Ir para conteúdo

Salta e San Salvador de Jujuy


Posts Recomendados

  • Membros

Saudações mochileiros!

 

Eu e minha esposa iremos em dezembro até Salta de ônibus, partindo de Sampa, via Asunción e Resistência. Lá alugaremos um carro e cruzaremos o Paso de Jama até San Pedro, desceremos e cruzaremos o Paso San Francisco, passando por Fiambalá, Cafayate e retornando a Salta.

 

O único trecho de ônibus que não consegui consultar foi Resistencia-Salta. Alguém tem alguma noção de preços/horários?

 

Segue o mapa com as rutas, cidades e distancias que percorreremos de carro.

 

Agradeço muito a força

abração!

 

20100725203414.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

http://www.plataforma10.com/

 

 

fala! da uma olhada nesse site acima!

 

só uma coisa, vc não pensou em sair do brasil direto por foz do iguaçú - puerto iguaçu?

 

e outra coisa, de resistência, vc pode pegar um bus para jujuy, que é a porvincia onde efetivamente encontra-se o paso de jama. Vc vai ter que subir a quebrada de humauaca e entrar por purmamarca, chegando a "puna" e seguindo para o paso de jama. A estrada desde purmamarca até chegar à puna (altiplano do norte argentino) é magnífica! lindo de mais! o trecho chamado "cuesta de lipan" é de tirar o fôlego!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caros Mochileiros,

 

 

Chego em Salta às 14:00h do dia 14 e sigo para San Pedro de Atacama na manhã do dia 16/08. Tenho duas noites e um dia completo em SALTA. Gostaria de saber se há algum day trip, para algum lugar imperdível, e que se possa fazer em apenas um dia (tipo um bate e volta). Pretendo rodar a cidade de Salta mesmo na tarde do dia 14.

 

Alguma sugestão:::: Já li os tópicos e não consegui me decidir por nada. Como vou seguir pro Atacama, acredito que muito da paisagem vou ver no percurso de busão. Estou enganado?

 

Vou vir de Santiago, passar por Mendoza, subir pra Salta, depois Atacama, Uyuni, Potosi, La Paz, Copacabana, Puno, Arequipa, Cusco, Nazca, Ica, Pisco e, por fim, Lima. Logo.... Vou passar por muito locais interessantes... Salta tem algo de especial e que valha a pena um tour, day trip ou algo do tipo?

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha, eu estive em abril deste ano em Salta, vindo de Uyuni e Atacama. Também já havia passado pelo Peru e visistado todos os lugares aonde você vai, e tinha apenas um dia em Salta. Mas vi tantos comentários sobre o lugar que resolvi tirar um dia de Buenos Aires para ficar 2 em Salta e não me arrependi. Em um dos dias fiz o passeios à Quebrada de Huamauaca, que inclui Pamamarca, o Cierro de las siete colotes, e a Pulcara de Tilcara e no outro dia à Cafayate, que inclui as formações do Anfiteatro, Garganta do Diabo e outras muito legais, e ainda uma degustação do vinho da região. Achei os dois passeios imperdíveis, apesar de ter vindo de San Pedro pelo Paso de Jama, pois neles você conhece lugares únicos, morros coloridos e formações tootalmente diferentes do que havia visto em outros lugares. Os dois passeios duram o dia inteiro, saída por volta das 7 da manhã e chegada às 7 da noite, e a maioria das agências da cidade faz qualquer um deles. Ainda há outros passeios que pretendo ir na próxima vez que visitar esse norte argentino tão impressionante. Não sei se ajudei ou dificultei mais a sua escolha, só quis dar uma impressão de alguém que também estava indecisa antes de ir. Enfim, se vc só tem um dia escolha um dos passeios de um dia e não se arrependerá. Boa viagem e bos sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Prezados,

 

Estou indo a Salta em setembro (acompanhado), e vi várias sugestões neste tópico sobre Salta (por sinal muito boas). Gostaria de opiniões sobre:

- fazer excursão para Cachi;

- fazer excursão para Cafayate;

- uma noite em Purmamarca e fazer os passeios para Salinas Grandes e Humahuaca

 

Não tenho certeza ainda:

1) Se vale a pena ir no "tren a las nubes"

2) De agência em Salta para contratar os passeios

3) Se o transporte de Salta para Purmamarca é fácil

4) Se vale a pena ir a Iruya

5) Se existe algum passeio de Purmamarca até o Paso de Jama, sem ir ao Atacama (vi muitos elogios sobre a travessia)

5) Se vale a pena fazer um Safari em 4 x 4 (www.movitrack.com.ar) ?

