Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 330.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

É melhor fazer assim mesmo. Se achar que sobrou tempo, é só pensar em algo na hora, internet tá aí pra ajudar nisso.

Comentários:

Se não me engano, o Extra fica aberto pelo menos até meia noite. Quanto a lugar para jantar, já passamos por isso antes e acabamos parando num barzinho. As coisas em Natal costumam fechar cedo, por volta de 22h, máximo 23h. Eu compraria algo e prepararia no ap.

O lado próximo do Morro do Careca costuma ser tranquilo, mas acho que a praia toda é boa pra crianças. Quase tudo em Natal e redondezas tem pouca correnteza, apesar de ventar muito. Sim, o cajueiro pode ficar no caminho de Pipa, depende do caminho que você vai pegar. Pouco depois do Cajueiro tem um mirante legal, onde você pode apreciar a paisagem e talvez dar a sorte de ver golfinhos. O nome não engana - Mirante dos Golfinhos.

Acho que esse aquário fica, sim, no caminho de Genipabu, mas você tem que confirmar. Nós nunca fomos, pois quem foi disse que não é bem cuidado. Pra quem nunca foi em um, deve valer a pena mesmo assim. Em Genipabu tinha uns dromedários na parte de cima das dunas, mas houve um problema recente com isso, do qual não estou me lembrando e não sei se ainda estão lá. Não custa conferir, sua filha deve gostar.

Vai ser um dia meio longo essa segunda, é melhor começar bem cedo. A lagoa de Pitangui é um lugar que você tem vontade de fazer com calma, relaxando.

Nunca atravessamos a ponte a pé, só passamos devagar de carro. É uma vista legal, sim. Vale a pena uma parada na Praia do Forte, onde fica uma espécie de piscina natural pra crianças. Você já vai ter passado por ali quando for pra Genipabu. O teatro, que me lembre, nunca visitei, minha esposa deve conhecer. Também não me recordo de nenhuma igreja em especial que valha a pena visitar, se você tá falando do aspecto arquitetônico. Já ouvi falar da Igreja de Santo Antônio, mas não sei como é. A ordem do roteiro ACHO que tá legal, vou ver se me lembro de perguntar pra minha esposa, que tem uma noção melhor do que eu.

Não deixe de passar pela Via Costeira. Muito provavelmente você já fará isso para chegar na ponte e no litoral norte a partir desse ap que você tá alugando, mas não custa frisar. Tem um visual bonito.

Opções pra quarta, talvez um bate e volta a João Pessoa, mas que de repente poderia ser feito a partir de Pipa, na volta do Domingo.

Tem o Parque das Dunas, que pessoalmente não vejo nada de mais. É um lugar arborizado, legal pra um morador local passear de bobeira, ler um livro, namorar, mas sem grande destaque pro turista. Acho que o grande diferencial seria o passeio de barco, mas com criança pode ser complicado mesmo. Tem a lagoa da coca-cola, a agua é de cor parecida. De resto, são praias e as demais atividades culturais, que não posso te indicar porque não me interessaram.

Postado
  • Membros

Marcos, mais uma vez muito obrigado por toda a ajuda!

Pra Pipa tem dois caminhos, né? Acho melhor ir pelo que não tem que atravessas de balsa, esse tu sabe por onde é? E o cajueiro fica no caminho desse?

As águas de Natal são mornas como dizem? O maior pecado das praias catarinenses (lindas praias), onde costumamos ir, é a água, geralmente muito fria.

O aquário eu pensei em ir porque é no caminho e, mesmo sendo pequeno, acredito que a Carol vai gostar. Eu e minha esposa conhecemos o de Santos, não sei se é menor ou maior, mas eu gostei bastante da visita (é bem rápida).

São qtos km de Natal a João Pessoa,mais ou menos? Já me falaram muito bem de lá, até já falamos em passar umas férias por lá, mas de repente um bate e volta é interessante ... q q será que dá pra fazer em um dia?

Se lembrar de mais alguma coisa tô no aguardo!!

Abraço!

Postado
  • Membros

Não sei te ajudar com direções, pois quem dirige por lá é minha esposa. Mas veja se esse relato não te ajuda:

http://www.conectandorionatal.com.br/component/content/article/74-lugares-mais-visitados/311-vai-a-pipa-passando-pelo-maior-cajueiro-do-mundo-rn.html

Sim, mornas. Na temperatura ambiente, eu diria. Eu por exemplo sou do RJ, onde acredito que a água seja menos fria do que em SC. E vou te falar que noto muita diferença.

