Ir para conteúdo

Salta e San Salvador de Jujuy


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, Leo!

 

 

Cheguei do passeio por Salta e SPAtacama. Muito legal, valeu cada segundo! Como prometi, vou fazer um breve relato:

 

SALTA:

 

Hortal Kusisa: Muito bem atendido, limpeza impecável, água quente em abundância, quatro quadras da Praça 9 Julio. O preço achei um pouco acima AR$ 100,00. Um hostal incipiente, começaram em janeiro. Gostei muito por afinidade com os donos e com as atendentes. Gente muito boa. Acabei ficando lá de novo, no regresso de San Pedro. Fica a poucas quadras da rodoviária e do Parque San martin.

 

Turismo de La Posada: Sem parâmetro para comparar com outros, mas me senti atendido pelo que comprei. Fiz dois passeios, o de La Quebrada e o de Cachi. Só achei os passeios muito corridos, mas não poderia deixar de ser pelas distâncias percorridas. O da Quebrada acho completamente imperdível, e para a tua dúvida, acho melhor fazê-lo de Purmamarca ou de Tilcara, esta última com mais infra. Quanto ao passeio de Cachi, só gostei de verdade do trajeto. A cidadezinha em si não me satisfez.

 

Cidade de Salta: Belíssima, com seus prédios históricos, bem organizada, segura, com bons museus, bons restaurantes, boas opções de compras. Alguns problemas com a higiene nos bares e restaurantes, para se ter uma ideia, os sanduíches são preparados no início do dia ( ou na véspera, não sei ) e ficam na vitrine 9 sem climatização ) até sei lá quando. Bem legal, aquele queijo e presunto tomando banho de sol! Melhor deixar os lanches de lado.

 

San Pedro de Atacama: Um povoado em um oásis que cresceu além do que deveria. Uma gringada andando de um lado para outro, sem objetivo, pela Caracoles. Pouca gente atacameña, pouco acesso à cultura local. Muitos gringos de olhos imensos resolveram se apoderar do turismo e comércio, além dos metais que já tomaram há alguns séculos.

 

TODOS OS PASSEIOS DE SPA VALEM A PENA! Pelo mesnos os que fiz, mas com o porém de também serem muito corridos. Fiz ( na ordem de data ) Pucara de Qitor: fiz à pé, fica a só três quilômetros da cidade. Tem que crusar o rio quatro vezes, e como havia chovido na cordilheira, estava uma água embarrada. Minhas meias abrancas até agora não perderam a cor amarronada! O lugar é muito interessante, principalmente para quem estiver olhos às culturas pré-hispânicas. Fiz o passeio pela manhã. À tarde, o Valle de la Luna y Valle de La Muerte. Vale muito, fechando com o por -do-sol no meio da Cordillera de La Sal.

Salar de Tara: Para mim foi o melhor passeio, apesar de ter passado mal. Foi a única vez que não usei folhas de coca, e acabei passando mal. Mas até onde estava bem, valeu muitíssimo. Recomendo.

Geisers de El Tatio: Superou as minhas expectativas, beleza e surpreeendente. Retornamos por Machuca, onde provei uns espetinhos de carne de lhama, depois por um caminho não programado, por Guatin. Muito interessante. Tarde na cidade.

Laguna Verde: Só eu e mais uma casal de Santiago no passeio. Para quem vai fazer o Salar de Uyuni, é a parte inicial do passeio, na Bolívia, mas como havia passado mal a 4300m, resolvi não fazê-lo, e substituí por outros, sendo este um deles, lembrando que na laguna colorada o pernoite é acima dos 5000m. Também estava fechada a Isla de Los Pescados e o Hotel de Sal, então já estava inclinado a não fazê-lo. Fiz a Laguna Verde pela Colque Tours. Um agente de outra empresa deixou a entender que realmente há problemas com eles, porque fiz um comentário sobre as diversas reclamações que estão surgindo sobre a Colque, e ele me disse que para passeios de um dia só não há problemas, então subentende-se, que para mais de um dia realmente há. Fiz este passeio com eles, e foi o melhor conduzido de todos! O Próprio Felix Colque nos guiou, e nos contou histórias bem interessantes.

