Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 330.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pessoal, to fechando meu roteiro em Natal e minhas maiores dificuldades estão no planejamento de onibus. Quase impossível achar os itinerarios das linhas na net. Natal é uma das poucas cidades q tá dificil achar os itinerarios. Entao me ajudem!! Qual onibus pego de Ponta Negra para o Forte dos Reis Magos? E o ponto pra descer pra chegar no forte fica onde? E onibus de Ponta Negra pro cajueiro em Pirangi, qual é e onde passa? Vou chegar em Natal vindo de Pipa e hospedar em Ponta Negra, o melhor é descer em frente o Natal Shopping e de lá pegar umas das linhas pra Ponta Negra ok? e pra ir embora do aeroporto, tb o melhor é ir de Ponta Negra pro Natal Shopping e de lá pro aeroporto, certo?

Outras questões: o Forró do Turista é algo imperdível ou não? Se eu não conseguir companhia no hostel, ficaria mto caro ir sozinho pra Genipabu? Qto será que cobrariam no buggy? Alguma outra coisa pra fazer na Redinha a nao ser a tal ginga com tapioca? Acho q por enquanto é só isso tudo!!! Valeu!!

Postado
  • Membros

Oi Enio, fiz o passeio de buggy para Genipabu e paguei R$ 75,00....o passeio sai com 4 pessoas e as próprias agências cuidam de encaixar o pessoal de acordo com o perfil de cada um....

Postado
  • Membros

Enio, nao se preocupe, q qdo vc chegar à cidade, vc pergunta ao recepcionista, ao vendedor, a um morador da cidade e o pessoal te diz qual linha pegar. No onibus, peça ao cobrador p/ mostrar onde descer. O pessoal é mto receptivo, peguei onibus poucas vezes em Natal, mas os motoristas e cobradores foram mto atenciosos.

eu tb me preocupava em saber desses detalhes antes da viagem, mas fica mto + facil garimpar as infos no proprio local.

boa viagem!

Pessoal, to fechando meu roteiro em Natal e minhas maiores dificuldades estão no planejamento de onibus. Quase impossível achar os itinerarios das linhas na net. Natal é uma das poucas cidades q tá dificil achar os itinerarios. Entao me ajudem!! Qual onibus pego de Ponta Negra para o Forte dos Reis Magos? E o ponto pra descer pra chegar no forte fica onde? E onibus de Ponta Negra pro cajueiro em Pirangi, qual é e onde passa? Vou chegar em Natal vindo de Pipa e hospedar em Ponta Negra, o melhor é descer em frente o Natal Shopping e de lá pegar umas das linhas pra Ponta Negra ok? e pra ir embora do aeroporto, tb o melhor é ir de Ponta Negra pro Natal Shopping e de lá pro aeroporto, certo?

Outras questões: o Forró do Turista é algo imperdível ou não? Se eu não conseguir companhia no hostel, ficaria mto caro ir sozinho pra Genipabu? Qto será que cobrariam no buggy? Alguma outra coisa pra fazer na Redinha a nao ser a tal ginga com tapioca? Acho q por enquanto é só isso tudo!!! Valeu!!

Postado
  • Membros

Olá pessoal,

Estou com uma viagem programada para Natal na segunda quinzena de Agosto e gostaria de saber como costuma ser o clima lá nessa época. E Aproveitando gostaria de sugestão de roteiro para 15 dias.

Postado
  • Membros

Em 15 dias dá para conhecer de Natal até Recife! Ou de Natal até Fortaleza. Essas são minhas sugestões.

Postado
  • Membros

Enio, eu moro aqui xD se você tiver qualquer duvida sobre transporte, ou como chegar em algum lugar pode entrar em contato comigo...

Posso te passar meu telefone por MP caso precise de algo...

Sobre itinerário, realmente não tem, mas como foi dito, aqui todo mundo te auxilia fácil em relação a transporte ou qualquer outra coisa...

então, vamos lá... ::otemo::

Qual onibus pego de Ponta Negra para o Forte dos Reis Magos? o 56, ele faz a rota da via costeira. Pra descer voce pode pedir ao cobrador que ele para.

O onibus que vai para pirangi é um especial da linha Campus é um onibus vermelho e voce vai ver em cima pirangi (cuidado para nao confundir com o pirangi bairro, circula uns onibus azul e amarelo que vao para o bairro), voce pode pegar em ponta negra, perto da feirinha, centro de artesanato, praia shopping , cidade jardim, dependendo de onde voce ficar.

Vindo de pipa, voce provavelmente vai ficar no Via direta, que é um shopping em frente ao natal shopping.. é só atravessar a passarela.

