Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fez uma excelente escolha por Mucugê, gostei bastante desse lugar... Na cidade tem banco do Brasil e posto de combustível. Não recomendo fazer trilhas sem guias... próximo a Mucugê vc pode ir na Cachoeira do Buracão e Fumacinha, recomendo ! Também pode ir no Poço Encantado (não sei se abriram novamente) e Poço Azul. De qualquer forma é bom vc ir pra Lençois e fazer as demais (e mais conhecidas) atrações da Chapada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou novo por aqui e li esse topico até onde deu (logo logo termino). Gostaria de algumas dicas que nao encontrei (por enquanto):

 

1) Planejo ir logo após o carnaval (chegando dia 25/02/09). Será que vai ser dificil fechar grupos com as agencias?

2) Iremos em 2 adultos. Cotei o aluguel de carro em Salvador (7dias) e sairia +- R$600,00, mais o combustivel (+- R$200). Compensa mesmo ir de carro? To achando que fica muito caro ... editado: não irei de carro, foge do meu orçamento.

3) Ficarei 5 dias na Chapada (incluindo o dia da chegada e o da partida). Como é pouco tempo, selecionei alguns passeios que faço questão de fazer (cachoeira da fumaca por cima, morro do pai inacio, poço encantado, vale do capao + os que ficam perto de lençois e dá pra ir a pé). Quais outros voces recomendam, considerando o tempo curto?

4) Qual a media de preço para esses passeios? Uns R$40/pessoa, incluindo transporte? Ou será que é melhor pegar aqueles roteiros prontos das agencias?

5) Se for de onibus, dá pra comprar a passagem salvador/lençois via internet?

 

Muito obrigado

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Alê,

 

1- Sempre tem gente por lá e se for fazer passeios com as agências e tiver pouca gente, elas juntam as pessoas em um grupo só para garantir o passeio.

 

3- A Cachoeira do Sossego está no meu TOP 5 na Chapada, hehe, e a trilha parte da cidade. Não sei se já a estava considerando. São duas horas e meia de trilha, se lembro bem. Depois, conheça Ribeirão do Meio.

 

4- Quando chegar por lá, veja com os guias quanto cobram pra levar vocês nas atrações mais distantes como a Fumaça e compare com as agências. Quando não inclui transporte, deve valer mais a pena ir falar direto com os guias.

 

5- Veja no site da emprsa: www.realexpresso.com.br, mas parece que não estão vendendo mais via internet.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, vendo os posts por aqui comecei a considerar ir de carro, desde SP até Lençóis. São cerca de 1600km segundo o Google Maps. A minha pergunta é a respeito das condições das estradas? Até BH eu conheço .. mas e depois? Alguém já fez esse caminho de carro? Por quais estradas passou? O Google Maps montou o trajeto por Montes Claros .. é a melhor opção? Ou melhor ir por Vitória da Conquista etc? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Galera, vendo os posts por aqui comecei a considerar ir de carro, desde SP até Lençóis. São cerca de 1600km segundo o Google Maps. A minha pergunta é a respeito das condições das estradas? Até BH eu conheço .. mas e depois? Alguém já fez esse caminho de carro? Por quais estradas passou? O Google Maps montou o trajeto por Montes Claros .. é a melhor opção? Ou melhor ir por Vitória da Conquista etc? Obrigado.

 

Eu fiz esse percurso em 2006, as estradas estavam regulares, só o trecho entre Vitória da Conquista e Brumado estava horrível... Recomendo consultar o site do DNER. Não se esqueça de passar por Rio de Contas e Mucugê. Visite as cachoeiras do Buracão e Fumacinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá amigos,

 

O caminho mais curto, segundo o Google Maps, é pela BR135 (por Montes Claros). No entanto, em consulta ao DNIT, parece que a BR116 (por Vitória da Conquista, como recomendaram os dois amigos acima) está em melhor estado. Ainda de acordo com o site do DNIT, as estradas da BA estão boas, o problema está nas de MG ...

 

Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gente,

 

Gastos depende muito de cada pessoa.

 

A gente comia bem no café da manhã e almoçava no começo da noite. Dica barata e muito boa é o restaurante Beco´s da Dona Ivandira, o lugar esteticamente é muito simples e chega até ser feinho pertos dos outros. AINDA BEM, pois a comida é sensacional e barato.

 

Quem quiser tambem tem mercados, padarias, dá para fazer alguns lanches de trilha.

 

Passeios, o ideal era alugar um carro em 4 pessoas e pagar meia diaria que sai 100 reais na Lukdan. Caso não tenha como, o jeito é tentar pegar carona ou então fazer os principais passeios via agência mesmo.

 

Pousada conseguimos pagar um valor baixo, diária 20 reais com café da manhã na http://www.pousodatrilha.com (quarto para 4 pessoas c/ banheiro) mais barato que o hostel e a Val e a Luan são pessoas fantasticas.

 

tem muitos passeios, vou falar um que eu gostei e outro que fiquei decepcionado

 

Cachoeira do mosquito e serra dos paridas, pagamos 100 reais pela agencia, incluso o transporte, camiseta, almoço, guia e conhecemos uma cachoeira muito bonita e na serra das paridas vimos pinturas rupestres, foi o dia inteiro

 

Minha decepção foi a Pratinha: Lugar bem comercial, para entrar 10 reais, para fazer tirolesa mais 15 ou uma flutuação meia boca + 15 reais. Fazer flutuação é bem melhor ir ao Poço Azul, bem mais cuidado e bonito.

