Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Expedição América - De Brasília ao Atacama de Carro - 24/12/17 a 20/01/2018

Postado
  • Membros

Esse é mais um dos inúmeros relatos que aparecem aqui todos os dias...

Mas, para mim, tem um significado especial. É a primeira vez desde 2010 que viajo com meus pais de carro (desde que comecei a trabalhar de verdade não consegui mais conciliar minhas férias e meus destinos com os deles). A princípio iriam apenas meus pais, eu e meu namorado, mas minha mãe bateu o pé e disse que meu irmão iria junto. Agora sim, viajaríamos bem apertados lá atrás, mas fazer o quê?!

Em 2013 meu namorado foi a Santiago com os pais e eu fui depois com meu irmão. Mostrei as fotos do Atacama para meu pai e ele ficou maravilhado. Mas, ele sempre teve medo de viajar para o “estrangeiro”. Em 2014 consegui convencê-lo a ir com a gente (eu e meu namorado) fazer compras em Ciudad del Este. Minha mãe animou e ele topou. Depois que ele aprendeu o caminho e viu que não era o fim do mundo, voltou lá mais duas vezes! xD

Em 2014 resolvemos que iríamos todos para a Disney, mas a empresa que eu trabalhava faliu e com isso perdi minhas férias, consegui apenas 9 dias de folga, mas que ficaria inviável viajar com eles para os Estados Unidos, então fui com meu namorado para Machu Picchu (http://www.mochileiros.com/cusco-aguas-calientes-machu-picchu-lima-paracas-ica-nazca-30-08-a-07-09-2014-muitas-fotos-t101509.html) e eles partiram para a Disney. Adoraram! :D

Esse ano eu tinha pensado em voltar à Disney (acabei indo em 2016), depois pensei em visitar a “família” do meu namorado no México, aí cogitei San Andrés e então resolvi passear pelo mochileiros.com e me deparei com o relato do Flavius: https://www.mochileiros.com/topic/58848-viagem-de-carro-para-san-pedro-de-atacama-passando-por-salta-tilcara-e-antofagasta-mar%C3%A7o2017/?tab=comments#comment-644684 e pensei: “por que não?!”

Li o relato de cabo a rabo e fui atrás de mais e mais relatos, mostrei para o meu namorado que comprou a ideia e começamos a pesquisar mais.

Um belo dia virei para o meu pai e disse: “pai, teve um cara lá no fórum que foi de Caldas Novas até o Atacama de carro. Acredita?!” E ele respondeu: “Hmmm”, virou e continuou fazendo as coisas dele.

Passado algum tempo ele me chamou e disse: “quanto ficaria para fazer essa viagem? ”, eu disse que não sabia, mas que podia pesquisar. E ficou combinado que depois que eu apresentasse os custos da viagem ele iria decidir se ia ou não. Eu já tinha meu plano B que era comprar a primeira passagem barata para o exterior kkkkkkkkk

Fiz o que ele pediu e depois de 1 mês de pesquisas, entreguei o orçamento da viagem. Ele pensou por mais duas semanas, me encheu de perguntas (muitas perguntas) e falou que queria ir. Achei que ele ia dar para trás depois de algum tempo, tanto que nem confirmei com meu namorado que iríamos. O tempo foi passando e eu me toquei que era verdade. Então ficamos 1 mês ensaiando como contar para minha sogra que iríamos viajar de carro para outro país. Contamos morrendo de medo, mas no final tudo deu certo (foi muito melhor do que imaginamos). ^_^

Agora oficialmente iríamos para o Atacama de carro!

Roteiro

Nosso roteiro ficou assim:

1.      Brasília – São José do Rio Preto (733km)

2.      São José do Rio Preto – Foz do Iguaçu (858km)

3.      Foz do Iguaçu – Posadas (318km)

4.      Posadas – Santa Fé (793km)

5.      Santa Fé – Mendoza (908km)

6.      Mendoza – Santiago (364km)

7.      Santiago

8.      Santiago – Embalse el Yeso – Santiago (224km)

9.      Santiago – Valparaiso – Viña del Mar – Santiago

10.  Santiago – Copiapó (806km)

11.  Copiapó – San Pedro (859km)

12.  San Pedro

13.  San Pedro

14.  San Pedro

15.  San Pedro

16.  Uyuni

17.  Uyuni

18.  Uyuni

19.  Uyuni

20.  San Pedro

21.  San Pedro – Salta (597km)

22.  Salta – Resistencia (824km)

23.  Resistencia – Assunção (329km)

24.  Assunção – Foz do Iguaçu (334km)

25.  Foz do Iguaçu

26.  Foz do Iguaçu

27.  Foz do Iguaçu – São José do Rio Preto (864km)

28.  São José do Rio Preto – Brasília (733km)

Seguros

Fizemos seguro viagem pela Porto Seguro (única seguradora que cobria viagem feita com veículo próprio), plano Mundo 120 Bronze, no valor de R$ 326,58 por pessoa.