Pela tarde, Lagunas Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebenchique. Ótima opção de passeio, ainda mais para quem quiser tomar banho na laguna. Contratei a Maxin Experience, mas fui pela Turismo Lajana.

 

Lagunas Altiplânicas: Resolvi contratar a Atacama Connection, a mais bem falada, onde li vários relatos, mas honestamente fiquei decepcionado. A 4x4 é daquelas tipo Hotel Explora, motorsão, bonitona por fora, só que fiquei no último banco junto com mais três, com pouca visibilidade, e cada vez que parávamos, tinha que esperar todos descerem, e era sempre o primeiro a embarcar. Para o guia, dar nota zero é um favor: mererce nota negativa! Quando estávamos TODOS ( onze turistas ) no maior astral, curtindo o amanhecer na Laguna Chaxa, veio a besta gritando com todos, porque o café estava esfriando por caus dde nós, e mais isto e aquilo, então disse para ele que não há problema, se for necessário, ficamos sem o desjejum. Ele não gostou. Depois, quando as coisas se acalmaram, ele me perguntou porque Nescafé é ruim. A resposta: Porque vem do Brasil, e ficou rindo. Para não estragar o passeio dos outros, fiquei quieto, disse apenas que dos onze que ali estávamos, sete eram brasileiros, que era melhor ele pensar se vale a pena falar estas coisas. Casualmente, os sete estávamos na parte de trás da camionete. Mais adiante, já nas lagunas, lhe disse que penso que a Atacama Connection deveria prover aos seusclientes com o que há de melhor! Ele entendeu muito bem o que disse, mas ficou queto. Esperava um pedido de desculpas, mas não veio. Depois me esqueci de reclamar aos donos, mas fica aqui este registro, que é um protesto!

As Lagunas Altiplânicas são realmente muito belas, mas o passeio é tão corrido que não dá para interagir.

 

Depois vou postar os preços dde tudo o que me lembrar, por ora é isto. Agora tenho que por a carne no fogo!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá, Leo!

 

 

Cheguei do passeio por Salta e SPAtacama. Muito legal, valeu cada segundo! Como prometi, vou fazer um breve relato:

 

SALTA:

 

Hortal Kusisa: Muito bem atendido, limpeza impecável, água quente em abundância, quatro quadras da Praça 9 Julio. O preço achei um pouco acima AR$ 100,00. Um hostal incipiente, começaram em janeiro. Gostei muito por afinidade com os donos e com as atendentes. Gente muito boa. Acabei ficando lá de novo, no regresso de San Pedro. Fica a poucas quadras da rodoviária e do Parque San martin.

 

 

Legal.. mas você chegou a pesquisar albergues, preços?

 

 

Turismo de La Posada: Sem parâmetro para comparar com outros, mas me senti atendido pelo que comprei. Fiz dois passeios, o de La Quebrada e o de Cachi. Só achei os passeios muito corridos, mas não poderia deixar de ser pelas distâncias percorridas. O da Quebrada acho completamente imperdível, e para a tua dúvida, acho melhor fazê-lo de Purmamarca ou de Tilcara, esta última com mais infra. Quanto ao passeio de Cachi, só gostei de verdade do trajeto. A cidadezinha em si não me satisfez.

 

Realmente escutei que de Cachi só a ruta mesmo. Então você acha que fazer da própria Purmamarca ou Tilcara é melhor por que motivo? Quanto custou as trips e quantas horas levaram?

 

Cidade de Salta: Belíssima, com seus prédios históricos, bem organizada, segura, com bons museus, bons restaurantes, boas opções de compras. Alguns problemas com a higiene nos bares e restaurantes, para se ter uma ideia, os sanduíches são preparados no início do dia ( ou na véspera, não sei ) e ficam na vitrine 9 sem climatização ) até sei lá quando. Bem legal, aquele queijo e presunto tomando banho de sol! Melhor deixar os lanches de lado.

 

 

"La Linda"... vale o apelido, velho? Reparou se tem alguma loja de equipamentos? O deslocamento de transporte coletivo é legal?

