Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 330.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

nnaomi, valeu pelas dicas!

Em complemento à pergunta sobre a localização, tô vendo um apartamento no Yacht Village Residence (http://www.natalbr.com.br/por/localizacao.html)na Rua Afonso Magalhaes 84.

Alguém tem referências desses apartamentos ou da localização?

Só lembrando, gostaria, se possível, de estar perto da praia, lojas, restaurantes, mercado, gente, enfim ...

Valeu, abraço! ::otemo::

Postado
  • Membros

Pretendo ir a Natal de 29/03 a 09/04 e quero alugar um carro. Se alguém souber de uma locadora boa e em conta, avisem, por favor.

Postado
  • Membros

Estou lendo os tópicos e surgiu a dúvida. Vale a pena mesmo alugar um carro? Pretendo ir à Pipa no carro alugado. Vi que para todos os lugares, há serviços de agência de viagem, mas alugando carro eu escolho os meus horários e tb utilizo para conhecer os outros lugares que não tem passeios. O q vcs acham?

Postado
  • Membros

Genipabu é próximo a Natal e acredito que o preço do passeio de buggy contratado lá não seja muito diferente do contratado na cidade, o qual já inclui a lagoa e parada em lugares que tem skibunda. O restaurante é acessível (lanchamos pastéis). Para ir de carro, tem o custo da balsa também. O aquário poderia ser visitado de carro em outro dia, com o forte por exemplo.

Para Pipa de carro já não sei se vale a pena, pois o melhor é ir pelo litoral e os carros não podem ir pela beira da praia =/ Fiz o litoral sul até Pipa com uma 4x4 de agência, com motorista deles e foi bem legal. Mas acho que se alugar e tentar ir dirigindo pelo mesmo trajeto, além de ser um pouco perigoso (não conhecer o terreno, ficar à mercê da maré...), pode ter multa da locadora também (já ouvi falar que controlam os carros alugados nas balsas e para Pipa tem que pegar uma em Tibau do Sul).

Postado
  • Membros

Samy, estava olhando os lugares e tem vários que quero conhecer descendo ou subindo de natal. Pensei em alugar o carro e de natal descer até baía formosa, passar em barra do cunhaú e dormir lá, passando o outro dia inteiro, à tardinha subia pra pipa e passava uns dois dias, depois indo pra natal parava em Pirangi. Passava uns dois dias em Natal e ia para Galinhos, passava um dia lá e descia de novo para Perobas e Punaú, depois Genipabu e Natal novamente. Iria para Pipa pela estrada normal mesmo. Vc acha que não vale a pena?

Postado
  • Membros

Sammy, valeu mais uma vez pelas dicas! Vou fazer um roteirinho prévio e colocar aqui pro pessoal dar pitaco (agradeço todas as colaborações)

Mas primeiro quero fechar o apartamento, então preciso saber se a localização abaixo é uma boa (o preço está muito bom).

Yacht Village Residence (http://www.natalbr.com.br/por/localizacao.html)na Rua Afonso Magalhaes 84.

Só lembrando que procuramos estar perto da praia (lugar bom para banho com criança), mercado, restaurantes,movimento, bares, etc ...

Muito obrigado a todos e abração!

Postado
  • Membros
nnaomi, valeu pelas dicas!

Em complemento à pergunta sobre a localização, tô vendo um apartamento no Yacht Village Residence (http://www.natalbr.com.br/por/localizacao.html)na Rua Afonso Magalhaes 84.

Alguém tem referências desses apartamentos ou da localização?

Só lembrando, gostaria, se possível, de estar perto da praia, lojas, restaurantes, mercado, gente, enfim ...

Valeu, abraço! ::otemo::

Flavio,

A localização desse ap é na entrada da vila. A vila é um lugar mais pobre, não muito recomendado e que com alguma frequência rola até drogas. Mas aquele pedaço é muito próximo da praia, acho que não tem problema. Portanto, veja o endereço no mapa - ficando dali até a praia, blz. Não tente se embrenhar pelo emaranhado de ruas do lado oposto.

Esse lado da praia é bom para criança por não ter ondas. Porém, devo te avisar que há um tempo atrás sentimos um fortíssimo cheiro de esgoto por toda a orla. Pessoalmente, não tomamos banho nessa praia, ao menos não enquanto outra pessoa não consertar os estragos da última prefeita.

Outro lugar bom para crianças é a praia do forte. Mas, por ser urbana, pode sofrer os mesmso problemas da praia do Morro do Careca. Boas mesmo são as oceânicas. No litoral norte, Genipabu deve ser uma boa pra vocês, por ter poucas ondas e ser limpa. Outra opção legal é a lagoa de Pitangui, que é no caminho de Genipabu.

Quanto a restaurantes, não muito longe do ap que você falou tem o Farofa D'agua, que é muito bom. Já na beira da praia, nós fomos no Picanha e Cia, que também gostamos. Mas nesse nós fomos num buffet boca livre, no reveillón, não sei como é a la carte.