O Seguro CARTA VERDE foi feito também pela Porto Seguro, no valor de R$252

Contratamos o seguro SOAPEX pela internet no valor de 11 dólares = R$ 40,23 (com iof e conversão).

E por fim, a extensão do seguro do carro para América do Sul, no valor de R$397,30.

PID

Eu e meu namorado tivemos que tirar a Permissão Internacional para Dirigir, pois a embaixada do Chile nos informou que era obrigatório possuir. O custo foi de R$290 cada.

Meu pai já tinha a dele e ainda estava na validade.

Adesivos

Mandamos fazer uns adesivos para colocar nas portas do carro e na traseira, nos custou R$90

Conect Car

Compramos a TAG do Conect Car pra evitar filas e acreditem, isso ajuda muito! Nos custou R$ 220 na primeira leva da viagem e na volta colocamos mais R$ 30.

Hotéis

Fizemos todas as reservas pelo Booking.com. Fora do Brasil, pagamos todas as diárias em dólares (já tínhamos nos programado para isso)

São José do Rio Preto: Hotel Plaza Inn

Foz do Iguaçu: Hotel Baviera Iguassu

Posadas: La Mision Posadas

Santa Fé:  Hostal Santa Fe De La Veracruz

Mendoza: Hotel Ibis Mendoza

Santiago: Bellavista Apartments

Copiapó: Hotel Chagall

San Pedro: Hotel Dunas

Salta: Hotel del Antiguo Convento

Resistência: Gala Hotel & Convenciones

Assunção: La Casa Arthaus

Foz do Iguaçu: Hotel Baviera Iguassu

São José do Rio Preto: Hotel Plaza Inn

Os custos da viagem foram divididos por 5 pessoas, mas para facilitar as contas aqui vou separar entre "pai" e "eu", onde pai corresponde a 3 pessoas e eu a duas pessoas. Nem todos os lugares terão os custos do meu pai porque ele jogava as notinhas foras ante de me passar o valor... só no final da viagem que ele entendeu que precisava delas para colocar nas minhas planilhas. Ah, também ganhei o apelido da "louca das planilhas", mas eu prefiro ficar organizada durante a viagem toda do que ficar devendo dinheiro porque não me organizei direito. 

Alimentação

Calculei alimentação da seguinte maneira:

• R$ 25 para o café da manhã por pessoa
  • R$ 50 para o almoço por pessoa
  • R$ 50 para o jantar por pessoa

Vale ressaltar que apenas eu e meu namorado seguimos a risca essa parte, meus pais e meu irmão sempre extrapolavam o limite estabelecido.

Sem mais delongas, vamos ao relato!

24/12/17 - Domingo - Brasília / São José do Rio Preto

Abastecemos o carro na noite anterior. Encontrei com meus pais por volta das 07:00 da manhã, colocamos todas as coisas na caçamba da camionete e às 08:03 saímos de casa. Preferimos ir pela estrada de Goiânia que é duplicada mesmo pagando pedágio. Às 09:20 chegamos no Jerivá e tomamos café da manhã. 

26203823078_d445a6c530_b.jpg

Animação na estrada::mmm:

Nesse dia passamos por 7 assaltinhos, quer dizer, pedágios:

• Alexânia GO: R$ 4,90 às 9:04
  • Anápolis Go: R$ 3,60 às 10:11
  • Professor Jamil GO: R$ 5,20 às 11:19
  • Itumbiara GO: R$ 6,30 às 12:24
  • Prata MG: R$ 5,60 às 14:36
  • Fronteira MG: R$ 3,30 às 15:49
  • Onda Verde SP: R$ 5,20 às 16:24

Paramos para almoçar no Trevão em Minas Gerais às 13:40 e de lá seguimos para Frutal, onde eu queria tomar um suco de abacaxi que minha chefe havia recomendado. Procuramos pela tal barraquinha na beira da estrada, mas era 24 de dezembro à tarde e ninguém estava mais trabalhando. Paramos para abastecer, o diesel S10 custava R$ 3,379, colocamos 65,86 litros, o que nos custou R$ 222,54 e consumo ficou na casa de 8,8km/l.

