Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Tamires,

 

Alugue o carro em Salvador mesmo. Eu aluguei já duas vezes pela Foco, a garagem deles é perto do aeroporto, eles buscam e depois levam, o preço é muito bom e os carros são novos. Se vc colocar ida e volta de ônibus Salvador-Lençois-Salvador, pra duas pessoas, vai ficar quase o mesmo preço que ir de carro direto de lá, fora a comodidade.

No terceiro dia dá pra ir até Ibicoara tranquilo, não precisa ficar em Mucugê, eu fiz isso. Daí vc já está próximo à trilha pro Buracão, saindo cedo pra lá dá pra vc curtir a cachoeira e voltar pra Lençóis no mesmo dia. Daí no dia seguinte sai as cinco da manhã de Lençóis que vc chega em Salvador no máximo às dez da manhã. O pulo do gato é, tanto na ida quanto na volta, não fazer o caminho pela BR, mas sim por Ipirá, é um desvio tranquilo, logo depois de Feira de Santana, e vc pegará estradas boas e sem trânsito nenhum. Dá uma olhada no meu relato que lá tá mais bem explicado.

10-dias-pela-chapada-diamantina-t96045.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Mochileiros.

 

Tenho interesse em visitar as GRUTAS na proximidade de Iraquara, considerando que são atrações imperdíveis e para fazer tudo em 01 dia apenas, vejo ficar corrido. Sendo assim, alguém sabe me falar sobre algum camping na região. Pois a intenção é pernoitar para melhor aproveitar os atrativos:

 

- Torrinha

- Lapa Doce

- Gruta Azul

- Pratinha

 

Agradeço pela atenção e disposição em responder.

 

*PS: ALGUÉM COM DISPONIBILIDADE PARA AGOSTO/2016 PARA JUNTAR-SE AO GRUPO

 

Boa Semana a Todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal,

 

Eu e uma amiga estamos programando um mochilão pelo nordeste e temos 3 ou 4 dias livres (ida e volta durante a noite, ônibus de Salvador) para ficar na Chapada.

Com base em vários relatos aqui do site (que eu não conhecia até então, estou adorando!), programei o seguinte roteiro:

 

1º dia: Fumaça + Riachinho (pernoite no Capão ou Lençóis)

2º dia: Torrinha + Pratinha + Morro do Pai Inácio (pernoite em Lençóis)

3º dia: Poço Encantado + Poço Azul (pernoite em Mucugê)

4º dia: Buracão + retorno para Lençóis

 

Inicialmente eu procurei pacotes pelas agências, mas como alguns falaram, é uma facada hehehe

Então nossa segunda opção foi alugar um carro. Vamos chegar dia 19/03 por volta as 13h em Salvador, então seria tranquilo alugar o carro lá mesmo e seguir para Lençóis.

O problema é a volta da Chapada, programada p/ dia 23/03 a noite. Caso estivéssemos de carro, não queríamos pegar a estrada direto a noite, no máximo algumas horas de escuro no entardecer ou amanhecer. Então teríamos duas opções:

1. Ir embora no dia 24 cedo. Porém temos passeios programados em Aracaju, então iria atrapalhar bastante atrasar a chegada em Salvador.

2. Ir embora no dia 23, porém é o dia em que programamos a Buracão. Pensando nisso, queria ver com vocês se é possível ou se seria muito cansativo fazer Buracão direto p/ Salvador...

 

Outra coisa, muitos falaram do aluguel de carro na Chapada, mas não achei na Internet pra ter uma noção de preço. É muito caro mesmo?

 

Obrigada desde já, pessoal!

 

Tamires,

 

Acabei de voltar de lá. Também fiquei 4 dias e com carro alugado. Alguei pela Foco e deu tudo certo. Como indicaram aqui fiz o caminho por Ibirá pra fugir da BR. Vale a pena.

 

Meu roteiro foi:

 

Cheguei dia 03/03 à noite - Pernoite em Lençois

Dia 04/03- Pai Inácio, Poço do Diabo, Gruta do Pratinha - Pernoite no Capão

Dia 05/03 - Fumaça - Pernoite em Ibicoara

Dia 06/03 - Buracão - Pernoite em Ibicoara

Dia 07/03 - Cachoeira do Licori até cachoeria Raízes - Pernoite em Ibicoara

Dia 08/03 - Volta para Salvador

 

Sugiro que você o Buracão no 3º dia. Senão vai ficar muito cansativo pra vc voltar pra Salvador no mesmo dia. Talvez seja melhor você dormir em Ibicoara.

 

Faça Poço Encantado e Azul no último dia, porque é caminho na estrada que vai de Ibicoara / Mucugê sentido Feira de Santana.

