Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Postado
  • Membros

[info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a cidade de San Pedro de Atacama e o Deserto do Atacama. Se você está com alguma dúvida em relação à região, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece o Atacama, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]

[linkbox]Guia de Santiago por Mochileiros.com

Escreva seu Relato sobre o Atacama

Procurando companhia para viajar para o Atacama? Crie seu Tópico aqui!

Deserto do Atacama - Tópico de Perguntas e Respostas

Dicas - Deserto do Atacama

Troque informações sobre Hospedagem em San Pedro de Atacama

Deserto do Atacama de Bicicleta

Relatos sobre o Atacama:

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Leo Caetano

Relato sobre viagem de vinte dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Milena Garcia

Relato sobre viagem de dezenove dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Xunfos

Relato sobre viagem de vinte e cinco dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Samanthavas

Relato sobre viagem de vinte e um dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro FHMartins

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Michelschon

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Carla Nogueira

Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Cmcf

Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Dickens

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Magno Fugisava

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Morenopissedoff[/linkbox]

Pretendo conhecer os seguintes lugares:

1. Cidade de San Pedro de Atacama

Cidade de onde parte todas as aventuras para o deserto. Dentro da cidade será visitado o Museu Arqueológico de P. Le Paige.

2. Valle de La Luna

Fica a mais ou menos 17 km de San Pedro de Atacama. Um lugar único no mundo onde tudo lembra a lua.

3. Toconao e Salar de Atacama

Fica mais ou menos 38 km ao sul de San Pedro de Atacama. No caminho é possível ver de longe os vulcões Licancabur e Lascar entre outros. Chegando ao povoado de Toconao segue-se o salar até a Laguna Chaxa (habitada por flamingos)

4. Geysers del Tatio

Campo geotérmico que fica a mais de 4.200 metros de altura que a partir das 5 horas da manhã cria um fenômeno incrível. Fica a mais ou menos 89 km.

5. Termas de Puritama

O rio Puritama e suas águas quentes (30ºC) administradas pelo Hotel Explora mas de acesso público. Fica mais ou menos 28 km.

6. Pukara de Quitor

A cerca de 3 km de San Pedro está o Forte Quitor, construído pelo povo atacamenho para defenderem-se de outros povos.

7. Valle de La Muerte

A cerca de 3 km de San Pedro também está o Vale da Morte. Bonitas formações rochosas.

8. Lagunas Altiplánicas

Misticanti e Miñique ficam a mais de 4.000 metros sobre o nível do mar e a mais ou menos 90 km de San Pedro de Atacama. A viagem desde San Pedro passa pelo povoado de Toconao e pela beira do Salar de Atacama.

9. Ruínas de Tulor

Fica mais ou menos a 10km de San Pedro de Atacama. Vestígios de um antigo povo atacamenho com mais de 3.000 anos sepultado pela areia.

9. Tour Astronômico

Uma agência na cidade (Rua Caracoles 174 C) oferece a mais ou menos $ 8.000 por pessoa (transporte e chocolate quente) um de 3 horas. Pode-se ouvir a explicação sobre o espaço e fazer uso dos equipamentos.

10. Vulcão Lascar (5.592 metros)

Saída de San Pedro as 5:00h da manhã. Preço $65.000 por pessoa pela Vulcano Desporte Aventura - Dura o dia todo. Transporte até 4.600 metros (passando pelo Lagoa Lejía). Depois são 3 horas de caminhada até a cratera e mais 45 minutos até o cume. Uma hora e meia de descanso e voltamos para San Pedro de Atacama. Tudo leva apenas um dia!

11. Vulcão Licancabour (5.970 metros)

Preço de $ 100.000 por pessoa (incluindo: guia especializado, transporte, café da manhã, lunch e equipamento pra camping). O circuito completo leva três dias saindo de San Pedro as 7h da manhã para chegar a base (nas ruínas incas a 5.000 metros). No segundo dia com uma caminhada de mais ou menos 8 horas chega-se ao cume (lá em cima tem uma lagoa). Voltando a San Pedro a noite.

12. Quebrada de Cari

Saindo pela estrada que leva a Calama a mais ou menos 10km há um caminho antigo que leva a parte mais alta da Cordilheira de La Sal.

