Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
2 horas atrás, Marco_AV disse:

Quando mochilei na Europa em 2013, gastei um total em torno de R$ 13 mil. 

Estas comparações com custos de vários anos atras são totalmente equivocadas e só induzem as pessoas ao erro!

Em 2013 o Euro estava custando R$ 2.50, mas hoje está custando R$ 4.30, uma alta de 72%

Fazer exatamente a mesma viagem hoje, está 72% a mais cara simplesmente por que o Euro está  bem mais caro.

Ou seja, se fosse fazer exatamente a mesma viagem, hoje você gastaria R$ 22.360 e não 13 mil

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@João Rosenthal @poiuy 

Tento me conter, mas são comparações muito fora da realidade... mais atrapalham que ajudam. 

Na minha opinião dependera bastante da passagem de ida e volta ao Brasil e dos deslocamentos internos. O problema é chegar nessa região saindo do Brasil... vai por Roma, ok! So para sair de Fiumiccino e voltar, até Termini Estazioni ja se vão 24 €.

Roma não é tão cara assim... é democrática... claro que você não vai querer beber na frente da Fontana de Trevi ou curti happy hour em Trasteveri ... tem que saber achar os points frequentados pelo locais da cidade....

Além disso, para dar certo deve ser uma trip de no maximo 20 dd e sem deslocamentos mirabolantes... cidades próximas a 2-3 horas de trem/ônibus umas das outras... aeroporto encarece tudo, principalmente nos horários dos voos mais baratos e se tiver com bagagem para despachar.

Considerando os países citados (Europa Central mais a leste) os custos são baixos. Dando uma pesquisada acha-se comida na faixa de 8 €... que chegue a 10 €... Cerveja nessa região sai por menos de 2 € ... Comprando em mercado para preparar fica mais sussa ainda!

Concentre-se em fazer uma estimativa de hosteis, deslocamentos e uso de transporte público! Não adianta você pegar um hostel de 15 € nos confins de uma cidade e gastar 4 ou 5 deslocamentos de metro por dia (já que voltara ao hostel para fazer suas refeições)! Mas acho que nem chega a tanto... da para comer na rua... almoço de verdade e a noite um fast food ou street food... 

Livrando transportes e hospedagem uns 40 € são suficientes por dia (menos para Roma)...

Agora 25 dias, estilo pinga pinga (02 dias aqui...02 dias acola)... não dá! Ate porque a dificuldade de locomoção nesta região da Europa vai te lembrar bastante do Brasil kkkk

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando o pessoal pergunta uma estimativa de quanto gastaria ou se quantia X de dinheiro é suficiente, eu sempre costumo fazer umas continhas de papel de pão para dar uma ideia de quanto custaria, e quase sempre o autor me retorna dizendo que tinha visto num relato no site x alguém que tinha gastado metade do que eu estimei, fazendo bem mais coisas e num padrão bem mais alto de gastos.

Eu sempre peço para pessoa ver em qual data  aquele relato foi publicado, ver a cotação do euro e dólar naquela data e comparar com o preço do euro hoje, ai a ficha costuma cair e as pessoas entenderem que não pode se basear num valor qualquer de vários anos atras.

 

Mas em relação ao questionamento original, se 10 mil Reais é suficiente para um mochilão econômico de 25 dias passando por Itália, Eslovênia, Hungria, Rep. Tcheca Polônia e Alemanha no mês de maio

 

Fazendo as mesmas contas de papel de pão:

Maio é relativamente fácil achar passagens baratas para Itália e Alemanha, se conseguir uma passagem de R$ 2.500, sobra R$ 7.500 para o resto.

Convertendo R$ 7.500  para euros usando a cotação de hoje, de R$ 4.50, daria  em torno de 1.660 Euros.

A autora falou que está disposta a andar de ônibus, supondo que ela gaste uns 300 euros nestas passagens, sobrariam uns 1.360 euros para o resto.

Dividindo 1.360 por 25 dias, dá 54 Euros por dia para você gastar com comida, hospedagem, passeios e diversão.

Agora se 54 euros são suficientes ou não, é outra história. 