 

ah, um coisa. A Fumaça estava sem água que é uma pena. Mesmo assim vale a pena, minha namorada que nunca tinha ido achou a vista sensacional.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Tamires,

 

Alugue o carro em Salvador mesmo. Eu aluguei já duas vezes pela Foco, a garagem deles é perto do aeroporto, eles buscam e depois levam, o preço é muito bom e os carros são novos. Se vc colocar ida e volta de ônibus Salvador-Lençois-Salvador, pra duas pessoas, vai ficar quase o mesmo preço que ir de carro direto de lá, fora a comodidade.

No terceiro dia dá pra ir até Ibicoara tranquilo, não precisa ficar em Mucugê, eu fiz isso. Daí vc já está próximo à trilha pro Buracão, saindo cedo pra lá dá pra vc curtir a cachoeira e voltar pra Lençóis no mesmo dia. Daí no dia seguinte sai as cinco da manhã de Lençóis que vc chega em Salvador no máximo às dez da manhã. O pulo do gato é, tanto na ida quanto na volta, não fazer o caminho pela BR, mas sim por Ipirá, é um desvio tranquilo, logo depois de Feira de Santana, e vc pegará estradas boas e sem trânsito nenhum. Dá uma olhada no meu relato que lá tá mais bem explicado.

10-dias-pela-chapada-diamantina-t96045.html

 

Certo, muuito obrigada Dérien! Nós optamos pelo carro saindo de Salvador msm!

Vamos sair dia 19 +- 12h de lá e seguir pra Lençóis!

Obrigada pela dica da estrada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Marcio, pelo que pesquisei, a Fumacinha, se dá uma chuvinha, fica perigosa de fazer, pq ela é feita pelas margens do rio, e os guias não fazem. Como vc vai ficar 2 dias na região (pra fz Buracão e Fumacinha), priorize a Fumacinha. Se der tempo bom, já vai nela logo. Mas aí é melhor dar uma olhada na previsão do tempo pra ver se vai chover os 2 dias, pq aí tlv não compense ir pra lá. Mas tô falando tb sem nunca ter ido, só do que já pesquisei. Hehe...
Marcio,

 

Fazer a Fumaça em um dia e a Fumacinha no outro vai ser bem cansativo, principalmente porque vc terá de terminar a Fumaça e já sair pra ir até Ibicoara, que são mais de 300 km. Vai chegar no fim do dia, cansado, e no dia seguinte vai ter que encarar a trilha até a Fumacinha (1 hora de carro de Ibicoara pra chegar até a entrada da trilha e mais 8 horas de caminhada ida e volta). Quando fiz isso, esse dia foi apenas de traslado do Vale do Capão até Ibicoara, e no caminho fiz o Poço Azul (e o Encantando, que é o seu caso). Sendo assim, sugiro vc fazer a Fumaça, dormir no Capão, acordar cedo no outro dia e fazer Poço Azul e Encantado no caminho pra Ibicoara. Vai chegar cedo em Ibicoara e terá tempo pra descansar tranquilo.

Sobre as trilhas, Buracão é tranquilo, não sei se o nível das águas pode influenciar para acessar a cachoeira. Fumacinha é mais complicado, foi minha grande decepção, porque choveu na madrugada anterior e daí as pedras ficam lisas e mesmo os guias ficam receosos de ir. Ligue pra Associação Bicho do Mato, de Ibicoara, é só pôr no google, e converse com eles.

Pessoal,

Estou indo pra chapada pela segunda vez.

Na primeira fiz o Vale do Pati e foi sensacional. A trilha mais bonita que já fiz na minha vida.

Agora vou levar minha namorada pra conhecer. Teremos 5 dias, então pensei no seguinte roteiro.

 

Dia 1 - Pai Inacio, Gruta Pratinha, Gruta Azul, Gruta Lapa Doce

Dia 2 - Fumaça - mais alguma sugestão?

Dia 3 - Fumacinha

Dia 4 - Buracão

Dia 5 - Poço Azul e Encantado

 

Chegarei dia 04/03.

 

Estarei de carro alugado, precisarei de um guia pra fazer a Fumacinha e o Buracão. Alguém tem algum para indicar?

Outra pergunta sobre essas duas trilhas, sabem me dizer se é possível fazê-las nesta época ou estão interditadas por causa das chuvas?

E qual o nível de dificuldade delas?

Obrigado

 

Marcio, tudo bom? Vi sua mensagem e fui em dezembro e também fiquei cinco dias na chapada. Foi bem corrido. Quanto a contratação de guia, não se preocupe, vá pra Ibicoara e contrate o guia na Associação...é bem logo na entrada da cidade, na avenida principal, bem do seu lado direito, logo depois do posto de combustível...não tem erro.