Outros possíveis

Llullaillaco (6.739 metros) é um dos mais altos mas é complicado de fazer. Levaria mais ou menos 4 dias.

Vulcão Sairecabur (6.026 metros)

Este leva apenas 11 horas (das 5 as 18) e custa $ 65.000. O veículo vai até uma "azufrera" abandonada (a mais ou menos 5.400 metros) passando os Geysers del Tatio. Um caminhada de 3 horas pra subida.

Ojos del Salado

Simplesmente o maior vulcão do mundo. Esse é mais complicado pra chegar até ele.

Onde ficar?

Camping Los Chañares

Preço: $ 2.000 por pessoa (para barracas)

Preço: $ 3.500 por pessoa (peças ou quartos?)

Rua Ckilapana (umas 5 quadras do centro do povoado)

Tudo bem simples. Banheiros e Duchas compartilhadas. 5 locais para obter água. Aberto apenas no verão.

Casa Adobe

Preço: 5 a 8 US$ (depende da tempo da estadia e temporada)

Rua Domingo Atienza 582 (3 quadras da Av. Caracoles)

Hotal Monyplan

Preço: $ 5.000 (mais ou menos 8 dolares?)

Rua Lesana 687

Banho compartilhado. Cozinha comum, água quente.

Hotal y Camping Puritama

Preço: consultar lá.

Rua Caracoles.

Tem quartos com banheiro particular (se optar).

Hotal Katarpe

Preço: ????

Parece ser o melhorzinho. Tem quartos simples com banheiro particular. Cafeteria, bar e Internet!

Rua Domingo Atienza esquina Caracoles.

A idéia é ir em Janeiro. Se mais alguém estiver por lá e quiser trocar uma idéia, estamos ae.

Estou coletando mais informações e vou posta-las aqui pra que vocês consultem.

• Respostas 2.3k
  • Visualizações 541k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• exato.

• Júnia Pimenta
    Júnia Pimenta

By Iangillan   um dia desses me perguntaram por que eu quero tanto ir para o deserto do Atacama...   o engraçado é o que o maior atrativo, não está exatamente nele, mas bem acima dele!!!    

• Oi, Marcos,   acabei de voltar de lá e fiquei apenas 3 dias inteiros. No 1o dia (cheguei de tarde), fomos ao Valle de la Luna; No 2o dia, fomos no Salar do Atacama, incluindo lagunas Chaxa e Teb

Featured Replies

Postado
  • Membros

Vinte dias em SPA é muito....conforme todos já adiantaram.

Penso q 1 semana tá de bom tamanho.

Passagens são no site chileno da Lan Chile. Eu e minha mulher fizemos isso em abril do ano passado e deu muito certo. Ninguém nos indagou absolutamente NADA NADA NADA. Pode ir tranquilo. Cheguei a tentar pela SKY, mas foi o maior embaço.....uma moça me mandou um e-mail se dizendo da empresa e eu devia pagar pra ela as passagens....só q a preços de estrangeiro, ou seja, bem mais caras do q o anunciado no site.

Uma opção seria Iquique, Arica e Antofagasta, mas embora não as conheça, talvez em algumas delas não se tenha muuuuita coisa pra fazer. Eu fiquei uns dias em Santiago e curti demais. Fiquei com gostinho de quero mais, mesmo não tendo sido minha primeira vez na cidade. Santiago é uma cidade muito bacana! E de Santiago dá pra ir pra Viña del Mar e demais cidades litorâneas, por exemplo, pras vinicolas, e dependendo da época, até pra montanha ver a neve.

Seria uma forma de "completar" os 20 dias sem ser algo enfadonho.

Postado
  • Membros

Quando eu cheguei no Tatio tinha um maluco com um termometro que estava marcando -11ºC, mas depois esquenta.

Pensem nisso...

Postado
  • Membros

Olá Mochileiros, estou traçando o roteiro de minha trip. Este site esta me ajudando bastante, com muitas informações uteis e dicas bacanas.

Mas estou especialmente em duvida quanto a que Salares escolher, tudo bem sei que são bem diferentes entre si, mas já achei 4: SALAR DE UYUNI (ESTE já esta escolhido), SALAR DE TALAR, SALAR DE TARA, SALAR DE ATACAMA...

