Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 329.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Lico , vlw mesmo pelas dicas, estava pensando em ir para galinhos/SMG de tur mesmo, pois vou com minha esposa.

Cara, mais vc me deixou muito preocupado com a segurança, porque é o primeiro a citar isto no post que leio, tenho que ficar muito atento.

De tour é mais cômodo.

Mas você pode alugar um carro e ir por conta. Tem carro de até R$49,90 a diária! Perto do restaurante CAMARÕES, bem famoso, tem várias locadoras. Para todo gosto e bolso. O busão indo ou voltando de Ponta Negra para na frente desse restaurante.

Sobre a segurança, isso é muito relativo, e a sensação dela (ou falta) depende da percepção de cada um. Falamos com várias pessoas de lá mesmo, e todos foram unânimes em nos mandar tomar cuidado.

Tomamos cuidado, e mesmo assim por pouco a gente não roda com um cara de bike. Ele passou por nós e desceu a rua, continuamos andando e no próximo quarteirão ele voltou pela outra rua, direto na nossa direção. Levamos sorte que de repente a rua ficou movimentada, e enquanto ele deu uma disfarçada nós entramos na pousada rapidinho. A dona falou que uma semana antes tomaram as coisas de uns turistas bem por ali, do mesmo jeito.

Já um casal que conhecemos, errou uma rua e passaram por dentro de umas quebradas. Ficaram com o roscófi na mão, mas não aconteceu nada.

Rola de ir e voltar a Pipa pelo menos em dois dias? ou teria que dormir la?

Outra coisa, tem ideia de preço de alimentação em ponta negra?

Rola ir e voltar sim, mas vai perder muito tempo nesse vai-e-vem. Compensa dormir lá. Tem muitas pousadas e hostels, dos mais variados preços.

Tem self-service de R$19 por pessoa, pizza na média de R$25/30, açaí 300ml uns R$8, lanche uns R$10, água de côco R$2 e tem os bares com pratos a la carte, um pouco mais caros.

Intééé

Postado
  • Membros

Intão vc poderia me dar uma ideia do que melhor fazer de tour o que seria melhor alugar um carro?

Lico , vlw mesmo pelas dicas, estava pensando em ir para galinhos/SMG de tur mesmo, pois vou com minha esposa.

Cara, mais vc me deixou muito preocupado com a segurança, porque é o primeiro a citar isto no post que leio, tenho que ficar muito atento.

De tour é mais cômodo.

Mas você pode alugar um carro e ir por conta. Tem carro de até R$49,90 a diária! Perto do restaurante CAMARÕES, bem famoso, tem várias locadoras. Para todo gosto e bolso. O busão indo ou voltando de Ponta Negra para na frente desse restaurante.

Sobre a segurança, isso é muito relativo, e a sensação dela (ou falta) depende da percepção de cada um. Falamos com várias pessoas de lá mesmo, e todos foram unânimes em nos mandar tomar cuidado.

Tomamos cuidado, e mesmo assim por pouco a gente não roda com um cara de bike. Ele passou por nós e desceu a rua, continuamos andando e no próximo quarteirão ele voltou pela outra rua, direto na nossa direção. Levamos sorte que de repente a rua ficou movimentada, e enquanto ele deu uma disfarçada nós entramos na pousada rapidinho. A dona falou que uma semana antes tomaram as coisas de uns turistas bem por ali, do mesmo jeito.

Já um casal que conhecemos, errou uma rua e passaram por dentro de umas quebradas. Ficaram com o roscófi na mão, mas não aconteceu nada.

Rola de ir e voltar a Pipa pelo menos em dois dias? ou teria que dormir la?

Outra coisa, tem ideia de preço de alimentação em ponta negra?

Rola ir e voltar sim, mas vai perder muito tempo nesse vai-e-vem. Compensa dormir lá. Tem muitas pousadas e hostels, dos mais variados preços.