Pra voce ir para o aeroporto de onibus, voce vai ter que pegar um intermunicipal, o "A" para isso voce pode pegar um onibus pro via direta, atravessar a passarela e vai descer até a parada do carrefour, que é onde passa os onibus para parnamirim.

o Forró do Turista não posso opinar, eu moro aqui mas nunca fui kkkkkkk Quando eu vou a Genipabu costumo ir cedo e voltar de tardezinha, porque a noite nao tem muita coisa pra fazer na cidade, e lá não tem caixa eletronico, logo adiantando kkkkk A redinha é uma praia e também não tem muita opção a noite, sugiro que va de manha bem cedo e volte de tardezinha.. Tem uns onibus para redinha / santa rita, que custam o mesmo: 2,20. Porém passam em algumas partes da cidade, e não em todas as paradas.

Espero que tenha ajudado, qualquer coisa pode mandar MP. ::hãã::

Postado
  • Membros

Olá, Enio.

No geral, você acaba usando a parada do Natal Shopping em todas as idas e vindas. Olha no meu relato que tem as linhas para o Aeroporto, para Ponta Negra e para Pipa. Já para os Forte, aluguei carro. Se você tiver mais gente pra fazer esse passeio, vale a pena alugar o carro por uma ou duas diárias e fazer, ainda, outros passeios como para o Maior Cajueiro e sair a noite. O passeio pra Genipabu gira em torno de R$ 70,00. Procure não pegar passeios mais baratos do que isso, digo por experiência própria.

Postado
  • Membros

Valeu pelas dicas pessoal, meu roteiro já tá pronto e em 3 semanas to chegando em Natal. To indo sozinho, então alugar carro nao vai rolar, vou ter q encarar busao mesmo, ou quem sabe encontre uma turma legal no hostel né. depois posto o relato. té+!

Postado
  • Membros

Mesmo com tantos post,s ainda estou cheia de duvidas!

Vou viajar semana que vem (quinta a domingo, 21.03 a 24.03) ia pra Aracaju, mas não vai dar e agora decidi ir pra o RN! Vou de carro, saindo do Recife.

Saio na quinta do Recife, chego em Baia Formosa as 7h aproximadamente. Lá conheço a praia e vou conhecer a lagoa Coca cola. Dúvidas: como se chega a tal lagoa? Atem algum passeio a ser feito lá? A Praia de Baia formosa é formosa mesmo? De lá, após conhecer a lagoa, parto pra Timbau do sul, pois Pipa já conheço.... em Timbau, pretendo chegar a tarde, e dormir por lá. Lá tem algum passeio a ser feito? Barra de Cunhaú é lá perto eh?

Na sexta pela manhã saio de Timbau de sul em direção à Pirangi do sul, pra conhecer o cajueiro gigante e conhecer os parrachos de timbau do sul. Dúvidas: vale a pena o passeio aos parrachos? SE sim, como e com que agencia ou empresa, ou pessoa eu agendo, como eu fico sabendo da maré? Tem alguma praia entre Timbau e Pirangi que eu deva conhecer?

Após os passeios ao cajueiro e a aos parrachos, vou pra Ponta Negra, curtir o fim de tarde e o por do sol. Pretendo ficar pela praia, tirar fotos, ver o por do sol (sugestões???) jantar e ir descansar na pousada (sugestões de alguma barata?)

Caso eu não faça o passeio aos parrachos, pensei em conhecer o cajueiro, ir a praia de tabatinga pra ir no mirante de tabatinga, e seguir logo pra ponta negra.... ir na pousada (em ponta negra) tomar banho (hahahah) almoçar e ir conhecer Natal... a ponte, a fortaleza dos reis magos, algum mercado de artesanato, e outras coisas que ainda vou pesquisar (kkkk podem me dar sugestões)

No sábado, quero conhecer o parque das dunas (é caro?) e ir pra Maracajaú de bugue, pra conhecer os parrachos de lá, que parecem ser mais interessantes que os de Pirangi....... Dúvida: pra ir de bugue, qual o melhor roteiro (agora não importa o preço, pq quero passar o dia toooodinho) que praias e lagoas eu peço pra conhecer? O que vale a pena parar e apreciar? o que vale “pular” e não ir? Alguem pode me informar a media de preço?

No domingo, não sei o que vou fazer..... fico lá ate as 18h. Alguma dica? Posso esticar e só voltar na madrugada da segunda, se a dica for boa..... kkkkk

Desde já obrigada!

Postado
  • Membros

Sou de Curitiba, estive ano passado em Ponta Negra, e caso alguém tenha alguma dúvida sobre onde ficar por lá, recomendo muito o Pousada Hotel Castanheira. Lugar agradável de ficar e bem localizado.

Quanto a locomoção, circulando apenas em Ponta Negra, um táxi resolve, as distâncias são curtas.

Falando da praia em si, é uma praia bonita, mas nada incomum. Deslumbrantes mesmo são as dunas, como as de Genipabu. O passeio de jipe é inesquecível. O preço estava 300 reais para 4 pessoas. Como estávamos em 3, o custo foi de R$100 para cada um.

A noite em Ponta Negra tem algumas opções, vale a pena conhecer o Taverna Pub.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.