Será que conhecendo dois já seriam suficientes??? Tambem quero fazer Tatio, Valles Luna e Muerte, Observatorio. ::mmm:::mmm:

Outra coisa o passeios para Lagunas Cejar e de Piedra, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche estão incluídos em alguns dos passeios acima ou seria um outro passeio? ::essa::

Conto com a ajuda de voces viajantes.

Valeu ::otemo::::otemo::::otemo::

Postado
  • Membros

Se puder faça todos!

Na minha opinião Salar de Uyuni e do Atacama são obrigatórios.

O Salar de Talar eu encontrei fotos bem legais na internet mas tem poucas agências que fazem, acabei desistindo do passeio.

Já o Salar de Tara eu não fiz por causa do preço, essa é a desvantagem dele. Mas todo mundo que faz fala muito bem, então se dinheiro não for um fator limitante faça.

Lagunas Cejas, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche - Tudo feito em um passeio só de uma tarde, não tem nada a ver com os passeios de nenhum salar.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Gente, acabei de voltar de SPA-Santiago e queria deixar algumas informações (afinal preciso retribiur um pouco o qto o Mochileiros sempre me ajuda). Sei q vou ser repetitiva, mas é pq tô ligada que as pessoas não lêem o tópico todo e repetem as perguntas.

-Podem ir tranquilo no esquema da compra Lan pelo site chileno. Fiz isso e foi super normal. Não consegui fazer o check-in online pq nosso voo sofreu uma alteração e mesmo assim foi sussa. Fui Tam até SCL e depois Lan, o Lan foi R$160.

-Fiquei no hostel Lickana, peguei quarto duplo com banheiro privado, pq tava a fim de conforto, diária 34.000 CLP. Mto bom o hostel, excelente. Existe hospedagem mto mais barata q isso. Eu achava q por a cidade ser minúscula, localização não era problema, mas a não ser q eu estivesse no naipe da economia total, não ficaria fora do centro da cidade. A iluminação é ruim e a noite é bem frio. Mas se vc não se importa com isso e/ou tem pouca grana, vai fundo!

-Transfer pra SPA é o Licancabur, 10.000 CLP o trecho, vc compra na saída do aeroporto, mas tem q ir rápido, pq ele sai rapidinho. Tínhamos contratado com o hostel e ninguém apareceu. Ainda bem q fomos rápidas no Licancabur, senão a gente ficava lá.

-Chegamos de noite e conseguimos já ver as agências, ficam abertas até as 22h. Tínhamos referências da Maxim Experience e da Atacama Connection, vi q as 2 tinham o mesmo preço, nem pesquisamos mais. Fizemos o 1o. passeio com a Connection e depois fechamos todo o resto com a Maxim. A Connection faz a maioria dos passeios com van, enquanto a Maxim usa mais carros menores, o q eu acho melhor. Recomendo MTO a Maxim, pois os guias foram todos mto bons, especialmente o Jaime (se puderem peçam por ele) q é geólogo e explica mto bem todas as formações. O Jaime tb trabalha por conta e está pra abrir sua própria agência; ele tb faz subidas aos vulcões ( jaimealvarez32@hotmail.com ). Preços (CLP):

• Termas de Puritama: 12.000 (Connection)
    Altiplânicas+Geiser El Tatio+Valle de la luna/Muerte+Lagunas Cejas: 50.000
    Salar de Tara: 33.000

-As entradas nunca estão inclusas, levem algum $ pros passeios. Preços (CLP):

• Puritama: 10.000 (tô achando mto, mas foi o q anotei.... posso ter errado, sorry)
    Cejas: 2.000
    Chaxas (faz parte do Altiplânicas): 2.500
    Altiplânicas: 2.500
    El Tatio: 5.000
    Luna: 2.000
    Tara: não tem

-Passeios: Tara é imperdível. Tem q ser em 4x4, dia inteiro, não tem banheiro. Tem menos procura, não sai todo dia, pra ir precisa de 4 pessoas. Se vc estiver interessado, chegando lá fale com a agência de interesse q eles colocam seu nome pra um dia mais pra frente, aí eles oferecem pra outras pessoas e rapidinho fecha um carro pra ir. Todo o resto é fabuloso tb, não vou me extender nisso. Tem um passeio pipocando por lá, do Vale do Arco-Íris, q os guias lá falam bem, mas eu não tinha tempo pra fazer. Não pude fazer o tour de bike pq minha amiga quebrou o tornozelo em Tara (ui!).