Na rua Eng. Roberto Freire, que é a primeira principal após você subir a ladeira que dá na praia, tem um Extra, que você chega facinho de carro. Na mesma rua, há ainda outros ótimos restaurantes, como o Manzano, Camarões e Tabua de Carne. Porém, todos caros. Eu acho que o Camarões vale o sacrifício financeiro, é daquelas coisas que não podemos morrer sem experimentar, hehe. No shopping Midway há excelentes opções a preços mais em conta, como o Sabor Brasil, Pasta & Pasta, Tirinete, Piazzale e Guinza - estes dois na praça de cima e são mais caros que os primeiros.

O melhor restaurante de Natal, na minha opinião, é o Mangai, um self service com comidas da região e as tradicionais. Há outros também muito bons, como o Piazzale (o de Ponta Negra) e o Toca do Caranguejo. A casa de Taipa tem tapiocas ótimas, mas o preço é meio salgado para uma tapioca. O que acontece é que é uma tapioca grande, com inúmeros recheios. As mais simples possuem preços mais em conta, enquanto as com recheios mais elaborados são mais caras. Quem vai, costuma gostar. Nós gostamos e voltaríamos.

Por fim, retomando o assunto do ap, o que você escolheu não parece ruim, mas há outras opções, é só pesquisar. Aqui no tópico deve ter várias outras indicações.

Postado
  • Membros

Marcos, muito obrigado pelas informações (gostei muito das opções gastronômicas, essas vou estudar com afinco mais tarde) ...

Realmente, alternativas não faltam de apartamentos, mas como não conheço nada fica difícil peneirar ...

Um outro apto que gostei fica quase ao lado do Restaurante Camarões de Ponta Negra (uns 2 km do Morro do Careca, se não me engano). Como fica mais longe do Morro, que pensei que fosse uma referência para movimento de nativos e turistas (portanto, mais seguro) e passeios, eu tinha deixado meio de lado. O que você acha dessa localização?

Você sabe onde fica a feirinha de artesanato de Ponta Negra (pergunta da minha esposa e filha)

Se eu ficar longe do MOrro do Careca, pra chegar lá só na pernada, né? E com criança fica mais complicado.

Bom, era isso por enquanto, muito agradecido pela atenção!

Postado
  • Membros

Achei o outro anúncio com o endereço do imóvel, Marcos e demais camaradas que puderem me ajudar.

Avenida Engenheiro Roberto Freire, 2624 - Edifício Granada Flat

Então, o que acham dessa localização (lembrando que vamos estar a pé nos dias -2 ou 3 - que ficarmos em POnta Negra, e queremos fazer tudo por ali (praia, restaurantes, cafés, passeios, feira, Morro do Careca) ...

Valeu mesmo!!!

Postado
  • Membros

Eu acho essa outra localização melhor do que a do outro ap. Fica menos longe daquele pedaço extremamente turístico, onde as coisas tendem a ser mais caras. Ali perto há opções de padarias, além de ser a rua do supermercado. Minha esposa morava por ali, então pode confiar na dica.

Há o shopping de artesanato, que fica do lado do Praia Shopping, na mesma rua do restaurante Camarões. Acho que ali tem loja pra todo gosto. Mas há também uma outra feira, que funciona onde era um presídio (não se assuste, hehe, não tem nenhuma cara de presídio). Veja se é desse que você tá falando:

http://www.forrocomturista.com.br/forro

Tem também uma terceira ... quando se fala em "feirinha de Ponta Negra", é uma que fica entre o Praia Shopping e o Camarões. Fica na esquina da rua praia de Tibau e da avenida Roberto Freire. Essa é bem pequena, tem menos opções que o shopping de artesanato, que inclusive tem praça de alimentação e espaço pra tirar aquelas fotos que todo turista gosta, de botar o rosto. Mas dá pra visitar as duas coisas e comparar.

Note que muitas das referências que to te dando ficam na Roberto Freire. A partir daí, você já tem uma ideia de onde estão concentradas as coisas.

ATUALIZAÇÃO - acabei de ver seu post com o endereço. Olha, minha esposa morava a 1km dali, onde os pais dela ainda moram. Eu já fiquei hospedado numa pousada a 200m dali (avarandas, você pode ver pelo Google Maps). A localização é excelente.

Você quer fazer praia e tudo mais a pé. Dali, não sei se rola ir com a família toda a pé e voltar pro ap, pois tem a ladeira que separa a Roberto Freire da praia. Se vocês gostam de andar e estão acostumados com subidas, blz, mas já deixo o aviso de que não é pra qualquer um. E se você ficar na praia, tem o mesmo problema. Vai ter que subir a ladeira pra ir ao resto, ou vão ficar limitados ao que tem na orla - restaurantes mais caros, ausência de supermercados e padarias (ao menos não que eu saiba), etc. A solução pode ser pegar um táxi para subir a ladeira, se não quiserem já alugar o carro.

Não tenho certeza, mas acho que a ladeira fica menos íngreme na parte mais afastada do Morro do Careca.

Na Av. Praia de Búzios, que fica perto da Roberto Freire, tem padaria, mercadinhos, farmácia, lanchonete e talvez restaurantes.

Jogue isso tudo que to falando no Google Maps, fica mais fácil decidir.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.