São mais ou menos 200km de Natal a JP. Eu ainda não conheço, quem já fez o bate e volta foi minha esposa. Nós devemos fazer de novo no carnaval ou na semana santa. Ela diz que dá pra ver bastante coisa em um dia. Se for, não deixe de ver o bolero de ravel, jogue no Google pra entender o que é.

Abraços.

Postado
  • Membros
Marcos, mais uma vez muito obrigado por toda a ajuda!

Pra Pipa tem dois caminhos, né? Acho melhor ir pelo que não tem que atravessas de balsa, esse tu sabe por onde é? E o cajueiro fica no caminho desse?

As águas de Natal são mornas como dizem? O maior pecado das praias catarinenses (lindas praias), onde costumamos ir, é a água, geralmente muito fria.

O aquário eu pensei em ir porque é no caminho e, mesmo sendo pequeno, acredito que a Carol vai gostar. Eu e minha esposa conhecemos o de Santos, não sei se é menor ou maior, mas eu gostei bastante da visita (é bem rápida).

São qtos km de Natal a João Pessoa,mais ou menos? Já me falaram muito bem de lá, até já falamos em passar umas férias por lá, mas de repente um bate e volta é interessante ... q q será que dá pra fazer em um dia?

Se lembrar de mais alguma coisa tô no aguardo!!

Abraço!

Não sei se me permite, mas aí vão algumas respostas p/ vc.

As águas são mornas ou não são tão frias c/ no sul e sudeste. P/ ir a pipa d balsa passa pelo cajueiro (praia de pirangi - litoral sul), caso contrário nao, já que o outro caminho é pela br(como se tivesse indo para

João Pessoa).

Natal - João Pessoa dá uns 190 km, umas 2:30 h d viagem(em média), bate e volta depende da tua programação, eu particularmente acho corrido.

O aquário é no litoral norte, o nome é aquário natal, na praia da redinha. (não é perto do cajueiro nem de pipa, é perto de Genipabu).

Postado
  • Membros

Quanto mais gente dando opiniões, melhor pra nós, Daniela! Muito obrigado.

Eu tinha pensado em ir para Pipa pela BR, pois li em algum lugar por aí, não sei se é verdade, que algumas locadoras de carro proibem contratualmente os locatários de andarem com os carros nessas balsas. Será que isso é verdade?

E, principalmente, essas balsas são seguras?

A propósito, alguém pode indicar a locadora de carros mais barata e confiável de Natal?

Daniela, obrigado mesmo e opine sempre, por favor.

Abraços a todos!

Postado
  • Membros

A balsa pra Pipa é das melhorzinhas...a de Baía Formosa um pouco pior e as "balsas" pra Genipabu e pra Barra do Cunhaú são umas tábuas em que o carro vai em cima e um cara fica "remando". Essas sim são no mínimo estranhas hehe

Eu ia colocar fotos delas, mas o site está com problema (tentei pelo IE9 e pelo Chrome e não consegui =/)

Postado
  • Membros

Tem um relato, algo como "5 dias em natal com economia", que indica uma locação de carro bem baratinha. Veja lá. A única que chegamos a testar não me lembro o nome.

Postado
  • Membros

Bom..vou relatar minhas impressões de Natal.

Transporte publico: Pra quem está acostumado com os onibus do Sudeste, vai estranhar, já que a frota de Natal é beeeem antiga, ou seja, conforto zero. Outra coisa, não existe informações sobre itinerários em nenhum lugar, nem adianta procurar, eu liguei até para a compahia perguntando sobre isso, e me deixaram no vaco, tem que se virar na hora que já estiver lá. Fiquei quase duas horas na Rodoviária esperando um onibus para Ponta negra, achei um absurdo, perguntamos para o motorista o motivo da demora, ele disse que não tinha motorista suficiente.

Aeroporto: Muito afastado do centro da cidade, alias, fica fora de Natal, como cheguei de noite achei mais conveniente pegar um taxi até o Hostel, R$40,00.

Hostel: Fiquei no Lua Cheia, melhor coisa da cidade, estrutura bacana, funcionários gente boa, Pub colado, rua movimentada de bares e tal, e não é caro.

Ponta Negra: Praia totalmente degradada, parece que o mar vai invadir as construções, não gostei muito não. Aconselho que vá curtir em outra praia.

