Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

[t1]Natal - Rio Grande do Norte[/t1]

por Claudia Severo da Redação Mochila Brasil

O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde de, seja qual for o dia, em Ponta Negra (a praia mais famosa e descolada da cidade) aí não vai querer mais sair dali!

Sol e o ar mais puro das Américas (pela Nasa), clima de festa com gente de todas as partes do mundo fazem do local, cercado de bares de frente para o mar e o Morro do Careca (uma duna cercada de vegetação, com mais de 120m de altura) um dos pontos mais privilegiados do litoral brasileiro.

Mergulhar em águas cristalinas, cruzar imensas dunas brancas, visitar locais de grande valor histórico-cultural, caminhar pelo segundo maior parque florestal urbano do país (o Parque das Dunas)... Hospitalidade e cordialidade típicas de cidades do interior, mas infra-estrutura e serviços de capital não é pra qualquer lugar. Natal é realmente especial!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã - sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.

Luís da Câmara Cascudo foi escritor, professor, maior folclorista brasileiro; levou o precursor do Modernismo, Mário de Andrade, ao Rio Grande do Norte onde realizou importantes pesquisas na área da cultura popular.

Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).

Outros prédios de valor arquitetônico estão espalhados pela cidade (na rua Chile há belos exemplares) como o Teatro Alberto Maranhão e os Palácios Potengi e Felipe Camarão (prédio da prefeitura), além de belas igrejas.

O mar calmo de águas cristalinas, mornas e verdes encanta. Da Ladeira do Sol é possível ter uma bela visão das praias centrais de Natal: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte. Para transitar entre Praia dos Artistas e Ponta Negra você certamente passará pela Via Costeira. Ali, à beira-mar, estão os maiores complexos hoteleiros da cidade. Hospedagem pra quem está com o orçamento folgado e sem muita disposição pra curtir o destino.

[t1]Baobá, Coca-cola, Forró, "Ginga" e outras curiosidades[/t1]

Os natalenses foram os primeiros sul-americanos a consumirem Coca-cola, em 1942. Naquele ano, o Departamento de Guerra dos EUA considerava Natal "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" e a região sediou uma base americana que levou o nome de Parnamirim Field. Desta base aviões americanos partiam para a Europa e África durante a II Guerra Mundial. Este foi o cenário do filme brasileiro "For All - O Trampolim da Vitória", que explora a lenda de que o nome Forró teria surgido da expressão For All (para todos), festas abertas ao público onde os soldados se divertiam a noite inteira. A versão não se sustenta e o ilustre Potiguar Câmara Cascudo definiu Forró como sendo uma abreviação de forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão e desordem.

Natal, assim como Florianópolis (SC), foi parada do escritor francês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro "Atlântico Sul". Já em "O Pequeno Príncipe" ele cita o Baobá, árvore africana que tem três exemplares centenários no Rio Grande do Norte. Cerca de 15 homens eram necessários para abraçar o tronco da árvore, o que dizem, impressionou o francês!

Comer "Ginga" com tapioca em Natal é boa pedida. Ginga é peixe frito! No mercado municipal da Praia da Redinha é certeza encontrar a combinação.

Natal é a "esquina do mundo". Olhando o mar natalense você está mais perto da África que de São Paulo e mais perto da Europa que da Argentina!

O nome Potengi, significa Rio Grande (Tupi-Guarani para português). O Rio Potengi é o principal do Estado do RIO GRANDE do Norte!

Norte-rio-grandense, Rio-grandense-do-norte ou Potiguar é o habitante ou quem nasceu no RN. De acordo com a enciclopédia online Wikipédia, "Potiguaras eram os nativos que habitavam a região litorânea do que hoje são os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi-guarani quer dizer comedor de camarão. Vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.", que dá nome ao prédio sede da prefeitura municipal.

