Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
(...) e não sei como chegar lá pelo "pilar", somente vindo lá da piedra del fraile.

 

(...) Pela Hosteria Pilar, que foi a que eu fiz, passa pelo outro lado do Vale. (...)

 

Vejam o mapa completo de El Chalten.

upload/galeria/fotos/20111212232157.jpg

 

As duas trilhas são praticamente paralelas.

A que o Leo Fez (lado leste do Rio Blanco) tem boas vistas pela distância, a imagem fica bem panorâmica.

A que o Trota fez (lado oeste do Rio Blanco) da acesso ao Glaciar Piedras Blancas.

 

Pessoalmente, digo que o caminho da hospedaria pilar é mais rápido, curto e batido. Dificuldade zero. É para quem quer chegar logo no Poicenot. Só vale a pena se for muito, mas muito mesmo, inseguro de si e não estiver interessado em visitar o Piedras Blancas.

 

O caminho do lado oeste já é mais longo, menos batido, mas sem grandes dificuldades e oferece uma vantagem importante: Você visita o glaciar piedras blancas no caminho e com certeza vai tocar grandes blocos de quase meia tonelada de gelo.

 

 

Nohhh, valeu demais por disponibilizar esse mapa! pelo visto dá pra ficar por lá tranquilo mais que 5 dias e terá sempre belas vistas e caminhos a seguir.

Estou com a impressão correta? Com as falas de vocês estou pensando seriamente em ficar mais uns dias por lá e rodas por mais picos, vale a pena?

 

 

 

Sou suspeito pra falar...já fui três vezes pra lá. 2001 fiquei uma semana, 2004 17 dias e 2007 mais uns 10 dias.

 

fui em quase todos os lugares "normais". Laguna del desierto (queria andar em direção ao chile, mas a ponto sobre o rio de las vueltas estava quebrada e não dava pra chegar na trilha), glaciar huemul, piedra del fraile, paso del cuadrado (na verdade fomos até o bivak somente e já foram 1000m de desnível), glaciar piedras blancas, laguna sucia, laguna de los tres, laguna torre, miradores maestri e loma del pliegue tumbado.

 

De tudo isso ai o imperdível é o paso del cuadrado, os clássicos laguna de los tres +laguna sucia e laguna torre+mirador maestri e o top top top top loma del pleigue tumbado...de preferencia a última coisa.

 

Piedras blancas fui em 2001 e nem lembro bem...da pra fazer facil no mesmo dia da laguna de los tres, tendo como base o poincenot. Laguna sucia vale pra um dia inteiro....

 

Glaciar huemul é bacana também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma dúvida: vou estar em El Chalten em novembro próximo, eu mais duas pessoas. Assim, dado o preço das passagens individuais para fazer El Calafate x El Chalten de ônibus, devemos alugar um carro, o valor sairia pouco acima, mas a liberdade de horários e paradas seria incomparável.

 

Aí pergunto: o que mais pode adiantar estar com carro em El Chalten? As trilhas começam todas bem na pequena cidade, ou em algumas é necessário algum tipo de transfer que poderíamos eliminar indo com o próprio carro alugado?

 

A princípio, pelo que entendi, vamos chegar com o carro, e deixá-lo parado por três dias sem usar, pois tudo é feito a pé. Infelizmente não dá pra alugar o carro em Calafate, entregar em Chalten, e quando for embora fazer o contrário, então só resta pagar aluguel de dias que não vai usar o veículo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

E ae turma!!

To indo pra El Chalten em fevereiro, primeira quinzena, ficarei uns 5 dias mas não vou acampar, vou pra hostel

Fiz um roteiro basicamente assim, não necessariamente nessa ordem pois questoes climaticas e intercalar trilhas pesadas com leves vão contar, mas a ordem de prioridade é essa:

1 dia - Laguna de Los Tres, pegando um transfer ate a Hosteria Pilar, passar pelas lagunas Sucia e Capri.

2 dia - Loma del Piegle Tumbado

3 dia - Cerro e Laguna Torre 18km

4 dia - Laguna del desierto. Glaciar Huemul.

5 dia - de bobeira, pra imprevistos climaticos, descanso ou trilhas curtas.

Em relação aos ventos patagonicos, alguma coisa normal pra fevereiro? É alta temporada de ventos fortissimos? Só fortes, leves, tranquilos?...

Não achei médias climaticas de chuva e temperatura pra Chalten, dá pra usar Calafate como base? Não sou de sentir frio, quero levar de mais pesado só um fleece segunda pele, uma campera, gorro e luvas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Com 5 dias e sem acampar, acredito que você tenha escolhido as melhores opções. Se você der sorte e tiver 5 dias de tempo bom, pode ir no Valle Eletrico, fazer o Paso del Cuadrado ou subir o vale até um dos glaciares.

 

Fui em janeiro, em alguns momentos usei um fleece e o corta vento, ou uma segunda pele e um corta vento, mas nunca os três. Fiz a maioria das caminhadas só de camiseta e corta vento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
E ae turma!!

To indo pra El Chalten em fevereiro, primeira quinzena, ficarei uns 5 dias mas não vou acampar, vou pra hostel

Fiz um roteiro basicamente assim, não necessariamente nessa ordem pois questoes climaticas e intercalar trilhas pesadas com leves vão contar, mas a ordem de prioridade é essa:

1 dia - Laguna de Los Tres, pegando um transfer ate a Hosteria Pilar, passar pelas lagunas Sucia e Capri.

2 dia - Loma del Piegle Tumbado

3 dia - Cerro e Laguna Torre 18km

4 dia - Laguna del desierto. Glaciar Huemul.

5 dia - de bobeira, pra imprevistos climaticos, descanso ou trilhas curtas.

Em relação aos ventos patagonicos, alguma coisa normal pra fevereiro? É alta temporada de ventos fortissimos? Só fortes, leves, tranquilos?...

Não achei médias climaticas de chuva e temperatura pra Chalten, dá pra usar Calafate como base? Não sou de sentir frio, quero levar de mais pesado só um fleece segunda pele, uma campera, gorro e luvas...

 

No verão o que é mais frio mesmo é o vento (durante o dia), quando você está protegido dele não sente muito frio, daí a razão pela qual o outro colega falou que utilizava somente o corta vento e a camiseta, cortar o vento geralmente é suficiente pra não sentir frio durante o dia. Já na parte da noite é interessante estar mais protegido.. em janeiro lembro de ter pegado temperaturas entre 0 e 5 graus durante a noite..

 

Eu levaria um fleece mais leve e outro mais denso, além dos ítens que você mencionou..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...