Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite gente. Li o forum de cima abaixo e cara hora fico mais louco sem saber o que fazer nos meus 15 talvez 20 dias na Chapada. Vou de carro com minha mulher mas ela não aguenta longas trilhas, portanto, tem que ir e voltar no mesmo dia. Ou ir, dormir e voltar um ou dois dias depois. Pretendo conhecer a Fumacinha, o Mirante do Cachoeirão por cima, capão, paty e outras cachoeiras (aceito sugestões) porque o 'basicão' eu já conheço (poço do diabo, pai inácio, pratinha, torrinha, poço encantado, fumaça, buracao).

Outra coisa... como é o clima em setembro? Chove? Esfria à noite?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Antônio, se vai de carro e com alguma grana, nem precisa planejar muito. Trilhas estão fora, certo? então é só se registrar numa pensão em Lençóis, que tem a melhor e mais confortável infra para turistas. No dia seguinte pode conhecer a vila e pesquisar por passeios.

 

O mirante do Cachoeirão, se for o que estou pensando ser, vai exigir dormir em Caeté-Açú (ou vir bem cedinho de Palmeiru Lençóis), pegar o dia todo de trilha de Paty, dormir lá e subir pro mirante no dia seguinte.

 

Talvez seja uma boa idéia fincar base na mais rústica e simples Caeté. Se sua mulher não conseguir gostar do ambiente "alternativo", hippie, é só ficar em Palmeiras. De Caeté dá para conhecer várias cachoeiras ao redor. Riachinho dá para chegar de carro. Angélica fica à 15 minutos de caminhada das últimas casas do Capão. Purificação exige uma caminhada de cerca de 1 hora leito acima, por vezes sobre as pedras. Cuidado. O Paty não tem escape: vai ter de andar. Se for o caso, contrate guia que lhe leve o rango. Eles fazem uma janta fabulosa... eu só ficava olhando, salivando...

 

Pode montar base provisória no Paty, mas sem o conforto do carro. Dentro do vale há diversas cachoeiras e pontos interessantes, mas vai ter de andar para chegar nelas.

 

Em setembro não sei como é o clima. Queria saber também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu mesmo Hendrik!!! O mirante saiu na revista 'caminhos da terra' de maio, segundo a matéria a gente vê de cima 15 cachoeiras ao mesmo tempo. E tem uma foto muito legal, de folha dupla.

 

Nesses locais, Capão, Paty e Caeté tem pousadas (simples de preferência) ou tem que acampar? E lugar pra comer no fim dos dias... também tem?

 

Me confundi um pouco quanto à cachoeira da Angélica.... fica no Capão, porém perto de Caeté, é isso?? Dependendo do que encontrar por lá só vou pra lençóis na última semana... acho que vou ficar pra baixo de Palmeiras mesmo.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Engano comum.

 

Capão é o vale, Caeté-Açú é a vilazinha que fica no meio desse vale e de ondem saem a maioria dos passeios. Caeté-Açú é alcançável a partir de Palmeiras, segunda maior vila da região da Chapada, por uma estrada de terra e barro. Uns 30 minutos de carro. Muito tráfego. Núvens e núvens de poeira. Mas bem transitável, embora recomende prudência nas curvas. Com tanta pedrinha na estrada a freagem pode ser menor.

 

Em Caeté você ira encontrar um ambiente bastante alternativo, mas tem infra prá todo gosto. Grandes agências tem algo lá. Pousada é o que não falta. Os campings, tem de todo tipo e possuem infra básica. Barzinho e mercearia? tem. Orelhão? tem. Energia e água? tem. Internet? tem.

 

Comida? vixe... cê escolhe. Tem uns restaurantizinhos tidos "típicos", familiares. Tem coisa mais "refinada", como uma pizzaria que só tem dois sabores: doce e salgada. Sem carnes. Na lenha. Meu amigo... é a pizza mais gostosa que comi em minha vida, de deixar italiano envergonhado. A dona não é de lá, mas quem faz a pizza é. Depois tem um restaurante de um argentino, ou chileno, sei lá. Uma lasanha caseira de fazer chorar, principalmente se você acabou de chegar de 4 dias perdido na trilha.