 

 

San Pedro de Atacama: Um povoado em um oásis que cresceu além do que deveria. Uma gringada andando de um lado para outro, sem objetivo, pela Caracoles. Pouca gente atacameña, pouco acesso à cultura local. Muitos gringos de olhos imensos resolveram se apoderar do turismo e comércio, além dos metais que já tomaram há alguns séculos.

 

San Pedro eu já conheço e amo. Comeu a pizza quadrada??? De fato, apesar da cidade ser bem simpática, não tem maiores surpresas, fora o preço das coisas.

 

TODOS OS PASSEIOS DE SPA VALEM A PENA! Pelo mesnos os que fiz, mas com o porém de também serem muito corridos. Fiz ( na ordem de data ) Pucara de Qitor: fiz à pé, fica a só três quilômetros da cidade. Tem que crusar o rio quatro vezes, e como havia chovido na cordilheira, estava uma água embarrada. Minhas meias abrancas até agora não perderam a cor amarronada! O lugar é muito interessante, principalmente para quem estiver olhos às culturas pré-hispânicas. Fiz o passeio pela manhã. À tarde, o Valle de la Luna y Valle de La Muerte. Vale muito, fechando com o por -do-sol no meio da Cordillera de La Sal.

 

Pulcara da pra fazer sem guia? Se não, quanto custa e quanto tempo você levou pra ir e voltar? E o passeio das Valles, quanto?

Salar de Tara: Para mim foi o melhor passeio, apesar de ter passado mal. Foi a única vez que não usei folhas de coca, e acabei passando mal. Mas até onde estava bem, valeu muitíssimo. Recomendo.

 

Doido, o que aconteceu? preços .... ::lol4::

 

Geisers de El Tatio: Superou as minhas expectativas, beleza e surpreeendente. Retornamos por Machuca, onde provei uns espetinhos de carne de lhama, depois por um caminho não programado, por Guatin. Muito interessante. Tarde na cidade.

 

Da outra vez não fui pq os fdp chegaram atrasados....

Laguna Verde: Só eu e mais uma casal de Santiago no passeio. Para quem vai fazer o Salar de Uyuni, é a parte inicial do passeio, na Bolívia, mas como havia passado mal a 4300m, resolvi não fazê-lo, e substituí por outros, sendo este um deles, lembrando que na laguna colorada o pernoite é acima dos 5000m. Também estava fechada a Isla de Los Pescados e o Hotel de Sal, então já estava inclinado a não fazê-lo. Fiz a Laguna Verde pela Colque Tours. Um agente de outra empresa deixou a entender que realmente há problemas com eles, porque fiz um comentário sobre as diversas reclamações que estão surgindo sobre a Colque, e ele me disse que para passeios de um dia só não há problemas, então subentende-se, que para mais de um dia realmente há. Fiz este passeio com eles, e foi o melhor conduzido de todos! O Próprio Felix Colque nos guiou, e nos contou histórias bem interessantes.

Pela tarde, Lagunas Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebenchique. Ótima opção de passeio, ainda mais para quem quiser tomar banho na laguna. Contratei a Maxin Experience, mas fui pela Turismo Lajana.

 

Fiz pela Colque e não levei susto. Pneus Furados, um problema ou outro no motor, isso todas as agências tem, pois manter um veículo naquela insalubridade, acredito que não tenha carro que aguente. Velho, já falei isso aqui.. o Felix curte brasileiro!

 