Chegamos em São José do Rio Preto às 17:00. Dava pra ter andado mais, dava. Mas como somente meu pai e meu namorado estavam dirigindo achei melhor andarmos apenas 733km nesse dia, já que teríamos muitos dias ainda pela frente. Fizemos o check-in no hotel, tomamos um banho, descansamos e depois fomos jantar.

40045153762_b25b255728_b.jpg

Ceia de natal :)

Gastos do dia:

• Abastecimento do dia 23/12: R$ 183,23
  • Conect Car: R$ 220
  • Café da manhã: pai: R$ 17,50
  • Café da manhã eu: R$ 12,00
  • Almoço pai: R$47,54
  • Almoço eu: R$ 47,53
  • Abastecimento em Frutal: R$ 222,54
  • Hotel pai: R$ 199,52
  • Hotel eu: R$ 165,12
  • Jantar pai: R$ 89
  • Jantar eu: R$ 64
  • Total do dia: R$ 1.267,98
  • Total Pai: R$ 666,44
  • Total Eu: R$ 601,53

25/12/17 - Segunda - São José do Rio Preto / Foz do Iguaçu

Acordamos e fomos tomar café da manhã às 07:20. Fizemos check-out no hotel e pegamos a estrada. 

Nesse dia passamos por 6 assaltinhos:

• José Bonifácio SP: R$ 5,20 às 8:48
  • Floresta PR: R$  13,40 às 14:09
  • Campo Mourão PR: R$ 13,40 às 15:01
  • Corbélia PR: R$ 13,40 às 16:11
  • Céu Azul PR: R$ 11,70 às 17:03
  • São Miguel do Iguaçu PR: R$ 15,30 às 17:55

Paramos para almoçar em Maringá e já aproveitamos para abastecer, o diesel S10 custava R$ 3,31, colocamos 66,10 litros, o que nos custou R$ 204,91 e consumo ficou na casa de 8,9km/l.

Chegamos no hotel em Foz do Iguaçu às 18:20 debaixo de chuva. Fizemos o check-in e descansamos um pouco. Saímos para jantar numa churrascaria chamada Jardim da Cerveja que ficava do outro lado da rua, indicação do funcionário do hotel. A comida estava boa, mas o atendimento foi péssimo. Parecia que os garçons não queriam estar trabalhando no feriado e descontavam sua raiva nos clientes. Não recomendo.

Gastos do dia:

• Abastecimento em Maringá: R$ 204,91
  • Almoço pai: R$ 78,95
  • Almoço eu: R$ 43,65
  • Hotel pai: R$ 300
  • Hotel eu: R$ 240
  • Jantar pai: R$ 150
  • Total do dia: R$ 1.017,51
  • Total Pai: R$ 631,40 
  • Total Eu: R$ 488,56

26/12/17 - Terça - Foz do Iguaçu / Posadas

Tomamos café às 06:30 e saímos às 07:00 para Ciudad del Este, precisávamos trocar dinheiro e comprar meu drone. Vinha acompanhando a cotação pela internet há 3 semanas e vi que era mais jogo trocar pesos argentinos, guaranis e bolivianos lá em CDE mesmo. 

Se me lembro bem, nosso cambio ficou assim:

• 5,56 reais = 1 peso argentino
  • 1 dólar = 19 pesos argentinos
  • 1 real = 1.601 guaranis 

Comprei meu drone na Mega Eletrônicos, loja lotada, fila pra pagar, pra tirar o produto, pra testar, mais de duas horas na loja...::essa::::essa::

Pegamos um ônibus até a ponte, desci com meu namorado e meus pais foram para o hotel arrumar as malas. Desci na ponte para declarar, pois não queria ter problemas na volta para o Brasil e nem em viagens futuras. Bom, chegando la na receita federal fiz a declaração de bens, o drone foi levado para análise (para saber se o valor que declarei batia com o valor real da mercadoria) e depois fui pagar no caixa eletrônico do banco do Brasil pagar a GRU que foi gerada...