Centro da Cidade: Perigosissímo para turista sair batendo fotos, o pessoal fica de olho, mas mesmo assim consegui tirar boas fotos do Pálacio do Governo, Museu e Prefeitura, mesmo assim foi muito arriscado, tinha alguns trombadinhas que só ficavam de olho, não é seguro, precisa em grupo, eu estava com um amigo apenas. Fomos alertados para sair de lá o quanto antes, tenso.

Aquário: Fica em um bairo bem afastado do centro da cidade, não lembro agora, fomos de onibus pra lá, foi uma saga até chegar, pegamos dois onibus. O bairro é muito pobre, por isso evite ostentar equipamentos fotografos e tal,fiquei assustado na hora de ir embora, saímos quando o local fechou e começou a escurecer, a rua ficou deserta, só a gente na rua, trememos mas ficamos esperando o onibus lá mesmo. Mas o aquario é organizado, com boas atrações, a dona é uma simpatia, lembro que não é um aquario vinculado ao Governo do Estado, é particular, por isso a estrutura não é lá essas coisas.

MELHOR DICA DE TODAS: Aluguem um carro, caso contrario terão que depender da boa vontade das empresas de onibus para se locomover pela cidade, sei que não é barato, eu mesmo não fiz isso, mas me arrependi depois, tenho a impressão que seria uma viagem bem diferente.

Abraços e boa viagem.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal, estou programando de passar o Reveillon em Natal, dos dias 28/12/2013 à 01/01/2014. Então serão 5 dias, ou talvez só 4 dependendo dos horários de vôo.

Gostaria de saber se dá pra conhecer o principal nesses 4 ou 5 dias, o básico mesmo de todo turista. rsrsrs

E em que área é melhor procurar um hotel, tipo mais perto dos pontos a serem visitados, sei lá.

Como vou de avião, vale à pena alugar um carro por lá? Ou melhor pegar taxi mesmo?

E a noite de reveillon propriamente dita, indicam algum lugar?

Por enquanto é isso, vou voltar as minhas pesquisas e vamos conversando!

Abraços!

Postado
  • Membros
Olá pessoal, estou programando de passar o Reveillon em Natal, dos dias 28/12/2013 à 01/01/2014. Então serão 5 dias, ou talvez só 4 dependendo dos horários de vôo.

Gostaria de saber se dá pra conhecer o principal nesses 4 ou 5 dias, o básico mesmo de todo turista. rsrsrs

E em que área é melhor procurar um hotel, tipo mais perto dos pontos a serem visitados, sei lá.

Como vou de avião, vale à pena alugar um carro por lá? Ou melhor pegar taxi mesmo?

E a noite de reveillon propriamente dita, indicam algum lugar?

Por enquanto é isso, vou voltar as minhas pesquisas e vamos conversando!

Abraços!

Ólá Drdreh,

4 dias é suficiente para o básico sim...

Você deve se hospedar na Ponta Negra, lá é cheio de pousadas e agências de passeios....Eu fiquei na Pousada Castelo Beach (paguei R$ 120,00 o casal) num quarto com vista para o Morro do Careca...mas, se vc quiser economizar tem pousadas mais baratas (tem a Tubarão R$ 90,00 o casal). No reveillon deve ser um pouco mais caro!!!

Quanto aos passeios dê uma caminhada a noite ali mesmo na Ponta Negra tem muitas agências....eles te oferecem vários passeios...Não deixe de fazer o de Buggy pelo litoral norte...esse é um passeio que dura o dia inteiro...Outro passeio legal é o mergulho livre em Maracajaú, mas, confira antes a maré, pois, nem sempre vale a pena fazer....E vá até a praia da Pipa (o ideal era passar pelo menos uma noite por lá...).

Quanto ao carro: O aluguel lá em Natal é bem barato (agências locais), acho que vale a pena alugar umas 2 diárias...para ir até a praia da pipa, dormir um dia e depois voltar a natal...A noite lá na Pipa tem vários barzinhos e restaurantes legai....Durante o dia é legal dar uma volta em cacimbinhas e relaxar na Praia do Madeiro onde dá pra alugar um caiaque e ir atrás dos golfinhos!!! Tem também o recanto ecológico com uns mirantes de onde é possível avistar golfinhos e tartarugas....

Qualquer dúvida pode me perguntar!!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.