Lagunas Altiplânicas: Resolvi contratar a Atacama Connection, a mais bem falada, onde li vários relatos, mas honestamente fiquei decepcionado. A 4x4 é daquelas tipo Hotel Explora, motorsão, bonitona por fora, só que fiquei no último banco junto com mais três, com pouca visibilidade, e cada vez que parávamos, tinha que esperar todos descerem, e era sempre o primeiro a embarcar. Para o guia, dar nota zero é um favor: mererce nota negativa! Quando estávamos TODOS ( onze turistas ) no maior astral, curtindo o amanhecer na Laguna Chaxa, veio a besta gritando com todos, porque o café estava esfriando por caus dde nós, e mais isto e aquilo, então disse para ele que não há problema, se for necessário, ficamos sem o desjejum. Ele não gostou. Depois, quando as coisas se acalmaram, ele me perguntou porque Nescafé é ruim. A resposta: Porque vem do Brasil, e ficou rindo. Para não estragar o passeio dos outros, fiquei quieto, disse apenas que dos onze que ali estávamos, sete eram brasileiros, que era melhor ele pensar se vale a pena falar estas coisas. Casualmente, os sete estávamos na parte de trás da camionete. Mais adiante, já nas lagunas, lhe disse que penso que a Atacama Connection deveria prover aos seusclientes com o que há de melhor! Ele entendeu muito bem o que disse, mas ficou queto. Esperava um pedido de desculpas, mas não veio. Depois me esqueci de reclamar aos donos, mas fica aqui este registro, que é um protesto!

As Lagunas Altiplânicas são realmente muito belas, mas o passeio é tão corrido que não dá para interagir.

 

Essa agência gosta de gringos.

 

Depois vou postar os preços dde tudo o que me lembrar, por ora é isto. Agora tenho que por a carne no fogo!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oh, Leo, desculpe o atraso!

 

 

Não pesquisei outros, não, já havia reservado daqui de casa, mas não me arrependo. O que me pareceu mais legal, mas só vi por fora, foi o Hostal El Andaluz, fica na mesma quadra da Iglesia de San Francisco, numa quatra totalmente de casas antigas. Parece bem legal, mas não pesquisei preços. Quanto ao transporte, só andei à pé, exceto taxi até a rodoviária, mas saiu bem barato, cinco pesos.

Não tenho dúvidas de que os passeios pela qQuebrada é melhor fazer à partir de Tilcara ou Purmamarca, sendo que Tilcara deve ter mais opções. O que fiz desde Salta rodou mais de 500 Km, tudo muito corrido, e custou AR$175,00. Das cidadezinhas da Quebrada vais ter mais tempo para curtir, além de ser mais barato, com certeza. Uma dica: Em Humahuaca tem um cara chamado Ignácio que leva até as Serranias de Hornocal. Ele cobra cerca de AR300,00 para um tour de aproximadamente quatro horas. Se conseguires mais gente para ir é só dividir o valor, este preço é por veículo. Não o fiz por falta de oportunidade, mas quando voltar lá não deixarei de fazê-lo. Dá uma olhada no Google sobre este lugar, tenho certeza que não é furada!

Salta vale o apelido, sim, é uma belíssima cidade. Tem lojas de artigos esportivos, camping, caça e pesca, etc, mas não pesquisei preços. Só comprei roupas e artesanato. Uma dica para quem gosta de vinho é provar o Torrontés, até agora foi unanimidade, todos que o provaram, gostaram, e é produzido só ali naquela região. Como eu não bebo, fiquei só nos sucos de laranja. Das compras que fiz não mearrependo de ter comprado uns moletons da marca La Mansa, de excelente qualidade, por AR$89,00, e osblusões de lã de alpaca, por AR$60,00, uma pechincha. No Paseo de los Artesanos, no Parque San Martin, muita variedade, muito bonitos, e uma lã que não incomoda.

 

Não comi as pizzas, porque sou o único italiano do mundo que não gosta de pizza. Não como queijo, então pizza para mim, já era, mas gostei muito do tal do Locro!!! E o espetinho de lhama foi show!

 

O Pucará de Qitor dá prá fazer a pé, sim, é bem pertinho, mas tem que cruzar o rio quatro vezes. Se não quiser mudar a cor das meias é melhor cruzar descalço, eu não fiz por preguiça, pensando que no deserto as botas iriam secar bem rápido. Ledo engano. Mas o passeio pago é roubada, a própria agente me recomendou não fazer o tour arqueológico, me dando esta dica de ir à pé. Disse que a Aldeia de Tulor só tem vestígios que dão uma ideia, com não mais do que trinta centímetros de parede, e que o que está pronto é reconstituição, e o museu está ali dentro da cidade,mesmo, então pagar este passeio seria um despropósito. Realmente. Fiz à pé e não me arrependo. Quanto ao tempo, dá para curtir tudo muito bem em uma manhã. Levar água e umas barrinhas. No museu não há mais nenhum resto humano dos atacameños, nem a múmia atacameña, por pedido dos descendentes locais. Entendo e respeitoos profundamente, mas fiquei desepcionado, porque era um de meus objetivos. Meas já me contento com os 'Niños de Llullaillaco", no Museu Arqueológico de Alta Montanha, em Salta. Visitas imperdíveis.