-Definitivamente vale a pena o tour astronômico, apesar do frio do cão. Se pretendem fazê-lo, é uma boa fechá-lo antes do resto dos passeios pra organizar os outros em torno dele, pois precisa ver q dia e horário tem pro idioma de seu interesse (ING, ESP e FRA), fora q devido à gde procura sempre tem uns dias já sem vaga. Dura cerca de 2h30. Agora são 15.000 CLP.

-Já tinha pego -3 graus na Europa, agora peguei -5 no tour astronômico e no Tatio.... encarar o frio em SPA é pior, pq na Europa vc entra numa loja e esquenta um pouco, em SPA não tem break, pq nada tem calefação. A maioria das minhas coisas foi comprada aqui na Decathlon (SP) e aguentou bem. Em SPA tem uma loja da North Face, mas deve ser os olhos da cara, nem entrei. Em Santiago tem boas lojas, pra quem parar lá antes. O frio é brabo em SPA, não o menosprezem. Mesmo de dia peguei máximas de uns 20 graus.

-Não tive problema nenhum com altitude, o esquema é ir aumentando a altitude dos passeios, deixando pro final Tara e Tatio. Se vc precisar já mandar ver de cara um acima de 4.000m pode tentar o esquema do medicamento q tem neste tópico, ou algum analgésico.

-SPA tem mtas opções de restaurantes, o nosso preferido foi o Delícias de Carmen, na C.Calama, q era bom e barato, mas só abre no almoço. Um prato dá pra 2 pessoas de fome normal (não glutões) e custa cerca de 3.500 CLP. Comemos no Casa Adobe, q é menos simples, um menu promo de espaguetti+taça de vinho por 4.500 CLP, dava pra ter comido esse em 2 tb.

-Tem vários mercadinhos, vendem pão, empanadas e outras coisas. Alguns dias trocamos a janta por comida de mercado e dentre empanadas/pão, bebida, algum docinho/salgadinho, gastávamos cerca de 3.000-3.5000 para 2 pessoas. Tem algo parecido com uma padaria na C.Caracoles, esqueci o nome, onde compramos frios e rolou um pão saindo do forno numa noite.

-Passeios de dia todo - Tara, Altiplânicas - incluem almoço; Cejas rola um pisco com snacks.

-Tem caixa eletrônico dentro da Atacama Connection e eu vi mais algum na Plaza de Armas, não lembro onde. Bem poucos lugares aceitam cartão, conseguimos passar só no Casa Adobe e no tour astronômico. O resto é dinheiro mesmo. Nós já tínhamos comprado CLP aqui. O câmbio do cartão foi bem melhor, mas só em Santiago q conseguimos aproveitar disso.

Bem, do q lembrei é isso. Pendurei minha planilha de gastos no http://rapidshare.com/files/395773512/Gastos_de_viagem_-_chile.xls.html mas só dá pra baixar 10x, depois o link vai quebrar...

Beijos

Dani

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Cheguei ontem de viagem. O esquema da compra no site chileno da Lan funcionou 100%. Nenhum questionamento sobre isso por parte de qualquer funcionário.

Utilizei os serviços da Desert Adventures.

Fiz dois passeios com o guia Danilo (Vale de la luna + Vale de la muerte e Salar de Atacama + Lagunas Altiplânicas). Sabem aquela pessoa que nasceu pra ser guia? É esse cara. O cidadão é fantástico. Recomendadíssimo. Se possível, procurem saber os passeios que ele vai está guiando e sincronizem com a sua agenda.

Depois desta primeira experiência, o nível de exigência subiu muito, e achei o guia que nos levou para Tatio bem fraco. É um uruguaio chamado Emilio, que me passou a impressão de ter chegado de um velório, tamanho seu desânimo. Mas pode ser que ele tenha sido apenas "normal", eu é que fiquei mal acostumado depois do primeiro.

Quanto a altitude, agora acho que jogador de futebol e jornalista esportivo é tudo muito fresco. Ninguém sentiu qualquer efeito no nosso grupo, e olha que tinham pessoas de idade. Já o frio é realmente de matar. Já tinha pego temperaturas negativas no Canadá, mas não me lembro de ser tão insuportável quanto aqui. Tirei a mão da luva por uns minutos para fazer uma filmagem e quando coloquei de volta meus dedos estavam doendo muito, e assim permaneceram por um tempo. Fiquei até meio preocupado.