6) Hospedagem em Purmamarca

 

Como já tinha falado no blog, Puerto Iguazu a Salta é feito pelas Andes Lineas (e agora também pela Aerolíneas), e facilita bastante a viagem (vôo sem escala).

 

Me desculpem pelo excesso de dúvidas.

 

Agradeço antecipadamente a quem puder me ajudar.

novoslugares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá. Beleza?

 

Desculpe não ter respondido antes. mas vamos lá.

 

Uma das cidades que menos gostei foi Cafayate. Esta com certeza vale uma excursão bate e volta. Facilita muito. Você vai conhecer a quebrada de Cafayate já fazendo as paradas nas principais atrações (como o anfiteatro e a garganta do diabo). Em Cafayate vc vai conhecer duas ou três vinicolas (e degustar), comer um almoço tipico e, no pouco tempo que sobra, bater um pouco de perna e tomar um sorvete de vinho. É um programa legal para um dia, vale a pena, mas não precisa mais.

 

A não ser que vc queira conhecer as ruínas de Quilmes (recomendo). Nesse caso você teria de dormir em Cafayate uma noite. Quilmes dá para fazer em 1/2 dia. Fica bem perto de Cafayate. Quando fui achei as excursões caras, aí fiz o seguinte: fiquei marcando um pouco na porta da agencia de turismo e interceptei um casal que também queria ir para lá e rachamos um remís. Ficou menos da metade do preço da excursão e foi excelente. Como vc já está acompanhado pode fazer isso direto. Informe-se sobre os motoristas de remis no quiosque de informaçoes turisticas que fica na praça de Cafayate.

 

Cachi eu gostei demais, a cidade tem um estilo diferente das outras e vale a pena. tem praças bonitas, alguns trekkings para fazer na região e um mirante que dá para ver o nevado de Cachi, vista maravilhosa. Eu recomendo e acho que vc deve dormir uma noite, se houver tempo. Eu fiquei em um residencial (casa de familia) próximo ao desembarque de onibus, 100 metros a direita (seguindo para o fim da rua). Chama-se "La mamama" (assim mesmo, com três "ma"). Não precisa de excursão, pode ir de busão mesmo. E aprecie a estrada que é show.

 

Purmamarca: Contrate o passeio lá para Salinas Grandes e Cuesta del Lipán. Não deixe de fazer de jeito nenhum. Contratando lá uma perua (ela sai várias vezes durante o dia, assim que consegue um punhado de passageiros) fica muito barato e vale a pena. Não contrate esse passeio em Salta ou Humahuaca, é bem mais caro.

 

Quanto a dormir em Purmamarca, é legal, mas dependendo do seu tempo eu dormiria em Tilcara ou Humahuaca, que estão próximas e tem mais atrativos. Depois você só passa em Purmamarca para subir a Cuesta e ver as Salinas. As feiras de artesanato das três cidades são boas e de certa forma se equivalem. Humahuaca, além da feira, tem várias lojas espalhadas. Tilcara tem o pucará, que são ruínas restauradas e um museu ótimo na praça principal.

 

Agora as outras duvidas:

1) Se vale a pena ir no "tren a las nubes"

Não fui. Fiz o passeio seguindo os trilhos de van até San Antonio de Los cobres. Deve ser bom, mas é caro e toma bastante tempo (não sei quanto tempo vc tem).

 

2) De agência em Salta para contratar os passeios

Para Cafayate vale a pena. O resto tenho duvidas.

 

3) Se o transporte de Salta para Purmamarca é fácil

Não é dificil, mas é mais fácil para Humahuaca ou Tilcara. Para Purmamarca dependendo da passagem vc precisa descer na estrada e andar uns 4km (se quiser um direto confirme antes de comprar). Pra mim é perto, mas vai de cada um. Um onibus de Tilcara a Purmamarca leva aprox. 30 minutos e custa muito pouco.

 

4) Se vale a pena ir a Iruya

Eu não fui mas me arrependo. Eu tive um erro de planejamento e acabei indo duas vezes a Cafayate (na segunda para visitar as ruinas de Quilmes) e perdi um dia em Jujuy (não perca tempo com Jujuy), e acabei não tendo tempo para Iruya. Dizem que vale, e não duvido. Mas vc vai gastar um dia inteiro.

 

5) Se existe algum passeio de Purmamarca até o Paso de Jama, sem ir ao Atacama (vi muitos elogios sobre a travessia)

Até as Salinas com certeza, vale a pena e é barato. A van estava em bom estado, sem preocupação. Após acredito que não, até pq setembro é baixa temporada.