 

O Salar de Tara custou CL$38000,00, mas só vão quatro turistas e o motorista, que também é guia e cosinheiro. O que me passou foi uma fraqueza, no princípio, e muita falta de ar, mas isto quando já estava na última etapa do passeio. Depois uma sonolência absurda, as pálpebras pareciam de chumbo! por fim uma tontura acompanhada por um enjôo, que não me deixava olhar para a paisagem. Fiquei com a cara enfiada no chão. O guia resolveu retornar mais cedo, e me deixou na frente, e toda hora me perguntava como eu estava me sentindo, de vez em quando abria a janela do meu lado. Tinha momento que parecia que eu estava bem, mas logo voltava, até que em determinado momento passou tudo, e a tarde foi normal. A programação deo passeio previa retorno às 18:00H, mas chegamos em SPA às 16:30H. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: foi o único dia que fui às alturas sem usar as folhas de coca. Neste passeio passa pelos 4900m, na estrada que vai ao Paso de Jama, e depois, no salar, fica em torno dos 4300m. Nesta mesma altitude ficam os Geiseres de El Tatio e as Lagunas Altiplânicas, e não tive nenhum problema com estes lugares, mas aí as folinhas ficara rebolando na minha bochecha!

 

É isto, cara, acho que todas as agências têm problemas, mas gostei demais da integridade do pessoal da Nativa. poderiam me vender o passeio, e depois azar o meu, mas não, acharam melhor que eu faça o Salar de Uyuni desde Uyuni, porque não há pernoite nos 5200m, na Laguna Colorada. Sabem que muito provável que eu nem volte mais lá, mas me aconselharam a tomar o passeio com a concorrente para a Laguna Verde. Achei esta atutude deles louvável. O Felix é realmente uma figura, mas o mais interessante foi ter encontrado uma chola chamada Stanislava!!!!

 

Cara, os geiseres eu tinha eté excluído dos meis passeios, mas como fiquei dois dias a mais em SPA, resolvi faser, e honestamente cho que é um dos imperdíveis de lá. Para quem quiser conhecer um pouco mais da cultura atacamenha, a minha dica é tentar alguma excursão pelo Alto Loa, esta região onde ficam os Geisers. Talvez só se consiga tours privados, mas é por ali que a cultura nativa ainda não foi corrompida por nós, branquelos europeus!

 

Outro passeio que vale mesmo a pena é o Valle de La Luna. Também não dava muito por este passeio, mas é diferente do que se vê em fotos, lá é outra história.

 

 

Alguns preços:

 

Até a segunda semana de Abril:

 

Maxim Experience:

 

Geisers El Tatio CL$18000,00 04:00H - 12:00H inclui desjejum ( ingresso à parte CL$5000,00 );

Valle de La Luna CL$ 7000,00 15:00H - 20:00H ( ingresso à parte CL$2000,00 )

Lagunas Altiplânicas CL$ 28000,00 08:00H - 17:00H inclui almoço ( ingressos à parte CL$2000,00 );

Este passeio é feito por outras operadoras com saída às 06:00H, para ver os flamingos na Laguna Chaxa. Foi por isto que fui com os anti-brazucas da Atacama Connection. Com eles também não está incluído o almoço.