 

postei no meu blog algumas outra dicas:

 

Abs e curtam a Chapada, é SENSACIONAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Poço Encantado hoje 03/02/2009 continua fechado por determinação do IBAMA, sem data prevista para liberação do acesso público.

 

Complementando as informações do Raffa:

Em virtude das dimensões da Chapada Diamantina e da inexistência de transporte público entre os municípios em seu entorno a exploração do transporte se tornou o produto mais caro na região oferecido pelas agências de turismo e não os guias.

Visto que para se chegar em muitos pontos turísticos não necessitamos de um guia possuindo noções básicas de orientação e um mapa a melhor forma de um viajante independente economizar dinheiro e aproveitar melhor seu tempo conhecendo mais lugares é alugar um veículo com outros três ocupantes e dividir as despesas.

Além de Lençóis em Andaraí também é possível alugar veículos flex a R$ 100,00 por 12 horas pela mesma locadora (Lukdan).

Como pagar 20 reais a diária numa boa pousada na alta temporada? Simples. Junte três amigos para dividir um quarto coletivo, negocie com pelo menos um mês antes e pague cinqüenta por cento do combinado.

Como economizar mais?

Bom... Precisávamos de um guia para percorrer o Paty por cinco dias e por sorte uma das donas da pousada também é guia e tem uma agência... Pechinchamos mais um pouco e fechamos um pacote (hospedagem de 4 dias na pousada + trilha de 5 dias pelo Vale do Paty) num ótimo valor.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá! Não sei se você já viajou ou não partindo de carro de São Paulo para Lençóis. Eu já fiz várias vezes esse oercurso sendo o último ha dois meses atrás e posso afirmar o seguinte:

- saindo de SP pegando a Fernão Dias até BH está tudo ok, como você mesmo citou, a partir daí, existem realmente duas possibilidades. Uma será seguir sentido Vitória e após João Monlevade entrar sentido Nova Era, Ipatinga, Governador Valadares, enfim, BR 116, ou quando estiver em BH entrar sentido Brasília e depois sentido Montes Claros.

Pela 116, o trecho é sinuoso mas há "mais vida", o que sugere mais transito principalmente de caminhões e ônibus. Indo via Montes Claros, o trecho entre BH e MC é relativamente calmo mas muito trepidante... não são buracos, mas imperfeições que depois de 1h, 2h, 3h de viagem dá vontade de matar um de ódio!! De Montes Claros em diante, o trecho é bom, voltando a se conectar com a BR-116, mas essa parte é totalmente deserta, cuidado inclusive com a falta de postos de combustível, não confie muito se o tanque estiver baixo...

Entrando na BA, a estrada está igual a Rodovia dos Bandeirantes se pensar em qualidade, mas claro que não é duplicado. Existirão retas infinitas até Vitória da Conquista. Chegando próximo a Jequié começará um longo trecho sinuoso, mas sempre em ótimas condições.

O trecho está ótimo até o entrocamento com a BR-242, e a partir daí, o asfalto fica melhor ainda!!! Muito cuidado pois as estradas estão tão boas que acontecem acidentes principalmente nas retas e quando as pessoas estão sozinhas... não corra muito, não confie, pois exitem muitas entradas de fazendas enormes com povoados lá dentro, que força um enorma entra e sai das rodovias com caminhões cheio de gente e o pior, animais cruzam a pista em vários trechos... não são cachorros nem gatos como na maioria das vezes aqui em SP, são jegues, cabras, vacas, cavalos, porcos... isso faz um estrado tremendo podendo claro, capotar o carro de uma maneira incrivelmente fácil...

Se o seu carro está em ótimas condições, você pode optar por Montes Claros, imaginando que ele não pedirá manutenção, pois como eu disse é um semi-deserto, entretanto, se você não está confiante no auto, opte por Governador Valadares, pois caso você precise de auxílio, ele virá com maior rapidez.

O trecho que vai de Vitória da Conquista direto por dentro da Chapada eu não conheço, infelizmente não posso dar nenhuma sugestão.

Espero ter ajudado! Boa viagem e não se esqueça de fazer o passeio de Marimbús quando estiver em Lençõis, opte por almoçar na antiga fazenda e leve snorkel para ver por dentro das crateras abertas por dinamites na época do garimpo no Rio Roncador e aproveite também a hidromassagem natural que as quedas do rio oferece... aaaaaiii que saudades!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Estou querendo ficar uns 5 dias escalando em Igatu e depois ir a pé até Lençóis (passando por Andaraí, Vale do Paty, Vale do Capão, Caeté-Açu...) e encerra a viagem por ali, o problema é que não quero carregar mais 6 quilos de equipamentos de escalada nesta caminhada. Opções:

 

1. Pensei em deixar tudo em Igatu, mas como todos os transporte saem de Lençóis teria que voltar novamente para Lençóis, depois de ir buscar tudo em Igatu. Pelo que li essa não é uma viagem fácil, estradas ruins e escassez de trasportes;

 

2. Tentar despachar tudo para casa por uma empresa de ônibus em Andaraí, pelo que vi essa opção não parece viável. Só vi ônibus para Brasília saindo de Lençóis (empresa Real Expresso).

 

Como irei de ônibus ou de avião, Lençóis parece passagem obrigatória tanto no começo como no final da viagem.

 

Alguém tem alguma idéia mais mirabolante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...