 

5) Se vale a pena fazer um Safari em 4 x 4 (www.movitrack.com.ar) ?

Nem sabia dessa possibilidade. Eu queria ter alugado uma moto quando fui e queria fazer um rafting também, infelizmente a moto eu não consegui e o rafting não deu tempo (e olha que fiquei 17 dias na região).

 

6) Hospedagem em Purmamarca

Tem várias, de todos os niveis. Eu dormi em um residencial e paguei 16 pesos na época. É barato. Tem alguns residenciais com quarto de casal muito bons. Se quiser mesmo dormir por lá procure um que chama "pastos chicos" ou "passos chicos" não me lembro. É muito bom, acima do que eu procurava, mas com namorada pode ser o ideal. Porém, se eu tivesse de escolher um ou outro (não sei se é o seu caso), preferiria dormir em Humahuaca ou Tilcara, onde existem atrações legais durante o dia e mais opções para um jantar a noite, por exemplo. Mas se tiver tempo durma em todas! rsrsrs

 

E não se esqueça de Salta. A cidade é muito legal e vale no minimo uns dois dias. Tem ótimos museus, uma feira muito legal perto da rodoviária e restaurantes bons e baratos. Eu fiquei quatro dias e queria mais.

 

Abraços e boa viagem

Thiago rulius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal,

 

que maravilha esse fórum por aqui,

é impressão minha ou existe pouquissa coisa neste site sobre a região norte da Argentina? Ou talvez não esteja sabendo procurar?

 

Bom, esse será o ultimo trecho da minha viagem (Peru, Bolívia, Chile - SPA - norte argentino),

terei cerca de 12 dias entre SPA e BsAs, desses passarei 3 ou 4 dias na regiao de Salta e Jujuy, depois pretendo descer por Cafayate

e apartir daqui gostaria de sugetões:

 

1) Mendonza - Córdoba - Buenos Aires

 

2) Cordoba - Santa Fé - Rosário - Buenos Aires

 

Obs.: os 12 dias não incluem Buenos Aires, que já tem seu tempo reservado.

 

Se alguem puder me ajudar ficarei muito grata

 

Xêro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

consultando os sites http://www.busplus.com.ar e http://www.plataforma10.com, pude averiguar que realmente está operando o ônibus da empresa La Nueva Estrela, que faz a linha Clorinda-Salta. A saída é diária, às 13:50h, com chegada às 7h em Salta. O valor atual é de AR$ 255, o que dá R$ 113. Somando a passagem até Asuncion, partindo de Sampa, que é de R$ 135, creio que seja o itinerário mais econômico que encontrei até agora.

 

Alguém por acaso fez este trajeto recentemente?

 

O buso da Rapido Yguazu, que sai de Sampa, chega mais ou menos meio-dia em Asuncion. Será que dá tempo de chegar em Clorinda e pegar esse buso das 13:50h? Sei que a cidade é bem próxima, tipo uma meia-hora de táxi, mas minha preocupação é com os trâmites na saída do Paraguay e entrada na Argentina...

 

Obrigado,

um abraço!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Porra... o emeio de aviso de novas mensagens tava encalhado numa pasta para ver depois, já que tava na estrada quando recebi e só agora "descubri" de novo. Vou ficar mais atento.

 

Rodrigo, é muito arriscado, não deve conseguir chegar a tempo. Quando passei por lá demorou 2:30 horas para ser liberado. Já pesquisou passagens aéreas por Puerto Iguazú? Já que não pretende conhecer Assunção é recomendado não perder tempo na estrada. De Resistência sei que tem ônibus 23h para Salta em torno de $130. De Assunção para Resistência tem a empresa Nueva Godoy às 15h.

 

Novos lugares (apelido massa), já que estará acompanhado (se não der nada errado ::tchann:: ) pode alugar um carro e fazer um "carro a las nubes" rs. Não conheci, mas dizem que o caminho é muito bonito. Além de sair mais barato você mesmo faz seu tempo.

Fui a Iruya mas achei a viagem muito mais cansativa do que recompensadora.

Agência em Salta: a mais barata que encontrei foi a "La Posada Turismo" na calle Buenos Aires. Cachi e Cafayate por $190, sendo que na agência do albergue era $255.

Em Purmamarca fiquei no Makacha por $25.

 

Para quem tiver tempo e quiser incluir algo entre Salta e Mendoza, pesquisem sobre as ruínas de Quilmes com Rulius e sobre os parques Talampaya e Ischigualasto no Valle Fértil.

 

Rulius é um verdadeiro editor deste tópico ::otemo:: .