Augusto Severo (de Albuquerque Maranhão), o nome do aeroporto que atende a cidade de Natal, na vizinha Parnamirim se refere ao professor de matemática, abolicionista e inventor do dirigível PAX que cortou os céus de Paris em 12 de maio de 1902 (Severo e o mecânico, George Sachet, morreram neste dia, depois de o dirigível estar a 400m de altura).

PAX simbolizava a crença de Severo no instrumento que criara, pois achava que este, poderia evitar guerras entre as nações.

[t1]Bem pertinho, outros cartões postais do Estado[/t1]

Passeios de buggy "com ou sem emoção" (já deve ter ouvido essa frase se já viajou pelo nordeste). Lagoas, Mata Atlântica e até passeio de dromedário (só pra bancar o turista) são algumas das opções em Genipabu, pequeno vilarejo a 30 km de Natal. Se você alugou um buggy na capital siga confiante, porém nas dunas é melhor contar com a ajuda de um bugueiro. O assédio por eles é grande, não vai ser por falta de opção!

A cerca de 60 km de Natal via BR-101, mais 15 km por estrada de terra e mais 5 km em barco mar adentro irá se deparar com os Parrachos de Maracajaú. Um mergulho nesta piscina natural de água cristalina repleta de espécies marítimas é a festa dos visitantes.

Menos conhecida dos turistas, Barra do Cunhaú é para aqueles que buscam mais sossego e um maior contato com a natureza. O local fica a 86 km de Natal e o passeio pelo rio Curimatau é um de seus atrativos.

[t1]Como chegar[/t1]

De carro, moto ou bike

O acesso à cidade pode ser via BR-101 ou BR-116.

De ônibus ou avião

A maioria das capitais brasileiras oferece transporte até Natal.

[t1]Onde ficar[/t1]

Natal tem grande oferta de leitos, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Confira boas dicas de hotéis e pousadas em:

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_natal.shtml (Natal)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_barradocunhau.shtml (Barra do Cunhaú)

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gheb_rn_maracajau.shtml (Maracajaú)

[t1]Hostels/Albergues:[/t1]

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/albergue_em_natal.shtml

[t1]Camping[/t1]

Praias Belas - RN-313, Km 13. Faz parte do município de Parnamirim, a 23K de Natal, onde também está o aeroporto Augusto Severo, que atende a capital natalense.

• Respostas 1.3k
  • Visualizações 329.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, desculpa, sumi do forum por um tempo! estive em Natal em 2009. Dessa vez, dez/2017,  voltei rapidamente, na verdade mais p/ pegar o voo d volta p/ casa, pois meu roteiro foi João Pessoa,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

kalilude, o único que tenho certeza que precisa ver a tábua das marés é o passeio de pirangi, o resto acredito que não, não lembro se o de kaiak em guaraíras precisa!

Postado
  • Membros

Iberê,

Valeu novamente pelas dicas, vou lembrar dos restaurantes Sal e Brasa e Terra do Camarão, vale conhecer, e para os dias restantes vou ver algumas opções mais em conta tipo até 20 reais.

Sobre a noite vou lembrar do Taverna pub já que fica dentro do Hostel, com certeza é conhecido por lá e já achei o site www.luacheia.com.br onde tem o endereço.

Então sobre os passeios eu vi falar muito bem de Maracajaú, agora o problema é que não sei nadar, talvez não dê para eu fazer este, fico até chateado pois pelo que vi deve ser muito legal estar perto dos peixes, mas não sei se devo encarar por mais que digam que é fácil usar o snorkel, o que acha?

Bom agora é pedir também para ir uma galera bacana e pelo menos algumas pessoas para se enturmar.

Valeu amigo.

Abraço

::cool:::'> :lol:

Fernando

Postado
  • Membros

Essa foto é da única hora do passeio que vc deve fazer sem boia, pra poder sair legal

20090922201811.JPG

mas durante todo o mergulho vc pode usar essa boiabdominal amarela, até pra poder ir mais longe e ver tudo sem grilo de ficar nadando e espantando o peixes!