• Problema 1: o caixa não tinha leitura biométrica
  • Problema 2: eu não sabia (e não sei até hoje) a minha senha de letras
  • Problema 3: a senha estava anotada na minha carteira que tinha ficado no Brasil
  • Problema 4: eu não consegui transferir o dinheiro (tentei aumentar o limite antes de viajar, mas não tinha dado certo) para meu pai fazer o pagamento

Já estava preocupada quando o fiscal da receita disse: "Olha, você só pode retirar a mercadoria daqui quando efetuar o pagamento e comprovar. Enquanto não fizer isso, a mercadoria fica retida aqui". Aí desesperei de vez! Meu pai me ligou e disse que tinha dinheiro na conta. Ele efetuou o pagamento, me mandou o comprovante e enviei para o e-mail da receita federal. Depois que o fiscal conferiu no sistema ele me entregou o drone e a declaração de importação, com ela posso sair do Brasil e retornar sem problemas.

Retornamos para Foz, paramos no Mcdonalds para comer algo (na verdade eu não posso comer pão, sou celíaca, então comi apenas batata frita e meu namorado comeu o sanduíche) e depois fomos para o hotel e terminamos de colocar as coisas no carro, fizemos o check-out e fomos abastecer, o diesel S10 custava R$ 3,597, colocamos 43,03 litros, o que nos custou R$ 154,78 e consumo ficou na casa de 9km/l. Perguntamos se eles vendiam o adesivo de velocidade para colocar no carro, mas ele disseram que só encontraríamos na Argentina mesmo. (Há uma lei na argentina que diz que veículos como camionetes devem ter um adesivo de velocidade de 110km/h refletivo colado na traseira do veículo, se você não tiver pode ser multado ou pior, ser parado pela caminera e ter que pagar uma bela grana para ser liberado).

Seguimos em direção a Puerto Iguazu na Argentina. E para nossa surpresa a Aduana Argentina estava lotada, ficamos mais ou menos 1 hora e meia na fila. Olharam nossos documentos, carimbaram os passaportes, conferiram a carta verde e documento do veículo, perguntaram onde a dona estava (o carro está no nome da minha mãe), olharam a caçamba do carro e perguntaram também qual era o nosso destino final e respondemos: Santiago. 

Seguimos na estrada de pista dupla, asfalto bom, sem acostamento e com a sinalização um pouco confusa (os avisos de fim da terceira faixa apareciam somente depois que a faixa já tinha terminado, avisos de retorno e saída da pista só apareciam depois que você tinha perdido a saída, depois de uns dias acostumamos com a sinalização caótica deles::sos::). Paramos no primeiro posto de gasolina e compramos o adesivo refletivo.

Importante ressaltar: somente nesse trecho de Puerto Iguazu até Misiones fomos parados 5 vezes pela polícia caminera 1 vez pela Gendarmeria. Em todas as vezes eles pediram o documento do carro, CNH, carta verde, abaixamos os vidros, colocaram a cabeça dentro do carro para olhar todo mundo, perguntaram de onde estávamos vindo e para onde iríamos e só! Não fomos multados, não tivemos que pagar propina, fomos tratados com educação, nenhum policial foi grosso conosco em todo território argentino.

39182047395_790bf3b08e_b.jpg  

Adesivo de 110km/h exigido na Argentina para camionetes

Nesse dia passamos por apenas 2 assaltinhos:

• Colonia Victoria ARG: AR$ 20 às 14:00
  • Santa Ana ARG: AR$ 20 às 17:50

Paramos em San Ignácio em Misiones para visitarmos as ruínas jesuíticas.

40081098001_c89c185f4c_b.jpg 

Como eram as ruínas antigamente

39182312635_0c26c23657_b.jpg

25208760217_e1250989a5_b.jpg

40048143212_e1461759d0_b.jpg

40048097982_8b1e1a81d7_b.jpg

39182234165_4e314e16c1_b.jpg

28300631619_0344c4148b_b.jpg

40048134302_e48282a4ea_b.jpg

25208772317_5877122e9a_b.jpg

28341675439_902ea76f7c_b.jpg

O ingresso que você paga te dá o direito de visitar as outras 3 missões jesuíticas na Argentina (por 15 dias), como não sabíamos disso não nos programamos para visitá-las. Seguimos para o nosso hotel em Posadas. Chegamos por volta das 18:30, estava sol e fazendo bastante calor. O Hotel era 3 estrelas, bem novo, quarto amplo, muito bom! Arruamos nossas coisas e descemos para jantar às 20:00. Experimentamos a especialidade do hotel: wok de vegetables. Excelente pedida!! 9_9