 

Esses dois são meio carinhos. A pizza era uns 20 ou 30 e tanto. Grandona. Comemos eu, meu irmão, a mulher dele e o filhinho deles. Todo mundo saiu satisfeito. Idem prá lasanha, uns 31 paus para 4, que comemos nois de novo. Acompanha um paozinho com um molho magnífico.

 

Grana pouca? compra nos mercadinhos e cozinha no camping. Se fica em pousada, pode comer nelas mesmo ou em outro lugar.

 

O PF do Catatau é vítima de boatos sobre sua higiêne, mas é BBB: Bom, Barato e Bastante. E se há sugeira, não aparece nos pratos. O que o olhos não vêem, o coração não sente.

 

O Paty tem bastante estrutura, mas limitada. Se um grupo de paulista guiado chegou antes, a próxima "pensão" pode ficar à uma caminhada dali... Se conseguir vaga, comida é sabida ser boa e abundande, mas tem de ser combinada com antecedência com o morrador/hoteleiro. Mei caro...

 

O POçO Angélica fica à uns 10 minutos de carro de Caeté, sentido comunidade Bomba, onde acaba a estrada de barro, meio acidentada mas transitável, e começam as trilhas prá Paty e/ou Angélica-Purificação. Tem umas vendinhas ali com guloseimas da terra e sucos. Dá para ir numa caminhonete ou van local. Mais caro. Ou com guias de lá mesmo. Na própria pousada pode se organizar ou achar alguém que saiba quem organiza e pode sair quando quiser. Se não, vá numa das agências de Caeté e faça um pacote. Talvez se for no seu carro, só guia, saia mais barato.

 

Se não, deixe o carro em Bomba e siga em frente, à pé. Chega hora que bifurca: em frente é a trilha pro Paty. Prá direita: Angélica/Purificação.

 

Daí é trilha fácil até as águas geladas do Angélica e sua pequena cachoeira dentro de um mini-canyon. Medo da bixiga de nadar lá prá dentro. Água escura, quase preta.

 

Se quer conhecer a Purificação, sobe a trilha de novo e segue em frente. Mais aí vai ter trecho em terra e em leito, nas pedras. Meio confuso. Mas a idéia é seguir rio acima até chegar na cachoeira da Purificação. Meio cansativo, mas vale a pena. É ali que você acha uso pras guloseimas que comprou. Águas geladas, claro.

 

Mais prá cima tem mais cachoeiras, que estavam sendo mais e mais exploradas pela turma caminhante, frequente na Chapada, mas nós não fomos.

 

Fora isso tem a Riachinho, na estrada caminho de Palmeiras. Tem Rodas e Preto, mais próximas que Angélica. Dá prá levar o carro um pouco também, mas é tão perto e caminhar faz bem...

 

A entrada da Fumaça por cima fica à 2 minutos de Caeté. O Morrão, bastante bacana, tem de ir à pé. Trilha fácil, mas mal sinalizada. Tem umas casas no caminho, depois é só trilha até o Morrão (Tabor). Umas 4 horas, saindo dali de perto da entrada da Fumaça.

 

Tem mais umas coisas, mas não fomos. Uma tal cachoeira/lugar "dos gatos", sei lá.

 

Tem comunidades alternativas prá visitar. Artistas. A feira semanal cheia de coisa boa e barata.

 

As padarias tem uns pães deliciosos.

 

Fora isso, tem Palmeiras, com mais infra e com mais gente, casa, pensão, agência, banco, etc...

 

Palmeiras deve ter seus próprios passeios, mas aposto que a maioria que oferecer está perto de Caeté.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Achei Lençóis mais preparada para o turismo. Tem infra suficiente para emergências, agências, equipo, lojas, etc. Muitas atrações são acessíveis dali. As trilhas são bem claras. É limpa e bonita.

 

Mas achei MUITO cara, antipática e artificial. Os locais não te dão info. É raro achar uma pessoa legal, embora tenha achado algumas quando estive lá. Inclusive guias. Mas se quer fazer turismo independente e barato, Lençóis não é seu campo-base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

discorto totalmente do brother Hendrik...