Não perca Maracajaú Fernando, em minha opinião é o melhor passeio.

20090922201954.JPG

e se possivel não faça com o parque aquatico em conjunto, pois so tem brinquedos para criança.

Faça a opção de Punaú+Maracajaú

Puaú é mais um lugar paradisiaco, onde vctem mar, um pouco perto (10min andando)

o rio escuro q corre ao contrario é onde vc vai ficar, e tem opções de andar de cavalo, qudriciculo, e fazer aerobunda(tirolesa)

Reserve bastante espaço na camera, pois ambos são facinantes e paradisiacos!

20090922202354.jpg

então meu amigo, aproveite bastante, e não perca nda! pois em natal cada seundo pode se tornar Mágico!

Ah, e não deixe de ir em Pipa em hipotese alguma!

Já ia me esquecendo, o passeio de maracajau + Punaú custa enre 70 e 90 reais

Mta paz ae fernado e boa viagem

Postado
  • Membros

Fernando, eu escrevi meu relato de viagem no site tb, caso vc queira, lá tem a descrição completa da minha viagem, qualquer dúvida sobre ele pode perguntar por lá que eu respondo lá mesmo!

o nome é Rio Grande do Norte em 16 dias, e o link é: http://www.mochileiros.com /rio-grande-do-norte-em-16-dias-t36597.html

Postado
  • Membros

Oi pessoal...

Estou montando um roteiro baseado nas dicas que li aqui... confesso que esta me dando um certo desepero de ver os preços dos passeios, o ano passado fui pra Maceio, e to descobrindo só agora que em natal os passeios são umas 3 vezes mais caros :( masss é a vida né! vou tentar fazer o que for possivel de onibus, os que forem necessarios de carro e só em ultimo caso usar bugues e roteiros de agencias... rs

Se vcs puderem dar uma espiada... essa ordem tb não é definitiva... é mais pra marcar oq dá pra fazer por dia... se eu estiver viajando e colocando coisas demais pra fazer no mesmo dia me avisem! e se der pra fazer mais coisas no mesmo "caminho" me avisem tb!

- Ponta Negra / Praia dos artistas / Forte dos Reis Magos / Pirangi / Cajueiro

- Litoral Norte: Redinha / Genipabu (dunas e lago) / pitangi / jacuma

- Maracajau (piscinas) / Punau

- Lit. Sul buzios / baia formosa / barra do cunhau

- Pipa (chapadao / praia do amor /

- (João pessoa) City tour: Farol de cabo branco/ ponta do seixas/ solon lucena --- Areia Vermelha

- (João pessoa) Picãozinho / Por do sol em jacare

Estam sobrando um ou dois dias livres...

Obrigada pessoal!!

Bjos

Postado
  • Membros

Daiane, Búzios é bem longe de bahia formosa e barra do cunhaú.

No dia q vc vai conhecer búzios, é mais fácil vc acrescentar, pirangi, pium(barreira do inferno) e cotovelo, porque búzios e tabatinga são no litoral sul porém perto de ponta negra, e bahia formosa e barra do cunhaú são mais perto de pipa.

Pipa vc conhece de ponta a ponta em um dia. Vc pode conhyecer praia das minas, chapadão, praia do amor, praia da pipa a pé e pegar um passeio de barco da bahia dos golfinhos ate a ponta do madeiro!

Ainda aconselho n fazer bate volta, aconselho a dormir um dia por lá e conhecer guaraíras, que fica a poucos minutos!

Deixa pirangi e o cajueiro pra conhecer junto com búzios também!

Mas como disse anteriormente, esses são só conselhos, vc faz como achar melhor!

Nesses dois dias livres, reserve um a mais para Pipa, e o outro para búzios e etc com foi descrito acima!

Essa é minha opinião!

Pense direitinho pois ainda tem tempo!

Dá pra fazer isso tudo tranquilo, é só se programar legal que vc consegue!