Mesmo Eslovênia, Hungria e Polônia serem destinos com um custo mais barato, e mesmo eu não ser de gastar muito, para mim 54 euros não daria, por que eu já não tenho mais muita disposição para ficar num quarto coletivo de hostel, e também não abro mão de fazer pelo menos uma refeição decente por dia num restaurante e de tomar uma ou duas cervejas ou taças de vinho e beliscar algo num happy-hour no final do dia, não sou tipo que gosta de ir em baladas e casas noturnas.

Mas se a pessoa estiver disposta a ficar em quarto coletivo de hostel barato (20 Euros por noite), cozinhar o seu jantar no hostel para não passar 25 dias a base de lanche, e comer lanche no almoço e café da manhã, dá para se alimentar sem dificuldade com uns 15 euros por dia. 

Em relação ao almoço, eu não caio nesta lenda de que você vai perder 2 horas do dia para ir no hostel cozinhar, você vai almoçar na rua mesmo, nem que seja um lanche.

Somando 20 euros de um hostel barato, mais uns 15 Euros de alimentação, dá 35 euros, e sobrariam 19 euros para o resto, que seriam passeios, uma ou utra cerveja, uma balada, etc...

Se a pessoa não for muito de balada ou de beber, se não exagerar nos passeios pagos, que muitas vezes são verdadeiras tourist-traps, fazendo só os mais legais, na minha opinião, dá para conseguir uma média de uns 10 euros por dia com passeios.

O que por sua vez deixaria uns 5 ou 9 euros "livres" para beber uma cervejinha num pub em alguns dias, fazer um segundo passeio pago um em ou outro dia, ou então ir almoçar ou jantar fora 2 ou 3 vezes nestes 25 dias.

em resumo, é um orçamento apertado, mas é possível de ser executado, mas tem que ser bem planejado, e você tem que se manter fiel a proposta de ficar em hostel barato, fazer o máximo de refeições no hostel e não ser do tipo que gosta de baladas e nem querer ir num pub tomar umas cervejinhas todo dia...

Mas pessoalmente eu reduziria a viagem para uns 20 dias, para ter folga no orçamento, pois pessoalmente eu acho ruim você passar toda a sua viagem contando as moedinhas na carteira, e controlando os gastos, para não correr o risco de chegar nos últimos dias de viagem e você não ter mais dinheiro para nada alem de pagar o hostel e o miojo do supermercado, pois você acabou gastando um pouco mais que o previsto no começo da viagem.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 06/07/2019 em 09:21, poiuy disse:

Quando o pessoal pergunta uma estimativa de quanto gastaria ou se quantia X de dinheiro é suficiente, eu sempre costumo fazer umas continhas de papel de pão para dar uma ideia de quanto custaria, e quase sempre o autor me retorna dizendo que tinha visto num relato no site x alguém que tinha gastado metade do que eu estimei, fazendo bem mais coisas e num padrão bem mais alto de gastos.

Eu sempre peço para pessoa ver em qual data  aquele relato foi publicado, ver a cotação do euro e dólar naquela data e comparar com o preço do euro hoje, ai a ficha costuma cair e as pessoas entenderem que não pode se basear num valor qualquer de vários anos atras.

 

Mas em relação ao questionamento original, se 10 mil Reais é suficiente para um mochilão econômico de 25 dias passando por Itália, Eslovênia, Hungria, Rep. Tcheca Polônia e Alemanha no mês de maio

 

Fazendo as mesmas contas de papel de pão:

Maio é relativamente fácil achar passagens baratas para Itália e Alemanha, se conseguir uma passagem de R$ 2.500, sobra R$ 7.500 para o resto.

Convertendo R$ 7.500  para euros usando a cotação de hoje, de R$ 4.50, daria  em torno de 1.660 Euros.

A autora falou que está disposta a andar de ônibus, supondo que ela gaste uns 300 euros nestas passagens, sobrariam uns 1.360 euros para o resto.

Dividindo 1.360 por 25 dias, dá 54 Euros por dia para você gastar com comida, hospedagem, passeios e diversão.

Agora se 54 euros são suficientes ou não, é outra história. 

