Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Olá pessoal!!

Para quem curte um contato mais próximo com a natureza é importante saber que Florianópolis oferece uma grande variedade de trilhas, quase sempre rodeadas de belas paisagens....

Estou criando este tópico para o pessoal poder trocar experiências sobre as trilhas da Ilha da Magia.... Vou colocar aqui a minha contribuição para deixar a galera com água na boca!!!

Fonte: Prefeitura municipal (http://www.pmf.sc.gov.br)

A Ilha de Santa Catarina tem uma grande diversidade de caminhos e trilhas, dos quais 31 foram mapeados, apresentando as mais diversas características: de curto a longo percurso; de caminhada simples em terrenos planos à caminhada radical com exposição à altura e uso de apoio; de orientação fácil, acessíveis aos menos experientes, aos de difícil orientação que exigem experiência e conhecimento prévio da área; alguns requerem um preparo físico normal, já outros exigem um preparo físico apurado. Isto deve-se ao fato de existirem caminhos e trilhas que reúnem, ao longo de seus percursos, ecossistemas e paisagens diversificadas, com morros, costões, planícies costeiras arenosas, dunas, restingas, manguezais, baías, enseadas, lagoas, córregos e mata típica da Floresta Atlântica, às vezes compondo áreas de preservação que abrigam inúmeras espécies vegetais e animais.

Muitos percursos cruzam ou estão localizados em diferentes áreas de preservação, como parques e reservas ecológicas; todos os caminhos e trilhas do sul da Ilha têm essa característica.

Aproximadamente dois terços dos caminhos e trilhas envolvem trechos de caminhada semi-pesada, pesada, difícil e radical, geralmente em aclives acentuados que exigem esforço. O tipo de terreno mais característico é o de terra batida, inclusive argilosa, em que afloram seixos da base granítica que forma os morros.

Alguns caminhos e trilhas têm uso regular, servindo de acesso a praias, mantidas para passeios em áreas de preservação e como acesso a algumas comunidades isoladas, como as da Costa da Lagoa, dos Naufragados e do Saquinho.

Parte dos caminhos e trilhas sofre um processo de desaparecimento e esquecimento. Naqueles em que o uso se tornou pouco frequente, mesmo que tenha sido importante na história do passado da Ilha, é comum a construção de cercas, muros e construções em propriedades que impedem a passagem e camuflam os pontos de acesso, aos poucos tomados pela regeneração da vegetação ou perdidos pelo desmatamento.

Nem todos os caminhos e trilhas são acessíveis para a maioria das pessoas - muitos oferecem dificuldades físicas e alguns encontram-se interrompidos por cercas, podendo ocorrer o impedimento da passagem por parte dos “proprietários”. Em alguns percursos podem aparecer cães ameaçadores.

No link abaixo há a relação das trilhas catalogadas pela prefeitura. Cliacando sobre cada trilha encontrará um descritivo:

http://www.pmf.sc.gov.br/guia/novo/trilhas/_html/refrap.html

Tem também o http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/index.html com 14 trilhas e seus respectivos mapas

Editado por Visitante

• Respostas 122
  • Visualizações 78.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Guerreiro da Luz
    Guerreiro da Luz

Cara acho que sou louco mesmo kkkk. há uns anos atrás em 2004 se não me engano eu convidei meu pai para irmos passar uns dias na praia da Armação do Pantano e Ficamos na Pousada Santa Ana se não me en

Featured Replies

Postado
  • Membros

Salve galera, sou novo aqui no mochileiros e se puder gostaria de embarcar junto nessa trilha com o seu pessoal Joel!!!

Vou acompanhar teu blog para ter mais informações

abraços

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal.

Alguém sabe me informar se tem como eu ir de barco da Pinheira até Naufragados de barco?

Quero fazer trilha em Naufragados ate lagoinha de leste. Estou indo sozinho. Vou acampando.

Qualquer informação é útil ;)

Abraços

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá!

Estou chegando meio atrasado neste tópico, mas para não deixar o último post sem resposta, vamos lá (poderá ser referência para outros mochileiros):

Da Praia da Pinheira, em Palhoça (SC) é fácil agenciar um barco para passeios pela região e também para atravessar à praia dos Naufragados. Basta contactar os pescadores (há vários que residem na praia - basta procurá-los na chegada dos barcos). Fiz isso há vários anos e paguei na época R$ 10,00 por cabeça, junto com mais 3 amigos. Há também a opção (mais cara) de agendar com o pessoal das pousadas. Muitos deles (como a Vida Sol e Mar - tel (48) 3254.4199 - e-mail turismo@vidasolemar.com.br) possuem lanchas e programam, sob encomenda, passeios pela região.

Há também opção de passar para a Praia da Guarda do Embaú e lá também acertar o transporte com algum pescador dali.

Saudações,

Postado
  • Membros
Olá!