Esses passeios foram feitos numa grande van da Mercedes.

Já a ultima excursão, para as lagunas do salar, foi feita numa Toyota Hilux igualzinha a essas vendidas atualmente no Brasil. Não me lembro do nome do guia, mas gostei dele. Era bem simpático e eficiente e tinha muito conhecimento da região, nos passando informações bem interessantes. Não tinha o estilo super animado do Danilo, mas era muito melhor que o Emilio, cuja voz mal dava para escutar.

A refeição do passeio de dia inteiro foi feita num restaurante. O café da manhã do Tatio foi bom, dentro do possível. Nas lagunas do salar, serviram salgadinhos, biscoitos e pisco.

Achei os 4 passeios imperdíveis. Vi algumas pessoas criticando o Vale de la luna, mas eu gostei bastante.

Inclusive, eu nem ia fazer o passeio das Lagunas do salar, só mudei de idéia porque o dono do hostel em que fiquei o recomendou. E estava certo.

O que achei totalmente dispensável foi a Quebrada de jerez e Toconao, que eles incluíram no passei do salar + lagunas altiplânicas.

Por falar em hostel, gostei bastante do Campo Base. Os quartos são muitos bons. Meio frios, é verdade, mas bons. A localização é ótima, bem pertinho da Caracoles. Mas o destaque do lugar é seu proprietário, o Pancho. Muito eficiente e atencioso. Reclamamos do frio no quarto e ele prontamente providenciou um aquecedor portátil. Impressiona como ele ta sempre preocupado com o bem estar dos seus hóspedes. Se desejaram, ele faz a intermediação da negociação com as agências de San Pedro e com os transfers.

Restaurantes. Achei o El Paso a grande barbada da cidade. Barato e boa comida. Nada de memorável, mas boa.

Comi também no Casa de piedra, ao lado do Café Adobe. Achei a comida melhor que a do El paso, mas o preço também é maior. Ainda assim, nada de outro mundo. Vi todo mundo falando que San Pedro era absurdamente caro, mas comi mais barato lá que em Buenos Aires, que todo mundo dizia ser uma pechincha.

Utilizei o transfer da Licancabur, reservando antes via internet. A van é confortável e cumpriram os horários.

Bom, acho que é isso. Não deixem de fazer esta viagem, o lugar é Fantástico! A ida a Buenos Aires, após o Atacama, foi totalmente ofuscada pela passeio pelo deserto.

Postado
  • Membros

Será que existe em atacama algum lugar que alugue roupas de frio?

Porque comprar para usar só daqui a dois anos novamente é fogo,aliais é gelo...rss.

na minha cidade quando faz muito frio é 18 graus .

Gracias amigos!

Postado
  • Membros

Olha eu estive em San Pedro em abril e não vi nada parecido. Em outras cidades chilenas, principalmente no sul ,você encontra mas o aluguel é muito caro. Vale mais a pena você comprar em Santiago, se for lá antes, principalmente em julho que é época de liquidação. Em 2007 comprei um casaco de couro por 25000 pesos chilenos, cerca de 50 dólares. Mesmo que você não vá usar depois é melhor do que alugar (se é que vai ter isso em San Pedro) e pagar quase a mesma coisa. Mas so melhor mesmo é La Paz, lá as roupas são baratíssimas. Acho até que vale você ir a La Paz só para comprar roupas de frio.

Postado
  • Membros

Caros,

Reservar qualquer passeio pela internet não vale a pena. Estando lá o desconto é muito maior.

Abs

Lojudice

Postado
  • Membros

Valeu, Lojudice, pela sempre certeira intervenção.

X-a-n-d-e, meu brother, eu li um post seu algumas páginas atrás, quando você estava apenas organizando sua viagem (é o que eu estou fazendo agora), e você tava empolgado com uma empresa chamada Grado 10. Entrei no site deles, li um blog dos Inquietos cujo link você deixou aqui, e a agência me interessou mesmo. Parece ter um serviço em tese superior. O QUE TE FEZ TROCAR A GRADO 10 PELA DESERT ADVENTURES? Alguma má impressão? Indisponibilidade?

Abraço.

Edimar.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.