28300913349_7fc63041ff_b.jpg

Gastos do dia:

• Ônibus Foz/CDE: R$ 26,25 (5 pessoas)
  • Ônibus CDE/Foz: R$ 26,25 (5 pessoas)
  • Ônibus CDE/Foz: R$ 10,50 (2 pessoas)
  • Drone: U$ 1.113
  • Bateria drone e cartão de memória: U$ 143
  • Declaração drone: R$ 1.343,28
  • Almoço eu: R$ 22,50
  • Abastecimento em Foz: R$ 154,78
  • Pedágios: AR$ 40
  • Ruínas Jesuíticas pai: AR$ 510
  • Ruínas Jesuíticas eu: AR$ 340
  • Águas: AR$ 40
  • Adesivo 110 km/h: AR$ 85
  • Hotel pai: U$ 100
  • Hotel eu: U$ 80
  • Jantar pai: AR$ 800
  • Jantar eu: AR$ 510
  • Total do dia: R$ 1.583,56   AR$: 2.325    U$: 1.436
  • Total Pai: R$ 129,89      AR$: 1.392,50   U$: 100 
  • Total Eu: R$ 1.453,67    AR$: 932,50     U$: 1.336 

27/12/17 - Quarta - Posadas / Santa Fé

Tomamos café às 07:00 da manhã, fizemos check-out do hotel e seguimos em direção a Santa Fé.

Paramos para abastecer em Fachinal, o diesel S10 custava AR$ 25,62, colocamos 39,81 litros, o que nos custou AR$ 1020 e consumo ficou na casa de 9km/l.

Fizemos um pequeno desvio do roteiro original, meu pai queria ir até Uruguaiana, na verdade atravessar a ponte de Paso de los Libres até Uruguaiana e voltar, mas consegui convencê-lo de que iríamos perder muito tempo na imigração, então fomos apenas até a margem do rio Uruguai do lado de Paso de los Libres.

28301473869_5c06312f0a_b.jpg

Na outra margem do rio está a cidade de Uruguaiana/BR

Aproveitamos já almoçamos (pedimos uma parrillada familiar) e abastecemos em Paso de los Libres, o diesel S10 custava AR$ 26,48, colocamos 34 litros, o que nos custou AR$ 902 e consumo ficou na casa de 9km/l. 

Nesse dia pegamos estradas em dois extremos: mão dupla, cheia de buraco, nenhum posto de gasolina por quase 200km de estrada, 3 postos de polícia caminera (fomos parados em todos), nada em volta da estrada e depois pegamos pista duplicada por uns 100km só de reta, asfalto bom e com acostamento (aí deu para tirar o atraso da pista ruim.)

Passamos por 2 assaltinhos:

• Fachinal ARG: AR$ 8 às 09:20
  • Paraná ARG: AR$ 35 às 19:11

Chegamos em Santa Fé às 19:45, lembra que falei lá em cima da sinalização argentina ser muito doida? Pois é, a saída vem antes da placa e nós passamos obviamente. Tivemos que dar uma volta enorme na cidade até conseguirmos achar um retorno e o GPS parar de mandar a gente ficar dando voltas aleatórias na cidade. Fizemos o check-in no hotel, aí veio a primeira surpresa da viagem: o prédio era muito bonito, bem no centro da cidade, a rua da frente era fechada e cheia de lojas, porém os quartos... ah, os quartos... velhos, cama horrível, você afundava nela (eu particularmente detesto colchão mole, mas tava ruim até pro meu namorado que é adepto), o banheiro tinha um cheiro ruim, mas fazer o que?! Tá no inferno, abraça o capeta! >:(

O jantar no hotel era muito caro, então fomos até o McDonalds que ficava umas 3 quadras do hotel. A cidade estava bem movimentada, não ficamos com medo de andar nesse trecho. O McDonalds parecia que tinha sido tomado por todas as crianças de Santa Fé, tava uma bagunça, criança correndo, pai gritando, gente te empurrando, o caos ::mmm:

Voltamos para o hotel e tentamos descansar, mas foi difícil...