 

Sem problemas quanto às "milhares" de perguntas, desde de que atualizem as informações quando retornarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Senhores,

 

Após passar 05 dias no noroeste argentino, gostaria de deixar alguns relatos neste fórum. Antes, agradeço bastante a ajuda de "rulius" e as dicas de Taciano e dos demais.

 

É incrível como uma região tão impressionante e próxima do Brasil, seja pouco conhecida dos brasileiros.

 

Foi rápido chegar a Salta, pois há vôo direto (1h 40 min) de Puerto Iguazu (Aerolíneas e Andes Lineas Aereas). Cada trecho saiu em torno de R$ 300. E foi ainda mais barato porque aproveitei a promoção de milhas para chegar até Foz do Iguaçu. (taxi de Foz do Iguaçu até o aeroporto de Puerto Iguazu sai em torno de R$ 80,00)

 

Salta é uma cidade de porte médio a grande (mais de 700 mil habitantes). Como foram apenas 05 dias, tivemos que ir por agência ("Turismo La Posada" bem organizada e realmente é mais barata - http://www.turismolaposada.com/). Taxi é bastante barato (do aeroporto ao centro da cidade sai em torno de 30 pesos).

 

Imprescindível conhecer:

- Cafayate (produtora de vinhos equivalente a Bento Gonçalves), que durante o percurso passa pela maravilhosa Quebrada de las Conchas

- Cachi, que no caminho passa pela Cuesta del Obispo (todos precisam algum dia conhecer esse trajeto) e pelo Parque Nacional de los Cardones (cactus gigantes)

- Humahuaca, a paisagem da Quebrada de Humahuaca (patrimônio cultural da humanidade - http://whc.unesco.org/en/statesparties/ar) e o Pucará da cidade de Tilcara

- Purmamarca (suas montanhas coloridas e sua feira de artesanato) e as Salinas Grandes (a Cuesta de Lipan é bem mais interessante que as próprias salinas)

- Doña Salta: restaurante tradicional e bem conhecido (há uma rua da praça central). Serve diversos pratos e as tradicionais e ótimas empanadas. Um pouco de rústico e sofisticado. Preços justos.

 

Faltou tempo para conhecer ou fazer, e que deve valer a pena:

 

- City Tour em micro-ônibus panorâmico. Custa 39 pesos.

(http://www.busturisticosalta.com/)

 

- Museo de Arqueología de Alta Montaña (MAM), que fica na praça central. Custa 30 pesos a entrada.

(http://maam.culturasalta.gov.ar)

 

- Cerro San Bernardo e seu teleférico

(http://es.wikipedia.org/wiki/Cerro_San_Bernardo)

 

- Tren a las Nubes. Custa 120 dólares.

(http://www.trenalasnubes.com.ar/es_tren_a_las_nubes_home.html)

 

As Ruinas de Quilmes (pertencentes a Tucuman) e Iruya ficam distantes e as excursões são raras. Tem que ir de transporte independente (carro alugado, ônibus ou através de agência).

 

Há também o Dique Cabra Coral com diversas atrações radicais, incluindo rafting. (http://www.cabracorral.com/)

 

Um ótimo custo benefício para se hospedar é o "Pronvicial Plaza" (http://www.provincialplaza.com.ar/principal.htm). Hotel 04 estrelas, há duas ruas da praça central, com preço em torno de R$ 100,00 o casal (quarto standard).

 

Das cidade e vilarejos visitados, Purmamarca impressiona por ser um lugar agradável, pela sua infra-estrutura para hospedagem, rico artesanato, por se localizar próximo das Salinas Grandes (o passeio custa apenas 50 pesos por pessoa), e por ser relativamente perto do Deserto do Atacama e da fronteira com a Bolívia.

 

Pessoalmente, o ápice de todas as excursões que fizemos foi o trajeto e não o destino final.

 

Se pensarmos em uma viagem ideal, e sabendo que a maioria das excursões dura o dia inteiro, um possível roteiro poderia ser (não necessariamento nesta ordem):

dia 1: Cafayate

dia 2: Humahuaca

dia 3: Salinas Grandes

dia 4: San Antonio de los Cobres (em excursão ou através do "Tren a las nubes")

dia 5: Cachi

dia 6: City Tour + Museu de Arqueologia + Cerro San Bernardo

dia 7: Dique Cabra Coral

 

Um ótimo site para pesquisar a região é a página oficial de turismo de Salta. Contém roteiros, mapas detalhados, entre outras informações.

(http://www.turismosalta.gov.ar/)

 

Sugestão: Evitar os meses de chuva (dezembro a março).

 

Espero que quem ainda não foi a essa região, não deixe de ir.

 

um abraço

novoslugares

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...