Eu não consegui ir na Fumacinha porque estava sem tempo mas meu amigo que faz trilha e corre em meia maratona, levou menos de 6h ida e volta...A trilha é bem pesada pra quem não está acostumado e o guia que levou a gente pro Buracão disse que, dependendo da época, eles nem levam porque a trilha é toda beirando o rio, ou seja, tromba d'água é praticamente certo...

Buracão que eu também falei com o guia (conversei de tudo...hahahaha), você consegue ir sem problemas mas você não consegue chegar na cachoeira....ele disse que você consegue só chegar quase na boca daquele piscinão...porque a névoa é tanta que nem consegue enxergar direito...maassss foi o que me disseram, só estou repassando informação...

Buracão é suave...não precisa ser atlético pra fazer a trilha. Ela é toda plana e num ritmo bom (nem molenga, nem correndo), você consegue chegar na cachoeira em 1h...a volta, mesmo com as subidas, parece ser mais curta também...

Agora, se você e sua namorada forem atléticos e estão acostumados a fazer trilhas pesadas (mais de 20km em um dia), você consegue fazer os dois em um dia.

No Buracão, conheci dois caras que fizeram Fumacinha e foram pro Buracão...só que assim, eles chegaram no Buracão 3h da tarde. Então, só sobra duas horas pra aproveitar...

E quanto ao seu roteiro, vá para o Mucugezinho e Poço do Diabo no primeiro dia...melhor que ficar em grutas (minha opinião) hehehe

Boa viagem!

 

Fer, Paula e Derien,

 

Muito obrigado pelas dicas de vocês,

 

Acabei abortando a Fumacinha. Minha namorada é iniciante em trilhas e vi que ela não ia aguentar. Percebi na trilha da fumaça, pq ela me xingou ::vapapu:: pra caramba na subida, hehe :lol: . Mas pelo menos curtiu muito o visual quando chegamos lá.

 

Mas de qq forma valeu a pena ir pra Ibicoara. O Buracão é uma das cachoeiras mais bonitas que já vi. Aquele canyon é sensacional. E a trilha não é difícil.

 

Como já estávamos cansados no último dia fizemos a cachoeira do Licori até a cachoeira Raízes. É uma trilha mais light mas vale a pena tbm. Raízes é um cachoeira pequena mas charmosa, com várias quedas de água saindo das raízes das árvores.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal,

 

Eu e uma amiga estamos programando um mochilão pelo nordeste e temos 3 ou 4 dias livres (ida e volta durante a noite, ônibus de Salvador) para ficar na Chapada.

Com base em vários relatos aqui do site (que eu não conhecia até então, estou adorando!), programei o seguinte roteiro:

 

1º dia: Fumaça + Riachinho (pernoite no Capão ou Lençóis)

2º dia: Torrinha + Pratinha + Morro do Pai Inácio (pernoite em Lençóis)

3º dia: Poço Encantado + Poço Azul (pernoite em Mucugê)

4º dia: Buracão + retorno para Lençóis

 

Inicialmente eu procurei pacotes pelas agências, mas como alguns falaram, é uma facada hehehe

Então nossa segunda opção foi alugar um carro. Vamos chegar dia 19/03 por volta as 13h em Salvador, então seria tranquilo alugar o carro lá mesmo e seguir para Lençóis.

O problema é a volta da Chapada, programada p/ dia 23/03 a noite. Caso estivéssemos de carro, não queríamos pegar a estrada direto a noite, no máximo algumas horas de escuro no entardecer ou amanhecer. Então teríamos duas opções:

1. Ir embora no dia 24 cedo. Porém temos passeios programados em Aracaju, então iria atrapalhar bastante atrasar a chegada em Salvador.

2. Ir embora no dia 23, porém é o dia em que programamos a Buracão. Pensando nisso, queria ver com vocês se é possível ou se seria muito cansativo fazer Buracão direto p/ Salvador...

 

Outra coisa, muitos falaram do aluguel de carro na Chapada, mas não achei na Internet pra ter uma noção de preço. É muito caro mesmo?

 

Obrigada desde já, pessoal!

 

Tamires,

 

Acabei de voltar de lá. Também fiquei 4 dias e com carro alugado. Alguei pela Foco e deu tudo certo. Como indicaram aqui fiz o caminho por Ibirá pra fugir da BR. Vale a pena.