Mesmo Eslovênia, Hungria e Polônia serem destinos com um custo mais barato, e mesmo eu não ser de gastar muito, para mim 54 euros não daria, por que eu já não tenho mais muita disposição para ficar num quarto coletivo de hostel, e também não abro mão de fazer pelo menos uma refeição decente por dia num restaurante e de tomar uma ou duas cervejas ou taças de vinho e beliscar algo num happy-hour no final do dia, não sou tipo que gosta de ir em baladas e casas noturnas.

Mas se a pessoa estiver disposta a ficar em quarto coletivo de hostel barato (20 Euros por noite), cozinhar o seu jantar no hostel para não passar 25 dias a base de lanche, e comer lanche no almoço e café da manhã, dá para se alimentar sem dificuldade com uns 15 euros por dia. 

Em relação ao almoço, eu não caio nesta lenda de que você vai perder 2 horas do dia para ir no hostel cozinhar, você vai almoçar na rua mesmo, nem que seja um lanche.

Somando 20 euros de um hostel barato, mais uns 15 Euros de alimentação, dá 35 euros, e sobrariam 19 euros para o resto, que seriam passeios, uma ou utra cerveja, uma balada, etc...

Se a pessoa não for muito de balada ou de beber, se não exagerar nos passeios pagos, que muitas vezes são verdadeiras tourist-traps, fazendo só os mais legais, na minha opinião, dá para conseguir uma média de uns 10 euros por dia com passeios.

O que por sua vez deixaria uns 5 ou 9 euros "livres" para beber uma cervejinha num pub em alguns dias, fazer um segundo passeio pago um em ou outro dia, ou então ir almoçar ou jantar fora 2 ou 3 vezes nestes 25 dias.

em resumo, é um orçamento apertado, mas é possível de ser executado, mas tem que ser bem planejado, e você tem que se manter fiel a proposta de ficar em hostel barato, fazer o máximo de refeições no hostel e não ser do tipo que gosta de baladas e nem querer ir num pub tomar umas cervejinhas todo dia...

Mas pessoalmente eu reduziria a viagem para uns 20 dias, para ter folga no orçamento, pois pessoalmente eu acho ruim você passar toda a sua viagem contando as moedinhas na carteira, e controlando os gastos, para não correr o risco de chegar nos últimos dias de viagem e você não ter mais dinheiro para nada alem de pagar o hostel e o miojo do supermercado, pois você acabou gastando um pouco mais que o previsto no começo da viagem.

 

 

 

 

Concordo. Normalmente as pessoas que vem aqui e falam que estão super dispostas a pegar Hostel barato, cozinhar todas as refeições lá e economizar com tudo, são também as que são mais jovens e curtem sair para tomar uma de noite. Ou seja, o orçamento para festa/cerveja ia ser quase zero nesse panorama.

E uma coisa importante que você não mencionou: esses R$7.500,00 que sobrariam se ela achasse um voo a R$2.500,00 deve incluir os deslocamentos entre as cidades, que nem sempre são tão baratos. Pelo panorama do planejamento dela, serão uns 7 ou 8 deslocamentos internos, digamos uma média de 15 euros para cada um deles, isso já seriam uns 450 reais a menos no orçamento. Pouca coisa, mas nem tanto. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fazendo uma outra observação. Uma pessoa de primeira viagem não consegue seguir o orçamento na risca, é muito difícil, pois a primeira vez você tem acesso a muita coisa que nunca teve oportunidade, quee está ali. Pra quem gosta de cerveja, por exemplo, gasta 2 euros aqui, 3 ali, no final do dia já foi 15. Pra quem gosta de Museu, vai em um, vê que tem outro museu por 10 euros, pensa que não é muito e entra, quem gosta de balada vai lá pra se divertir, não vai ficar segurando dinheiro, no final o plano vai para as cucuias.

Viajar com 10.000 reais é possível, tenho um irmão que passaria 30 dias na Europa com 5.000 reais, porque ele já sabe o que lhe interessa, já tem experiência, tem amigos que podem lhe hospedar, ele nunca come em restaurante, não entra em museu, etc. É um estilo de viagem, mas só é possível fazer se tem algumas experiëncias prévia. Eu já não faço nem com 10.000, eu só almoço em restaurante (mesmo que barato), gosto de viajar de trem, já não sou muito fã de hostel, ou quando vou pego de valores mais caros.