Ah e caso vc queira abrir mão de algum desses dias pre estabelecidos, e esteja com um pouquinho de grana sobrando, feche um passeio ate galinhos

te desejo mais uma vez uma otima viagem, e qualquer dúvida que eu possa ajudar conte comigo!

=*

Postado
  • Membros

muito obrigada de novo ibere...

vou reorganizar!

em pipa minha intenção é de pernoitar mesmo!

e acho q grana sobrando infelizmente não vai ter! pelos preços dos passeios todos proximos de 80/90 vai é faltar... tava esperando que seria como em alagoas 25/35 cada passeio rs

valeu

=*

Postado
  • Membros

Daiane,

Vou descrever mais ou menos os preços de passeios, e os q vc pode fazer por conta própria ok?

Pipa- pode fazer por conta própria pegando onibus se eu bem me lembro da viação estrela, é um vermelho e custa R$10,00 cada trecho, vc pega no no natal shopping ou na rodoviária! Lá vc pode pegar o passeio da bahia dos golfinhos de barco que custa R$25,00, e o de kaiak em guarairas, q tb ta nessa faixa se n me engano! Hospedagem é o preço padrão em hostel, quarto coletivo por R$25 à R$35,00

Maracajaú+Punaú- Entre 70 e 90 reais mas vale mt a pena, indispensável

Piranji- O cajueiro pra entrar custa R$3,00, o passeio da marina badauê custa R$25,00 se n me engano, vc chega até la de onibus convencional que sai por R$2 em média, depois toda orla, de búzios, piranji, tabatinga e até a do cotovelo e pium vc tb pode fazer nesse tipo de condução. Pegue o onibus na rota do sol

Ponta Negra, praia dos artistas, e praias urbanas, que com excessão de ponta negra não são nada demais vc tb conhece com condução coletiva q passa na via costeira!

Jenipabu, santa rita, redinha- eu conheci com condução normal, mas n aconselho, é complicado pra pegar e de bugre vc curte mt mais, não sei qto ta custando os passeios de buggy

Bahia formosa e barra do cunhau- Vc tb deve fazer por agencia mas n sei quanto custa

JP - tem como fazer por agencia tb, o q eu preferiria, e faria o passeio de um dia só

e se pudesse voltar no tempo n teria deixado de conhecer galinhos, pois esse é meu unico arrependimento no RN.

E não deixe de ir pelo menos uma noite no Taverna Pub, que fica no calabousso do hostel lua cheia!

qq coisa q vc precisar estou aqui

bjo e bom preparativo pra sua viagem

Postado
  • Membros
Olá, estou planejando uma viagem para Natal e João Pessoa, no mes de novembro.

Alguem sabe me dizer quantos dias em média preciso para conhecer as principais praias do rn?

Obrigada!!

Olá Daiane,

Também vou para RN e PB, mas vou em outubro. Nossas dúvidas são parecidas e algumas eu já perguntei, Volte alguns posts e veja as respostas do Clebson Melo, por exemplo. Ele entre outros participantes aqui têm informações valiosíssimas!

Você já sabe onde vai ficar em Natal, Pipa e JP? Por enquanto eu fiz reserva de apenas 3 dias em Natal na pousada das Flores Inn, como tive poucas referências e na maioria dos lugares é pedido 50% da reserva, resolvi reservar poucos dias para não ficar sem grana logo de cara. Como você disse, os passeios são caros e é preciso ter cash. Ainda não tenho um roteiro, por isso meus oitos dias entre Natal e João Pessoa não estão programados ainda. ... Por isso estou pesquisando aqui....

Boa sorte para você tb! ::otemo:: Ah, visite também o site Férias Brasil http://www.feriasbrasil.com.br/ é bem completo e tem muita avalição, fotos e dicas. :wink:

Postado
  • Membros

Se vcs tiverem tempo não deixem de visitar a praia de Touros e o Farol do Calcanhar, segundo maior farol do mundo e sem dúvida Galinhos, nossa que região e praia, lugar romãntico. VALE A PENA!!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.