 

Meu roteiro foi:

 

Cheguei dia 03/03 à noite - Pernoite em Lençois

Dia 04/03- Pai Inácio, Poço do Diabo, Gruta do Pratinha - Pernoite no Capão

Dia 05/03 - Fumaça - Pernoite em Ibicoara

Dia 06/03 - Buracão - Pernoite em Ibicoara

Dia 07/03 - Cachoeira do Licori até cachoeria Raízes - Pernoite em Ibicoara

Dia 08/03 - Volta para Salvador

 

Sugiro que você o Buracão no 3º dia. Senão vai ficar muito cansativo pra vc voltar pra Salvador no mesmo dia. Talvez seja melhor você dormir em Ibicoara.

 

Faça Poço Encantado e Azul no último dia, porque é caminho na estrada que vai de Ibicoara / Mucugê sentido Feira de Santana.

 

ah, um coisa. A Fumaça estava sem água que é uma pena. Mesmo assim vale a pena, minha namorada que nunca tinha ido achou a vista sensacional.

 

Espero ter ajudado

 

Obrigada pelas dicas Marcio! Algumas agências me avisaram sobre a Fumaça, ainda estamos pensando se vale a pena ir pela vista! Valeu pela dica :)

Quanto tempo vocês levaram pra fazer a Buracão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal,

 

Eu e uma amiga estamos programando um mochilão pelo nordeste e temos 3 ou 4 dias livres (ida e volta durante a noite, ônibus de Salvador) para ficar na Chapada.

Com base em vários relatos aqui do site (que eu não conhecia até então, estou adorando!), programei o seguinte roteiro:

 

1º dia: Fumaça + Riachinho (pernoite no Capão ou Lençóis)

2º dia: Torrinha + Pratinha + Morro do Pai Inácio (pernoite em Lençóis)

3º dia: Poço Encantado + Poço Azul (pernoite em Mucugê)

4º dia: Buracão + retorno para Lençóis

 

Inicialmente eu procurei pacotes pelas agências, mas como alguns falaram, é uma facada hehehe

Então nossa segunda opção foi alugar um carro. Vamos chegar dia 19/03 por volta as 13h em Salvador, então seria tranquilo alugar o carro lá mesmo e seguir para Lençóis.

O problema é a volta da Chapada, programada p/ dia 23/03 a noite. Caso estivéssemos de carro, não queríamos pegar a estrada direto a noite, no máximo algumas horas de escuro no entardecer ou amanhecer. Então teríamos duas opções:

1. Ir embora no dia 24 cedo. Porém temos passeios programados em Aracaju, então iria atrapalhar bastante atrasar a chegada em Salvador.

2. Ir embora no dia 23, porém é o dia em que programamos a Buracão. Pensando nisso, queria ver com vocês se é possível ou se seria muito cansativo fazer Buracão direto p/ Salvador...

 

Outra coisa, muitos falaram do aluguel de carro na Chapada, mas não achei na Internet pra ter uma noção de preço. É muito caro mesmo?

 

Obrigada desde já, pessoal!

 

Tamires,

 

Acabei de voltar de lá. Também fiquei 4 dias e com carro alugado. Alguei pela Foco e deu tudo certo. Como indicaram aqui fiz o caminho por Ibirá pra fugir da BR. Vale a pena.

 

Meu roteiro foi:

 

Cheguei dia 03/03 à noite - Pernoite em Lençois

Dia 04/03- Pai Inácio, Poço do Diabo, Gruta do Pratinha - Pernoite no Capão

Dia 05/03 - Fumaça - Pernoite em Ibicoara

Dia 06/03 - Buracão - Pernoite em Ibicoara

Dia 07/03 - Cachoeira do Licori até cachoeria Raízes - Pernoite em Ibicoara

Dia 08/03 - Volta para Salvador

 

Sugiro que você o Buracão no 3º dia. Senão vai ficar muito cansativo pra vc voltar pra Salvador no mesmo dia. Talvez seja melhor você dormir em Ibicoara.

 

Faça Poço Encantado e Azul no último dia, porque é caminho na estrada que vai de Ibicoara / Mucugê sentido Feira de Santana.

 

ah, um coisa. A Fumaça estava sem água que é uma pena. Mesmo assim vale a pena, minha namorada que nunca tinha ido achou a vista sensacional.

 

Espero ter ajudado

 

Obrigada pelas dicas Marcio! Algumas agências me avisaram sobre a Fumaça, ainda estamos pensando se vale a pena ir pela vista! Valeu pela dica :)

Quanto tempo vocês levaram pra fazer a Buracão?

 

 

A trilha para o Buracão tem 3 km e é fácil. Demoramos 1:20h na ida ( com as paradas pra tirar foto do alto da cachoeira) e uns 50 min na volta. Isso só de trilha, sem contar o trecho de carro. De carro gastamos quase 1 hora de ibicoara em estrada de terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...