Acredito que, para mochileiros de primeira viajem, não dá pra colocar muitos dias com um orçamento apertado. Pois é melhor passar 20 dias e sobrar uns euros do que passar 30 e faltar uns euros.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 08/07/2019 em 09:46, Davi Leichsenring disse:

Fazendo uma outra observação. Uma pessoa de primeira viagem não consegue seguir o orçamento na risca, é muito difícil, pois a primeira vez você tem acesso a muita coisa que nunca teve oportunidade, quee está ali. Pra quem gosta de cerveja, por exemplo, gasta 2 euros aqui, 3 ali, no final do dia já foi 15. Pra quem gosta de Museu, vai em um, vê que tem outro museu por 10 euros, pensa que não é muito e entra, quem gosta de balada vai lá pra se divertir, não vai ficar segurando dinheiro, no final o plano vai para as cucuias.

Viajar com 10.000 reais é possível, tenho um irmão que passaria 30 dias na Europa com 5.000 reais, porque ele já sabe o que lhe interessa, já tem experiência, tem amigos que podem lhe hospedar, ele nunca come em restaurante, não entra em museu, etc. É um estilo de viagem, mas só é possível fazer se tem algumas experiëncias prévia. Eu já não faço nem com 10.000, eu só almoço em restaurante (mesmo que barato), gosto de viajar de trem, já não sou muito fã de hostel, ou quando vou pego de valores mais caros.

Acredito que, para mochileiros de primeira viajem, não dá pra colocar muitos dias com um orçamento apertado. Pois é melhor passar 20 dias e sobrar uns euros do que passar 30 e faltar uns euros.

Cara, isso que você esta falando esta me fazendo refletir muito sobre o tipo de trip que eu quero fazer, no começo do meu planejamento estava pensando em gastar 40 euros/ dia, fazendo comida no hostel, visitando museus e tomando um breja no final do dia.....mas vi que seria impossível viajar o tempo que eu quero com esse orçamento. Então comecei a ver realmente o que eu queria visitar, quais os museus são imperdíveis e se eu realmente preciso tomar uma cerveja/dia....cara a ultima vez que eu bebi foram a duas semanas hahaha.

Não sei se funcionaria com todo mundo mas estou fazendo o seguinte: Primeiro penso em quais países quero ir, depois os lugares que mais fazem sentido para mim (sou um cara da cidade ou da natureza?)...ai estimo um valor a mais para caso o murphy ataque...esse pensamento me fez diminuir o período na Europa e aumentar (em muito) o período gasto na Asia.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O tio Murphy é foda, quase me f. por causa dele na sexta-feira passada. KKK

Eu tinha ido a Londres a trabalho, e na hora de ir para o aeroporto de Heathrow usando metrô, o trem quebrou no meio de um túnel, até o metrô voltar a funcionar, eu já teria perdido o voo, o jeito foi pegar um táxi, pois perder o voo seria muito mais caro!

Ai invés de gastar as £ 3.10 previstas no metrô, eu iria acabar gastando as £ 3.10 e mais outras £ 40 no táxi.

Sorte que tinha outro desesperado para chegar em Heathrow no mesmo vagão, ai dividimos o táxi e ficou só £ 20 para cada um.

Se fosse num mochilão, estas £ 40 do taxi não previsto, significam um dia de viagem a menos que você conseguiria fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
16 horas atrás, thiago.martini disse:

@Aline Miqueline uiaaaa ... esse ano o euro turismo não baixou de 4,15, com isso teu budget/dia foi cerca de 48 euros para todas as despesas. Nível jiraya hein?!? 

 

É o que falei pra ela, admiro por ter conseguido, mas não deveria propagar essa informação como verdadeira porque 98% dos que tentarem, não irão conseguir.

Até conversei mais com a Aline em outro post, ela não faz nenhuma atração paga (só caminhada pela cidade e atração grátis) e não sai à noite nem pra tomar uma cervejinha. Isso não é o normal de um viajante, acho que quase todo mundo preza por ao menos uma ou duas atrações pagas por cidade, e tomar uma cerveja de vez em quando é quase de lei, isso se não for alguém que curte uma balada.

Além disso, quem tem dias de férias engessados que nem eu raramente consegue passagem ida e volta para Europa a menos de R$3500, são quase inexistentes as promoções.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...