 

Salar de Tara ( para mim o melhor de todos ) CL$38000,00, inclui almoço em um refúgio de frente para o salar. Só vão quatro turistas e o guia. Sai às 08:00H e regressa às 18:30H;

Lagunas e Salares Altiplânicos CL$38000,00 inclui almoço É o passeio das Lagunas Altiplânicas que inclui os Salares de Talar e outro dois que não me recordo o nome, e estão entre as Lagunas e o Paso de Sico. Meu projeto inicial era fazer este passeio, mas como fiz o Salar de Tara, mudei para as lagunas sem os salares. Sai às 08:00H e regressa às 17:30H

 

Valle del Arcoiris - Petróglifos CL$25000,00 08:00H - 14:00H / 14:00H - 20:00H. Não o fiz, não sei porquê!

 

Laguna Verde CL$25000,00 08:00H - 14:00H ( não inclui ingressos BOL$150,00 );

 

Lagunas Cejar, Ojos del Salar e Tebenchique CL$ 15000,00 mesmos horários do Valle del Arcoiris ( não inclui ingressos CL$2000,00 )

 

Comprei três passeios com a Maxim, o Slar de Tara, os Geiseres e o Valle de la Luna. Com desconto, ganhei o Valle de la luna.

 

Os preços haviam caido cerca de 40% na metade da última semana, então alguns passeios que contratie de última hora me saíram mais em conta, mas não deram descosntos.

 

Refeições, variando entre os CL$3000,00 e os CL$6000,00

Água de litro CL$ 1000,00

Ligações para o Brasil CL$ 200,00 o minuto

Passagens de ônibus Salta - SPA AR$210,00 SPA - Salta CL$ 24000,00

Sorvete artesanal CL$1200,00 uma pelota

 

 

Se me lembrar de algo mais, ou se quiseres perguntar mais alguma coisa, estou à disposição. Espero ter ajudado

 

 

Boa trip!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Otimas informações colega, muito obrigada.

 

Necessito da ajuda de vocês. Estou fazendo meu roteiro e tenho duvidas com relação aos preços de transporte (onibus ou trens)

Se alguem puder colaborar gostaria de saber quanto custa em media as rotas que pretendo fazer, são elas:

 

jujuy -> purmamarca

purmamarca -> villazon

villazon -> uyuni

uyuni -> salta

salta -> asuncion

 

Valews

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Pessoal,

 

Em relação aos passeios pelo noroeste. Vocês acham melhor ficar em Salta e ir contratando passeios para Cafayate, Humahuaca, Pumamarca, Tilcara e todas aquelas regiões, ou o melhor mesmo é ir para as cidades e dormir, fazendo pinga-pinga em uma e outra? Alguém tem alguma boa agência de turismo em Salta? Falow!

 

Olá.

 

No caso da quebrada de Humahuaca (Humahuaca, Tilcara, Purmamarca, Salinas Grandes, Maimará, Coctaca), vá para Humahuaca ou Tilcara e faça os passeios a partir destas cidades. Por exemplo: Um passeio para as Salinas desde Salta é caro, enquanto que a partir de Purmamarca, custou AR$30 (em 2008). Alguns passeios você nem mesmo consegue fazer a partir de Salta, como Coctaca ou Iruya.

 

Para Cafayate pode até valer o bate e volta, se você não tiver a intenção de conhecer as ruínas de Quilmes.

 

Agencia de turismo em Salta: de la Posada (acho que é isso mesmo, está citado por mim e pelo Taciano Bahia nos posts mais antigos).

 

Se quiser acessar meu blog tem o relato completo da minha viagem na região em 2008.

 

Abraços

Thiago Rulius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Pessoas,

 

Estarei saindo de Córdoba para San Salvador de Jujuy e gostaria de saber de quem já esteve por lá, aonde fica uma montanha enorme cortada ao meio com um grande vazio ao centro - tipo 2 paredões rochosos com as 7 cores etc. aonde o som ecoa e tudo mais ... eu vi em uma reportagem tem muitoooooooo tempo atrás mais gostaria de saber exatamente onde fica.

 

Se alguém já esteve por lá e puder me passar a dica.

 

brigadim,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mairukinha,

 

As pedras coloridas mais famosas lá são o cierro de siete colores em Purmamarca e a Paleta del Pintor em Maimará (próximo a Tilcara), mas acho que não é o que você está procurando...

 

Depois conte o nome aqui pra gente.

 

Abraços

Thiago Rulius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...