Ir para conteúdo

17 dias pela Patagônia de ônibus


Posts Recomendados

  • Membros
Em 14/09/2018 em 17:48, audreymatheus@gmail.com disse:

Um dos mais belos relatos que já li sobre a Patagônia! Emocionante! Obrigada por este presente!

Dia 30/12/18 será a minha vez! Eu e meu filho passaremos 19 dias por lá! Pensa numa pessoa ansiosa. 😄

Oi Audrey,

Estou embarcando dia 20/12/2018 para a patagônia, fico até 05/01/2019 😃

Bruna, que relato maravilhoso! Aguardando ansiosa o restante.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Alô pessoal!! Demorei, mas voltei com meu relato pela Patagônia!! 😄😄😄

Depois de caminhar por pouco mais de 20 km no dia anterior, partir do Camping Francés rumo ao Camping Los Cuernos seria como ir ali comprar pão na padaria. 😂

Confesso que saber que teria o dia todo para descansar, me encheu de alegria. Eu precisava descansar, mesmo.

Do Camping Francés até Los Cuernos são 3 km, mas o caminho é puxado. Tem bastante descida e subida, alguns pontos bem íngremes e com aquela terra solta que só contribui para você levar um escorregão. Por isso, mais uma vez, os bastões de trekking foram os heróis do dia! haha

Mas tudo, absolutamente TUDO o que eu passei no dia anterior - e que ainda iria passar - foi recompensado nesse dia aqui. Você acredita em amor à primeira vista? Sabe quando você bate o olho em alguém pela primeira vez e te falta o ar? Já sentiu isso? Bom, essa seria a minha 2ª vez. 💘😋

Eu estava caminhando entre árvores mais altas e o caminho me levou até um descampado. Quando eu cheguei ali, fui caminhando mais um pouquinho, meio perdida, porque a trilha ficou meio confusa, uma trilha que não era bem uma trilha... foi então que eu o vi - de perto - pela primeira vez: o Lago Nordernskjöld. O sol, as montanhas e aquela água num dos 347 novos tons de azul - que também pode ser verde - que descobri nessa viagem...  Eu parei e sorri. E ele me sorriu de volta. 😌

Caminhei até a beira do lago, parecia uma "prainha", com pedras no lugar de areia. Já caminhou sobre o cascalho? Se eu fechar meus olhos agora e ficar no silêncio, eu consigo ouvir o som das minhas botinhas andando sobre as pedras e o barulinho das ondas que o vento formava na margem do lago. São os sons do silêncio.

Eu tive um sonho quando eu era criança, que eu nunca me esqueci. Eu devia ter uns 7 ou 8 anos, mas o que me marcou foi uma frase que ali me foi dita: "ouça a voz do silêncio". Isso nunca me saiu da cabeça e foi o primeiro pensamento quando eu me sentei na beira do lago naquele dia. O silêncio tem sons maravilhosos.

Tirei as minhas botinhas assassinas, coloquei os pés - muito - machucados na água. Por cerca de 5 ou 6 segundos, foi o máximo que aguentei. 😂❄️

Sentei na beira do lago, almocei o meu último sneakers - aquele chocolate que realmente vale por uma refeição, bendito seja! -  e esvaziei a cabeça.

Dali a pouco chegou um grupo com quatro meninos, e os quatro entraram na água. Cara.... deve ter doído.... hahaha.

Eles se foram e eu fiquei. Fiquei mais de uma hora ali, fotografei, fiquei assistindo o vento ficar cada vez mais forte, trazer nuvens cada vez mais pesadas e começar a levar o sol embora. Com vontade de ficar, me levantei e fui. Segui a caminhada rumo ao acampamento.

Quando retornei a trilha, teve um pouco de subida, atravessei um rio nervosinho que caía em cascata no lago e lá o sol voltou a brilhar forte. Caminhei e a mochila começou a ficar realmente pesada de novo.

Depois de um tempo - e de muito vento forte - cheguei no acampamento, fiz o check in e fui para a minha barraca. O Refúgio Los Cuernos tem algumas opções a mais: tem a área do camping, do refúgio e dos domos.

Havia uma quantidade considerável de pessoas confraternizando na área do refeitório, tomando cerveja, fazendo amizade e conversando. Como eu não sou esse tipo de pessoa - 🙈😬😂 - eu simplesmente fui pra minha barraca. E tirei uma boa soneca.

Levantei para tomar um banho - os banheiros são bons e o chuveiro também - e fui jantar. Obrigatoriamente, quando você reserva uma barraca no camping, você paga pelas refeições, já que nesse camping é proibido fazer fogo. Quando você faz o check in, você escolhe os horários das refeições, é bem organizado, o refeitório não acomoda todas as pessoas ao mesmo tempo.

Fui jantar no primeiro horário, sentei na janela, tinha uma vista bem bonita. Na mesa conversei com duas senhoras norte americanas e uma moça, que se eu não me engano, era da República Checa. Pessoas com um astral muito bom.

As refeições são muito boas. Tem uma entrada, o prato principal e a sobremesa.

Eu poderia ter ficado olhando as estrelas depois do jantar, mas lá escurece tarde e geralmente tem muitas nuvens. Então fui pra barraca descansar. Durante a noite eu passei um frio monstruoso e o barulho do vento foi assustador. A barraca balançou bastante.

Nessa noite meus pés não esquentavam de jeito nenhuma. Peguei todas as roupas do meu mochilão e coloquei dentro do saco de dormir. Vesti as luvas e a touca, cobri o rosto com o cachecol. Apertei mais o ajuste do saco de dormir em torno da cabeça e coloquei o mochilão embaixo dos meus pés. Eu me encolhi tanto dentro do saco de dormir que nem sei como encontrei a saída na manhã seguinte! 😂

Assim que amanheceu eu levantei, arrumei tudo, fui tomar café e encontrei quem? Hmm? Quem você acha que eu encontrei?? A Grace, lógico! hahaha

Ela, mais uma vez, foi um amor comigo e arrumou um jeito de eu sentar na mesa dela. Comi rapidinho, me despedi antes do café da manhã acabar e parti.

Ia rumo ao Camping Chileno, passaria minha última noite no parque.

Eu sabia que não seria fácil, seriam cerca de 15 km até lá. Eu havia lido que existia um "atalho" para o Camping Chileno, para quem vinha de Los Cuernos, e eu ia procurar por ele. Afinal, é um "atalho", certo?

O que eu posso te adiantar é que eu encontrei o tal atalho e escolhi ir por ele. Ah, e eu também cheguei ao Camping Chileno no fim do dia, e mais uma vez, eu encontrei pessoas incrivelmente gentis pelo caminho... Mas os detalhes eu te conto no próximo post!

 

Importante:

➸ A trilha para Los Cuernos segue pela beira do lago Nordernskjöld. Continue caminhando pela margem até o fim, que você encontra a continuação da trilha.

➸ Apesar do trajeto entre o Francés e Los Cuernos ser curto, achei uma boa ideia ter esse dia de descanso. Dá pra passar o dia na beira do lago e vale totalmente a pena!

Por enquanto é isso.

No próximo post, sigo para meu penúltimo dia de Torres del Paine. Muitas emoções a caminho!

Até breve, aventureiro!

Bruna.

IMG_20180111_093739685.jpg

IMG_20180111_105728677.jpg

IMG_20180111_113035723.jpg

IMG_20180111_113352852_HDR.jpg

IMG_20180111_120203612.jpg

IMG_20180111_125116365.jpg

IMG_20180111_110126390.jpg

IMG_20180111_125236348_HDR.jpg

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...