Estou chegando meio atrasado neste tópico, mas para não deixar o último post sem resposta, vamos lá (poderá ser referência para outros mochileiros):

Da Praia da Pinheira, em Palhoça (SC) é fácil agenciar um barco para passeios pela região e também para atravessar à praia dos Naufragados. Basta contactar os pescadores (há vários que residem na praia - basta procurá-los na chegada dos barcos). Fiz isso há vários anos e paguei na época R$ 10,00 por cabeça, junto com mais 3 amigos. Há também a opção (mais cara) de agendar com o pessoal das pousadas. Muitos deles (como a Vida Sol e Mar - tel (48) 3254.4199 - e-mail turismo@vidasolemar.com.br) possuem lanchas e programam, sob encomenda, passeios pela região.

Há também opção de passar para a Praia da Guarda do Embaú e lá também acertar o transporte com algum pescador dali.

Saudações,

Valeu pela resposta! Acabei nem fazendo esse trajeto nas datas que pretendia (férias em julho), porque só choveu naqueles dias. Mas continuo pensando em percorrer aquela região. Obg pela informação.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Fiz a trilha da Lagoinha do Leste e recomendo!

Só venho aqui corroborar com os demais depoimentos deixados neste tópico.

O carro ficou num estacionamento na Praia da Armação, então passamos pela Praia do Matadeiro e no final dessa praia começa a trilha até a Lagoinha do Leste. Levei +- 2h30min. Voltei por Pântano do Sul e esta trilha é mais curta (+- 1h) e mais aberta. O final dessa trilha termina numa rua, é só descê-la e na rua principal, a esquerda, há um ponto de ônibus, peguei o Costa de Dentro e em poucos minutos estava novamente na Praia de Armação.

Também há barcos que fazem o transporte para ou de Lagoinha do Leste. O custo é: Pântano do Sul= R$ 15,00 e Praia do Armação= R$ 25,00.

Levem repelente. E boa caminhada!!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Qual a melhor trilha para se fazer sozinha? Estarei na ilha entre os dias 16 e 19/03 e queria aproveitar para fazer algumas trilhas.

Valeu

Anna Paula

Postado
  • Autor
  • Membros

Ola anna!

isso depende de muitas coisas, por exemplo o seu preparo físico e disposição...

mas se diz em relação a segurança, te recomendo a costa da lagoa já que é um bairro relativamente grande e que os moradores só tem acesso por trilha ou barco.

a pra lagoinha do leste é muito popular também por chegar em uma praia bem linda e selvagem, mas seria legal ter companhia.

você vai ficar em hostel? Não vai ser difícil arrumar companha para as trilhas!

Qual a melhor trilha para se fazer sozinha? Estarei na ilha entre os dias 16 e 19/03 e queria aproveitar para fazer algumas trilhas.

Valeu

Anna Paula

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oláaa, gostaria de saber se em floripa tem algum grupo de mochileiros que frequentemente fazer trilhas e trips,sou de sampa,tenho um grupo aqui,mas daqui alguns dias irei mudar de cidade,morarei em floripa e queria continuar com as trips,conhecer a galera e enfim fazer novas amizades :)) Bjaao Aguardo resposta!!!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

considerando q somos 1 casal q vai p/ Floripa em baixa temporada:

As seguintes trilhas em Floripa são tranquilas/seguras? Demarcadas? É fácil seguir as trilhas?

1. A Trilha Ratones/Costa da Lagoa

2. A Trilha Canto dos Araçás/Costa da Lagoa

Postado
  • Membros

A trilha do Canto dos Aracas a Costa da LAgoa é bem tranquila. Para chegar no inicio da trilha vc pode pegar o bus Canto dos Aracas no TILAG. Nao sao muitos horarios, verifique em www.transoltc.com.br. De carro, vindo da Lagoa para o centro, vire a direita antes de subir o morro da Lagoa e siga em frente até que a rua termine.

Do inicio da trilha ate a vila onde estao os restaurantes leva aprox 1:30hs a 2hs. Se o ritmo for bom, um pouco menos. A trilha é bem tranquila com varios pequenos sobe e desce. Nada muito cansativo, para quem curte trilhas. Mas se alguem cansar, é só descer até algum ponto do barco onibus na beira da lagoa.

Não vejo risco de se perder na trilha. Praticamente não tem bifurcações. No máximo vc pode ir em direção a um ponto na beira da lagoa e ter que voltar uns 100 metros. Também não vejo a trilha como perigosa. Por ali tb passam moradores da Costa da Lagoa.

Na vila tem tb 1 cachoeira. Os restaurantes sao bem familiares e servem sequencia de camarao. Eu gosto do Cabral (o último) e do Lagoa Azul.

Para voltar, uma opção interessante para quem tomou umas geladas e comeu camarao é pegar o barco onibus de volta para a Lagoa. Se estiver de carro, salte no ponto 3 (Canto dos Aracas). Se estiver de bus é só seguir até o ponto final na ponte da Av. das Rendeiras, junto ao centrinho da Lagoa.

A trilha Ratones Costa da Lagoa chega ao mesmo destino, só que subindo e descendo o morro a partir de Ratones. Dizem que o visual do alto é muito bonito, mas eu não conheço.

Espero ter ajudado

Abracos

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.