 

Fui p/ la há uns 3 anos, o que não faltou foi gente amistosa, querendo dar inf's, dicas, etc. Tb não achei cara, ficou tudo dentro do que imaginava. Existem algumas pousadas ruins e caras, geralmente são as que o pessoal fica 'pescando' na parada do busão.

 

Mas se tiver calma você acha coisa boa sim. Posso estar desatualizado, mas não acredito que tenha piorada tanto assim.

 

Ah... Tem muito gringo lá, as vezes achava que nem estava no brasil, rs.

 

Precisando de alguma coisa, tô na área.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Alguém sabe me dizer quais as formas de transporte (e em que frequência) eu consigo fazer entre:

 

Salvador -> Andarai

Andarai -> Mucuge

Mucuge -> Ibicoara

Mucuge -> Vale do Capao

Vale do Capao -> Lencois

 

Guga Borges,

 

Estou pensando em fazer mais ou menos o mesmo roteiro que o seu. Será que eu consigo, sem carro? Quanto está em média o aluguel de um automóvel em Salvador? Como estão as condições das estradas? Pegou a estrada à noite?

 

Valeu

 

Taks

 

 

Meu caro, moro aqui na Chapada (Andaraí) e conheço um pouco da questão de trasnpotes por aqui, mas vou te adiantando que alguns passeios, só com carro mesmo. Quanto as linhas de ônibus o temos é:

 

Mucugê - Andaraí - Salvador (5:00 h) - Segunda a sexta

Salvador - Andaraí - Mucugê (8:00 h) - Segunda a sexta

Ibicoara - Mucugê - Salvador (19:00 h) - Domingo

Mucugê - Andaraí - BR 242 (13:00 h) - Todos os dias

Andaraí - Mucugê (7:00, 8:30, 11:00 h) - Todos os dias

 

Tem uma empresa que abrirá uma linha em caráter experimental Andaraí - Salvador nas sextas a tarde, e retorno no domingo a tarde.

 

Pra Lençóis e Palmeiras não tem nenhum ônibus partindo de Mucugê ou Andaraí. Passando aqui eles irão pela BR 242 e, no máximo, podem te deixar nos acessos (Lençóis - 12 km e Palmeiras - 09 km).

 

Para o Vale do Capão você tem que ir até Palmeiras e de lá partem veículos todos os dias, principalmente pela manhã. No retorno fará o contrário, veículos semelhantes que voltarão a Palmeiras.

 

Espero ter ajudado. Vou pesquisar novas linhas e o que pintar postarei aqui.

 

Um abraço, Linsmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

É possível conhecer a Chapada usando transporte público sim, mas precisa de mais tempo, claro. Entre Lençóis e Palmeiras era bastante regular.

 

Agora, claro que se tem pouco tempo, quer conhecer quase tudo, tem grana e quer conforto, carro é a solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Falae pessoal!

 

Faz pouco mais de 1 mês que retornei da Chapada Diamantina! Show de bola aquele lugar!!

 

Valeu a todos pelas dicas!!! Conheci conhecer quase tudo o que queria. Ficou faltando:

- Pratinha: choveu muito e disseram que a água não estava azul e demoraria quase 1 mês para limpar;

- Fumacinha/Buracão: Muito longe. Como estava sem carro, e pelo fato de ser difícil formar grupos a partir de Lençóis na baixa temporada, acabei não indo;

- Trilha do Paty e Fumaça por baixo: falta de tempo;

- Poço Encantado: interditado por tempo indeterminado;

- Cave Jumping: faltou $$$;

 

Fiquei 6 dias em Lençóis e 2 no Vale do Capão. Quem precisar de informações, estamos aí...

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, rapaziada.

Vou ficar 25 dias na Chapada em Julho e preciso de um help. Minha principal dúvida é:

- Vou fazer trilhas longas, como Vale do Paty e Fumaça por baixo. A questão é: na Chapada geralmente o pessoal deixa os mochilões em alguma pousada para buscar depois e ir para as trilhas longas, de dias, apenas com uma mochila menor? Ou o esquema é ir para a trilha com todas as coisas mesmo?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...