Cuzco até Tacna é bem grande. Talvez seria interessante pegar um bus Cuzco para Arequipa e depois de Arequipa para Tacna.

Aconselharia não chegar em Tacna a noite, o terminal de bus e arredores é bem sinistro.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, valeu, Tiago.

 

 

Mas...

Frio de -11º é bastante, mas foi no inverno, também (julho/2010). Que horas eram qdo vc tirou a foto? Se foi de dia, como parece, então vc deve ter pego temperaturas ainda mais baixas, né?

Eu já peguei -9ºC em Bariloche uma vez, mas faz muito tempo e como havia alguma atividade física envolvida (tentando esquiar) e roupas de neve, então foi tranquilo. Hoje, que estou um pouco menos tolerante a frio, e sentado num ônibus, eu não sei como seria. ::drrrrr::

 

Tava querendo saber que temperaturas e a que horas eu enfrentaria numa época como a do Reveillon, por exemplo. Ainda vou ler esse tópico todo e alguns relatos pra ver se acho mais info (na realidade ainda é só uma ideia, ainda não comecei mesmo a fase de pesquisa, muito menos a de programação).

 

De qualquer modo já deu pra ver que precisaria comprar roupas específicas para a viagem.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André,

 

Os Geysers de Tatio estão a 4.560 metros de altitude. A cada 100 metros acima do nível do mar a temperatura tende a cair 1 grau celsius. San Pedro de Atacama está a 2.400 metros. Então você pode perceber que, independentemente da época do ano, fará frio em Tatio. E por quê? Justamente porque os geysers se manifestam das 6 às 9h da manhã. Você precisa acordar às 3h30 e partir de San Pedro às 4h. São 100 km de estrada de chão, o que leva 2h de viagem. Sacou?

 

Eu fui agora em julho/2010. Peguei -15 graus ao chegar lá. Mas tive coragem de tirar a roupa e tomar banho nas águas termais (+40 graus). Melhor decisão tomada! Foi uma maravilha. Fotos e relato a respeito, confira na minha assinatura.

 

Faz bastante frio, mas vale a pena. Ah, algumas agências alugam roupa pesada, de frio, para esse passeio. Por exemplo, a Atacama Connection. Não tenha medo. É uma visão absolutamente surreal... marcante.

 

Aquele abraço.

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu emargotto... Imagino que todos que vão para lá voltam com bem mais histórias do que imaginam quando embarcam na viagem!

 

Eu sou meio preguiçoso e não fiz o relato da minha viagem ainda, mas pretendo fazê-lo. É que foram mais de 20 dias entre Peru, Bolívia e Chile. Não estava com muito saco... Mas ontem resolvi dar uma relida no relato do Evandro que eu conheci lá e fez uma parte da viagem comigo e fiquei lembrando tudo e bateram saudades fortes... Acho que vou fazer o relato para recriar as situações na minha memória e quem sabe ajudar alguém que queira embarcar numa trip para um desses lugares, pois, apesar de tudo, os lugares são incríveis e únicos.

 

 

Ah, Cris, lembrei de um passeio que fiz lá em San Pedro que é bem sussa!!!!!! É um passeio por umas Thermas que tem lá!!! Não lembro o nome mas acho que todas agências fazem o passeio! É barato, dura só meio dia e é só para relaxar! Fiz no último dia antes do transfer vir me apanhar na pousada. Estava estourado pois já estava viajando há mais de 20 dias e havia escalado o Vulcão Lascar no dia anterior... Ficar lá foi a melhor coisa que fiz naquele dia!!!!!

 

Tenho umas fotos fáceis aqui de lá...

 

 

20100825025702.JPG

 

20100825025751.JPG

 

20100825025919.JPG

 

20100825025849.JPG

 

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...