Gastos do dia:

• Abastecimento em Fachinal: AR$ 1.020
  • Pedágios: AR$ 43
  • Almoço pai: R$ 78,00
  • Almoço eu: R$ 53
  • Águas: AR$ 52
  • Abastecimento em Paso de los Libres: AR$ 902
  • 2 pacotes de gelo: AR$ 55
  • Mercado: AR$ 70,05
  • Hotel pai: U$ 100
  • Hotel eu: U$ 82,28
  • Estacionamento hotel: U$ 7
  • Jantar pai: AR$ 525
  • Jantar eu: AR$ 165
  • Total do dia: R$ 131   AR$: 2.832,05    U$: 189,28
  • Total Pai: R$ 78      AR$: 1.596,02   U$: 103,50 
  • Total Eu: R$ 54    AR$: 1.236,03     U$: 85,78 

Continua...

Featured Replies

Postado
  • Membros
Em 22/02/2018 em 10:08, Elder Walker disse:

Bom dia!

Muito legal seu relato, venho acompanhando ele desde o primeiro post.

Estou planejando também uma viagem com um roteiro semelhante ao seu, porém no sentido oposto, passando primeiro pelo Atacama e descendo o litoral chileno rumo a Santiago. Tenho um tópico com o planejamento aqui: https://www.mochileiros.com/topic/71684-tour-de-carro-por-atacama-pacífico-santiago-mendoza/

Fiquei com algumas dúvidas que possivelmente você possa me ajudar:

1) Quando fala do seguro viagem, diz que um dos únicos planos que cobre o deslocamento de carro foi o da Porto Seguro. Aonde você notou essa restrição? Já viajei com seguro da GTA e não reparei nenhuma cláusula que mencione o meio de transporte. Achei o valor um pouco alto: simulei aqui e fica 300 reais para cada um (eu e minha namorada).

2) Com relação ao TAG dos pedágios no Chile, você comprou da Conect Car aqui do Brasil mesmo? Ou teve que comprar lá no Chile?  É possível pagar manualmente em dinheiro? Eu tenho o Sem Parar aqui no meu, mas imagino que não cubra países do exterior.

Agradeço desde já e continue relatando! :D

Elder, eu fiz o seguro pela Mondial esse ano quando fui de carro ao Paraguai e Argentina e precisei usá-lo em Assunção. Liguei lá para confirmar que iria fazer a viagem de carro logo que comprei e falaram que não tinha problema. Quando precisei usar em Assunção também foi tranquilo, mas recomendo pegar uma cobertura intermediária, pois precisei ir ao dentista e só me reembolsaram até o limite contratado, que era 200 reais e gastei 400. O da Porto Seguro infelizmente estava mais que o dobro do valor, da outra vez que fui ao Peru contratei o da Porto e meu pai precisou usar, também foi tranquilo. O da Mondial não cobre o Chile quando a viagem é terrestre, somente Mercosul.

Postado
  • Autor
  • Membros

07/01/18 - Domingo - San Pedro / ALMA e Laguna Cejar

Tomamos café às 07h da manhã e 07:30 saímos em direção à rodoviária de San Pedro. Demoramos uns 40/50 minutos até lá.

Importante: Fizemos as reservas para o ALMA pelo site. Pediram para que estivéssemos no local até às 08:45h, quando eles começariam a chamada para subir no ônibus. às 09h, eles começariam a permitir quem não tinha reserva subir. Logo, aconselho a fazer a reserva antecipadamente, vi muito gente indo na coragem e já estava há 2 dias tentando embarcar.

Às 08:45h começou a chamada e nos acomodamos na ônibus. Pra sorte do pessoal da lista de espera, só minha família e mais 4 pessoas que reservaram apareceram para o passeio, mas mesmo assim ainda ficaram para trás umas 10 pessoas.

Assistimos um filme no ônibus que contava um pouco mais sobre o ALMA. Chegamos na base por volta de 09:30h.