Tem self-service de R$19 por pessoa, pizza na média de R$25/30, açaí 300ml uns R$8, lanche uns R$10, água de côco R$2 e tem os bares com pratos a la carte, um pouco mais caros.

Intééé

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Intão vc poderia me dar uma ideia do que melhor fazer de tour o que seria melhor alugar um carro?

Tour é mais cômodo. De carro você fica mais livre.

A única questão sobre o aluguel desses carros baratos, é que a franquia é de 4mil! Na verdades eu acho que não tem seguro coisa nenhuma, então você acaba arcando com uma boa parte de qualquer coisa que aconteça. E tem que ficar esperto na vistoria também. Se possível filme a vistoria para não ter surpresas na hora de entregar.

Intééé

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá!

Estive em Natal no feriadão de 20 de novembro (não era feriado no RN). Deixo aqui algumas dicas:

(a) Leva-se em média quase 1h do novo aeroporto em São Gonçalo do Amarante até Ponta Negra. Ao sair do desembarque há quiosques de várias agências oferecendo van para levar até seu hotel em Ponta Negra. Graças a concorrência, pagamos R$ 75, 3 pessoas.

(b) Desta vez não alugamos carro. Conhecemos uma praia chamada Camurupim, próxima a Barra de Tabatinga, excelente para crianças e para pessoas que adoram mar feito piscina. Nesta praia há uma espécie de paredão de arrecifes que acaba contribuindo para que se formem as piscinas. Lógico que isto é de acordo com a maré.

© Porém, eu acho que é mais jogo (estamos com 2 pessoas ou mais) alugar carro. É barato e você tem toda a liberdade de escolher a hora de ir/vir. De tour, acho que só o circuito para as lagoas, que não são assim tão fáceis de achar. O resto eu acho tranquilo ir de carro sim (como Pipa, Camurupim, Maracajaú, Punaú, etc.)

Postado
  • Membros

Pessoal, tenho umapergunta. Se aguém puder me responder, agradeço muito. Eu queria saber se há algum passeio saindo de Natal direto para Punaú, sem parar em Maracajaú. Pergunto isso, porque não tenho muito interesse em fazer o mergulho e vi várias pessoas falando que depende da maré e tal. Então queria ir direto pra Punaú mesmo. Existe algum passeio por agência ou algum meio alternativo. Lembrando também que não posso alugar carro. Obrigada!

Postado
  • Membros

O passeio que fiz para Maracajaú parava primeiro em Punaú, creio que todos sejam assim. De repente você pode ver com a agência se não consegue um desconto indo apenas para Punaú, aí eles te pegam na volta.

Postado
  • Membros
O passeio que fiz para Maracajaú parava primeiro em Punaú, creio que todos sejam assim. De repente você pode ver com a agência se não consegue um desconto indo apenas para Punaú, aí eles te pegam na volta.

Entendi Marcos. Acho que vou tentar arrumar um esquema assim mesmo. Obrigada!

Postado
  • Membros

Neste momento estou em ponta negra e venho deixar algumas dicas : um táxi entre a rodoviária até ponta negra custou 45 reais, nessa temporada os taxistas estão utilizando a bandeira 2; se forem pra pipa não deixem de visitar os mirantes da praia do amor e do chapadao!! Existem passeios que saem de ponta para pipa de van através de agências de turismo, custam de 35 a 50 reais

Postado
  • Membros

Quem precisar de alguma dica, pode me perguntar, moro há alguns anos em Natal.

Postado
  • Membros
Neste momento estou em ponta negra e venho deixar algumas dicas : um táxi entre a rodoviária até ponta negra custou 45 reais, nessa temporada os taxistas estão utilizando a bandeira 2; se forem pra pipa não deixem de visitar os mirantes da praia do amor e do chapadao!! Existem passeios que saem de ponta para pipa de van através de agências de turismo, custam de 35 a 50 reais

E quem quiser economizar essa grana para depois gastar no "O tal do escondidinho", pode ir caminhando que não dá meia hora pela orla da praia do amor.

::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.