Pegamos o tour em espanhol, o nosso guia foi um engenheiro mecânico chileno muito gente boa. Ele no explicou que o ALMA é um projeto de cooperação de vários países e que o Brasil (ainda) faz parte. 85% das pessoas empregadas são chilenas e isso é muito bom para a economia local. Eles trabalham no esquema de plantão: 8 horas de trabalho e depois ficam nos alojamentos descansando, mas se houver alguma emergência eles correm pra resolver. Ele contou que entra na terça-feira às 11h da manhã e sai na outra terça à tarde, e depois fica 7 dias de folga na cidade (geralmente eles vão ficar com suas famílias). Os dados coletados em San Pedro são enviados para Santiago onde eles transformam os dados em imagens. Recentemente a NASA pediu para que eles enviassem as coordenadas de Plutão para que a sonda que eles iam enviar tirasse fotos o mais próximo dele.

39638987975_873ca41342_b.jpg

Alguém colou o disco voador na placa :-P

38723956780_86fb581cda_b.jpg

39823588784_0eac96223d_b.jpg

38723896440_55f93f8fb8_b.jpg

26663048148_39f393b6dd_b.jpg

40533850981_c107cebfba_b.jpg

Maquete de lego do veículo que transporta as antenas até 5.000m

25663431717_d7229c3856_b.jpg

Maquete da antena 

40533857631_d3ba2b77ed_b.jpg

Aqui o engenheiro chefe da equipe nos explicou mais sobre as pequisas que estavam fazendo e abriu um tempo para perguntas e respostas

25663436067_9047db6e74_b.jpg

40533866521_fc240afb40_b.jpg

38723899730_dc0e90bdbf_b.jpg

Antena que estava na base para manutenção

39638978835_b1b78e2926_b.jpg

Para andarmos na área externa do complexo era necessário usarmos capacetes

40491307982_c447d60138_b.jpg

40491371442_9b1aaf759e_b.jpg

Veículo desenvolvido especialmente para o ALMA, para levar as antenas da base até os 5.000m.

38723917000_d41bff6565_b.jpg

Numa velocidade impressionante de 15km/h! 

38724000880_b3116802d3_b.jpg

Atrás de cada banco eles colocam um cilindro de oxigênio para os operadores não terem problemas no caminho.

40533872241_434568892f_b.jpg

40491301032_ef271c3835_b.jpg

Chegamos em San Pedro por volta das 13:15h. Um sol de lascar e a gente andando até o hotel... Aproveitamos que estávamos passando na frente do restaurante e já paramos para almoçar. Depois deixamos as coisas no hotel, pegamos o carro e fomos para a Laguna Cejar (meu irmão estava passando mal e ficou no hotel).

Ah, antes de ir para a Laguna Cejar, resolvemos andar mais uns 15km para levar meu pai até a placa do Trópico de Capricórnio (ele ficou com minha mãe no hotel porque ela estava passando mal).

38761969550_b5504fea2e_b.jpg

40572144781_9270b70150_b.jpg

39861583574_f74a99399c_b.jpg

40571915231_d91f652fc8_b.jpg

40571915251_877ef878d6_b.jpg

40571915141_c4bb6bf33e_b.jpg

40571915181_e1c802a551_b.jpg

Levamos umas garrafas de refrigerante de 2L com água para tirar o excesso do sal. Os banheiros do local estavam com filas enormes e não queríamos esperar. Voltamos para o hotel, tomamos um belo banho e começamos a arrumar as coisas para colocar no carro. Deixamos apenas uma mala no locker do hotel (remédios, cremes e outras coisas que poderiam estragar dentro do carro, já que ficaríamos 4 dias fora).

Por volta das 21h, fui com meu namorado jantar (meus pais estavam muito cansados para saírem do hotel). Voltamos e ficamos até 22:30h arrumando as coisas no carro. 

Depois de tudo arrumado, deixamos a chave do carro com o dono do hotel e fomos dormir.

Gastos do dia:

• Almoço pai: CH$ 17.490
  • Almoço eu: CH$ 16.940
  • Entrada Laguna Cejar pai: CH$ 30.000
  • Entrada Laguna Cejar eu: CH$ 30.000
  • Água 2L: CH$ 3.400
  • Jantar eu: CH$ 18.700
  • Total do dia: CH$: 116.530
  • Total Pai: CH$: 47.490 (faltou o valore das águas dos meus pais)        
  • Total Eu: CH$: 69.040

Continua...

• 2 meses depois...
  • 8 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá! Belo relato! Minha dúvida está quanto ao diesel s10, pois meu carro só usa esse combustível, foi fácil abastecer? Ou o combustível "deles" é diferente? Obrigado! 

• 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.